Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

*Rô Bernas 05/02/2019

Chato do inicio ao fim
A única coisa que gostei desse livro foi a capa, porque a história em si...pqp...chata, maçante, sem graça, confusa e sem nexo.
Li as resenhas aqui de quem gostou pra ver se eu achava algo interessante e passava a ver o livro com outros olhos, afinal muita gente fala bem do livro...então tentei...juro que tentei...mas infelizmente não consegui gostar não. Admiro quem gostou, pois odeio odiar uma história. :(
Confesso que só acabei a leitura, pra ver o final.
Assis 06/02/2019minha estante
ouvi dizer que vai ter um filme

Lucas 27/06/2019minha estante
Falou falou falou e não soube nem dizer o que detestou tanto no livro. Parabéns pela resenha, nota 0

Cíntia Costa 26/11/2019minha estante
Eu abandonei em 15% da leitura.

Nati 16/02/2020minha estante
Eu lembro quando li eu gostei, achei a personagem principal, a filha de Bernadette, bem fofinha. Fiquei com pena dela e achando a Bernadette uma completa maluca, sem parafuso, egoísta. Mas de tanta dó, me divertir.

Carol 28/09/2020

Real e absurdo de bom
Uma das coisas que eu mais gosto nesse livro é o quanto ele equilibra o real e o absurdo, então, vamos começar por aí. Antes de Bernadette sumir a autora prepara o solo: te coloca dentro da história, mostrando uma série de documentos que circundam a vida da família, referentes à escola que Bee frequenta, conversas com assistentes, palestras da Microsoft e mails entre vizinhas, por aí vai, e isso funciona de uma maneira genial, olhando cada documento, cada informação, você vai sentindo na pele como é difícil ser adulto, ou melhor ainda, como é difícil ser Bernadette.
Todos os personagens têm personalidade, mesmo que ela seja difícil de engolir, absolutamente adorei como Bernadette e Bee são autênticas, como um "tal mãe, tal filha". O livro faz questão que todos os personagens tenham uma história, o que pode ser meio difícil de acompanhar, mas o intuito é que, mais pro meio da história, você já está por dentro do caráter de cada personagem secundário.
As situações são extremas e lidadas de modo cotidiano, até que tudo explode e Bernadette é obrigada a sair da sua bolha pra se arriscar um pouquinho.
Assim como para Bernadette, arquitetura é para mim uma parte muito importante da minha vida. É o jeito que ela fala disso, é com uma paixão contagiante que apenas ressalta pra mim o quanto essa é uma história sensível, que se importa com cada elemento que a compõe.
Devorei a primeira metade do livro, o final do filme é melhor, o marido dela tem atitudes bem questionáveis e ninguém acaba falando sobre isso no final o que é meio revoltante. Mas tirando isso me diverti muito, ri bastante e guardo a história com carinho na minha estante.

Evva_sec 05/07/2022

Leitura empolgante...
Eu fui surpreendida pela linguagem rápida desse livro que li bem rápido. Eu gostei muito da leitura e todas as suas reviravoltas, mas achei que ficaram algumas pontas que, para mim, não fizeram sentido no final.

Anna 16/12/2013

Genial!!!
é engraçado, divertidíssimo e é a melhor coisa que eu li em meses. Não consegui soltar!
Rafael 16/12/2013minha estante
Esse livro é bem divertido mesmo. Assim como você só consegui largar quando acabei.

Mari Pereira 26/10/2020

Que livro enfadonho, mal escrito, com personagens rasos e irritantes. Não vale a leitura.

Maria.Eduarda 17/06/2020

cadê voce bernadette?
engraçado, dinâmico e cheio de surpresas. maravilhoso, vale muito a pena!

