O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Gustavo_P 16/05/2023

Uma leitura emocionante
Este é um clássico da literatura brasileira que conta a história de Zezé, um menino de seis anos que enfrenta dificuldades em sua vida no subúrbio do Rio de Janeiro. Zezé encontra conforto e amizade em um pé de laranja lima, que se torna seu confidente. O livro aborda temas como infância, pobreza, solidão e imaginação, mostrando a realidade de Zezé de forma cativante. A narrativa é envolvente e emocionante, transmitindo as emoções intensas do protagonista. A obra nos convida a refletir sobre a importância das relações familiares e a preservação da inocência das crianças. É uma leitura recomendada, repleta de lições de vida.

Uma leitura emocionante

Aline.Bernardi 30/12/2023

Muito triste
É a história de um menino de 5 anos que sofre muito com violência doméstica e abandono. Quase não consegui terminar de ler, muito triste.

Juliane Raquel 15/09/2021

Uma obra de arte...
Estou terminando esse livro com meu coração em pedaços.
Todos os personagens são muito sofridos e vivem conflitos internos, cada um precisando superar os seus fantasmas, mas acompanhar a história pelos olhos de Zezé que é apenas uma criança de 5 anos, torna a obra ainda mais sensível. Em diversos momentos é extremamente doloroso "ver" o mundo aos olhos de Zezé. Imaginar que uma criança tão pequena já tenha que passar por tantas coisas.
Além disso, é um livro que nos faz refletir muito, e nos mostra o quanto somos privilegiados por tudo que temos.
Tem tanta coisa, mas tanta coisa desse livro que eu gostaria de falar e sinceramente, nem sei como. Só posso dizer que é uma obra fantástica e eu gostaria que todas as pessoas lessem.

moreirae 04/06/2022

No começo do livro eu realmente não esperava que o Zezé fizesse amizade com o Portuga.
No final fiquei com muita dó do Zezé, acredito que o que ajudou a se recuperar foi a compaixão de godoia e também a sua imaginação com teu pé de Laranja Lima. Assisti ao filme também e realmente achei muito fiel ao livro e a história que quer passar
maria_ceci 04/06/2022minha estante
esse dói na alma

Debs 04/06/2022minha estante
Eu chorei horrores lendo esse livro

Eliza.Bedin 08/07/2023

Como se desapegar de um personagem que está padecendo?!
Simplesmente triste e lindo. Você se apaixona pelo personagem e a cada momento de dor da vontade de pegar ele no colo e proteger. Não tenho palavras. Fiquei devastada.

skuser02844 05/07/2021

eu acho que nunca vou estar preparada para fazer uma resenha desse livro que realmente consiga expressar metade das coisas que senti com ele, então nem vou tentar e só deixo aqui que a história me encantou, que eu chorei demais e que entrou para minha lista de livros favoritos
biancavl33 05/07/2021minha estante
Quero muito ler

skuser02844 05/07/2021minha estante
é muitoo bom, recomendo

Guilherme.Oliveira 24/04/2021

Simplesmente sensacional.

Como o Zezé é um personagem intenso.
Livro completamente cativante, sensível e emotivo.

Entrou para a galeria de livros da vida...
Fabiana 24/04/2021minha estante
Essa história é tão perfeita

Guilherme.Oliveira 24/04/2021minha estante
Também fiquei encantado!

Francine.Rostin 24/04/2021minha estante
Guilherme eu li na minha infância, me apaixonei. Ano passado meu filho leu e eu acompanhei ele se encantando com Zezé. Foi lindo.

Guilherme.Oliveira 24/04/2021minha estante
O livro é mesmo cativante, Francine! Zezé é um personagem incrível.

Ladyliterando 26/04/2021minha estante
Sabia que vc ia amar, é a sua caraaa!

Fabiana 26/04/2021minha estante
É um livro a ser passado adiante

isa_nity 05/11/2021

obrigada escola
eu li quando eu era pequena e foi o primeiro livro que eu chorei que nem uma cadela desmamada minha mãe tava dormindo numa parte do sofá e eu chorando na outra amo ele
Bianca Brighenti 05/11/2021minha estante
Esse livro é muito ?

Patricia 05/11/2021minha estante
Esse livro é lindo e muito sensível! Chorei muito, e choro até hoje!

