O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Neidoca 19/12/2020

Fechando com chave de ouro
Gente, esse livro é maravilhoso, sensacional, eu pude ver a simplicidade da vida sendo contada através de uma criança, meu coração se encheu de ternura enquanto eu lia! Perfeito! Estou apaixonada e impactada até agora!

maria 06/01/2022

O menino com diabo no sangue
Meu pé de laranja lima é um livro autobiográfico o qual, dividido em duas partes, conta a história de Zezé, um menino sagaz da periferia do Rio de Janeiro, que se mete em diversas confusões, prega peças em todos, viaja em sua própria imaginação e é muito inteligente. José é diversas vezes associado a figura do diabo por ser rebelde e irrequieto e por conta de sua personalidade e feitos, acaba levando muitas surras em casa, tantas ao ponto de fazê-lo desistir da vida.
Essa foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto por ser um livro fortemente autobiográfico, apesar de ser um romance infantojuvenil. Isso não me impediu de ter uma leitura fluida e que me emocionou em diversas partes e me fez questionar se José fez terapia depois que cresceu, porque ele levou tanta surra, foi tantas vezes chamado de ruim, que é impossível que ele não tenha sido extremamente traumatizado.
Essa leitura me trouxe muitas reflexões, principalmente sobre a forma como as crianças eram criadas antigamente e suas consequências, como a ideação suicida de Zezé, que tinha somente 5 anos de idade. Além disso o livro retrata a pobreza de maneira também a refletirmos, como quando Zezé pediu a professora que partilhasse o tostão para comprar um sonho recheado com pessoas mais pobres que ele e durante o passeio com o Manuel, dizendo a ele um trajeto que não gastaria muita gasolina. Um livro de emocionar, certamente valeu a pena a leitura e certamente recomendarei para outras pessoas.

Sarah 14/08/2023

Uma mistura de emoções!
Sinceramente? Que livro lindo. Um dos poucos que me fizeram chorar, chorar de cair lágrimas mesmo, sabe?. Constantemente me vi sorrindo n?um capítulo e em outro chorando.
O livro em si tem uma escrita fácil, leve e viciante. Nos vemos muito apegados ao personagem principal Zezé quando começamos a ler e torcemos pelo seu bem ao longo da trajetória. As tragédias que acontecem à Zezé junto com sua visão do mundo é algo que o autor acertou completamente, embora eu saiba que é uma história altamente autobiográfica. Enfim, leiam! Eu devorei esse livro e definitivamente recomendo para todos.

(Gostaria de ter elaborado melhor essa resenha já que tem muitas outras coisas que eu gostaria de falar mas enfim, é o que deu. )

P.S.: Agora estou pronta para chorar com o filme xD

Elisiane.Ribeiro 24/02/2022

Emocionante
Um clássico da literatura brasileira! Em muitos trechos me deu uma vontade imensa de abraçar o Zezé e proteger de tudo e de todos. Em outros momentos, me deu vontade de voltar a ser criança e aprontar junto com ele! Infelizmente, esse enredo é uma triste realidade de muitos brasileiros daquela época, e que, facilmente, conseguimos notar as semelhanças nos dias atuais. Vale a pena ler e refletir!
celenesantana 24/02/2022minha estante
é lindo esse

Elisiane.Ribeiro 24/02/2022minha estante
Demais, Celene!

ana bi 23/09/2021

devastada
esse livro acabou comigo de todas as formas possíveis. sobre "a confissão final": lágrimas. lágrimas e soluços e dor no coração. quando eu morrer, quero que me plantem como um pé de laranja lima. favorito da vida.
Ray 23/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito

Lav 15/01/2021

Surpreendente e emocionante
"Meu pé de laranja lima" foi minha primeira leitura do ano e acho que eu não poderia ter começado melhor. Um clássico da literatura brasileira, este livro que, com uma narrativa extremamente fluida, vai te transportar para de cabeça para dentro da história. Me emocionou de uma forma intensa (na metade do livro já estava chorando sem parar).

O livro conta a história de Zezé, um menininho de 5 anos de idade, que com sua imaginação, inteligência e inocência inexplicáveis, vai aprontar bastante, principalmente sob os conselhos do seu melhor amigo, o pé de laranja lima.

Além de tudo o autor aborda temas importantes, recorrentes naquela época mas que ainda hoje estão presentes , a pobreza e a violência infantil.

Recomendo esse livro a todos!

Najúlia 17/09/2023

"Dor era aquilo, que doía o coração todinho..."
Esse livro é muito especial... Tive um pouco de dificuldade em entender ele no começo, mas fico feliz por não ter abandonado essa leitura.
Zezé era uma criança aprendendo a sentir, a pensar e a entender. Muito forte, tudo o que passava pela cabeça do personagem, que só tinha 6 anos.
Realmente matamos algumas pessoas no coração, deixamos de querer bem a elas, e às vezes família é assim, acontece de outras pessoas ocuparem esse papel. Família é um sentimento, somos nós que escolhemos.
Vidings 17/09/2023minha estante
Esse livro é tão lindinho aaaa ?