Marcela Pires 05/09/2013

Resenha
"Uma vez, quando eu era criança houve uma caça aos ovos no country club numa Páscoa, e eu encontrei um ovo de ourom que me deu direito a um filhote de coelho (...) nós levamos o coelho para o nosso apartamento na Park Avenue. Eu o batizei de Marujo. Naquele verão, fui para o acampamento de férias e meus pais partiram em direção a Long Island, deixando Marujo no apartamento com instruções para que a empregada o alimentasse. Voltamos no final de agosto e descobrimos que Gloria tinha fugifo havia dois meses. (...) O coelho estava tão desnutrido que se pelo estava terrivelmente longo (...) Suas garras estavam enormes e pior: seus dentes da frente haviam se curvado sobre o lábio inferior (...). Aterrorizada, abri a porta da gaiola para abraçar Marujo, mas, num espasmo de fúria, ele começou a arranhar meu rosto e pescoço. Eu ainda tenho as cicatrizes. Sem ninguém para cuidar dele, o coelho acabou regredindo à selvageria.

Foi o que aconteceu comigo em Seatle. Venha até mim, mesmo que seja trazendo amor, e eu vou te estraçalhar de arranhões." pág. 154/155

O texto acima é longo, mas me tocou profundamente, porque o que busco num livro é sempre a parte emocional/psicológica das personagens, e mesmo que não pareça tão claramente, todo bom livro nos dá essa oportunidade que é um verdadeiro aprendizado.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro qualquer, primeiro porque você começa a lê-lo e não dá nada por ele, mas a partir que as páginas vão passando, o leitor percebe o quanto profunda pode ser a sua leitura.

Berbadette Fox é uma mulher de 40 anos, mora numa casa que antes tinha sido um colégio de meninas, tem uma filha de 14 anos chamada Balakrishna (e esse nome não é à toa! Quando a pequena Bee nasceu, ela teve má formação do coração e imediatamente foi operada. Segundo Bernadette, a menina nasceu azul e ninguem esperava que ela vingasse, porem dias depois, quando a menina já estava melhor, a mãe colocou o nome de Balakrishna que é uma deusa azul, significando o milagre dela ter resistido e pela cor de Bee em seu nascimento)

Pois bem, voltando ao enredo, Bee éa melhor aluna do colégio Galer Street, e como presente de formatura pede uma viagem à Antártida. Elgin, o pai de Bee e marido de Bernadette, é programador da Microsoft, ausente da família, acha que sua contribuição financeira é mais que o suficiente, e esta prestes a lançar o Samantha 2 que é o projeto da sua vida, ou seja, esse não é o melhor momento para a viagem.

Bernadette é uma mulher que esta a beira de uma ataque de nervos, não gosta de sair de casa, tem uma secretária na India que faz tudo para ela, pois ela detesta Seatle e as pessoas que lá moram. O simples fato de pensar de ir para a Antártida lhe dá calafrios.

Mesmo assim, a família se prepara para a viagem, no entanto, poucos dias antes de embarcar Bernadette some, e Bee faz de tudo para encontra-la.

Não posso fazer uma sinopse do livro sem mencionar Audrey que é uma das mães mais influentes do colégio Galer Street, vizinha de Fox, passa seus dias mandando emails para as colegas reclamando de Bernadette e faz a vida um horror.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro convencional, nas primeiras 50 páginas o leitor pode ficar um pouco perdido, porque são emails escritos por Bernadette à Manjula (sua secretária indiana), cartas e memorandos da escola de Bee, emails de Audrey às suas amigas, Bee contando algumas coisas que aconteceram a nós leitores (o que é muito bacana). Tudo isso junto conta muito sobre o perfil de cada pessoa.

A leitura chega a ser hilária em alguns pontos. São 372 páginas que passam voando.

O que mais me tocou nessa leitura é o resgate das personagens, o aprendizado que elas tiveram, saber aprender com os erros, saber a hora de voltar atrás e se perdoar, perdoar os outros.

