Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Apenas_Sara 29/02/2020

Acabei lendo em dois dias o livro? SIM hahaha.. O livro me prendeu bastante e apesar da escrita não ser linear e o mostrar a visão de todos os personagens, dava para saber direitinho quem é que estava falando, fazendo com que o leitor não se perdesse. Gostei dos personagens e da história.

Kalinne.Maira 29/02/2020

Livro um pouco cansado
Um livro bem cansativo, contada através de trocas de e-mails e cartas. Na metade do livro a história começou a ficar interessante mas um pouco arrastado.

Diana 28/02/2023

Chato
Ai gente achei bem chato e aborrecido. Não me envolvi na história em nenhuma parte do livro? só o terminei porque é um livro pequeno e de fácil leitura mas não aconselho.

Thais.Costa 06/02/2020

Um dos piores!
Esse livro definitivamente foi uma das minhas piores leituras esse ano. Livro parado e super confuso, principalmente no início, e oq me incomodou foi a forma q separavam as falas das personagens :O . Talvez eu deva ter ido com mta sede ao pote, pois por gostar mto da Troian Bellisario, vi que ela participaria do filme e fiquei curiosa, mas, não é nada daquilo. Não sou de desistir de um livro, mas com ctza aqueles q são, desistirão nas primeiras páginas, pois o livro começa a ficar menos pior d ruim, kkk, só da metade pra frente, e ainda sim, continua sendo péssimo. Desculpa aí galera q gostou. Cada um com sua opinião. E há tb o gosto literário, lógico! Pra mim esse livro segue mais a linha dramática do que suspense. Então se vc curte um drama, vai fundo!

Gio 25/02/2021

Divertido
Grande parte do livro é composta por bilhetes, cartas e e-mails de vários personagens diferentes. Isso deixou o livro mais interessante só achei meio confuso no começo, até conseguir diferenciar direitinho os personagens .
Nas partes finais, quando a narração passou a ser em primeira pessoa eu senti falta dessas partes e demorei um pouco mais para ler.

Eu amei a Bernadette. Quero ser amiga dela.
Meu sentimento sobre a Bee e o Elgie foram oscilando no decorrer do livro. Estava gostanto muito do Elgie no começo, mas ai tudo desandou e agora que acabei ainda estou decidi se gosto dele ou não.

Não sei exatamente porque, mas o final foi decepcionante e eu fiquei com a impressão de que ainda faltava alguma coisa.
Apesar disso, é uma boa leitura para relaxar e descontrair.

Jéssica.Marins 20/01/2020

Cadê você Bernardette?
Fiquei entusiasmada em ler o livro, pois tive notícia do filme estrelado pela Cate Blanchet. Bem, o começo do livro me prometeu uma aventura e não foi bem isso que recebi. Passei a maior parte do livro esperando o clímax, o ponto alto e não chegamos nele. A parte boa é a relação entre a Bernadette e a Bee, uma relação de amizade e companheirismo entre mãe e filha.

Rogéria 03/01/2016

Muito bom!
Gostei bastante desse livro. É leve, mas aborda alguns temas pesados como depressão, tentativas de suicido e fobia social de forma cômica, mas que ainda assim fazem se compadecer com os personagens, principalmente a Bernadette, com quem me identifiquei em vários momentos.. A estrutura do livro e a narrativa são muito fluidas e com isso a leitura flui muito facilmente. Não consegui parar de ler e terminei em um dia, querendo muito saber como terminava. Não é um livro profundo, se encaixa direirinho na categoria fast-food, e indico com uma boa diversão despretensiosa.

