Morra Por Mim

Resenhas - Morra Por Mim

Daiane251 03/07/2013

Resenha: Morra por mim
Resenha publicada em meu blog: No Universo da Literatura

Em Morra por mim, somos apresentados a Kate, uma adolescente americana de dezesseis anos, amante de arte e literatura, que perdera seus pais em um acidente, e se mudara com sua irmã Georgia para Paris a fim de viver com seus avós. As irmãs tentam superar essa grande perda em suas vidas cada uma a seu modo. Georgia é animada, então cada noite é uma festa diferente, com pessoas diferentes. Já Kate, é mais calma, e seu único refúgio são os livros, que fazem companhia a ela constantemente.
Certo dia, em um café em Paris, Kate conhece um garoto muito misterioso, há logo aquela atração de achá-lo bonito, e no outro dia também o encontra com seu amigo. Esse garoto sexy, charmoso, se chama Vicent Delacroix, e eles se conhecem melhor numa visita ao museu em que se encontram acidentalmente. Antes eles não haviam sido muito simpático um com o outro, já que Vicent fora irônico com a menina. Mas a partir desse dia do museu, eles marcam um encontro. Assim têm a oportunidade de se encontrarem novamente.
Depois de ver uma cena terrível, em que o amigo de Vicent se suicida na estação de metro, e o moço não demonstra emoção nenhuma a esse acidente, como se o suicídio de um amigo fosse a coisa mais normal do mundo; Kate fica totalmente assustada e decide se afastar do rapaz. Só que quando ela pesquisava a revolta de 1968 que acontecera na França para um trabalho escolar, descobre em meio a arquivos fotos de varias pessoas mortas, e dentre elas estava uma de Vicent e seu amigo. Ela fica sem entender. Como assim ele morrera em 1968? Se dias antes tinha visto aquele garoto de 19 anos frente a frente. É ai que a trama começa, e Kate vai atrás de Vicent para descobrir o que realmente está acontecendo, e principalmente, o que ele é, adentrando a um mundo totalmente diferente do que havia pensado um dia existir, cheio de mistério, ação, aventura e um amor maravilhoso.

" Autopreservação. Essa palavra me veio à mente, e eu soube que estava fazendo a coisa certa. Todo meu ser fora dilacerado quando perdi meus pais. Eu não queria me abrir e me apaixonar por Vicent e me arriscar a perdê-lo também. Bem no fundo eu sabia que mal havia conseguido sobreviver ao "desaparecimento" de meus pais. Talvez não sobrevivesse a outro."

Morra por mim é aquele livro que começa com uma leitura leve, e que vai te conquistando, te agarrando a suas páginas aos poucos. Narrado em primeira pessoa, Kate se demonstra uma personagem madura para sua idade, uma adolescente esperta que está passando por um momento difícil, mas que sabe manter os pés no chão. Ela não nos entendia, é natural, e consegue fazer com que o leitor se identifique.
O romance de Vicent e Kate é algo natural, há aquela atração inicial, só que a autora não fica focando só nisso, não há aquela paixão arrebatadora de uma hora para outra, é uma relação que vai se construindo aos poucos começando pela amizade assim como acontece na vida real. E Kate tem seus motivos para não querer se apaixonar, consciente de seus sentimentos, nós a entendemos perfeitamente. Embora deixasse seu coração falar mais alto, ela não agia estupidamente, mas sim de forma cautelosa.
A relação desses dois personagens é fofa, cativante, diversas cenas são da interação deles são como um casal real. Então para quem não gosta muito de romances açucarados, pode ficar tranquilo, porque a autora soube dosar isso muito bem no livro. Eles não são um casal meloso, isso me surpreendeu de uma forma positiva.
Os personagens secundários são muito bem explorados, a autora construiu sua narrativa de uma forma que o foco não recai somente nos personagens centrais e no romance, mas sim na história como um todo. O mistério, a ação, a mitologia tornam-se também planos centrais para um livro que não deixa nada a desejar em nenhum aspecto. O final foi incrível, achei muito bom, e Plum deixou algumas coisas no ar que me deixaram curiosa para o próximo livro, mas no geral esse primeiro foi bem concluído.

"Paris desapareceu. O marulhar das ondas sob nós, o murmúrio do trânsito em ambas as margens do rio, os sussurros dos casais que passavam por nós de mãos dadas, tudo que desapareceu, e Vicent e eu fomos as únicas pessoas que restaram na face da Terra"

O espaço no qual se passa o enredo, Paris, é muito bem explorado, nos sentimos realmente nessa linda capital, é como se a partir do momento que colocamos os olhos em suas linhas fossemos transportados para o lado clássico e maravilhoso dessa cidade. A cena final foi tão linda e simples ao mesmo tempo, que me deixou realmente emocionada e com uma vontade incontrolável de melhorar o francês e partir pra lá.
Morra por mim é surpreendente, com um estilo único e cativante. É impossível não se deixar levar pelas palavras de Plum e adentrar a esse novo mundo criado por uma mente tão habilidosa. Com uma narrativa viciante, o leitor é envolvido pela história e pelos personagens, com personalidades ímpares!
Até onde vamos por amor a aqueles que amamos? Já parou para pensar? Arriscar sua própria vida, desejos, sonhos e por que não suas escolhas? Morra por mim traz uma mensagem tão bonita, uma filosofia que me fez pensar em diversos momentos de minha própria vida. Esse livro realmente consegue tocar o leitor.
A edição está fantástica, muito bem trabalhada, com uma capa linda e detalhes em cada capítulo, da gosto pegar esse livro em mãos. Apaixonei-me por Morra por mim de uma forma que pensava que jamais seria capaz de me apaixonar por um livro. Se recomendo? Com certeza! Para fãs de mistério sobrenatural, romance, e livros incríveis, a presença dessa obra na sua estante é indispensável!

