Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Lary Allen 11/02/2021

Cadê você, Bernadette?
Bernadette Fox é uma mulher excêntrica, para dizer o mínimo. O livro gira em torno dela e de suas peculiaridades, em uma narrativa constituída por e-mails dela e de sua assistente virtual, Manjula, sua vizinha Audrey com a amiga Soo-Lin, alguns e-mails do marido e a narração do ponto de vista da filha dela, Balakrishna (Bee).
A história se desenrola de uma forma bem leve e até mesmo divertida, buscando desenvolver os motivos pelos quais Bernadette é tão reclusa ao passo em que a mostra sobre a perspectiva das outras pessoas. O marido, Elgin, é um homem inteligente que trabalha na Microsoft, e a filha dos dois é quase um gênio, mas Bernadette não fica para trás. Entretanto, ela não faz questão de mostrar a sua genialidade, o que a faz mais misteriosa para as outras pessoas, deixando-as curiosas a seu respeito.
As coisas começam a ficar ainda mais interessantes a partir de uma confusão gerada por Audrey e Bernadette, por conta de umas trepadeiras e uma animosidade preservada desde o jardim de infância de seus filhos, que sempre estudaram juntos. A confusão é tanta que vira caso de manicômio e, ainda mais inesperado, máfia russa e polícia.
O livro é muito leve e divertido, perfeito para se livrar de uma ressaca literária. Eu particularmente adorei a leitura, achei a trama muito divertida e bem construída, de modo em que a autora soube inserir assuntos sérios também, mas de uma forma em que deixou o livro fácil de ler.

Martins Mo 08/03/2023

Leitura de feriado
Recomendo como uma leitura leve de feriadão. Do meio pro final ele fica bem dinâmico, te prende lá querendo entender ?o que que tá acontecendo? ??

O final também me surpreendeu, mas senti falta de saber como ficaram os emaranhados criados durante a, chamada, fuga.

Não é que a autora não tenha dado um ponto final nesses tópicos, mas eu achei que faltou um pouco mais de informações acerca deles.

Já que, em determinado momento, ouvimos o lado de diversos personagens? Pq no fim só ficamos com a versão de um só deles? Acho que consegui resumir meu ?incômodo? com o fim kkkk

Joyce Silva 16/06/2020

Relação mãe e filha maravilhosa
Eu adorei o modo como elas interagem, Bernadette é bem doida rs, e me causou algumas risadas, eu esperava mais e ainda assim gostei bastante, é uma busca por si mesma bem legal.

Thais 14/02/2020

Que dificuldade para ler esse livro... o marido da Bernadette , que personagem enfadonho. Iria dar 2, mas o amor da filha por Bernadette fez com que eu aumentasse minha nota!

CAMILINHA 09/09/2015

Cadê você Bernadette?
Mais um livro lido através do livro viajante. Posso dizer que esse livro me decepcionou um pouco, ele estava a muito tempo na minha lista de quero ler (que atualmente conta com 176 livros e não para de crescer), e quando li Fuén, nada demais.história conta a vida de Bernadette uma ex arquiteta que vive com o marido e filha em Seattle. A filha deles Bee é super inteligente e eles prometeram que se ela só tirasse 10 no colégio eles dariam um presente para ela, o que os pais não imaginavam é que Bee escolheria uma viajem para a Antártida.O livro se passa todo por troca de email, cartas e fax e vamos desenrolando a história através de vários personagens.
Bernadette é bem doida haha diria que ela tem aversão a pessoas e faz tudo para não sair de casa e resolver as minímas coisas por email através de uma assistente que mora na Índia, sim, doideira total, essa assistente vai colocar ela numa tremenda enrascada que acabará envolvendo até o FBI.
A autora escreve tudo com muito humor, poderia ser um livro tenso devido as crises da Bernadette mas ela tenta deixar tudo de uma forma engraçada (tenta por que pra mim não funcionou). Bee a filha dela é muito inteligente para a idade ela tem cerca de 14,15 anos e tô acostumada a lidar com adolescente em livros bem burrinhos, com ela foi bem diferente he.
Se você quiser ler a continuação dessa resenha vá para: http://voceprecisadecor.com.br/livro-cade-voce-bernadette/

