O Meu Pé de Laranja Lima

Resenhas - O meu pé de laranja lima

anna lili 14/12/2023

Minguinho?
Só posso dizer: leiam!

Comecei essa leitura por pura curiosidade, não sabia do que se tratava o livro, mas na vontade de ler mais livros nacionais, escolhi o tão falado ?pé de laranja lima? hahaha

Me surpreendi, positivamente.

Um livro sensível, tocante, que me transportou para minha infância, as dores e precocidades sendo validadas. Me senti acolhida, abraçada e com um desejo imenso de ser uma boa adulta para as crianças ao meu redor.

Esse livro mudou minha perspectiva da infância

Meu único erro foi escutar o audiobook na academia, não podia nem chorar quando queria kkkkk
mdv7 14/12/2023minha estante
isso daí eh chororô do início ao fim!

NatháliaFrancine 25/06/2020

Talvez essa resenha se desenrolaria mais rápido se eu não tivesse chorando tanto.
Nossa esse livro toca o coração de uma forma inexplicável. É profundo, triste, doído.
Pri 25/06/2020minha estante
Chorei horrores lendo o final desse livro.

NatháliaFrancine 25/06/2020minha estante
Simm :(

Nina 14/12/2021

Sensível...
O livro conta a história do Zezé, um menino considerado travesso, mas que é sensível, inteligente e imaginativo. Essa história mexeu com meu coração e traz consigo uma sensibilidade incrível. Com certeza é leitura obrigatória e super recomendo.
Amanda 14/12/2021minha estante
Esse livro é tudo

Nina 16/12/2021minha estante
Eu tb gostei

Leonhard 23/03/2024

Livro simples e bonito.
Ter acompanhado a infância do Zezé ciente do contexto social no nosso país foi uma experiência difícil. Uma personalidade tão comum, tão próxima e tanto sofrimento envolvido. Eu esperava um final que retornasse lágrimas, mas não no contexto que tive.

Sidney 30/05/2020

Não tinha lido este livro ainda, q absurdo!! Rs. Excelente, cativante, emoção do início ao fim. Quero ler a continuação. Recomendo.

Rolain.y 18/10/2023

Primeira leitura nacional.
O personagem é um amor e sofre muito.
Esse livro é destruidor de corações e mesmo assim (ou talvez justamente por isso) vale super a leitura.

Giovanna.Pilon 22/07/2022

Emocionante
Eu ouvi este livro pelo app do skeelo, foi uma experiencia da qual nunca tinha sentido, estou completamente fascinada por zezé, e sua curiosidade, seu carinho e tamanho do seu coração.
Uma história emocionante de um garotinho muito inteligente que tem uma vida um tanto quanto complicada, todo mundo deveria dar uma chance.

Laisinha 12/05/2023

Foi a coisa mais impactante que já li na minha vida!!!
Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida. É impressionante como a perspectiva de uma criança sobre situações adversas pode nos causar.
Ainda tô refletindo sobre ele, meio que sem reação, só querendo chorar. É perfeitamente triste do início ao fim.
Nunca vou esquecer essa leitura na minha vida.
anne.maby 12/05/2023minha estante
vi o filme e chorei horrores

Dábyne 12/05/2023minha estante
Chorei muito com esse livro. É tocante, lindo, triste!!! ??

ranacstll 04/09/2021

PRECIOSIDADE ?
Eu estava indo limpar a casa quando senti um desejo súbito de escutar uma história, ao invés de músicas, como de praxe. Foi assim que encontrei o audiolivro narrado por Rafael Cortez (de maneira magistral, aliás), que fez eu me questionar sobre como eu nunca havia conhecido essa história magnífica antes. Mas o importante é que agora a conheço bem, e será um daqueles livros que lerei diversas e diversas vezes. E a cada releitura, mais o amarei.
Tornou-se um favorito! Um livro que irei constantemente indicar. O mundo precisa conhecer essa história doce, pura, divertida e sensível.
Expressar sentimentos e experiências com palavras é complexo, contudo, algumas pessoas iluminadas conseguem, como o autor desta obra. Que me proporcionou emoções plenas.
Foi tão, tão especial...
Van 04/09/2021minha estante
Tbm acho maravilhoso! Precisamos desesperadamente de ternura!

Thamaha 13/12/2021

Coração de criança
Terminei esse livro hoje, e lágrimas escorriam pelo meu rosto! Muito difícil eu chorar em leitura , me emociono mais facilmente com filmes, mas José Mauro de Vasconcelos soube muito bem como escrever sobre a infância daquela época, e , em muitos momentos lembrei de mim, da minha infância , dos sentimentos de raiva que tinha quando também apanhava dos meus pais!

Esse livro é brilhante!

Uma história que todo mundo deveria ler!
Eu olhei os filmes, porém o livro é 100x melhor!!!

"A verdade é que a mim contaram as coisas muito cedo.? Meu Pé de Laranja Lima?

Luhran 11/04/2020

Fale com árvores
Zezé é um garoto que jura ter seis anos de idade, esperto, arteiro e perspicaz. Com uma família numerosa, um pai desempregado e um pré-despejo vindo à tona, o menino vive sua vida humilde a todo o vapor aprendendo sempre que pode.

Defensor de seu irmão Luiz, Zezé é conhecido como o garoto que tem o diabo no corpo por ser tão manipulador de artimanhas que possam prejudicar sua vítima. De uma natureza aventureira e curiosa, o menino dono de um pé de laranja lima arrancará lágrimas de qualquer leitor que tenha a sensibilidade de enxergar a vida de uma criança debilitada pela falta de carinho.

Parece um livro infantil, mas assim como a estória de O pequeno príncipe, O meu pé de laranja lima é para qualquer idade. E Talvez eu não tenha prioridade para indicar este livro, por ter tanto tempo que foi lançado e tantos fãs em sua carreira. Mas eu, aos vinte e dois, no ano de dois mil e vinte, me debrucei em lágrimas nos primeiros capítulos dessa história.

Não é só sobre as aventuras de Zezé, é sobre como a vida de açoita quando seu lar está fragilizado. É ver a mente de um garoto que ainda nem desfrutou de todos os bens que a vida pode lhe oferecer, decair num penhasco em direção a depressão por agonia as não respostas. É assistir ao mar de sangue, quando uma conversa resolveria.

Acolhido pela esperança de algo melhor surgir, o garoto que conversa com um pé de laranja lima mostrará ao leitor os cascalhos das ruas e a dor que seu coração pode sentir.

Intenso, frágil e incrivelmente abalador.

Gabriele 28/03/2023

Lindo
"A semana que vem, o senhor acha que eu já cresci?..."
Adoro livros cuja narrativa segue a perspectiva de uma criança. Essa obra nos apresenta Zezé, um garotinho com fama de traquino que usava de sua imaginação fértil para sobreviver a um ambiente violento.
O livro exige um leitor de coração frio, se não você vai chorar em absolutamente todos os capítulos. É triste e frustrante acompanhar toda a jornada de Zezé, tendo que vivenciar a pobreza e a perda, presenciando constantemente a crueldade humana.
Dri 29/03/2023minha estante
Esse livro é lindo.

Gabriele 29/03/2023minha estante
Lindo do mesmo tanto q é triste

Dri 29/03/2023minha estante
bem assim

-molly 30/03/2023

O meu pé de laranja lima
é um livro muito bonito e muito bem ambientado/narrado
no começo me encantei demais, mas conforme ia lendo percebi q era um livro pesado, retratando de assuntos de uma forma verdadeira e sem nuances

e acho isso uma jogada muito legal, pois é narrado pela perspectiva de uma criança, que sempre são muito verdadeiras. a sinceridade de zezé ao longo da história é oq deixa divertido mas ao mesmo tempo te da socos no estômago com a realidade que ele passa

particularmente nao me apeguei tanto a história, mas eu reconheço que é um livro muito bom e muito bem escrito mesmo, achei muito legal a autenticidade de escrever a história com a visão de uma criança, isso foi oq eu mais gostei no livro

Marcia 08/02/2024

Minhas impressões sobre o livro
Que livro lindo, triste e encantador.
Chorei, dei risadas e também me revoltei.
É uma história incrível e muito emocionante sobre um garoto pobre chamado Zezé. Ele tem 5 anos, é muito arteiro, muito amoroso e tambem o considero precoce em seus pensamentos.
Me apaixonei pelo Zezé e várias vezes queria entrar no livro e tira-lo dos momentos difíceis e sofridos que ele enfrentou.
Como tem adultos terríveis e insensíveis nesse mundo. Infelizmente ha muitos e lendo esse livro me lembrei das crianças de uma casa/abrigo, um lar onde crianças maltratadas pela família são acolhidas.
Como é importante a leitura, como abre nossa mente e nos ensina tanto.
Valeu!!!
Regis 08/02/2024minha estante
Outro para a lista, Márcia. Vou guardar para quando estiver pronta para chorar e me revoltar com essa leitura assim como você. ?

Marcia 08/02/2024minha estante
Legal!! É bem assim mesmo kkk