O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

beatriz.nalon 27/01/2023

uma leitura que encanta e faz doer o coração. comecei a ler pensando que ia ser uma história ?bobinha? de uma criança conhecendo o mundo mas é muito mais que isso, acho que nunca me emocionei tanto com um livro

S@h 06/10/2023

Que livro!!! A narrativa é extremamente poética e cada travessura do menino é contada a partir do olhar doce da criança.
O livro é protagonizado pelo menino Zezé, um garoto comum, de cinco anos. Muito esperto e independente, é conhecido pela sua malandrice e é ele quem narra a história.
Vale a pena se emocionar com essa vela história!

Luninha7 04/04/2024

Muito bom!
Esse livro conta a história de Zezé, um menininho de 5 anos, que é muito sensível e incompreendido por todos a sua volta. Ler esse livro no ponto de vista do personagem e acompanhar como ele enxerga o mundo é algo lindo, pois apesar das dificuldades ele nunca deixa de sonhar e usar sua imaginação. É um livro triste pois uma criança tão pequena passa por tanta coisa e tem que se virar sozinha desde tão cedo.

Mark 03/12/2023

Como pode um nobre menino sofrer tanto?
Há aproximadamente três anos atrás conheci este título por meio de uma pessoa muito especial que apreciava demais esta obra e tinha por ela um carinho imenso, mas até então o desejo por sua leitura ainda não me havia aflorado ao peito.

Foi apenas por meio de alguns comentários de outras pessoas nas redes sociais, que ao falarem sobre este livro, me fez despertar uma leve vontade de lê-lo, o que me fez o salvar em minha lista de compras por alguns meses. Por fim, e graças a Deus, por meio de uma amiga querida, o livro voltou a ser tema de conversas em meu dia, e decidi então comprá-lo e mergulhar em sua história.

Entrei sem muito saber o que esperar, afinal acreditei ser uma obra infantil, algo para me divertir e fazer sorrir a criança interior que em mim habita... ledo engano! Dentre muitas camadas que o livro tem, escolho aqui comentar um pouco sobre minhas percepções quando às agressões que o garoto sofre em sua casa e o contraste de personalidade que ele denota ao receber um pouco de afeto.

Um livro repleto de camadas sociais e culturais, nos direciona a uma caminhada de observação sobre uma criança de cinco anos, rejeitada por sua família por ser um menino deveras levado e inquieto. Zezé, o famoso menininho com o "sangue do diabo", como assim o chamam os familiares, é uma criança muito inteligente, com desejo de ser um grande poeta e que ama palavras difíceis (aos seus olhos), prazer este que é alimentado por seu tio que lhe ensina sobre as palavras e a vida, de modo sutil.

Zezé tem tudo em mãos para ser um grande homem no futuro, mas sua condição social é deplorável e o aprisiona com as correntes da miséria em uma vida de sofrimento e rejeição. Seu pai, uma das vítimas do período de recesso econômico que passa o país na época, segue arduamente em busca de trabalho, mas nada encontra. Sua mãe aplica-se a trabalhar e o pouco que recebe consegue sustentar miseravelmente a família grande de filhos que pariu.

Zezé então é um menino que vive solto no mundo, praticamente criado pelos irmãos que muito judiam no pobre menino, dotado de uma criatividade surreal, desconta toda sua energia em aprontar poucas e boas, "tocando o terror" na rua, sendo então conhecido por suas traquinagens.

Observo que no decorrer da história as peraltices (se é que esta palavra existe) do Zezé e toda sua "ruindade", como classificam seus irmãos, se dá pela falta de afeto em casa, de uma boa educação que lhe ensine o certo e o errado de modo adequado. Mas infelizmente, e desgraçadamente, a lógica que impera na casa do menino é a lei da palmada, onde arduamente espancam o pobre garoto a qualquer sinal de traquinagem, mesmo que ele de fato não as tenha feito.

Este ponto em especial do livro me assustou, pois em certos recortes do livro o garoto nos narra que nada estava fazendo e é espancado por seus irmãos e pai por qualquer motivo, que muito se mostra como um desconto de suas frustrações pessoais sobre o menino. Há um trecho em especial que me arrasou e arrebatou o fôlego, quando o menino estava fazendo um balão para brincar e a desgraçada de sua irmã mais velha, por simplesmente não ter paciência em esperar o menino terminar sua atividade (o que lhe custaria esperar um pouco?) grita com o menino e o leva a um alto nível de estrece que, quando reage às agressões da irmã, é agredido desgraçadamente ao ponto de ter seu rosto desfigurado por tapas e murros.

