Antes que o café esfrie

Antes que o café esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE

Li 17/08/2023

Livro interessante, mas não cativante
Foi um tipo diferente de leitura. Várias histórias sobre pessoas que desejam viajar no tempo para tentarem mudar algo que queriam ter feito sem, porém, alterar o que está acontecendo no presente.
Apesar de bem escrito, não prendeu minha concentração e me arrastei pelo livro por mais de um mês.
Porém, nos faz repensar na vida e em como é importante dar valor às pessoas que fazem parte dela HOJE. Não espere amanhã para amar e dar o melhor de si às pessoas ao seu redor.

@_leandropaixao 17/04/2023

"Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar?"
Para muitos uma pergunta difícil de responder, para outros nem tanto. Em um rua estreita e monótona do Japão uma cafeteria atinge a fama por servir um café misterioso onde, ao servi-lo faz com que você viaje no tempo, seja passado ou futuro. Mas como tudo na vida, essa viajem também possui suas regras e um delas é: retorne antes que o café esfrie.
O livro é dividido em quatro partes, sendo assim, não possui divisão de capítulos e cada parte irá abordar o acontecimento da vida de pessoas diferentes.

Além de toda essa mitologia de viajar no tempo ser muito interessante e algo que me chama muito atenção. Duas desses histórias me cativaram muito por serem muito emocionantes principalmente quando se consegue associar com algo presente em nossas vidas. A última parte e desfecho do livro me agradou e teve um final muito cativante e triste ao mesmo tempo.
Apenas leiam!
edu basílio 18/04/2023minha estante
no passado, ninguém. no futuro... preciso pensar.
excelente resenha ;-)

@_leandropaixao 18/04/2023minha estante
Obrigado, Edu! Não escrevo tão bem quanto você, mas um dia chego lá rsrs.

Max 18/04/2023minha estante
No passado, gostaria de ver a cara do micróbio, meu ascendente.
No futuro, a IA, meu decendente!

@_leandropaixao 18/04/2023minha estante
Ah não Max ???

@dojogoaoslivros 18/09/2023

Que decepção!
EXPERIÊNCIA DE LEITURA ?

? Mesmo com toda a comoção que vi nas redes sociais, não posso deixar de expressar minha decepção com 'Antes que o Café Esfrie', volume um da duologia de mesmo nome do escritor japonês, Toshikazu Kawaguchi. Esta obra, que prometia ser uma experiência emocionante e reflexiva, deixou muito a desejar em vários aspectos. Aqui, parece que o estimado café já começa gelado...

? A repetição é uma das características mais frustrantes deste livro. A premissa de viajar no tempo para conversar com os entes queridos é ESPETACULAR, mas como o autor aborda essa ideia é tediosamente repetitiva. A mesma cena se repete muitas vezes, tornando a leitura cansativa e previsível.

? Outro problema significativo é a dificuldade em memorizar e se conectar com os personagens. São muitos nomes e relações para acompanhar, e a falta de profundidade e desenvolvimento emocional dificulta se importar com qualquer um deles. Eles não evoluem ao longo da história.

? A falta de uma ambientação adequada é um aspecto que prejudica ainda mais a experiência do leitor. Não há descrições vívidas ou detalhes que nos permitam visualizar o cenário em que os personagens estão. Isso afeta a imersão e torna a leitura menos envolvente. E se pararmos para analisar que o livro se passa inteiramente no mesmo ambiente... Foda, viu?!

?? Os diálogos também deixam muito a desejar. São superficiais e carecem de profundidade emocional, tornando as interações entre os personagens pouco autênticas. Esperava que as conversas no livro fossem um dos pontos fortes, mas foram uma grande decepção.

? Por fim, a falta de uma moral ou uma mensagem profunda torna a leitura ainda mais frustrante. Ao final do livro, fiquei me perguntando qual era o propósito de tudo aquilo, já que a trama não oferece uma reflexão significativa.

? Bora resumir? Haha!

