O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Adriano 04/02/2021

Ainda que minha infância e a de Zezé tenham pouco (ou quase nada) em comum, lembro do impacto que senti ao ler esse livro pela primeira vez, cerca de 17 anos atrás, quando eu mesmo ainda era apenas um menino. Reler "O meu pé de laranja lima" depois de tantos anos, mais do que trazer memórias do meu primeiro contato com a obra, me faz refletir sobre a genialidade de José Mauro de Vasconcelos, e em como sua escrita é fácil, envolvente e capaz de misturar a alegria, a ternura, a tristeza e a melancolia de forma tão única. Mais do que isso, essa releitura me faz perceber como eu perdi a oportunidade de ler mais obras desse brilhante autor, um erro que eu estou disposto a corrigir o mais rápido possível.

janierisonsantos 29/07/2021

É nordeste. É Brasil. É história.
"O livro conta a história de uma criança pobre que, incompreendida, foge do mundo real pelos caminhos da imaginação."

Eu não tenho palavras para descrever a grandeza deste livro. Este foi o meu primeiro contato com o autor e esse clássico da literatura brasileira. Lindo!

Argoso 15/01/2024

Você já achou o seu Pé De Laranja Lima?
Meu Deus por onde começar
Esse livro é tão bom mas tão bom
Eu nunca tinha experimentado ler um livro pela perceptiva de uma criança
Então eu não tava NADA preparado para esse livro
O Zezé constantemente tem um pensamento pessimista sobre ele mesmo que serio, MUITO Preocupante.
Eu me senti diversas vezes muito angustiada com uma vontade enorme de abraçar o Zezé em todos os capítulos que ele narra.
Esse livro mostra o por que crescer antes do tempo acaba se tornando um problema, por que afinal
Crianças precisam ser crianças.
Mas oque mais me doeu foi o significado do "Meu Pé de Laranja Lima" e quão destruidor foi descobrir.
E mostra também que crianças também sofrem, crianças também entendem e nos faz entender que não devemos tratar esses piticos como inferiores por estarem menos tempo que nós.
Todos nós somos dignos de amor e compreensão.

5 estrelinhas MAIS que merecidas
?????
E a pergunta final:

Você já achou o seu pé de laranja lima?
Tony 15/01/2024minha estante
Muito massa esse ?

SuhCG 14/02/2024

Nasceu Amor no meu coração
Sem sombra de dúvidas o livro que mais me deixou com nó na garganta, que vontade de te abraçar Zezé.
Tão bom que me deixou reflexiva e sem palavras.
Claudia.Pinto 14/02/2024minha estante
É maravilhosamente lindo e triste...

Vivi 29/12/2020

Uma leitura para ser sentida
Eu li esse livro através do áudio livro e a história de Zezé me comoveu bastante em diversos pontos da leitura.

Do ponto de vista de Zezé, um menino de apenas 6 anos, a história narra as dificuldades e pobreza de sua família. Uma leitura de linguagem simples, triste e em muitos momentos pesada.

Recomendo a leitura à todos.
JonasDomm 29/12/2020minha estante
Tem uma continuação, você sabia?

Hadassa.Carvalho 05/06/2022

Pequeno, mas impactante
Depois de ter estagnado na leitura e ter sido atingida por uma ressaca literária pesada, continuei a ler esse livro.
Em menos de 5 minutos lendo, lá estava eu me emocionando com a dualidade de Zezé: bom e mau, forte e fraco... Novo demais pra ser um homem, mas sofrido e vivido demais pra ser uma criança. Mesmo com a leitura não fluindo, "Meu pé de laranja lima" é um livro legal, que retrata a sociedade e a infância brasileira.

Deise 03/02/2022

Como alguém dá menos de 5 estrelas para essa obra perfeita?
Esse livro é lindo, triste e trás uma mensagem muito importante. Entendi como a falta de afeto pode fazer com uma criança. Um livro tão antigo, mas tão atual também. Em todo momento da leitura quis colocar o Zezé num potinho e protegê-lo de todo mal. Não sei nem o que dizer, só leiam. É uma história maravilhosa, se pudesse dava mil estrelas. ?
"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."

?Não espero nada, assim a gente não fica desapontado.?

?Mas o que doía mesmo era o rosto. Doía de dor e de raiva ante tanta maldade sem motivo.?