Beatriz de Medeiros Abreu 27/07/2021

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima
Não sei o que foi os meus surtos... eu ri, eu chorei MUITO, eu fiquei surpresa... e muito mais.
É um clássico da literatura brasileira, e q todo mundo deveria ler. Vou confessar que antes de realmente fluir a leitura eu tinha começado a ler umas 2 vezes, mas não engatava, e eu sempre abandonava. Por isso, se vc for ler e não gostar do início, só continua. Vale apena.
Pêpe 27/07/2021minha estante
Foi o meu primeiro livro que li, chorei muito

caos 27/07/2021minha estante
li faz uma semana e tô de ressaca ainda, não consigo superar. que livro lindo e emocionante!

Pêpe 27/07/2021minha estante
Pura verdade Bia, tem outro tbém do mesmo autor que chorei muito Rosinha minha Canoa???

DIRCE 01/05/2009

Eis a questão;
Dizem que o primeiro sutiã a gente nunca esquece. Será? Pra, mim, inesquecível é o meu primeiro livro: Meu pé de laranja lima.
Mas antes de comentar sobre o livro, abro um parêntese para dizer que sou de um tempo em que não tínhamos acesso aos livros, pelo menos nós, de origem humilde. Quando um gibi chegava as nossas mãos já era a glória.Contentávamos, quando ainda no primário, com as fábulas dos livros de leitura utilizados pelos professores. Bibliotecas? Se existiam, desconhecíamos.
Então, já podem imaginar o impacto desse livro numa adolescente absurdamente sensível. Ainda consigo me ver com o livro na mão, toda envergonhada, tentando disfarçar as lágrimas que copiosamente caiam. Nossaaaaa!! Como me emocionei com Zezé e a sua godóia, seu portuga e o seu pé de laranja lima. Não me lembro como foi que esse livro chegou às minhas mãos, mas não importa,o que importa é que esse livro foi marcante, e reforçou em mim o gosto pela leitura.
Juliana 26/10/2016minha estante
Belíssima resenha! Comigo também foi assim na infância...na periferia era muito difícil ter acesso a um simples livro.Muito bom saber que nossa história é única, mas sempre alguém tem uma caminhada tão dura quanto a nossa!

anoca 15/08/2021

o meu pé de laranja lima cura onde dói
agora entendo pq esta obra é tão famosa e querida. merecidíssimo. tudo lindo sensível e triste. segundo livro que da minha vida que me faz chorar.

lililu 05/04/2023

Uma leitura bem triste
Eu comecei o livro achando que seria um livro para crianças e terminei achando que é um livro bem pesado para criança. Bem triste, mas é espetacular.
Difícil escrever sobre essa história, difícil colocar em palavras.
Além da escrita ser incrível, apesar da dor, é um livro nacional

Caio Silva 22/03/2023

Clássico clássico clássico!
Perfeito, sem comentários, só mesmo lendo pra sentir as emoções que esse livro nos passa. Dentre os poucos, se pá é o melhor que já li.
Orgulhoso de mim por ter lido um livro de quase 200 pag, apesar a leitura desse livro ser bemmm fluida.
yyyyyy 22/03/2023minha estante
Mto bom

Jorisdana 23/03/2023minha estante
ORGULHO DEMAISSS

Jujuba ;) 22/08/2022

Quem diria...
Eu nem sei muito o que dizer sobre esse livro.
Comecei a ler ele pq minha professora ouviu eu falar que eu e minha amiga tínhamos que ler mais clássicos brasileiros, ela chegou no outro dia com esse livro.
Pra mim livros brasileiros, ainda por cima um pouco antigos são mais dificeis pra mim, por isso, me desafiei e enfiei a cara.
No começo me estressei pq achei a história sem enredo e muito infantil.
Depois eu quase chorei na cena do Natal.
E no final serio, acabou cmg?

gvazzz 10/04/2023

Como assim esse livro é infantil? Que tanta maturidade e ensinamentos!!! E esse Zezé que parece mais um sinhô de 60 anos que um meninin de 5 quase 6 anos. Quanto entendimento da vida, dos sofrimentos e pelejas.
Mariana 10/04/2023minha estante
esse livro é lindo!!!

Amarga.romana 10/04/2023minha estante
Simplesmente um dos livros mais bonitos que eu li na minha vida

claris 10/04/2023minha estante
meu fav da vida todinha?

Dani 27/04/2023minha estante
??? é um favorito da vida!