Caldeira.Filho 15/02/2016

Scooby-Doo do século 21!
Benadette Fox não faz feio aos olhos de seu marido Elgin e sua filha Bee. OK, ok, sei que soa um tanto piegas classificar uma mãe de família como uma pessoa notável, mas isso se torna evidente ao tempo em que você cria empatia pelas diversas imperfeições que uma mulher tão surreal como ela pode provocar.
É mais ou menos assim que a coisa toda funciona: uma promessa ao vento num papo descontraído dá início a uma caçada por informações, papo-furado, remédios e desaparecimento. É isso aí!
Tudo começa quando a filha Bee cumpre com louvor o desafio proposto pelos pais de ter qualquer desejo realizado caso obtenha excelentes notas em seu boletim. Qualquer desejo, exceto um pônei. Bee obtém êxito e decide que quer conhecer a Antártida com os pais. Infelizmente pouco tempo antes do embarque Bernadette desaparece, levando sua filha a levantar qualquer tipo de informação relevante para a busca de sua mãe aparentemente maníaca e desmazelada.
Esse livro tem uma das melhores narrativas que eu já li. É tudo tão bem desenvolvido. A autora trabalha todos os personagens de forma inteligente, tornando cada um deles essenciais para o desfecho, não há “pesos de papel” por aqui. Há todo um quê de suspense e investigação, além de muito, mas muito humor americano, do tipo que oferece as melhores discussões entre vizinhos e mamães paranóicas de uma escola liberal frequentada pela elite de Seatle.

Você vai se identificar com esse livro se preencher 1 dos seguintes requisitos:
. Ter 15 anos de idade
. Ter uma mãe sem noção
. Ser uma mãe sem noção
. Estudar arquitetura
. Ser um pai trabalhador que não tem tempo de sobra para curtir a família
. Possuir um nível relevante de xeretice aguda.
RECOMENDO DEMAIS!

Babi 24/10/2020

Esperava bem pouco dessa leitura e por isso me surpreendi bastante com o livro .
Muito divertido a maior parte do tempo
Porém achei o final ruinzinho .Realmente, vi uma resenha aqui falando como a história ficou mais sem graça depois do sumiço da Bernadete e concordo.
E tem um furo na explicação final.

Se não fosse por isso, acho que até receberia minhas 5 estrelas ou 4.5 , mas acho o 4 estrelas merecido .
Quero ver se assisto o filme 🤗

Larissa 21/03/2016

Bonitinho!
Eu peguei esse livro pra ler única e exclusivamente por causa da capa =)
Como ele me surpreendeu , acho que ele merece um pequeno detalhamento dos principais personagens:

Aqui a gente acompanha a história de Bernadette Fox, uma arquiteta renomada, tida como um gênio pelo segmento, ela construiu duas casas usando os princípios da sustentabilidade, antes mesmo desse ser um conceito pensado pela área.

Elgin, gênio da informática, trabalha para Microsoft em um projeto inovador chamado Samantha 2, é o marido de Bernadette e acredita que sua esposa está enlouquecendo.

Bee, a filha de 15 anos de Bernadette e Elgin, nasceu com problemas cardíacos, vai juntando as pistas sobre o desaparecimento da mãe e a mais preocupada em descobrir seu paradeiro.

Audrey Griffin, vizinha que odeia Bernadette por seu jeito recluso e por nunca se envolver com escola e a comunidade.

Soo-Lin, amiga de Audrey e o personagem mais odiável do livro, consegue ser chata, insegura e ao mesmo tempo extremamente convencida, Soo-boring. Em determinado momento se torna assistente de Elgin na Microsoft e passa a ser fonte de informação da vida de Bernadette para Audrey.

Na história Bernadette evita o máximo que pode ter contato com outras pessoas, por isso ela contratou uma secretária (com quem se corresponde apenas por email) que resolve as coisas mais simples para ela, desde marcar consultas até encomendar o jantar, ou programar viagens.

Em constante conflito com Audrey, Bernadette acaba criando situações de risco, gerando crises no seu casamento e consequentemente, seu desaparecimento na véspera do Natal.

O livro mostra a Bee (filha da Bernadette) reunindo provas para tentar localizar a mãe. É um livro bem chick-lit mas isso não me incomodou. Entre e-mails e bilhetes vamos descobrindo o que antecedeu, todas as minímas situações que culminaram no desaparecimento de Bernadette e como os dias seguem sem ela.