?A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um a dia a pessoa morre.?
Douglas Finger 03/02/2022minha estante
Eu tambem amei essa leitura, mto emocionante!

Carlos 04/02/2022minha estante
Chorei muito

Deise 04/02/2022minha estante
É bem comovente ??

dudasantf 20/04/2021

As 5 estrelas mais merecidas.
"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu."

Depois de três releituras, posso dizer com tranquilidade que "Meu Pé de Laranja Lima" é o livro mais precioso que já li na vida. Jesus! Me sinto até sem fôlego só de pensar novamente nessa história!

O livro em si é um romance autobiográfico escrito pelo talentosíssimo José Mauro de Vasconcelos, o Zezé. E nos conta a história de como uma criança tenta sobreviver a uma realidade hostil, ao lidar com um pai alcoólatra, as desigualdades sociais e a dor da perda usando seu meio de proteção mais bonito; a imaginação.

Ler "Meu Pé de Laranja Lima" é entender que esta história não acaba na conclusão, e sim na dedicatória. Se puder ler este livro, leia! Afinal, "apenas deveríamos ler os livros que nos picam e nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para que lê-lo?"

Calata 07/11/2022

"Matar não quer dizer a gente pegar um revólver...
E fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu". Fazia tempo q n me emocionava, e derramava lágrimas com um livro. " E foi assim que eu ganhei a minha roupa de poeta. E eu fiquei lindo!"... É um livro escrito do ponto de vista de uma criança (q nunca deixa de ser interessante) q sofre fisicamente e mentalmente, porém é dócil e gentil com aqueles q n o maltratam ou fazem uma gentileza.... Como é mágico e trágico um mundo de criança que não sabe a diferença.....

Gabriel 14/03/2024

Um livro espetacular que me fez chorar pra um 🤬 #$%!& ! O filme, com o João Guilherme, me serviu de base para a imaginação. A história é pesada e triste, porém você não consegue parar de ler.
Muito bom! 5/5

Rosangela Serafim 24/05/2024

Simplesmente fantástico
Estou aos prantos! Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar.
Tocante, profundo, emocionante. A gente consegue sentir a dor do Zezé.
Todo mundo deveria ler esse livro.
Obs: é uma história real. É a autobiografia do autor.
Leiam. Simplesmente leiam.
Vanessa.Castilhos 24/05/2024minha estante

Eduzito 09/10/2022

Emocionante
Meu pé de laranja lima é um livro maravilhoso, denso, pesado e que pessoalmente me emociona demais. Chorei demais pela bela narrativa criada pelo autor José Mauro de Vasconcelos, personagens cativantes e enredo siper dinâmico, envolvente e emocionante.
Karoline.Estefani 09/10/2022minha estante
Só por essa descrição eu fiquei com vontade de ler

Gabriela3420 14/05/2020

Meu pé de laranja lima
Nesse livro conhecemos Zezé, um menino de quase 6 anos, morador de Bangu, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, filho de uma família humilde e numerosa, acompanhamos uma parte da infância desse criança muito criativa, travessa e cativante, que vivência não só a escassez de dinheiro mas também de afeto. Zezé constantemente leva surras dos pais e irmãos mais velhos como castigo pelas diversas traquinagens que apronta, mas ele não se importa desde que as tenha merecido. Seus melhores amigos são um pé de laranja lima, que fica no fundo do quintal, perto do valão, o seu irmão mais novo Luís, companheiro de brincadeiras e o Sr. Portuga por quem ele nutre um carinho especial por este ocupar um lugar que sua família muitas vezes deixa vago. Meu pé de laranja lima é um livro sobre amizades, afeto e amadurecimento. O autor conseguiu me tocar em cada cena do cotidiano desse menino tão especial que é Zezé, e de forma muito singela ele mostrou como o meio em que se vive influencia na velocidade de amadurecimento das crianças.

maisa 02/12/2022

"Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."

como pode uma criancinha de 5 anos saber e ensinar tanto a alguém? foi um dos livros mais bonitos que já li e é uma daquelas leituras que vão me acompanhar por muito tempo, que eu sei que vou estar sempre relendo, toda vez com uma nova perspectiva

acho que nenhum livro me emocionou tanto quanto esse, chorei de soluçar, de não conseguir controlar. te amo zeze my beloved
Julia1894 02/12/2022minha estante
Quando li , me senti mexida com a leitura !