O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

owtenna 30/04/2024

Amo os livros do José Mauro de Vasconcelos, mas esse>>>>
Meu pé de laranja lima é o único livro que sempre vai ter um espaço no meu coração, não importa quantas vezes eu leia sempre acabo em lágrimas.

deia 06/09/2022

"A vida não é nada sem ternura"
O que dizer desse livro a não ser quão tocante e significante ele é.
Toda a história consegue provocar discussões importantíssimas sobre como agressão nao é uma boa forma de se educar uma criança, como um lar familiar segregado prejudica o crescimento dessa criança e como um relacionamento bom e empático (como o de Portuga) faz diferença.
Espero que cada criança tenha um Portuga na vida que transmita a lição de que o mundo precisa de muita ternura e que isso é a melhor forma de se educar alguém, mesmo em situações extremamente dificultosas como na pobreza.

Danielle 04/02/2021

merece mais
Eu li esse livros anos atrás e nessa releitura usei audiobook. Foi meu primeiro audibook e que experiência incrível. As musicas citadas foram tocadas, tinha varias vozes, fiquei emocionada.

Eu amo esse livro, não consigo pensar em um ponto negativo. Me identifico muito com o zeze e sua infância. Tadinho, sofreu demais. Sou que nem a irma dele pedindo pro menino tao novinho parar de sofrer.

Hora gargalhadas, horas lagrimas. É um livro muito emotivo, ele mexe com você. Voce se conecta com o zeze de uma forma... você só quer ser amiga dele e falar com o pé de laranja lima kkkkk

Livro incrível e maravilhoso, um dos melhores da literatura brasileira SEM DUVIDAS por isso tão reconhecido mundialmente.

Isauwy 13/05/2024

Um livro muito lindo e gostoso de ler. Você se apega com Zezé e sente suas dores. As frases pesadas que uma criança de apenas 5 anos fala abala muito, ao msm tempo é muito bizarro saber que o autor, msm tão novo, era tão maduro e tão forte. Uma leitura obrigatória sim, que aborda temas muito importantes e que te faz refletir sobre a vida e como é tão desigual.
?????
_Leticia_ 13/05/2024minha estante
Gostei demais desse livro, e adorei o último capítulo!

Jeh 18/04/2020

Não tava esperando o rombo que esse livro ia deixar no meu coração! 💔
O que foi isso? Começei a ler como quem não quer nada e acabei com o coração estilhaçado com a historia de Zezé...

Muito me incomodou no incio esse historia dele ser afilhado do diabo e tal, mas com o decorrer da leitura q ele só tinha na cabeça aquilo que lhe engiavam nela... R quantas crianças não são chamadas asssim? Diabinhos, pestinhas, inuteis...
Eu como mãe de 2 meninas me orgulho de nunca ter permitido que nenhima dessas imprecações saissem de minha boca em direção a elas.

Zezé, o 4° de 5 filhos, sofre desde cedo com a pobreza e toda escassez que ela traz.
Apesar de ser um meninininho muito travesso, conquista o coração de todos com quem esbarra, com sua inocência e sinceridade. O cantor Ariovaldo, a prof. Cecília, o Portuga e EU nos rendemos as espevitagens desse menininho aloirado, pequeno pra idade e de vida tão sofrida.
Zezé nos ensina a dar valor as coisas!
Se você esta tentando ler e por algum motivo esta empacada, te aconselho: não desista desse livro!
Com certeza ele faz a dierença.

Natália 23/11/2021

Tocante
Esse livro nos faz rir e chorar na mesma proporção, é emocionante!
Zezé é uma criança levada e muito inteligente com uma sensibilidade incrível. Me fez lembrar bastante de algumas histórias que minha avó contava.
Sou apaixonada por livros narrados na perspectiva de crianças e com esse não foi diferente.

Angélica 22/07/2021

Não consigo explicar tudo que senti lendo esse livro, tanto que acho que não consigo falar sobre ele...
Então vou resumir tudo a: Recomendo. Recomendo muito.
Mas é triste, você vai sofrer lendo.
Mesmo assim vale a pena.

Lav 15/01/2021

Surpreendente e emocionante
"Meu pé de laranja lima" foi minha primeira leitura do ano e acho que eu não poderia ter começado melhor. Um clássico da literatura brasileira, este livro que, com uma narrativa extremamente fluida, vai te transportar para de cabeça para dentro da história. Me emocionou de uma forma intensa (na metade do livro já estava chorando sem parar).

O livro conta a história de Zezé, um menininho de 5 anos de idade, que com sua imaginação, inteligência e inocência inexplicáveis, vai aprontar bastante, principalmente sob os conselhos do seu melhor amigo, o pé de laranja lima.

Além de tudo o autor aborda temas importantes, recorrentes naquela época mas que ainda hoje estão presentes , a pobreza e a violência infantil.

Recomendo esse livro a todos!

MariCassenote 03/05/2020

Belíssimo!
O livro é lindo e se tornou um dos meus favoritos. Procrastinei o início da leitura por muito tempo, mas com certeza esse é um dos livros que todas as pessoas deveriam ler ao menos uma vez na vida.
Arya4 03/05/2020minha estante
Exatoo

luiza 11/12/2021

Livrinho nacional obrigatório
Vou guardar esse livro no fundo do meu coração. Esse livro é lindo lindo lindo.