site: http://voceprecisadecor.com.br/livro-cade-voce-bernadette/

ihamanda 05/09/2021

o filme é melhor do que o livro
foi uma leitura rápida e leve, mas confesso que, por ter assistido ao filme (que é muito bom, inclusive), esperava mais do livro. parece que faltou algo a mais no final, tipo: o que aconteceu com a Bernadette depois???? o livro também tem algumas falas preconceituosas.

Vivian.Naiara 24/03/2021

Divertido
Trata-se de um romance leve e divertido, no qual Bernadette se destaca por sua personalidade emblemática. Por ser narrado por meio de cartas, e-mails e bilhetes, trocados entre os personagens, a leitura fluiu de forma rápida.

Gio 25/02/2021

Divertido
Grande parte do livro é composta por bilhetes, cartas e e-mails de vários personagens diferentes. Isso deixou o livro mais interessante só achei meio confuso no começo, até conseguir diferenciar direitinho os personagens .
Nas partes finais, quando a narração passou a ser em primeira pessoa eu senti falta dessas partes e demorei um pouco mais para ler.

Eu amei a Bernadette. Quero ser amiga dela.
Meu sentimento sobre a Bee e o Elgie foram oscilando no decorrer do livro. Estava gostanto muito do Elgie no começo, mas ai tudo desandou e agora que acabei ainda estou decidi se gosto dele ou não.

Não sei exatamente porque, mas o final foi decepcionante e eu fiquei com a impressão de que ainda faltava alguma coisa.
Apesar disso, é uma boa leitura para relaxar e descontrair.

Fernanda Bitencourt 15/04/2021

Leitura leve, mas sem grandes atrativos
Eu esperava mais deste livro porque algumas amigas leram e me disseram que haviam gargalhado em várias sequências. Para mim, entretanto, não foi o caso. A história é legal, cria certa curiosidade, mas eu esperava ter me divertido mais.

lu areias 18/09/2013

Resenha do blog - Livros e Bolinhos
Cadê Você Bernadette?
de Maria Semple,
editora Companhia das Letras.

Companhia das Letras

Bernadette Fox é quarentona e mãe da inteligente e adorável Balakrishna Bee. Sua vida, apesar de seu jeito excêntrico, é relativamente tranquila – mesmo que tenha que ser vivida na odiosa Seattle.

As coisas ficam um pouco mais agitadas quando Bee aparece com um boletim perfeito e clama o prêmio prometido: uma viagem em família para a Antártida!

Apesar de disfarçar bem, Bernadette entra em pânico só de pensar que seria obrigada a passar dias e dias fechada em um navio, tendo que socializar com pessoas estranhas, sem a mínima chance de escapar. E aí, de repente, ela some. Puf! Desaparece.

Sabemos que Bernadette não era uma pessoa muito popular entre as mães da Galer Street, escola de Bee, e que tinha se envolvido em problemas com uma de suas mais influentes representantes, Audrey. Além disso, seu relacionamento com Elgin – o marido gênio/nerd que trabalha na Microsoft – já foi mais intenso.

Tudo isso reunido – sendo a viagem uma parte importante – pode ter levado ao desaparecimento da mãe de Bee. Nós não sabemos, claro, mas ela está determinada a descobrir onde está sua adorada mãe. Não é possível que ninguém tenha visto nada, que ninguém saiba de nada…

E o livro nada mais é que uma reunião de pistas que podem indicar (ou não) seu paradeiro e explicar (ou não) seu sumiço. São bilhetes, cartas e e-mails trocados entre diferentes pessoas que, de alguma forma, fazem parte do mundo de Bernadette e podem ajudar na solução do mistério.

