O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Isabela Di Ãngelo 30/05/2021

Um favorito da vida !!!!
Amei o livro ? Ele é leve por ser narrado por uma criança, mas extremamente pesado, já que esse menino,.passa por coisas muito dificeis.
Um orgulho saber que ele é nacional.
Recomendo muito a leitura.
Bea 30/05/2021minha estante
Own??

Isabela Di Ãngelo 30/05/2021minha estante
Esse livro é ótimo!!! Recomendo ???

annacsfraccaro 01/04/2023

Devastador, cruel e encantador
É um livro triste, cruel, pesado e devastador, mas ao mesmo tempo chega a ser encantador, cativante e apaixonante.
É triste ver uma criança sofrer tanto, mas é lindo de ver a amizade dessa criança com o Portuga, e é mais triste ainda o final.
Esse livro é perfeito, chorei com o final, mesmo sabendo o que iria acontecer, mas não tem como não sentir vontade de chorar com esse final.

@mimullerr_ 13/01/2024minha estante
KKKKK(???

Adriely Bragatto 13/01/2024minha estante
Isso é spoiler?

Cadê a Aline? 13/01/2024minha estante
Mulher, isso é spolier. Colocava o alerta nesse comentário

Vikram.Rodrigues 13/01/2024minha estante
Ain spoiler

Nine 13/01/2024minha estante
Poxa tomei um spoiler de graça mano?

Violettbooks 13/01/2024minha estante
Um aviso de spoiler era o mínimo

13marcioricardo 01/03/2022

O valor de ter alguém que faça valer a pena viver.
Bom, em primeiro lugar vou dizer algo referente à edição, que algumas vezes pretendo dizer, mas sempre acabo por esquecer. A Editora Melhoramentos está de parabéns. Livro lindo, com notas de rodapé, ilustrações, etc.

Em relação à estória, ela gira em torno de Zezé, uma criança de cinco anos que vive no seio de uma família pobre, e que por ser muito traquina apanha porrada como se não houvesse amanhã. O livro trata da violência doméstica, da incompreensão e da solidão.

A primeira metade, não vou negar, achei bem chata, mas a segunda foi bem bacana. Deve ser a terceira ou quarta vez que apanho um personagem português na literatura brasileira, mas é a primeira em que ele é um personagem positivo. E este é um herói. Na verdade, lhe bastou ser humano, às vezes é tudo o que é preciso. Fico feliz por isso. Um livro ou um filme que nos faz chegar as lágrimas aos olhos é sempre bom.
zorin 01/03/2022minha estante
Esse livro é simplesmente tudo! Eu sou apaixonada nele

Brina 05/03/2022minha estante
Um dos livros que me fizeram virar bookstan, chorei muito e muito quando li da primeira vez, tenho uma edição bem antiga, é perfeito

MariaCriCri 08/10/2022

Choratéu
Primeiro livro de literatura brasileira que me prende. É um livro emocionante que retrata a vida de Zezé, um menininho de 5 anos (quase seis), que graças a vida na pobreza é super empático no quesito entender as coisas de adulto, muito inteligente e curioso para a idade. Adorando uma traquinagem ele apanha muito, sem dúvidas esse é um dos pontos de gatilho no livro.
Uma leitura boa, emocionante a ponto de molhar as páginas de lágrimas!
Mariana 08/10/2022minha estante
eu amo demais esse livro

Luuh 08/10/2022minha estante
Chorei muito lendo? realmente muito bom??

Maria 08/10/2022minha estante
esse livro é muito bom, primeiro que chorei lendo

Alice 19/06/2021

Que livro...
Estou sem palavras para este livro. É tão simples e tão lindo. Um livro que carrega um valor incrível, sobre ternura e a ingenuidade de uma criança, que perfeição...