O livro nos apresenta vários outros momentos em que o garoto apanha sem sequer saber por qual motivo está levando tão severa surra. Isso nos mostra muito sobre a lógica de criação dos filhos, infelizmente, ainda imperante sobre muitos lares do nosso Brasil. Crianças que diariamente são espancadas, agredidas e reduzidas a sacos de pancadas de adultos frustrados com suas próprias dores e angústias, o que em um momento de extremo sofrimento, leva o menino a planejar sua própria morte. (Observem bem! estamos aqui falando de uma criança de cinco anos planejando suicídio por se sentir rejeitada e fonte de toda desgraça em casa.)

Este garoto então, sem ter afeto de sua família, com exceção de sua irmã glória, que é a única misericordiosa com o garoto, encontra em uma figura inesperada o amor paterno, o cuidado e o zelo por sua vida. O tal portuga, um senhor com condição financeira melhor que a da família do menino, aos poucos lhe conquista o coração ao ponto de o garoto compreender que o amor de família não está no sangue que corre às veias, mas sim nas ações que temos com as pessoas. Achei doce, emocionante, surreal, quando o garoto encontra no "portuga" um pai para si e lhe pede que o compre, que dê à sua família dinheiro em troca do garoto para que possa morar com o que agora de fato considera seu pai. Que momento lindo, quando este menino aprende o que é o amor paterno.
Com o passar do livro, vemos nas páginas muitos momentos em que é comprovado a forma como o menino internaliza tudo que lhe dizem em casa sobre si. A prova disto são os momentos em que a professora da escola e o portuga tecem comentários positivos sobre o pequeno garoto e ele prontamente lhes repreende afirmando que ele "tem o sangue do diabo" e repete tantas outras frases que seus irmãos lhe direcionam em momentos de fúria interna deles mediante às traquinas do guri.

Mas ao receber o afeto da professora e do "Portuga", o garoto se transforma em uma criança amplamente contrastante com o que é em casa e na rua. Coberto por um manto de afeto o menino "endiabrado" se revela uma criança doce, emotiva e de uma pureza e inocência sem igual.

As cenas finais do livro, a dor e angústia que o pobre menino sofre com a morte do portuga me travaram o coração, mente, respiração, o existir! Quanta dor e quanta dor sincera o menino sente ao saber que sua única fonte de amor verdadeiro, como ele mesmo se expressa, agora está morta e ele terá de voltar a viver sozinho o farto de suportar não apenas os açoites de casa, mas também o fardo de viver sem o amor que toda criança deveria receber naturalmente, o amor de um pai.

Este livro mais que me surpreendeu, me tirou o fôlego, lágrimas e me trouxe gatilhos emocionais à mente que me revelaram um Zezé dentro de mim precisando de atenção.
Leia este livro, mas leia com carinho, leia com o seu Zezé sentado em seu colo, fazendo cafuné nele, pois este menino precisa de todo amor do mundo.

site: https://umlinsqualquer.blogspot.com/2023/12/o-meu-pe-de-laranja-lima.html
Jeh Brilhante 03/12/2023minha estante
Li esse livro aos 12 anos, foi o primeiro livro que li e me fez tomar gosto pela leitura. Sempre digo que foi o livro que me fez leitora.
Comprei e reli a edição comemorativa tem 1 mês, e os sentimentos que tive na infância me tomaram novamente.

Mark 03/12/2023minha estante
Que coisa mais linda! Este livro é sem igual!

-molly 30/03/2023

O meu pé de laranja lima
é um livro muito bonito e muito bem ambientado/narrado
no começo me encantei demais, mas conforme ia lendo percebi q era um livro pesado, retratando de assuntos de uma forma verdadeira e sem nuances

e acho isso uma jogada muito legal, pois é narrado pela perspectiva de uma criança, que sempre são muito verdadeiras. a sinceridade de zezé ao longo da história é oq deixa divertido mas ao mesmo tempo te da socos no estômago com a realidade que ele passa

particularmente nao me apeguei tanto a história, mas eu reconheço que é um livro muito bom e muito bem escrito mesmo, achei muito legal a autenticidade de escrever a história com a visão de uma criança, isso foi oq eu mais gostei no livro

bianca.ssales 13/10/2023

Ah, Zezé ?
Essa história é tão pesada, mas não pesada em acontecimentos ou narrações, é pesada nas entrelinhas. Quando você se dá conta que é uma criança narrando a sua própria vida, um criança passando e ouvindo coisas que nenhuma outra deveria imaginar.

O que mais me doeu foi ver o Zezé tentando preservar a "inocência" do Luís, quando os dois tem pouquíssimo tempo de diferença em idade. Saber que isso foi uma autobiografia acabou ainda mais comigo....

E quando eu pensei que FINALMENTE Zezé ia ser feliz e ter alguém que se importasse com ele........

