Antes que o café esfrie

Antes que o café esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE

Marcia Pimentel 11/12/2022

Um café e uma viagem no tempo
Uma história de viagem no tempo, algo que gosto muito. Mas acho que fui com muita expectativa, por isso me decepcionei um pouco. Mas a história é boa. O problema foi que não consegui me conectar com os personagens e a princípio fiquei um pouco perdida na história. Eu acho que foi porque a primeira história não me emocionou. Fiquei até sem entender por que ela quis voltar no tempo. Mas as outras três histórias me emocionaram. Valeu a leitura.

Lizia.Yohanna 19/07/2023

Altas expectativas
Tinha ouvido muito sobre esse livro e acho que justamente por isso estava esperando demais dele o que me fez ficar um pouco decepcionada com o decorrer da leitura.
Não vou dizer jamais que é um livro ruim pois não é, mais como uma leitora que chegou arrombando a porta e embarcando de cabeça tenho que afirmar que minhas expectativas não foram correspondidas e isso é totalmente um problema meu jamais do livro.
O livro é bom, a leitura prende e os personagens são legais mesmo que um pouco rasos. O conceito da história e o fato de ser uma viajem no tempo totalmente diferente do que estamos acostumados foi o que mais gostei. Indico que leiam e tirem suas próprias conclusões.
Cima.Mandelbaum 07/08/2023minha estante
Nao me prendeu e abandonei ????

Dyllan.Johnny 10/06/2023

Bom passatempo
Achei a proposta do livro bem bacana, mas como o próprio autor citou: ?é muito conveniente poder viajar no tempo sem que suas ações alterem o futuro.? Contudo, entendi a mensagem que o livro quis passar, de que mesmo não alterando em nada, a experiência ainda pode modificar a pessoa que viajou.

Janaina Edwiges 09/09/2023

Se o presente não muda, por que voltar no tempo?
Voltar no tempo. Corrigir um erro. Ter a chance de fazer tudo de outro jeito. Mudar o presente! Creio que em algum momento, todos nós já tivemos esses desejos e é triste pensar que muitas pessoas sofrem uma vida inteira pelo remorso, por não terem mais a oportunidade de reconstruir algo que não deu certo. Antes que o café esfrie me fez refletir muito sobre essas questões, sendo uma leitura muito prazerosa, enriquecedora e realista.

O presente não muda, mas tudo que acontece depois sim e está em nossas mãos construir um futuro melhor. Eu acredito que o ser humano é capaz de se transformar, de rever suas atitudes e pensar diferente. Nada em nossa vida está definido, decisões são passíveis de mudanças, segundas chances existem, sempre é possível recomeçar e fazer algo dar certo, mesmo que não exatamente da forma que gostaríamos.

Nosso tempo é curto e precioso para ser preenchido com remorsos e arrependimentos. Sigamos em frente!
Vanessa.Castilhos 09/09/2023minha estante
Resenha maravilhosa! Li a pouco esse livro, e é bem esse o sentimento. Parabéns pela resenha, Janaina! ?

CPF1964 09/09/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Janaína. Ficou ótima. Eu gosto muito deste tema. Quando jovem lá na Antiguidade eu amava assistir a série chamada Túnel do Tempo.

Janaina Edwiges 09/09/2023minha estante
Muito obrigada pelas palavras gentis, Vanessa e Cassius. Esta temática de viagem no tempo é muito rica e instigante. ??

Janaina Edwiges 09/09/2023minha estante
Como era esta série, Cassius?

CPF1964 09/09/2023minha estante
Maravilhosa. Dois cientistas voltavam ao passado através de uma máquina tipo teletransporte... daí o nome túnel do tempo... Eles eram cientistas e historiadores... Sempre caiam em algum momento histórico importante... o primeiro episódio eles aparecem no Titanic.. vindo do futuro sabiam o que iria acontecer... porém nada era alterado... série da Década de 70. Tem no YouTube.

CPF1964 09/09/2023minha estante
Se vocês pudessem voltar ao passado... Qual o momento ou evento que vocês gostariam de reviver ou alterar ?

CPF1964 09/09/2023minha estante
Se eu pudesse voltar no tempo... Eu voltaria para 2010.. Pegaria minha querida mãe pelo pescoço e teria a levado num especialista.... talvez ela estivesse ainda por aqui.

2010 Não... Corrigindo... 2.000

CPF1964 09/09/2023minha estante
Sei que Deus é maravilhoso e tem uma missão e um propósito para cada um de nós porém... neste caso em particular o coração sobrepõe a razão....

CPF1964 09/09/2023minha estante
Na Bienal do RJ deste ano tinha um local para o pessoal sentar e tirar foto deste livro....

Vanessa.Castilhos 09/09/2023minha estante
Voltar no tempo realmente é mt instigante e sensível... eu teria dificuldades em fazer apenas uma escolha, como a lenda no livro... uma única oportunidade...