Chorei muito com este final, não esperava gostar tanto! E agora descobri que tem o filme, já vou assistir ?? Vale muito a pena você ler este livro :)
Gabriel.Chiquito 19/06/2021minha estante
Meu deus, como eu amo esse livro, fiquei triste uma semana depois de ler

Alice 19/06/2021minha estante
Estou sem rumo até agora kkk

amanda3913 21/02/2022

Um livro para chorar
Esse foi o primeiro livro que me fez chorar. O final foi super forte e à medida que o Zezé ia sofrendo as piores perdas, ele não tinha mais ninguém para o apoiar. A história retrata o pensamento e a mente de uma criança que vive em um ambiente difícil, com uma base familiar instável e condições financeiras ruins. Uma leitura para trazer reflexão e aumentar sua sensibilidade pelas crianças e sua inocência em relação ao mundo complexo e estressante dos adultos.
Kelly 21/02/2022minha estante
Eu amo esse livro! É um de meus favoritos há anos!

Gabriel 27/12/2020

Não sei o falar, só o que sentir.
A escolha para última leitura de 2020 não poderia ter sido melhor. Que livro emocionante!

Zezé é um menino de 5 anos que tem muitos irmãos. Seu pai está desempregado e a família está passando por sérias dificuldades financeiras. A história se passa nos anos de 1920.

Um dos principais pontos a serem debatidos a respeito da narrativa é a questão da violência infantil. Não só na época em que a obra foi ambientada, mas ainda hoje existem pessoas que defendem a "ideia" de que o espancamento de crianças serve como "corretivo". Em diversos momentos Zezé é agredido quase até a morte sob a justificativa de que ele era um menino muito levado e que tinha "o diabo no corpo". Não consigo entender como pessoas que se dizem cristãs (tementes a Jesus Cristo, que foi morto brutalmente) se propõem à tais atitudes. Zezé cresceu ouvindo comentários a seu respeito que diziam que o mesmo não deveria ter nascido ou que o mesmo não era humano.

A pobreza também é um dos focos da narrativa. Como já citado, o pai de Zezé está desempregado e então a mãe e as irmãs precisam trabalhar dia e noite na fábrica para sustentar a família. Em todo Natal o menino não recebe presentes e ainda ouve dos familiares que ele não ganhava nada porque "o diabo dentro dele havia aprontado demais".

Em meio à tantas dificuldades, Zezé demonstra ser uma criança tão pura e inteligente, que sempre está brincando de zoológico com o irmão mais novo, dando flores para a professora que nenhum outro aluno gosta ou dividindo o lanche que recebe da professora com as outras crianças que são ainda mais pobres que ele.

Impossível quantificar as vezes em que chorei lendo esse livro e de quantas vezes quis abraçar o menino e dizer para ele o quanto ele é especial. Gostei tanto! Isso sim é um livro para se chamar de clássico, mesmo tendo sido escrito nos anos 60 continua tão atual.

Janaina Edwiges 22/10/2023

"A vida sem ternura não é lá grande coisa."
Terminei "O meu pé de laranja lima" em lágrimas e com o coração muito apertado. Minha vontade era abraçar, cuidar do Zezé e dizer a ele que tudo ficaria bem.

Esta é uma história sensível, com uma narrativa extremamente poética, capaz de despertar emoções bem diversas nos leitores. Cresceu em mim o sentimento de revolta, por ver uma família em uma situação de tantas dificuldades econômicas e uma criança tão exposta a violência, falta de afeto e paciência, dentro do seu próprio lar. Por outro lado, fiquei encantada com as travessuras de criança do Zezé e com a relação fraterna que ele construiu com os irmãos, especialmente Glória e o caçulinha rei Luís. Que cena mais linda quando ele arrumou o irmãozinho com todo cuidado para poderem sair e tentar ganhar os presentes!

Foi uma alegria ver desabrochar a imaginação infantil através da amizade com Minguinho, o gracioso pé de laranja Lima. E como não se emocionar com a relação repleta de carinho entre Zezé e Manuel Valadares, o querido Portuga.

Meu pé de laranja lima é uma história inesquecível, que nos traz muitas reflexões, sendo a principal delas que: "a vida sem ternura não é lá grande coisa".
Charlene.Roncolatt 22/10/2023minha estante
Lembro até hoje quantas lágrimas derramei nesse livro!