Bee é o fio condutor dessa narrativa meio epistolar. A partir da reunião de todos esses dados vamos descobrindo mais sobre os membros da família, entendendo porque Bernadette Fox era tão excêntrica, tendo detalhes de seu passado e explicações de como as coisas chegaram até aquele ponto.

Não teria a mínima graça se eu entrasse nesses detalhes, porque cada um deles é muito importante para a construção da história e foi uma delícia ser surpreendida por essas descobertas.

O livro de Maria Semple é envolvente e gostoso de ler. Bernadette é sensacional, mesmo em meio a esquisitices, e o absurdo de sua situação é quase cômico – na verdade, não é quase, a leitura rende boas risadas. ;)

É curioso notar que tudo que envolve a protagonista é um tanto demais, exagerado, surreal… Mas, em sua ausência, as coisas que acontecem são estranhamente mundanas, conflitos de famílias e pessoas normais. E não por isso mais ou menos importantes.

Uma leitura super rápida e gostosa que nos rende momentos de diversão, além de despertar sentimentos contraditórios em relação aos personagens. Adorei e detestei vários deles, mas – principalmente – era fácil ver a importância deles para a história. Nada é por acaso.

Para quem quer distrair a cabeça com um livro fácil, mas muito bem escrito e bolado, esse deveria ser o escolhido! Além do conteúdo bacana, achei essa capa uma graça, super divertida e capta bem o espírito da história e da personagem. Vale a pena ter na estante! :)

site: http://www.livrosebolinhos.com/

Carol 14/07/2019

Um livro confuso tentando ser profundo...
Meu título, na minha opinião, descreve perfeitamente esse livro.
É um livro com muitos diálogos de vários personagens, sem uma diferenciação na escrita, de maneira que fica extremamente confuso em alguns momentos e é necessário voltar para poder entender quem está falando.
Acho que seria um livro muito melhor se tivesse essa preocupação de diferenciar as fontes dos diálogos e personagens. Enfim, falando da trama em si, tivemos personagens adoráveis, Bee (claro!) , outros intrigantes (Bernadette), alguns totalmente sem sal (Eggie e So lin) outros que mesclavam entre irritantes e curiosos ( Audrey) , aí você já percebe que tivemos bastante personagens, porém teve muito mais e isso não ajudou na história, só deixou confusa demais.
Eu achei que o livro tentou uma pegada cômica mas em um estilo denso ?! Deu para entender o que eu quis dizer ?
A autora deu um espaço imenso para o sarcasmo ácido e, muita vezes, cruel da Bernadette e depois foi justifica-lo com uma história triste mas não rolou não.
Eu dou 3 estrelas e não recomendaria a leitura.

Margallyne 25/10/2020

Uma boa diversão.. Com alguns apontamentos interessantes sobre a Antártida e surpresas no desenrolar da história!

Babi 24/10/2020

Esperava bem pouco dessa leitura e por isso me surpreendi bastante com o livro .
Muito divertido a maior parte do tempo
Porém achei o final ruinzinho .Realmente, vi uma resenha aqui falando como a história ficou mais sem graça depois do sumiço da Bernadete e concordo.
E tem um furo na explicação final.

Se não fosse por isso, acho que até receberia minhas 5 estrelas ou 4.5 , mas acho o 4 estrelas merecido .
Quero ver se assisto o filme 🤗

Katarina 29/06/2020

Legal
É legal, mas...
Não gostei muito da atitude do marido e do final.
O filme teve um final bem melhor.

Jéssica.Marins 20/01/2020

Cadê você Bernardette?
Fiquei entusiasmada em ler o livro, pois tive notícia do filme estrelado pela Cate Blanchet. Bem, o começo do livro me prometeu uma aventura e não foi bem isso que recebi. Passei a maior parte do livro esperando o clímax, o ponto alto e não chegamos nele. A parte boa é a relação entre a Bernadette e a Bee, uma relação de amizade e companheirismo entre mãe e filha.