O livro tem uma mensagem forte de que não podemos simplesmente acreditar no óbvio, apenas do que vemos, existe mais coisas por trás de cada imagem, de cada ato, todos temos motivos para fazer o que fazemos, e que cada fase da vida é uma oportunidade de começar de novo. Nada esta pronto, tudo ser construido quantas vezes forem necessárias.

site: www.mulhericesecialtda.com

Gláucia 25/11/2019

Cadê Você, Bernadette? - Maria Semple
Na capa desse livro tem uma recomendação do Jonathan Franzen: “Devorei esse livro.". Isso deveria ser bom, o problema é que achei chato o único livro que li do autor e fiquei meio desconfiada. Porém foram inúmeros leitores queridos que o leram e acharam divertidíssimo, logo fui com muita sede ao pote e esperando algo no mínimo delicioso.
O começo é bem confuso e a gente demora a entender o que está se passando. Temos uma narrativa baseada em trocas de emails e alguns documentos que ajudarão Bee a encontrar sua amada mãe que desapareceu misteriosamente durante uma excursão à Antártida. Todos a creem morta mas Bee está certa que isso foi um engano e o livro se desenvolve em torno dessa busca.
Achei chato e não consegui rir nem achar graça em nenhuma passagem (algo errado com meu senso de humor?). Assistirei ao filme assim que disponível e talvez conclua se tratar de livro que mais vale conhecer por sua adaptação cinematográfica.
O ponto positivo: fiquei com muita vontade de reler A Incrível Viagem de Shackleton, uma das melhores leituras que fiz na vida. Esse expedicionário excepcional é citado várias vezes na obra, fiquei curiosa em ler mais sobre ele.

Thais 14/02/2020

Que dificuldade para ler esse livro... o marido da Bernadette , que personagem enfadonho. Iria dar 2, mas o amor da filha por Bernadette fez com que eu aumentasse minha nota!

Rosado 27/05/2022

AMAAAAAAAAAAAAzing
Sério, quando eu comecei a ler o livro, eu pensei que eu não ia terminar já que fazia um tempão que eu tava de ressaca literária, mas me comprometi porque eu realmente quero terminar os livros que eu começo. Esse livro me fez viciar em todas as formas da personagens me deixando angustiada, animada, agitada, e shippando casais que odeio. Fui sendo puxada cada vez mais. O final não poderia ter sido melhor, ele trouxe o gostinho de quero mais. É uma pena que eu não tenha ele na minha estante, simplesmente, DELICIOSO!!

JessicaRodriigues 19/04/2021

Um bom livro.
Essa leitura me prendeu, me identifiquei com alguns traços de Bernadette e me encantei por ela. É algo leve , te entrega um certo suspense e é divertido, tem um fim um pouco corrido, mas que conclui bem os acontecimentos.

Tiago 22/07/2019

Peculiar
Logo de cara o que posso dizer a respeito de "Cadê Você Bernadette?" é que o livro deveria ser mais enxuto, umas 100 páginas a menos fariam muita diferença com certeza. Digo porque inegavelmente existe muita originalidade, boas doses de humor e personagens interessantes na trama. Mas o ritmo e algumas estilizações na narrativa comprometem demais o andamento da leitura, que por vezes é cansativa e amarrada.

Comecei a ler em busca de uma leitura fluida e divertida, e em alguns momentos consegui encontrar isso. Mas também encontrei muitas outras coisas que me surpreenderam para o bem e para o mal. Ou seja, é um livro irregular e peculiar.

AmyLivros 14/12/2019

Acho que nunca vi um livro com tantos personagens insuportáveis. Piores até que os protagonistas de Morro dos ventos Uivantes. É muito difícil de gostar deles.
A leitura é tranquila e é possível ler rápido e sem dificuldades, mas o ''desfecho'' da história deixa alguns pontos no ar.
Li, não odiei, mas não leria de novo.
Thais.Costa 31/01/2020minha estante
Meu Deus, estou no 40% e estou odiando ? mto confuso ... nossa

AmyLivros 01/02/2020minha estante
Achei bem ruinzinho tb

Bete Conrado 24/01/2021

Cansativo...
Não funcionou para mim, não curti!
Arrastado...tedioso. Existem livros melhores.

Joyce Silva 16/06/2020

Relação mãe e filha maravilhosa
Eu adorei o modo como elas interagem, Bernadette é bem doida rs, e me causou algumas risadas, eu esperava mais e ainda assim gostei bastante, é uma busca por si mesma bem legal.