Frankli 04/04/2021

Meigo e nostálgico
Zezé é muito meigo, você se apaixona pelo seu jeito, sua imaginação. Ao ler esse livro me transportei para aquele tempo onde a história acontece, tudo é tão pesado e você vai passando pela história de forma leve e com muita esperança. Seria triste eu estragar sua esperança com um spoiler aqui, então se você está pensando em ler, leia e sinta essa aventura.
Adriana 04/04/2021minha estante
Amo esse livro
Realmente nostálgico
Foi uns dos primeiros livros que li

alice 04/04/2021minha estante
A história desse livro é preciosa demais ^^

Annanda 04/04/2021minha estante
Esse livro tem um espacinho especial no meu coração. ???

Adriana 04/04/2021minha estante
E no meu também

Albieri 04/10/2020

Sensível e lindo
O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Nunca imaginei que um livro fosse me tocar tanto. Já tinha ouvido falar deste e sempre ótimas críticas.

Eu mergulhei nesse texto de cabeça, uma escrita gostosa de ler, sensível ao leitor que se torna o personagem principal e sabendo que é uma criança de 5 anos dá um ar diferente, pois tomamos as dores daquela criança, vivemos suas travessuras e suas conquistas.

Zezé aquela criança precoce, mas que me cativou grandemente. Como eu gostaria de estar no livro para te conhecer. Sensacional.

#Omeupedelaranjalima #josemaurovasconcelos #literatura #literaturanacional #minhaestante #clubeskoob #skoob #cabeceira #livro #book #amoler

Isaias 19/03/2024

Um dos livros mais lindos que já li! Nunca tinha lido nenhum livro pelo ponto de vista de uma criança, e talvez esse seja o motivo por ter estranhado algumas partes por não fazerem sentido mas a mente de uma criança é assim mesmo. Doloroso desde as primeiras 20 páginas, me vi emocionado provavelmente no decorrer de toda a história e meu único pensamento era de proteger esse menino de todo o mal do mundo.
Nath 19/03/2024minha estante
N tem como ficar sem chorar com esse livro!

Analice77 28/06/2020

Emocionante
Ótimo livro, o primeiro a me fazer chorar de verdade. Ansiosa para ler outros livros do autor, especialmente a sequência "Vamos Aquecer o Sol".
Kiara25 28/06/2020minha estante
Nossa senhora, acho que já tem uns 10 anos que eu li esse livro e lembro até hoje, nitidamente, o ESTADO em que fiquei quando terminei.
Bem marcante, digamos assim kkk

Kelly 21/08/2022minha estante
Eu amo esse livro, dei altas risadas com ele, mas chorei tbm... enfim, é um dos meus favoritos!

Lucas 31/01/2024

O meu pé de laranja lima
Gente, esse livro tá no meu top 1. Que leitura incrível. Impossível ler esse livro e não chorar, como que pode tanta tristeza e sofrimento caber dentro de uma criança? Zezé vai ficar marcado no meu coração, Portuga é incrível.
Só leiam essa obra prima.
Aparecida Freire 01/02/2024minha estante
Amo demais. Um livro cativante maravilhoso. Um dos melhores da vida. Chorei horrores hahaha ?

Lucas 01/02/2024minha estante
Eu chorei tambéeeeem kkkk amei demais esse livro

ellenjulia 03/02/2024

A vida sem ternura não é lá grande coisa
O livro mais lindo que já tive o prazer de ler.

Uma história muito emocionante sobre Zezé, um menininho de "6" anos, curioso, esperto e carente de ternura, que logo nos primeiros capítulos já me vi apegada a sua história e suas peraltices.

A escrita é tão incrível que conseguimos sentir a pureza, ingenuidade e sensibilidade de Zezé a cada frase. Um personagem cativante que mostra que mesmo na infância - e dentre sua realidade vivida - é possível encontrar a beleza e a magia nas coisas simples da vida. Muito reflexivo, apenas leiam!

A presença de Portuga foi incrível e crucial na história.
Thaty sonally 03/02/2024minha estante
O livro mais lindo de toda a minha vida de leitora. Meu top 1 eterno e pensar que é autobiográfico me dá um no na garganta! Perfeito