"O que é melhor, pensei, estar em segurança e sofrer sozinha ou arriscar a sentir dor e viver de verdade?"
- See more at: http://www.nouniversodaliteratura.com/2013/07/resenha-morra-por-mim.html#more

Yasmin 27/06/2013

Surpreende com um ambiente belíssimo, uma mitologia inovadora e um romance misterioso.

Quando soube que a Farol lançaria a trilogia de Amy Plum aqui no Brasil fiquei curiosa. Tanto pela capa como pela proposta diferente. Foi pela premissa misteriosa que quando recebi a prova da editora ontem mal esperei para ler. Romance em Paris com uma mitologia nova e misteriosa. Amy Plum nos presenteia com um mundo belo, de personagens marcantes e um romance irresistível.

Kate e Georgia acabaram de se mudar para Paris. Desde a morte dos pais Kate e Georgia lidam com o luto da melhor maneira que podem. Viver com os avós em uma cidade diferente parecia a saída para recomeçar. Presa a memórias lendo em seu quarto Kate não consegue superar. Quando Georgia sugere que ela vá ler em um café, tomando um pouco de sol, Kate aceita a sugestão da irmã. Distraída com a leitura passa a tarde lendo quando nota um rapaz em outra mesa acompanhado de amigos. Kate tem a estranha sensação de que o conhece e há muito tempo. No dia seguinte após esquecer sua sacola na mesa Kate troca suas primeiras palavras com Vincent. Irritada com a situação e o modo que ele fala saí pisando duro do café. Mais de uma semana depois Kate decide ir ao museu e tropeça novamente em Vincent. Eles têm a chance de começar de novo e quando acha que finalmente vai voltar a viver, Kate fica chocada com a reação de Vincent ao ver um de seus amigos se suicidar. Abalada com a frieza de Vincent decide se afastar. Porém por causa de um trabalho sobre as revoltas de 68, Kate é levada a foto dos mortos nos confrontos e lá está, Vincent, 19 anos, morto em 68. Kate precisa de respostas e ao procurar Vincent acaba descobrindo mais do que esperava e adentra num mundo novo assustador, de mistérios, perigos e em um amor de tirar o fôlego.

Esse é o ponto de partida da história de Kate e Vincent. Estou maravilhada com a história criada por Amy Plum. Através da narração fluida em primeira pessoa conhecemos esse belo mundo. Kate é uma protagonista de voz forte, que transpassa tantos sentimentos e envolve o leitor de forma natural. A autora conseguiu apresentar com sua escrita suave uma história harmoniosa de um frescor único, que cativa o leitor pelo conceito novo e pela virada na forma como a autora constrói não só o mundo e seus personagens, mas a relação entre eles. Assim como consegue com descrições vívidas e precisas um ambiente único. Paris é o cenário perfeito para uma história de amor. É notável como a autora captou não apenas o cenário, mas o ar da cidade. É possível sentir o ambiente, quase que observar a história, cada hora e os detalhes. E a forma com que Amy Plum envolve Kate e Vincent é tão natural que é impossível não se encantar com a história.

Desde o começo ficamos curiosos com o mistério envolvendo Vincent e a forma como Kate descobriu foi ótima. Os personagens secundários são todos interessantes e a reação, tanto de Kate quanto deles diante da descoberta que ela faz é crível. O construir pouco a pouco de uma confiança, o desenrolar dos detalhes dessa nova mitologia a medida que Kate e Vincent se conhecia, o entrelaçar da família dela na história, e principalmente as pequenas pistas que ficam no ar intrincada as entrelinhas, tudo funciona muito bem na história. Um romance delicioso, com mistérios que quero muito descobrir. O final foi um ápice interessante que encerra bem a história nesse primeiro momento ao mesmo tempo que abre perguntas e deixa porquês curiosos no ar.

Leitura rápida, que flui naturalmente e prende o leitor até o final não pela curiosidade sobre o que vai acontecer, mas por ser deliciosa e retratar dois personagens ótimos, num romance belo em um universo inovador. A edição (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/06/resenha-morra-por-mim.html

Revenants - Amy Plum
1- Morra Por Mim
2- Until I Die
3- If I Should Die

Nivia 22/03/2015minha estante
Achei esse livro por acaso em uma biblioteca circulante( dessas que você pega o livro que quiser,sem precisar devolver) e o que me chamou primeiro a atenção foi a capa, que é linda.Fiquei bem curiosa quanto ao enredo.Vou ler esse primeiro, e se valer a pena comprarei os outros.