Vanessa.Castilhos 09/09/2023minha estante
Nesse caso, com certeza, amigo Cassius, mãe sempre vem em primeiro lugar, na vida, no coração. ??

Sim, amiga Vanessa.

Janaina Edwiges 10/09/2023minha estante
Oi, Cassius. Sinto muito pela sua mãe. Realmente, a figura materna é o que temos de mais preciso conosco. Se eu pudesse voltar no tempo, gostaria de ter passado mais tempo com minha vozinha querida. Sinto muito falta dela hoje. ??

Janaina Edwiges 10/09/2023minha estante
Uaaau, está série tem todos os ingredientes que eu gosto. Vou procurá-la sim, estou sempre assistindo filmes e séries com esta temática e lendo também. É uma paixão. Afinal de contas, Outlander é minha história favorita da vida hahaha tinha que envolver viagem no tempo.

Janaina Edwiges 10/09/2023minha estante
Verdade, Vanessa. A ideia de voltar no tempo é bem sensível mesmo, mexe muito conosco, pois todos temos momentos que gostaríamos de reviver (por terem sido imensamente felizes) ou de corrigir, por terem nos trazido alguma tristeza. Por isso gosto tanto desta temática. Traz reflexões muito inspiradoras pra nossa vida.

CPF1964 10/09/2023minha estante
Muito Obrigado pelo carinho, Janaína. Meus sinceros sentimentos para você também.

Raquel 14/01/2024

Amei o livro. Esta entre os meus favoritos. São quatro histórias distintas, mas a ligação entre os personagens é tocante. PS: amei a mulher do vestido branco.

jeslendo 15/08/2022

Me atrapalhei muito em vários momentos na leitura inicial. Ele muda de ponto de vista do nada para contar a história de outra pessoa e coloca tantos nomes em uma única página, tantos personagens diferentes e aleatórios, que me deixou muito confusa. Foi uma dor de cabeça entender o que acontecia em determinados momentos do livro, sem contar que ele enrola muito na mesma coisa e dá mais algumas voltas apenas para ter sobre o que falar.

O lado bom é que, no decorrer da leitura, fui me apegando aos personagens e as suas histórias, movida pela curiosidade sobre como elas se desenvolveriam.
Weska Piantamar 17/08/2022minha estante
Sim!!!! To exatamente assim

Khé 18/08/2022minha estante
fora que os nomes dos personagens parecem ter as mesmas letras mudando apenas a ordem das sílabas. É confuso mesmo

Erica Rodrigues 27/02/2023

Eu amei?
???????: ????? ??? ? ????? ??????

Imagine se você pudesse viajar no tempo e ter a oportunidade de falar com aquela pessoa que você tanto gosta o que você falaria?

Em uma pequena cidadezinha localizada em Tóquio existe uma lenda urbana que uma cafeteria chamada Funiculi Funicula os clientes podem viajar no tempo e falar com aquela pessoa especial. Porém para isso você precisa tá ciente de algumas regras.

Nisso vamos ter quatros historias que vai girar em torno dessa cafetaria de pessoas que buscam algumas respostas o que vai fazer a gente se emocionar e querer abraçar cada personagem.

A historia que mais mexeu comigo foi a do casal Kohtake e Fusagi e o da mãe e filha não posso falar muito porque seria spoiler.

Nunca tinha lido nada do autor e nem sequer conhecia vi um vídeo aleatório falando do livro e me chamou a atenção. A escrita do autor me cativou do inicio ao fim ele descreve cada situação com detalhes o que pra muitas pessoas vai achar a história cansativa . Eu fiquei presa do início ao fim ,cada história trás grandes reflexões para vida. O livro é curtinho, mas você termina o livro com a vontade de querer saber mais de cada personagem.

Pra mim esse livro você um momento certo pra ler pra que você entenda o que ele quer passar.

?? ????? ??????? ??? ??????? ????? ???? ?? ???? ??????. ??????. ?? ? ???????? ?? ?????????. ?? ????????? ??????? ??????? ???? ?? ?????? ??? ? ?????????. ?? ????????? ?? ??????? ??? ???? ?? ??? ??????, ? ???? ????? ??? ??????? ???? ???????????, ???? ???????? ?????? ??? ??? ? ????? ???????. ? ??????? ???????????? ???? ?????, ?? ????????.?
Marli.Santos 10/08/2023minha estante
Qual o motivo de tantos pontos de interrogação?.Vocestá na dúvida se amou?

Isabella.Magossi 03/06/2024

Eu gostei muito da história, quando comecei não sabia que era um livro de um escritor japones e tenho gostado muito dessa literatura
Acho que tirei varias coisas legais do livro
rkvmaya 03/06/2024minha estante
ele é muito gostosinho de ler ?

