Antes que o café esfrie

Antes que o café esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE

vivi.d.rocha 11/06/2024

Meu favorito até agora
Demorei para me acostumar com os nomes porque não tenho costume de ler livros orientais, mas depois me situei. As histórias são ótimas e muitas me emocionaram. Não cheguei a chorar, mas fiquei tocada pelos personagens. Recomendo a leitura. Um livro curto mas cheio de sentimentos.

italomalveira 11/06/2024

AS CONSEQUÊNCIAS INVISÍVEIS DE UMA VIAGEM NO TEMPO
Aqui temos uma história onde é possível viajar no tempo, mas poucas pessoas se interessam em fazê-lo. O motivo é simples: as regras impostas são muito rígidas, e a principal delas é que não se pode mudar o presente. As coisas permanecerão como estavam.

Durante a leitura, questionei-me algumas vezes se as viagens no tempo valiam a pena. Em certo momento da história, uma das personagens principais chega a fazer o mesmo questionamento, mas algumas páginas depois, ela encontra a resposta, tanto para ela quanto para mim. Viajar no tempo não muda o presente, não altera os fatos, mas muda as pessoas. Elas retornam ao presente com o coração mudado e prontas para seguir em frente. E isso é o bastante.

ceci 11/06/2024

!!
At the end of the day, whether one returns to the past or travels to the future, the present doesn't change.

Paula 10/06/2024

Arrastado, porém gostei
O livro todo eu achei bem arrastado. Porém conforme a história vai acontecendo o enredo foi me cativando. E confesso me emocionei um pouco com o final.

jackduarte 10/06/2024

Muita expectativa pra quase nada
Achei o livro bem parado, demorei muito para ler e tive uma resseca terrível. Mas persistir porque não era a pior coisa do mundo ler ele haha Mas as histórias não prendem, os personagens não prendem, enfim.
A única história que me interessou e me prendeu a ponto de saber o que ia acontecer foi a última, da Kei e sua filha.
Agora espero conseguir sair da resseca com a próxima leitura kk

Dani Rodrigues 10/06/2024

Quentinho como café... ?
Esse livro é sem duvidas emocionante e comovente.

São quatro historias situadas num antigo e pequeno café de Tokio, onde há uma lenda urbana sobre ser possivel viajar no tempo seguindo certas regras.

Historias sobre relacionamentos, amor, familia e esperança; onde você se envolve junto com os personagens, chora e se emociona ao longo de cada capitulo.

Com toda certeza é aquele livro que te dá um quentinho no coração e uma dose de mágia. Um livro sobre segundas chances, sobre perdoar erros do passado; extremamente tocante.

E você acaba se perguntando?

''Quem eu encontraria se fosse possivel viajar no tempo ?''

Camila1856 10/06/2024

Não é um livro de grandes momentos, nem de grandes reviravoltas - nem mesmo de grandes reflexões como as que geralmente histórias de viagem no tempo tendem a entregar. Na verdade, a viagem no tempo da maioria dos contos é um mero detalhe onde o modo como você olha ou reage a algo é que acaba sendo importante, mesmo nas situações mais mundanas.
É um livro linear, sem muitos altos e baixos. Pra ser lido quando você não tem pressa e quer evitar ansiedade - exatamente o que eu buscava pra esse momento. É basicamente a vida acontecendo. O conto final fez meus olhos marejarem, mas acho que era mais sobre mim do que sobre o conto em si.

Patricia Moreno 10/06/2024

Lindo livro
No início tive dificuldade para decorar os nomes dos personagens, então fiz uma cola no qual consultava sempre que necessário e deu certo.
Achei as histórias lindas, todas interligada ao café, onde se passa. Cada história nos faz refletir um pouco.
Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o hoje.
Recomendo a leitura

Thomazons 10/06/2024

Decepção
Então, não é de tudo horrível.
Pra quem tem vontade de ler, eu recomendo que leia mesmo eu falando relativamente mal.
Em resumo, a história é bem solta, na maioria das vezes sem conclusão e sem uma prévia antes, principalmente o primeiro capítulo.
Mas leiam sem colocar muita expectativa, pq é meio frustrante
O final então, horroroso. O final sim é horrível, nem tem como defender. Muito ruim.
Pq? O q tem de especial? - n temos resposta
Achei bem fraco
Mas, digo novamente, se vc tinha vontade de ler por qlqr motivo q seja, leia, não é de tudo uma perda de tempo.

isis.faleiro 10/06/2024

Pensando na história até hoje. se você pudesse voltar para o passado e não poderia mudar o futuro, quem você iria ver novamente?

Caroliny 10/06/2024

Ding Dong
As historias contadas, a cada capitulo, pelo livro são envolventes, e a ambientação e história dos personagens que sentam na ?cadeira? são bem interessantes.
Mas, pra mim, faltou uma profundidade na lição do livro como um todo.
Para uma história que se propõe a ser filosófica e reflexiva, eu não me encontrei nesses lugares durante a leitura.
E, no final, o lugar de reflexão foi curto e raso.
Não foi uma leitura ruim, mas tambem esta longe de ser uma das melhores.

usumasqkk 09/06/2024

Beba, antes que o café esfrie.
No momento em que eu li sobre o que se tratava o livro, surgiu uma enorme expectativa, já que parecia ser algo super revolucionário no mundo literário (pelo menos no meu mundo sim...), e realmente foi em alguns quesitos... MAAAAS... Não posso mentir que eu esperava um pouquinho mais.

Siegfrito 09/06/2024

Um livro bem quentinho, como o café que eles servem
Conheci este livro graças ao Skeelo. Ele estava sendo oferecido por nozes, a moedinha que você ganha no aplicativo por ler um pouco todos os dias e completar alguns desafios.

Gosto da literatura contemporânea japonesa e esse livro, embora simples e delicado, atendeu a todas às minhas expectativas. Foi uma boa companhia para o final de semana, foi uma leitura prazerosa, não dava vontade de largar o livro a cada parágrafo. Em resumo, um cristal em meio a tanta literatura brega que tenho encontrado por aí.

O enredo se dá em torno de um Café no subsolo que, segundo uma lenda urbana, é capaz de fazer as pessoas viajarem no tempo. Aos poucos somos apresentados aos personagens que irão compor o quadro de funcionários e clientes do café e cada um tem uma personalidade distinta, beeem japonesas, mas ainda assim distintas das demais.

As histórias são um pouco pesadas no sentido de carga emocional, mas o autor escreve muito bem e não deixa o livro cair na monotonia.

Só achei que pas ?regras? da viagem no tempo são muito estritas e eu fiquei torcendo pra ver alguém quebra-las e dar um pouco mais de ação às histórias.

Será que alguém quebra? Bem, só lendo pra descobrir.

Gabriela 09/06/2024

Livro que eu indicaria para todos os seres humanos
Que livro!!!!! Tão pequeno mas tão forte. É uma leitura super fluída, você fica curioso pra saber mais desse café e conhecer mais vivências desse lugar. E esse final, nossa eu não esperava nunca!!! No geral o livro é muito lindo, como essas quatro histórias acabam se conectando, é tão harmônico. Foi um livro que eu me emocionei de verdade.