O Meu Pé de Laranja Lima

Resenhas - O meu pé de laranja lima

PabloBiel 18/10/2023minha estante
Eu estou lendo !!! Estou amando

Lari 18/10/2023minha estante
É muito bom, só é triste (gosto de livros tristes)

Lucas 31/01/2024

O meu pé de laranja lima
Gente, esse livro tá no meu top 1. Que leitura incrível. Impossível ler esse livro e não chorar, como que pode tanta tristeza e sofrimento caber dentro de uma criança? Zezé vai ficar marcado no meu coração, Portuga é incrível.
Só leiam essa obra prima.
Aparecida Freire 01/02/2024minha estante
Amo demais. Um livro cativante maravilhoso. Um dos melhores da vida. Chorei horrores hahaha ?

Lucas 01/02/2024minha estante
Eu chorei tambéeeeem kkkk amei demais esse livro

ellenjulia 03/02/2024

A vida sem ternura não é lá grande coisa
O livro mais lindo que já tive o prazer de ler.

Uma história muito emocionante sobre Zezé, um menininho de "6" anos, curioso, esperto e carente de ternura, que logo nos primeiros capítulos já me vi apegada a sua história e suas peraltices.

A escrita é tão incrível que conseguimos sentir a pureza, ingenuidade e sensibilidade de Zezé a cada frase. Um personagem cativante que mostra que mesmo na infância - e dentre sua realidade vivida - é possível encontrar a beleza e a magia nas coisas simples da vida. Muito reflexivo, apenas leiam!

A presença de Portuga foi incrível e crucial na história.
Thaty sonally 03/02/2024minha estante
O livro mais lindo de toda a minha vida de leitora. Meu top 1 eterno e pensar que é autobiográfico me dá um no na garganta! Perfeito

Vanêssa 23/02/2024

Mds, que livro incrível
Eu tô chorando igual uma cachorra.????

A narrativa é muito bem construída. A escrita do autor é emocionante, capturando a alma da infância e como é difícil crescer em um mundo muitas vezes atroz e ferrenho.

Paula 09/03/2023

Simples, mas emocionante.
Uma história simples, mas com profundidade em temas como infância, abandono, pobreza, solidão e amizade. Um menino que encontra conforto em conversas com um pé de laranja lima.
Traz muitas reflexões sobre família e laços entre pais e filhos.

lia 04/05/2024

Sem palavras pra esse livro, um dos poucos que já me emocionou durante toda a minha vida.
li ele quando eu tinha 11 anos e tô relendo agora e entendedo o quão profundo é.
nem sei oque dizer, apenas uma obra prima.??
Cecí 04/05/2024minha estante
meu livro favorito da vida ??

raianysantiago_ 04/05/2024minha estante
Terminei ele anteontem e eu chorei tanto que me deu foi dor de cabeça KKKKKKK(?????) Simplesmente incrível! E a acho que, assim como na Coreia, aqui também deveria ser uma leitura obrigatória para o fundamental. ??

larissa4297 04/05/2024minha estante
li esse na escola aos 13 anos e me lembro de chorar horrores, amoo muito

lia 04/05/2024minha estante
eu tb chorei horrores na primeira vez q li kkkk

lia 04/05/2024minha estante
deveria superr ser obrigatória,tá no meu coração ???

Isabelle 04/01/2024

Gente, que livro bom!
Eu vi várias pessoas falando sobre esse livro recentemente e lembrei que meu irmão tinha ele em casa porque leu para a escola, então resolvi dar uma chance para ele.

e meu deus, eu não me arrependo nem um pouco! me emocionei demais lendo esse livro, é muito mágico ver a maneira como o zezé de enxerga e como ele percebe o mundo a sua volta.

juro, não esperava gostar tanto quanto gostei desse livro!