?? 'Antes que o Café Esfrie' foi uma leitura extremamente decepcionante, apesar de toda a atenção que recebeu nas redes sociais. A repetição, a falta de ambientação, os diálogos rasos e a falta de desenvolvimento dos personagens tornam esta leitura uma experiência bastante negativa, sendo o livro com a menor nota do ano.

Avaliação: ? ?
Gabriel1994 18/09/2023minha estante
Quando vejo esse livro imagino um livro repetitivo e retórico. Não ânimo nada em ler.

@dojogoaoslivros 19/09/2023minha estante
É desse jeito. Não curti

Gabriel1994 19/09/2023minha estante
Puts. ?

San 26/03/2023

Boa leitura
A leitura fluiu. É uma boa história.
Fez com que eu pensasse no meu dia-a-dia, nos meus sentimentos e relacionamentos.
Enfim, fez-me refletir a vida como um todo.

Ana Becegato 27/01/2023

Ble
Eu entendi o que o autor quis passar, e entendi no final a mensagem, o que é uma mensagem bonita. Porém, achei o livro raso, vazio. Como se ele tivesse pegado uma história do meio e jogou lá no word e publicou. Não consegui me conectar com nada da história, foi um pesadelo continuar com esse livro até o final
Luis.Felipe 27/01/2023minha estante

Leticia.Justo 27/01/2023minha estante
eu abandonei esse livro, não conseguiu me prender de jeito nenhum

Tamires 03/05/2023

Delicado
Japoneses...
Gente, o que tem na água que esse povo bebe???
É cada história que eles criam!
Esse livro tem 4 capítulos, cada um focado num personagem, num história, num motivo para voltar no tempo. Essas histórias de algum modo se interligam no final.
Muito maravilhoso! Uma leitura gostosinha que deixa o coração quentinho!
Daniela Botelho 03/05/2023minha estante
Ah, pronto! Agr eu quero esse livro... rsrs

Tamires 03/05/2023minha estante
Ah amiga, lê sim! Eu gostei muito

Dani 28/05/2024

Final incrível e emocionante
Dizem que as pessoas podem voltar no tempo, sentando-se numa cadeira específica de um café, sob determinadas regras. Mas o presente não será mudado. A pessoa voltará no tempo e poderá ficar lá até que o café esfrie.

De início, fiquei um pouco perdida, não sabia dizer direito quem era quem entre os funcionários do café. Acho que porque foi explicado sobre eles de uma vez, se explicado aos poucos durante a história seria mais fácil de identificar. Com o decorrer de história eu consegui identificar quem era quem melhor.

Gosto muito que sempre que alguém entra ou sai do café aparece ding dong, dá uma boa ambientação, parece que estamos dentro do café também.

Por ser um livro com capítulos longos pode ser que a leitura não seja tão fluida. Para mim não sei dizer como foi pois não sou tão acostumada com ebooks, e estou lendo o ebook do livro o que faz eu ler mais devagar (ainda estou me habituando aos ebooks e audiobooks). Mas acho que foi fluida sim. Eu tinha lido e parado no capítulo três, agora que voltei a ler foi bem fácil e fluido, li em poucas horas.

De início não gostei muito da Fumiko, mas depois ela ganhou meu coração. Gostei da Kohtake e do jeitinho da Hirai. Gostei muito da Kei também.

Achei legal que explica sobre os diferentes métodos de fazer café, cada funcionário prepara de um jeito.

Gostei de saber sobre o Tanabata, um grande festival japonês, que recebe muitos turistas.

Quando a Hirai estava contando uma história, eu fiquei super entretida, eu vivi junto a história e quando ela acabou de contar eu até me sobressaltei, como se tivesse voltado pro momento presente. Isso é que é uma escrita boa.

No final a ficha foi caindo, e tudo felz sentido. Foi incrível e emocionate.

p.s.: fiquei com vontade de ler os próximos livros.
Jaki. 28/05/2024minha estante
Vc vai se apaixonar mais ainda pelos próximos livros ?

hiirayy 28/05/2024minha estante
me ganhou no ?ps?

Bia 28/05/2024minha estante
Esse livro é daquele que a gente no começa não se apegar tanto, depois começa a gostar ao decorrer da leitura.

Dani 28/05/2024minha estante
simmm

luna.gaia 14/04/2023

"beba o café antes que ele esfrie"
Comprei esse livro porque tinha cansado de ler sempre a mesma mesmice americana de história que parece que só muda o nome dos personagens.
com uma narrativa japonesa, esse livro nos apresenta um café que te permite viajar no tempo, só que com várias e várias condições. se você pudesse, quem você gostaria de encontrar? com que finalidade?
os personagens embarcam nessas viagens sabendo que nada do que eles fizerem vai afetar o presente. o que a gente não espera, é que isso vai afetar quem eles são e fazê-los seguirem em frente.
uma história muito bonita e que abrange vários tipos de relações diferentes, vale muito a pena!!
Silvia Cristina 14/04/2023minha estante
Quero ler

miriã 14/04/2023minha estante
tenho muita vontade de ler esse ?

Solitário 14/04/2023minha estante
Agora que vi sua postagem.
Estou curioso sobre o livro.

lítio 14/04/2023minha estante
?? vou ler

Renata1004 06/02/2024

Leve como um por do sol em alguma cafeteria
Amei o livro e as diversas histórias, me emocionei muito, realmente um livro que vale apena, muito desenvolvido. Não tenho palavras pra explicar como esse livro é bom

Evaldo7 30/05/2023

Pensando no seu passado, com quem você gostaria de tomar um café?
Dll23: com história que inspire.

Agora que te encontrei nessa cafeteria deixe-me contar-lhe sobre a maravilhosa experiência que tive ao ler este livro encantador.

"Antes que o café esfrie" nos leva a um cafézinho acolhedor no coração de Tóquio, onde uma xícara de café especial tem o poder mágico de permitir que as pessoas voltem no tempo.

Através das histórias compartilhadas por diferentes personagens, somos transportados para diferentes períodos do passado. O café se torna um portal para revisitar momentos cruciais e resolver questões inacabadas. Cada um dos personagens enfrenta dilemas e arrependimentos, e a possibilidade de voltar no tempo traz uma oportunidade única de redenção.

Enquanto exploramos as histórias de cada cliente do café, somos levados a refletir sobre as escolhas que fazemos na vida e como elas moldam nosso futuro. A narrativa é habilmente tecida, criando uma tapeçaria emocional que nos faz questionar nossas próprias decisões e a importância de valorizar o presente.

A escrita de Kawaguchi é suave e delicada, criando uma atmosfera tranquila que combina perfeitamente com o cenário acolhedor do café. Ele captura os sentimentos dos personagens de forma sensível, transmitindo suas esperanças, medos e anseios com uma sinceridade tocante.

Enquanto voltamos no tempo através das páginas deste livro, é impossível não se sentir emocionalmente envolvido com cada história. À medida que os personagens enfrentam suas emoções passadas, somos levados a refletir sobre nossas próprias experiências e as relações que moldam nossa vida.

"Antes que o café esfrie" é um livro que nos lembra da importância de valorizar os momentos presentes, de fazer as pazes com nosso passado e de buscar a paz interior. Kawaguchi nos presenteia com uma história encantadora que nos inspira a abraçar cada momento como se fosse único e precioso.

Enquanto nossa xícara de café esfria suavemente em nossas mãos, concluo minha resenha deste livro emocionante. "Antes que o café esfrie" é uma leitura que nos transporta para um mundo mágico e nos convida a refletir sobre a vida, o tempo e a importância das escolhas que fazemos.

Recomendo fortemente que você se entregue a essa experiência literária, desfrutando de uma xícara de café enquanto mergulha nas histórias emocionantes deste livro. Tenho certeza de que você será cativado pela magia das páginas e pelas reflexões inspiradoras que ele proporciona.