Manoela138 21/04/2024

Antes que o café esfrie
Gostei da ideia da história, desse lance de fazer uma viagem no tempo, mas que não gera consequências no presente.
É um livro curto que li rápido, achei envolvente e é bem dividido em 4 partes. Os nomes em japonês me confudiam um pouco, mas só porque eu não sou acostumada mesmo.
A história traz boas reflexões sobre nossas atitudes e sobre as coisas que deixamos de fazer também.
Foi um livro legal, mas que sinto que não vai ser memorável pra mim.

Fernanda Menon 15/05/2024

Me surpreendi
Apesar de ser um livro curto e uma leitura rápida, confesso que não estava preparada para o real conteúdo abordado aqui.

Família, passado, futuro, amores, saudade.. tudo em um livro só.

Senti que o autor não aborda profundamente todos os pontos sentimentais da história, mas mesmo assim me peguei refletindo sobre diversos pontos durante a leitura - o que me surpreendeu muito.

Gostei muito da experiência e indico a sua leitura!

Deise 05/06/2022

Gostei mais das partes: as irmãs e mãe e filha. Os outros dois não foi muito do meu agrado. Ao todo é um livro sensível sobre a vida, arrependimentos e saudades(não é um livro de plot). A leitura foi muito fluida e gostosinha, quando vi já estava no final. Só não dei mais estrelas porque ficaram algumas coisas sem explicação, uma delas foi o café(estabelecimento). Por que acontecia as viagens de tempo? Como descobriram? A pessoa ia visitar o passado e o pessoal do café já sabia que a tal pessoa vinha do futuro, como???. Enfim, mesmo com esses questionamentos eu gostei. O livro é bem curtinho e a escrita é gostosa, valeu a pena.
Polyana Pinheiro 06/06/2022minha estante
Eles sabiam por causa da cadeira na qual os visitantes do futuro apareciam. Mas também acho que faltou explicações.

Cris @cristinadaitx 07/01/2024

Um Café pequeno e pouco frequentando, em Tóquio, é o palco de uma lenda urbana, na qual, dizem os moradores do seu entorno, é possível viajar no tempo. Ali também é o local onde Fumiko e Goro encontram-se a última vez, antes dele deixá-la e ir embora para os EUA. Arrependida de tê-lo deixado partir, ela vai conferir se a lenda é verdadeira. Mas, para voltar no tempo, ela precisa seguir algumas regras: ocupar o lugar do fantasma que vive no local, não interferir nos acontecimentos e voltar antes que o café esfrie. Outras pessoas também vão querer passar pela experiência, cada uma por um motivo íntimo. Hirai quer ver a irmã mais uma vez; Kothake quer conversar com o marido antes dele ser atingido pela doença; Kei quer conhecer a filha que está em seu ventre, pois sabe que não sobreviverá ao parto. Assim, a cada volta ou ida no tempo, essas pessoas aprendem que desperdiçar o tempo é algo que deve ser evitado. O momento de falar o que sente, dar um abraço e amar os que estão em sua volta deve ser feito já, pois o futuro é incerto e voltar no tempo não é algo que se pode fazer sempre.

Lili 02/01/2024

Não se pode mudar o passado, mas...
.... vc pode mudar sua relação com o presente e fazer um futuro diferente. Acho que foi esta a pegada do livro pra mim.
Diante de tantas regras bisonhas, é compreensível que poucas pessoas realmente encarem o café com o propósito de experimentar a viagem ao tempo, mas a mensagem que se passa com a viagem em cada história foi muito tocante.
Todas as histórias, principalmente, as três últimas são bem emocionantes.
Do ponto de vista de "ficção científica" de viagem ao tempo achei o livro bem fraco, mas este não é o propósito da leitura e sim a reflexão sobre o que vc faria se pudesse viajar no tempo, mesmo sabendo que "nada" pode mudar? Tive dificuldade com os nomes dos personagens... pq né? Rs não sou acostumada com leitura de autores japoneses, mas logo vc pega o ritmo e a leitura vale a pena.

leiturasdale 07/12/2023

O livro é bom, é bonito. Mostra que independente do que já aconteceu ou do que ainda vai acontecer, o que importa é o presente. É só ele que nós temos.

No final das contas, às pessoas que usaram a cadeira não conseguiram mudar o presente, mas elas mesmas mudaram, e isso mudou a vida delas.

Tive dificuldade no início pra engrenar, principalmente com os nomes, pra lembrar quem é quem. Não é o meu estilo preferido de livro, mas é daqueles livros que dão um tapa na nossa cara
Jss 07/12/2023minha estante
Quero muito ler esse ??

leiturasdale 07/12/2023minha estante
É uma gracinha, leia sim!!

Simone 27/04/2024

Beba o café antes que esfrie. Uma bela metáfora para as resoluções dos problemas e angústias da vida.
Rei de Maceio 27/04/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso.