Antes que o café esfrie

Antes que o café esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE

Cris 03/10/2023

A ideia, as regras e a mensagem são bem interessantes.
Senti falta de me aproximar mais das três histórias, não sei se foi a forma de narração ou meu momento de insensibilidade que criaram esse distanciamento...
A do alzheimer foi definitivamente a que mais se aproximou de me pegar no meu coração.
No mais, é um livro de fácil leitura

SoShi 17/01/2024

Difícil de engolir?
Esse livro não me cativou. Achei as histórias bem clichês e pouco exploradas pelo tamanho da carga emocional que se propuseram a ter.
Acho que fui com uma expectativa bem maior do que o que o livro me entregou.
Não funcionou para mim.
Jessica1248 17/01/2024minha estante
Me sentindo feliz porque uma pessoa tem a mesma opinião que eu

Leo Nunes 07/11/2022

Um livro pequeno, mas rico em emoções. Antes que o café esfrie ganha espaço em um pequeno café em Tóquio, onde é possível fazer viagens no tempo seguindo regras bem rígidas. Assim, o livro narra as interações entre os funcionários do café e os clientes que objetivam fazer o uso dessa especial característica do lugar.

Entretanto, não é uma obra de viagem no tempo tradicional. O autor utiliza esse argumento no pequeno ambiente em que a narrativa toma forma para focar nas relações entre os personagens, entre as perdas e reconciliações, entre motivações para o reencontro e, acima de tudo, no amor que esses personagens sentem pelos entes queridos.

Ele faz uso de um humor leve contrastado com a forte carga emotiva dos dramas vivenciados pelos protagonistas das diferentes narrativas que a obra aborda, tornando a leitura agradável e enriquecedora. Recomendado.

Débora 05/05/2023

Para poder seguir em frente...
Um livro muito leve e tocante, que fala sobre perda, amor, gratidão e aprendizagem.
A história é ambientada em um café, que segundo uma lenda é capaz de transportar uma pessoa para o passado.
Ao longo do livro somos apresentados a personagens que querem fazer esse viagem e precisam, para poderem seguir em frente.
adrianecscr 30/08/2023minha estante
Gostei muito

Sabrina758 24/05/2022

Nesse livro vamos conhecer o café "Funiculì Funiculà" onde é possível viajar no tempo, bem como a família que trabalha lá e os clientes. Contando com 4 capítulos de histórias diferentes ? mas interligadas ? vamos entender as motivações que leva cada um a fazer a viagem, as dinâmicas do estabelecimento e interpessoais. Antes de passar pela experiência existem regras, e uma das primordiais é que: independente do que você faça no passado, o presente não será alterado. Achei muitíssimo interessante, porque isso costuma desencorajar as pessoas e o planejamento delas ao quererem revisitar o passado. O mais importante, na verdade, é o que essa viagem vai mudar dentro de cada um. Mais relevante do que alterar os fatos é ter uma mudança de perspectiva, se dar uma nova chance e enxergar as coisas sob uma outra via. Poder ter um desfecho e seguir em frente.
Bem, eu queria ter gostado muito desse livro. A minha expectativa antes de ler era de que seria um favorito do ano, mas não aconteceu. Achei a premissa muito boa, não é a mais original, mas deu uma impressão de que seria emocionante. Infelizmente, não rolou. Não sei se isso tem a ver com o fato de ser a tradução da tradução e ter deixado essa sensação de que tá faltando algo, ou simplesmente se é a escrita do autor, ausente de emoção e profundidade. Não consegui me apegar nem me identificar com os personagens, o que tornou toda a experiência do livro bem razoável. Não senti muita coisa lendo, fiz pouquíssimas marcações também. É uma leitura leve e fácil, mas que acabou sendo rasa para mim.
Polyana Pinheiro 06/06/2022minha estante
Tive essa mesma sensação sobre a escrita/tradução...

Sabrina758 06/06/2022minha estante
Nossa, isso me conforta muito! O que mais vejo são pessoas elogiando esse livro, por isso estava até cogitando ler ele em inglês e verificar se o problema foi realmente da tradução ou se é a escrita do autor, mas o receio de me frustrar de novo é grande então estou adiando.

Danilo 10/08/2023minha estante
Este livro apareceu agora para mim. Gostei do seu review. Recomenda?

Nyx Carol 30/01/2024

Livro interessante!
A leitura é fácil, os personagens despertam curiosidade e a história é envolvente.
É um daqueles livros que te colocam a pensar, refletir e apreciar a vida, pessoas e momentos.
Normalmente, não me interesso pelo gênero, mas eu mordi a língua, o livro é muito bom!
Ademais, é ideal para presentear quem amamos. Fica a dica!
*O corolário da resenha é que eu Recomendo!*

Leninha 08/06/2022

O café esfriou bem rápido
Procurando um favorito encontrei algo raso e morno, na tentativa de ser tudo, a obra se perde e tenta lhe arrancar emoções por meio de artifícios clichês. Apesar de rápido, não é satisfatório, esse livro é uma promessa que nunca foi cumprida.