Agora, vamos tomar mais um gole de café e continuar nossa viagem pelo tempo, nas páginas de outros livros fascinantes.

letsi 25/11/2023

Então tá
Minha reação desde a primeira página até a última foi um grande nada.
Em muitos momentos não sabia quem era quem, uns nomes confuso pra crl, não sabia se era homem ou mulher, quem era casado com quem. Me deu até dor de cabeça
As falas construídas são MUITO ruins, parece diálogo infantil de tão mal feitas.
Muita coisa se repete e eu me senti lendo a mesma história nos quatro contos. É um livro bem fraco, mas ainda assim, são pequenas coisas que salvaram ele, a descrição de cenário e a historinha por trás dos personagens é bem feita e bem narrada pelo autor, chegam até ser interessantes.
Mesmo assim, não senti absolutamente nada lendo esse livro. Se eu soubesse que era um livro de conto não teria comprado.
Talvez ele se proponha a passar uma mensagem, mas eu sinceramente não me dei o trabalho de refletir sobre.

Honesta reação: então tá joia ?
letsi 25/11/2023minha estante
ERA PRA SER 2.5 ESTRELAS NÃO 3!!!!

Daniel.Damerson 25/11/2023minha estante
Era uma leitura pendente, não é mais agora.

Mimi Macedo 11/06/2023

Sim, antes que esfrie
Tão bom, os contos tem relações entre aqueles vivem o ambiente, difícil escolher, já que cada um tem a sua essência, mas com o último a gente entende a essência do livro.

nicoly.zacarias 22/11/2023

Gostei muito, de início não estava fluindo não achei tão interessante mas tenho uma teoria de que todo livro tem algo para ensinar, e também não gosto de parar livro pela metade fico com incômodo, antes que o café esfrie conta história de 4 pessoas diferentes que querem mudar o passado ou viajar para o futuro, no entanto tem várias regras. A partir da segunda história eu me envolvi melhor, o livro é para uma reflexão de vida mesmo!!

Itsgbrl 26/02/2024

Antes que o café esfrie
O livro se passa numa cafeteria onde se poderia mudar para o passado ou para o futuro. O início da história se começa rasa e a cada capítulo fica cada vez melhor. Os personagens muito bem feitos e a história passa uma mensagem muito boa, embora possa ser meio difícil gravar o nome de alguns personagens principalmente no capítulo 1.

gluvart 18/01/2024

Emocional forte.
"Antes que o Café Esfrie" é uma obra literária que transcende as expectativas, cativando não apenas por sua trama envolvente, mas pela habilidade de provocar uma ampla gama de emoções.

A trama, apesar de inicialmente parecer engessada, revela-se uma intricada tapeçaria de enredos entrelaçados. A maestria do autor se manifesta na construção gradual de cada personagem que frequenta a cafeteria, transformando-os em figuras que transcendem as páginas. À medida que nos tornamos íntimos desses personagens, somos conduzidos por uma jornada emocional envolvente, compartilhando não apenas suas alegrias, mas também suas complexidades e desafios.

O grande mérito do livro reside na capacidade de fazer com que o leitor se sinta não apenas um observador, mas um participante ativo na trama. A familiaridade com os personagens cria uma conexão profunda, permitindo que vivenciemos suas emoções em tempo real. Esta imersão completa torna a leitura uma experiência visceral, onde as páginas não são simplesmente lidas, mas vividas.

O desfecho, surpreendente apesar das expectativas, evidencia o cuidado do autor em orquestrar todos os elementos previamente apresentados. Cada detalhe enganosamente simples ao início se revela crucial, convergindo para um desfecho impactante e emocionalmente poderoso.

Em última análise, "Antes que o Café Esfrie" não é apenas uma história bem contada, mas uma jornada que transcende a mera narrativa. É uma experiência literária que deixa uma marca duradoura, fazendo com que os leitores se vejam refletidos nas emoções dos personagens, e, ao final da jornada, compreendam que, assim como o café que esfria, as emoções contidas nas páginas deste livro perduram na memória.
eulalianivea 18/01/2024minha estante
Amei a resenha!