O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Beatriz de Medeiros Abreu 27/07/2021

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima
Não sei o que foi os meus surtos... eu ri, eu chorei MUITO, eu fiquei surpresa... e muito mais.
É um clássico da literatura brasileira, e q todo mundo deveria ler. Vou confessar que antes de realmente fluir a leitura eu tinha começado a ler umas 2 vezes, mas não engatava, e eu sempre abandonava. Por isso, se vc for ler e não gostar do início, só continua. Vale apena.
Pêpe 27/07/2021minha estante
Foi o meu primeiro livro que li, chorei muito

caos 27/07/2021minha estante
li faz uma semana e tô de ressaca ainda, não consigo superar. que livro lindo e emocionante!

Pêpe 27/07/2021minha estante
Pura verdade Bia, tem outro tbém do mesmo autor que chorei muito Rosinha minha Canoa???

anoca 15/08/2021

o meu pé de laranja lima cura onde dói
agora entendo pq esta obra é tão famosa e querida. merecidíssimo. tudo lindo sensível e triste. segundo livro que da minha vida que me faz chorar.

Fernanda 12/06/2022

O livro tem uma carga dramática escrita de forma tão visceral e crua que nos faz transportar para a história de modo que não há como não se envolver e sensibilizar com os personagens.
As relações entre os personagens, o pé de laranja lima e as aventuras de Zezé são colossais e sinceras, simplesmente um clássico com toda a sua grandiosidade.
Apenas gostaria de destacar por fim a parte do Deus menino em que não houve como segurar a emoção ??

Yalisson.Fontes 03/10/2020

Esse livro me fez olhar a vida de uma outra forma. A simplicidade que o Zezé encheria a vida, mesmo tendo tão pouco, é de um exemplo espetacular.

Zezé ficará no meu coração pra sempre após o final dessa leitura. Zezé, obrigado por tudo!

gvazzz 10/04/2023

Como assim esse livro é infantil? Que tanta maturidade e ensinamentos!!! E esse Zezé que parece mais um sinhô de 60 anos que um meninin de 5 quase 6 anos. Quanto entendimento da vida, dos sofrimentos e pelejas.
Mariana 10/04/2023minha estante
esse livro é lindo!!!

Amarga.romana 10/04/2023minha estante
Simplesmente um dos livros mais bonitos que eu li na minha vida

claris 10/04/2023minha estante
meu fav da vida todinha?

Dani 27/04/2023minha estante
??? é um favorito da vida!

thom10 20/02/2023

O meu pé de laranja lima
Gente, como explicar esse livro? O livro é muito emocionante, o autor consegue trazer a essência da pureza de uma criança. A imaginação, as dificuldades que o Zezé passa e como ele lida com isso, tudo isso é contado de uma forma surreal no livro. Realmente nos leva dos risos às lágrimas. Boa leitura! :)

Bruna 08/05/2022

Nivel O sol é para todos, talvez até supere....
Se você precisa de um livro que te desperte emoção, leia este, porque você definitivamente vai se acabar de chorar. Comovente, revoltante e real.
"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer pum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu."

torres14 30/12/2023minha estante
Gnt,eu fiz essa resenha na hora da emoção,então tem alguns erros de ortografia.

Vitoria 10/01/2022

A verdade, é que a mim contaram as coisas muito cedo...
Agora lembro claramente de todos os motivos que me levar a ter uma memória afetiva com esse livro. Ele é muito cru, apesar da imaginação infantil do Zé ser um fator elementar na história, em momento algum ela encobre a dureza da realidade.
Tem passagens dolorosas e muito difíceis de digerir, justamente por sua veracidade.
A beleza do livro é justamente mostrar como a ternura e o carinho transformam os percalços em fardos mais leves de serem carregados.
Da primeira vez lembro que chorei muito, dessa vez apesar de não ter derramado nenhuma lágrima, fiquei profundamente triste.

Caio Silva 22/03/2023

Clássico clássico clássico!
Perfeito, sem comentários, só mesmo lendo pra sentir as emoções que esse livro nos passa. Dentre os poucos, se pá é o melhor que já li.
Orgulhoso de mim por ter lido um livro de quase 200 pag, apesar a leitura desse livro ser bemmm fluida.
yyyyyy 22/03/2023minha estante
Mto bom

Jorisdana 23/03/2023minha estante
ORGULHO DEMAISSS

Thaís 09/01/2021

Faz parte de quem eu sou
Conheci Zezé no colégio, nas aulas de leitura conjunta. No meio de todos os personagens e obras que estudávamos, ele acabou me conquistando de forma imediata. Talvez por aprender que ?a vida sem ternura não é lá grande coisa?, tive muita vontade de abraçá-lo, mas precisei me conter com as lágrimas que apareciam em quase todos os capítulos. ?O meu pé de laranja lima? é uma dança singular entre a pureza e a dureza da vida que me marcou de modo permanente. Eu o considero uma leitura obrigatória que faz parte de quem eu sou.

Grazielly.Vieira 19/02/2023

Chorei muito com essa história marcante. Zezé é uma criança precoce e que entende sua realidade muito rápido. Gostei muito da história e me emocionei de mais, principalmente no início.
Hugo. 19/02/2023minha estante
Amo essa história! Um dos meus livros favoritos. Não tem como não chorar!

Alysson - @alyssonhp 30/04/2020

Meu pé de laranja lima
Sempre achei o título desse livro pouco atrativo e só vim ler ele numa leitura coletiva e o tombo que foi ao me deparar com essa história linda, divertida e muito emocionante. Não há muito o que falar sobre esse livro, só sentir (terminei o livro chorando em posição fetal)
Thays.Guadagnin 06/05/2020minha estante
Terminei esse livro chorando desesperadamente hahahhaha. Perfeito demais ?

Alysson - @alyssonhp 06/05/2020minha estante
Sim! Ele é maravilhoso ??

lililu 05/04/2023

Uma leitura bem triste
Eu comecei o livro achando que seria um livro para crianças e terminei achando que é um livro bem pesado para criança. Bem triste, mas é espetacular.
Difícil escrever sobre essa história, difícil colocar em palavras.
Além da escrita ser incrível, apesar da dor, é um livro nacional

Amani.Cruz 27/04/2022

Como lidar com isso tudo?
Ô livro bom!

Nesta história conheci Zezé, um garoto de 5 anos que tem uma imaginação fértil e levado que só. O menino vive na pobreza com sua família e sabe disso.

Passei por trechos que me foram dolorosos, mas que ficaram leves graças ao jeitinho do garoto em lidar com tudo aquilo.

Aprendi com Zezé sobre amizade, visão e simplicidade!
Fran Carvalho 07/06/2022minha estante
Eu amo!!!!