Bantim 25/03/2021

Emocionante!
A poesia da vida através dos olhos de uma criança de Bangu, Rio de Janeiro.
Zezé é um dos muitos filhos de uma família pobre que sempre acreditou ser um diabinho por conta dos comentários de seus pais, irmãos e vizinhos. Acreditou não ser digno de nada bom por conta disso, mas descobrimos através de seus pensamentos o quanto é uma criança amável e pura que carrega consigo as melhores intenções para ajudar aqueles que o cercam, apesar de suas traquinagens.
O autor relata como a criança marginalizada por vezes não percebe o próprio sofrimento por inocência e ter a benção da imaginação, denuncia a comum prática de agressão doméstica e demonstra com ternura como uma criança tem amor àqueles que as concedem atenção e carinho.
A inteligência, brilho e imaginação de Zezé são um deleite para o leitor e enchem o coração de bons sentimentos no que deve ser um dos melhores romances brasileiros.

Mirellissima1 28/02/2024

Meu pé de laranja lima
Li esse livro pela primeira vez a 10 anos atrás, me lembro de me emocionar muito e ser o primeiro livro que chorei lendo.
Hoje, aos 21 anos chorei de soluçar acompanhando a história do Zezé.
É um livro essencial e já recomendei pro máximo de pessoas que conheço! Vale a leitura
Igor249 28/02/2024minha estante
Já vi o filme por falta do livro, mas ainda pretendo ler. Sabe me dizer o quão fiel é?

Mirellissima1 29/02/2024minha estante
eu ainda não vi o filme, mas pretendo ver hoje ou amanhã! Te mando mensagem pra dizer o que achei!

Welliton.Moreira 20/01/2023

Encantador e Emocionante
"Meu Pé de Laranja Lima" é um livro escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado pela primeira vez em 1968. Ele conta a história de um menino de nove anos de idade chamado Zezé e sua relação com o pé de laranja lima que cresce no quintal de sua casa.

O livro é escrito em primeira pessoa e é narrado pelo próprio Zezé, o que permite uma visão íntima de suas emoções e pensamentos. A história é repleta de elementos da infância, como o desejo de independência, a curiosidade e a imaginação. O enredo se desenrola em um ritmo tranquilo, mas com momentos intensos, como quando Zezé luta para proteger o pé de laranja lima de ser cortado por seu pai.

O livro é também uma metáfora para a vida, onde o pé de laranja lima representa a inocência e a pureza da infância, e a luta de Zezé para salvá-lo é uma luta pela preservação da sua própria inocência.

A escrita de José Mauro de Vasconcelos é simples e direta, mas ao mesmo tempo poética e evocativa. Ele consegue criar cenas e personagens que ficam marcados na memória do leitor.

Em resumo, "Meu Pé de Laranja Lima" é um livro encantador e emocionante que captura a essência da infância e da vida. Ele é uma obra literária que toca o coração e a mente do leitor e é uma leitura obrigatória para todos os que desejam reviver a simplicidade e a pureza da infância.

Jessica1248 23/04/2020

A sensibilidade da infância
Alguns livros contam histórias, outros despejam sentimentos,nos emocionam não tanto pelo que contam mas pela forma que contam.

mundo.diferente 16/04/2023minha estante
Quero ler muito esse

-anna 16/04/2023minha estante
amo esse livro

Tangerina 26/08/2021

Oras se o mundo fosse doce como tu, Zezé!
Zezé, você preenche meu coração como quase ninguém mais faz.

Ele livro é simplesmente encantador, profundo, puro como o sentimento de uma criança, e que criança é o Zezé.
Arteiro, incompreendido, bondoso, empático como a maioria dos adultos não são. Inteligente, astuto e demasiadamente sonhador.

A vida sofrida, e precoce desse garotinho de apenas cinco anos no leva a um mar de sentimentos, e reflexões.

Desejo que crianças como Zezé, tenham ao seu lado uma Godóia, um Portuga, e uma Dona Cecilia. A mim faltou, mas pude encontrar nesse livro! ?

ð» Millena ð» 31/08/2021

O meu pé de laranja lima
Já tinha ouvido falar muitas vezes desse livro e nunca tinha tido interesse, até que um dia resolvi ler e me arrependo muito de não ter feito isso antes.
O livro é lindíssimo.
A história é muito triste e alguns momentos que o Zezé passa me deram angústia. Ver como uma criança tão pequena precisa carregar tanto peso é doloroso.
Mas tem muitas partes lindas e emocionantes.
Eu ouvi também o audiobook e a narração foi tão imersiva que me senti ao lado do Zezé.

"...porque a vida sem ternura não é lá grande coisa."