Marisa 22/10/2023minha estante
Até a novelinha eu assisti!!

layla160 08/01/2024

"sinto um sol de felicidade dentro do meu coração"
Tenciono que me abram, troquem meus órgãos por páginas deste livro,
necessito estar interligada e conectada, você não entende.

vou imprimir uma cópia deste livro,
destroca-lo e rasgá-lo página por página, como ele fez comigo.

queria poder tatuar todas as citações - que são muitas - e então poder colocá-las no meu corpo até que cada centímetro de pele esteja coberto pela escrita desse homem.

quando eu morrer, enterrem-me com ele; vou usá-lo para enfrentar deus se eu for para o céu, e se não, vou ler com quem quer que esteja comigo. até mesmo se eu estiver sozinha.

como alguém pode ler isso e continuar normal? esse livro alterou completamente a química do meu cérebro; estou menos e mais deprimida, ele curou apenas para me arruinar novamente

José Mauro destaca, "não espero nada, assim a gente não fica desapontado"

sinto meus ossos líquidos, voltei para o mundo depois de ler, mas ainda não me sinto viva.
te amo Zezé
giandon_vika 08/01/2024minha estante
Suas palavras são tão lindas :)

layla160 08/01/2024minha estante
te agradeço muito, vivian!!

peü 06/11/2021

O livro ?Meu Pé de Laranja Lima?, do escritor José Mauro, narra a história de Zezé - um garotinho de apenas seis anos, mas muito inteligente, fantasioso, arteiro e sensível. Ao decorrer da narrativa, mergulhamos no cotidiano do protagonista, o qual desperta identificação/empatia nos momentos de dor e alergias que os cerca.

Dessa forma, essa leitura me proporcionou milhares de emoções por trazer, com sensibilidade e delicadeza, uma cruel realidade marcada por desventuras. Isto posto, engana-se quem pensa ser apenas mais uma história infantil, visto que nela é evidenciado uma série de questões sociais ainda latentes na sociedade (violência, fome, negligência, trabalho infantil, etc).

Apesar disso e longe disso, também fala sobre sonhos, sobre fantasias e, principalmente, sobre sentimentos que não poupam o leitor. Assim, a figura de Zezé é cativante e é impossível não se ver ou não compadecer. Recomendadíssimo!
JurúMontalvao 22/11/2021minha estante

Thaís 08/08/2021minha estante
Chorei feito um bebê

eu.karoliny 08/08/2021minha estante
Perfeito demais esse livro

Bru 17/08/2021

Lindo
"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morre."
O livro narra história extremamente profunda e tocante de um menino de apenas seis anos, bastante inconformado e crítico com mundo em que vive, passando por situações inimagináveis no seu dia a dia. É bem escrito e traz uma reflexão muito bonita sobre sentimentos. Recomendo bastante.

Gustavo_P 16/05/2023

Uma leitura emocionante
Este é um clássico da literatura brasileira que conta a história de Zezé, um menino de seis anos que enfrenta dificuldades em sua vida no subúrbio do Rio de Janeiro. Zezé encontra conforto e amizade em um pé de laranja lima, que se torna seu confidente. O livro aborda temas como infância, pobreza, solidão e imaginação, mostrando a realidade de Zezé de forma cativante. A narrativa é envolvente e emocionante, transmitindo as emoções intensas do protagonista. A obra nos convida a refletir sobre a importância das relações familiares e a preservação da inocência das crianças. É uma leitura recomendada, repleta de lições de vida.

Uma leitura emocionante

Marcos Toledo 23/01/2024

Por que eu demorei tanto a ler esse livro?

Esse livro é perfeito. Zero defeitos. Amei tudo!

Me lembra um pouco ?Capitães de areia? e, principalmente, ?Os meninos da rua Paulo?. Até me perguntei se o autor não faz uma homenagem aos meninos da rua Paulo. O protagonista é chamado as vezes de ?o menino do Paulo?.

Chorei muito, ri muito. Quis pegar o menino pra mim, quis cuidar do pé de laranja lima.

É muito difícil ver a dificuldade econômica que ele sofre, ver o tanto que ele apanha. Ao mesmo tempo que é muito bonito ver seu olhar fantasioso, puro e inocente sobre as coisas.

A cena final do ?Seu Portuga?. Que tristeza.
René Rabelo 23/01/2024minha estante
também me emociono com esse livro