Cada vez mais desacreditada pelo marido, apenas Bee insiste que a mãe continua viva e segue com uma investigação para descobrir onde ela foi parar.

Eu achei o livro bem legalzinho. Uma leitura tranquila que mostra o amor incondicional de uma filha pela mãe. Temos uma família perfeita que vê seu mundo ruir e aos poucos tentam reconstruir os momentos de felicidade.

O livro já estava quase no fim e sem resolução, o que me deixou apreensiva, mas teve um fim satisfatório! É pequeno, então dá pra ler “numa sentada só” como dizem. Eu até me identifiquei um pouquinho com a Bernadette anti-social. É legal a forma como a autora leva você a interpretar que possivelmente você sabe muito pouco sobre uma pessoa, e também como a gente acaba se deixando levar por opiniões negativas ou interpretando errado situações por darmos muito crédito ao que desconhecidos pensam, o que atrapalha totalmente nosso senso de julgamento.

O livro tem até uma reviravolta bonitinha! E eu acho que é uma boa opção de diversão pro fim de semana. Que tal tentar?

site: www.literaturapessoal.wordpress.com

Teresinha 16/11/2022

Maravilhoso
Suspense, drama, comédia! Que leitura gostosa. Esperava um pouco mais do final, porém não me levou à decepção. E acredito que venha mais coisa por aí....

Carol 14/07/2019

Um livro confuso tentando ser profundo...
Meu título, na minha opinião, descreve perfeitamente esse livro.
É um livro com muitos diálogos de vários personagens, sem uma diferenciação na escrita, de maneira que fica extremamente confuso em alguns momentos e é necessário voltar para poder entender quem está falando.
Acho que seria um livro muito melhor se tivesse essa preocupação de diferenciar as fontes dos diálogos e personagens. Enfim, falando da trama em si, tivemos personagens adoráveis, Bee (claro!) , outros intrigantes (Bernadette), alguns totalmente sem sal (Eggie e So lin) outros que mesclavam entre irritantes e curiosos ( Audrey) , aí você já percebe que tivemos bastante personagens, porém teve muito mais e isso não ajudou na história, só deixou confusa demais.
Eu achei que o livro tentou uma pegada cômica mas em um estilo denso ?! Deu para entender o que eu quis dizer ?
A autora deu um espaço imenso para o sarcasmo ácido e, muita vezes, cruel da Bernadette e depois foi justifica-lo com uma história triste mas não rolou não.
Eu dou 3 estrelas e não recomendaria a leitura.

Juulices 10/09/2022

Bom arrastado no começo, mas bem interessante na sua narrativa em forma de arquivos, personagens bem construídos e reais.
Tem briga boa de dondoca, tem fofoca?
Gostei e recomendo.

Marisa 13/11/2022

É um livro bom, mas nada espetacular?
Eu estava procurando uma leitura leve e divertida quando me deparei com esse livro. Embora o livro tenha várias passagens de humor, acho que ele se encaixa melhor na categoria drama e pensando no livro como um todo eu nem achei tão divertido assim!
Gostei de como o livro aborda a maternidade. Eu como mãe me identifiquei muito. Ter um filho pode mudar completamente a sua vida. Bernadette é uma mulher que tem a vida absurdamente afetada pela chegada da filha, diagnosticada com uma doença (não me recordo qual). O livro fala muito sobre a relação mãe-filha e sobre o amor familiar.
Gostei da construção e dos personagens. Uns você odeia, outros você ama, e alguns você odeia e ama amo mesmo tempo!
O final não me surpreendeu tanto, eu esperava uma reviravolta bem maior, uma verdadeira VOLTA POR CIMA, motivo pelo qual classifiquei com 4 e não 5??

ihamanda 05/09/2021

o filme é melhor do que o livro
foi uma leitura rápida e leve, mas confesso que, por ter assistido ao filme (que é muito bom, inclusive), esperava mais do livro. parece que faltou algo a mais no final, tipo: o que aconteceu com a Bernadette depois???? o livro também tem algumas falas preconceituosas.