Katner 19/11/2023

Beba o café antes que esfrie
Que livro bom gente !

Antes de tudo, esse livro não te trás emoções impactantes e o plot twist não é de explodir a cabeça mas tenho coisas ótimas para falar dele.

Antes que o café esfrie trata de viagem no tempo, são quatros histórias que acontecem dentro do café e com os personagens que já são apresentados no início do livro.

Para realizar essa viagem no tempo tem regras e uma dessas regras é não pode se pode mudar o presente. E então fica a pergunta porque voltar no tempo então?

O livro tem uma leitura fluída, é ambientado no Japão, se passa em uma cafeteira e o que faz as pessoas viajarem no tempo é querer ver uma pessoa muito querida que esteja viva ou morta ou que ainda nem nasceu, porém quando essas pessoas voltam para o presente entendem que viagem no tempo é para entender que devemos viver o presente e aproveitar ao máximo as pessoas que temos do lado e que mesmo que fosse possível viajar no tempo nada se altera porque o aconteceu aconteceu, mas quando viajam no tempo eles conseguem reconfortar seus corações e entender que a vida tem sua própria dança.

Super recomendo a leitura, já quero ler o livro 2

Cris100 16/08/2023

Café frio é horrível!
Demorei horrores para terminar esse livro. E comecei a lê-lo pq era curto ? kkk. Achei o começo dele bem monótono e chatinho msm. Gostei mais das últimas histórias. A coisa fica bem dramática nesse ponto e mais interessante. Achei q faltou um final melhor e com mais resoluções.

Joice.Yuko 01/03/2024

Leitura maluca e gostosa kkk
Leitura maluca porque no livro é possível voltar ao passado e é gostoso de ler pq fala de relações humanas. Que apesar das dificuldades elas são superadas graças aos laços construídos ao longo do livro. Mostra tbm que cada um tem sua história

Natie 22/03/2023

É um bom livro, mas nada grandioso!
A leitura me prendeu bastante, do começo ao fim; a narrativa conta quatro histórias paralelas, todos os personagens já são apresentados no começo e o desenvolvimento é contínuo.

Não existe nenhuma reviravolta, o teor narrativo se volta muito para as inúmeras facetas do passado, presente e futuro, mostrando como as vezes é necessário retroceder para se perdoar, para aceitar e seguir em frente.

Esperava mais profundidade dos sentimentos e dos ensinamentos apresentados, isso e a pegada morna do livro me fizeram diminuir uma estrela. No mais, foi uma ótima leitura e com uma premissa genial.

Melissa.Zanetti 28/09/2023

Um sentimento
Eu li esse livro para trocar com minha amiga e trocar experiências em escritos e marcações, eu não esperava muita coisa de um livro tão curto e que a sinopse não era tão chamativa.

Eu não estava preparada para os milhares de sentimentos que iam me tomar conta lendo esse livro, eu pensei muito antes de dar uma nota e favoritar ele foi complicado e eu fui pelos meus sentimentos e esse livro com certeza não é pra todo mundo mas foi esplêndido pra mim.

Emanuel 05/01/2024

"Retorne antes que o café esfrie..."
Para mim o livro faz uma metáfora interessante com sessões de psicologia, desde o "sentar na cadeira" assim como o passado que não pode ser modificado, mas pode ser revisitado e significado. Fiquei refletindo bastante também, conforme a história vai passando a mensagem do livro fica clara.

lunatiqe 01/02/2023

Minha esperança era quente, esfriou e se aqueceram no final.
Confesso que demorei tempo demais para engatar na leitura e pensei em abandonar, mas valeu a pena no final.
gostei da escrita do autor no final das contas, mais confesso que só começou a fluir depois dos 50%.
achei o plot gostoso de ler, e só depois entendi o significado do livro e raciocinei que entendi a intenção do autor.
vale a pena dar uma chance, mas vai depender da pessoa sobre a sua opinião sobre ele, me fez pensar bastante e repensar um pouco no mundo.

Nadieli.Docema 05/10/2022

O livro conta a história de um café onde as pessoas podem voltar no tempo ou ir para o futuro por um período bem curto e precisam voltar antes do café esfriar.
No início do livro tive muita dificuldade, a história não encaixava, mas acredito que é por eu não estar acostumada com a literatura japonesa.
Por ser um livro que ganhei de aniversário, fiz questão de ler até o fim e não me arrependi!
As histórias em torno da possibilidade de voltar no tempo são lindas e me emocionaram muito. Me fizeram questionar se eu realmente voltaria no tempo para poder falar com alguém, nem que fosse por alguns míseros minutos e a resposta é, com certeza!
É um livro curto mas que trás uma mensagem muito importante, viva o hoje e aproveite intensamente tudo e todos que estão ao seu redor para que depois você não queira voltar no tempo para fazer ou dizer o que não disse quando podia?