O Zezé é um menininho pobre do Rio de Janeiro. Sua família vive se mundando de casa por não conseguir acompanhar com as despesas de tudo.

Zezé é uma criança inteligente e curiosa que está sempre em busca de desvendar coisas novas, assim como experimentar novas travessuras.
Sua família não admira as confusões que ele se mete e não poupa as surras dadas a ele.

Aos poucos, Zezé se reprime e acredita que sua família o odeia, assim como o Menino Jesus, por ele ser um "pestinha" como dizem. Em decorrência a isso, ele cria um grande amigo e confidente: seu Pé de Laranja Lima ou Minguinho, para os mais próximos.

Esse livro realmente parece que foi escrito por uma criança, o que faz dele ainda mais brilhante.
Chorei que desidratei com uns capítulos e, principalmente, com o final. Com certeza é um dos meus livros preferidos e que tem um lugar no meu coração.
tortajulia 11/12/2021minha estante
vc tem realmente um dom de me fazer querer ler qualquer livro

luiza 11/12/2021minha estante
amg vc tá fazendo eu me sentir uma influencer KKKKKK

tortajulia 11/12/2021minha estante
KAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKA

Marcos 25/05/2022

EXPLÊNDIDO
O jeito que esse livro me destruiu emocionalmente e sentimentalmente, cravando minha sensibilidade na raiz, não tem explicação. Cada aventura do Zezé era um motivo pra eu sorrir igual bobo, mas cada situação que o machucava, me dilacerava por dentro de forma descomunal. Sério, leiam este livro! É uma obra prima das mais lindas obras nacionais!

Matheus Oliveira 28/07/2022minha estante
Achei sua resenha! Obrigado! ????

maria 06/01/2022

O menino com diabo no sangue
Meu pé de laranja lima é um livro autobiográfico o qual, dividido em duas partes, conta a história de Zezé, um menino sagaz da periferia do Rio de Janeiro, que se mete em diversas confusões, prega peças em todos, viaja em sua própria imaginação e é muito inteligente. José é diversas vezes associado a figura do diabo por ser rebelde e irrequieto e por conta de sua personalidade e feitos, acaba levando muitas surras em casa, tantas ao ponto de fazê-lo desistir da vida.
Essa foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto por ser um livro fortemente autobiográfico, apesar de ser um romance infantojuvenil. Isso não me impediu de ter uma leitura fluida e que me emocionou em diversas partes e me fez questionar se José fez terapia depois que cresceu, porque ele levou tanta surra, foi tantas vezes chamado de ruim, que é impossível que ele não tenha sido extremamente traumatizado.
Essa leitura me trouxe muitas reflexões, principalmente sobre a forma como as crianças eram criadas antigamente e suas consequências, como a ideação suicida de Zezé, que tinha somente 5 anos de idade. Além disso o livro retrata a pobreza de maneira também a refletirmos, como quando Zezé pediu a professora que partilhasse o tostão para comprar um sonho recheado com pessoas mais pobres que ele e durante o passeio com o Manuel, dizendo a ele um trajeto que não gastaria muita gasolina. Um livro de emocionar, certamente valeu a pena a leitura e certamente recomendarei para outras pessoas.

Sarah 14/08/2023

Uma mistura de emoções!
Sinceramente? Que livro lindo. Um dos poucos que me fizeram chorar, chorar de cair lágrimas mesmo, sabe?. Constantemente me vi sorrindo n?um capítulo e em outro chorando.
O livro em si tem uma escrita fácil, leve e viciante. Nos vemos muito apegados ao personagem principal Zezé quando começamos a ler e torcemos pelo seu bem ao longo da trajetória. As tragédias que acontecem à Zezé junto com sua visão do mundo é algo que o autor acertou completamente, embora eu saiba que é uma história altamente autobiográfica. Enfim, leiam! Eu devorei esse livro e definitivamente recomendo para todos.

(Gostaria de ter elaborado melhor essa resenha já que tem muitas outras coisas que eu gostaria de falar mas enfim, é o que deu. )

P.S.: Agora estou pronta para chorar com o filme xD

MindClara 09/03/2024

Chorei, chorei mais, chorei dnv e depois chorei mais ainda!
Esse livro é simplesmente perfeito!
Ele fala sobre um menino de 5 anos chamado Zezé que mora cm a sua família gigantesca em Bangu no Rio no ano 1968. No começo do livro já fica claro q a família n é a das ms ricas, então ele e seus irmãos começaram a trabalhar desde novos.
Zezé era um menino mt inteligente, curioso e q aprendeu a ler sozinho. Durante o livro a gente acompanha o dia a dia dele, as brincadeiras, as besteiras q ele faz e também os abusos q sofre da família através das suas conversas com seu pé de laranja lima.
O ms emocionante do livro e que ele consegue retratar mt bem a mente de uma criança tanto nas brincadeiras da infância quanto em coisas q crianças n deveriam passar.
Chorei mt, DE SOLUÇAR lendo esse livro, quando terminei de ler fiquei desnorteada! A minha vontade agora é sair dando esse livro pra todas as pessoas do mundo, pq na minha cabeça todo mundo precisa ler e todo mundo vai gostar. N teve uma coisa se quer q eu não tenha amado no livro, ele é incrível!
APENAS LEIAM!!