Duda 31/10/2023

O que eu fui inventar
Demorei demais pra escrever essa resenha, não pq foi difícil mas pq eu precisava me recuperar emocionalmente, psicologicamente e mentalmente.
Não sei pq eu estava ansiosa pra ler isso, tipo eu já me desidratei com o filme, pq eu decidi ler o livro?
Essa budega me fez chorar, e ainda por cima entrar numa ressaca do 🤬 #$%!& , mas amei o livro 10/10.

Marcia 08/02/2024

Minhas impressões sobre o livro
Que livro lindo, triste e encantador.
Chorei, dei risadas e também me revoltei.
É uma história incrível e muito emocionante sobre um garoto pobre chamado Zezé. Ele tem 5 anos, é muito arteiro, muito amoroso e tambem o considero precoce em seus pensamentos.
Me apaixonei pelo Zezé e várias vezes queria entrar no livro e tira-lo dos momentos difíceis e sofridos que ele enfrentou.
Como tem adultos terríveis e insensíveis nesse mundo. Infelizmente ha muitos e lendo esse livro me lembrei das crianças de uma casa/abrigo, um lar onde crianças maltratadas pela família são acolhidas.
Como é importante a leitura, como abre nossa mente e nos ensina tanto.
Valeu!!!
Regis 08/02/2024minha estante
Outro para a lista, Márcia. Vou guardar para quando estiver pronta para chorar e me revoltar com essa leitura assim como você. ?

Marcia 08/02/2024minha estante
Legal!! É bem assim mesmo kkk

Laura.Cunha 27/11/2020

Meu pé de laranja lima
Esse livro com certeza foi um dos melhores que li esse ano. A história do menino Zezé me cativou do início ao fim. Confesso que em algumas partes eu sentia tanta pena desse menino que meu deus era de cortar o coração. A leitura foi esplêndida, uma leitura fluida, gostosa e tão interessante. Esse livro vai entrar para a lista de livros favoritos.
Recomendo esse livro para qualquer pessoa, pois tenho certeza que vão amar independente do estilo de leitura que a pessoa prefira.
Dani 27/11/2020minha estante
comprei na black friday, tô louca pra chegar

Perdida_nas_Estrelas 11/01/2024minha estante
Lindo de morrer né ???

bea38 11/01/2024minha estante
muito muito lindo ??

Midian Damazio 18/02/2024

Favoritado com sucesso!
Eu iniciei essa leitura sem fazer ideia do que me aguardava e fui surpreendida positivamente pela história, pelos personagens. A gente sente facilmente as emoções transmitidas, a escrita é tocante e comovente, te leva do riso ao choro em questão de segundos, sendo a dor e a ternura sentimentos que andam lado a lado nessa emocionante aventura.
Acredito que quem lê essa obra nunca mais esquece, o Zezé sempre estará na minha mente e no meu coração.

Nicole 05/02/2024

Lindo e doloroso
O livro conta a história de Zezé, uma criança advinda de uma família grande e extremamente vulnerável socialmente. Embora o Zezé seja uma criança 'arteira', sua família diz que ele tem o 'diabo' no corpo e sempre que ele faz algo que eles não gostam, ele apanha. Em dado momento ele apanha tanto que chegam a pensar que ele pode vir a óbito. É muito muito triste ela parte, me partiu o coração. Enfim, o livro vai para além disso, mostra como é ruim estar vulnerável financeiramente, como é difícil ver seu pai desempregado, sua mãe cansada de tanto trabalhar, ter um Natal triste e muito simples. A amizade que ele adquire na metade do livro me deixou com o coração quentinho. Por fim, embora o livro tenha como título a árvore, a narrativa vai para muito além disso.
Lucas Lobo 05/02/2024minha estante
Chorei tanto lendo esse livro.

Jack.Pacheco 28/02/2024

Lendo pela 2ª vez
Esse livro realmente é um clássico. Nosso clássico nacional. Quando li pela primeira vez não absorvi muito do que se tratava . Mas dessa vez, as palavras fizeram me emocionar. Que história encantadora . É um livro muito fácil de ler . Flui muito bem.
Lumikki 28/02/2024minha estante
Aaa quero muito ler, não sabia que era nacional.

Drika 07/04/2023

Esse livro é um dos livros mais lindos q eu já li, ele cumpre oq se propõe, tratar sobre o crescimento precoce de uma criança numa realidade dura, que ele precisava crescer e amadurecer. Esse livro é emocionante num nível absurdo, ver o Zezé aos poucos crescendo e perdendo a inocência com tão pouca idade, as coisas q ele sofreu, e oq ele passou é de tocar o coração de qualquer um. Todos deveriam ler esse livro, é quase q leitura obrigatória pra vida.