Antes que o café esfrie

Resenhas - ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE

Gustavo.Borba 02/05/2023

Antes que o hipe esfrie
#LivrosQueLi

Antes que o café esfrie, de Toshikazu Kawaguchi. Ed. Valentina: 2015, 132 pgs. A premissa que possibilita o desenvolvimento da história pode parecer pueril para muitos, mas se relaciona diretamente com o conjunto de crenças presentes no Japão, terra do autor. Um pequeno café centenário em um canto desconhecido de Tóquio possibilita a quem quiser e seguir as regras viajar no tempo, seja para o futuro ou para o passado. Só é possível realizar isso ao estar sentado em uma determinada cadeira, não se pode levantar dessa cadeira, e só se encontram pessoas que já estiveram no café no período que se deseja visitar. E toda a interação deve acontecer antes que o café servido esfrie, café este que deve ser tomado integralmente. Um livro direto, que se utiliza dessa premissa para desenvolver as emoções entre os personagens, e nos faz refletir sobre as oportunidades que perdemos por orgulho, insegurança ou incerteza. Se você tivesse uma segunda chance, o que você faria? Uma das regras diz que nada do que acontecer durante a viagem no tempo irá alterar o presente. Mesmo assim, você consideraria viajar no tempo a determinada situação? Enfim, um livro que nos diz a importância de viver plenamente cada momento, contatar e vivenciar todas as emoções em nossas interações, pois podem ser nossa última chance. Um livro leve e de leitura rápida.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura

Valentina 12/01/2024

Bem, como o futuro não aconteceu, creio que depende de você.
Lindo.
Me emocionei em todos os capítulos. Antes Que O Café Esfrie é mágico e nos faz entender um dos grandes propósitos da vida.

"[...] independentemente das dificuldades que as pessoas estivessem enfrentando, elas sempre teriam a força necessária para vencê-las. E se a cadeira era capaz de mudar o coração de alguém, ela claramente servia para alguma coisa."
To doida pra ler!!!

É muito longo?

Valentina 12/01/2024minha estante
É curtinho, tem duzentas e sete páginas e quatroo capitulosss

Valentina 12/01/2024minha estante
LEIA

Ana 12/01/2024minha estante
Okkkk! Vai ser o próximo!

Ana Alice 26/03/2023

"O presente não muda, mas e as coisas que acontecem depois?"
Uma experiência muito agradável e interessante que adorei acompanhar.

Amei a escrita. Simples e fluída, tem a capacidade de manter a atenção do leitor. O livro é dividido em quatro partes, como se fossem contos, e as coisas que acontecem em uma parte/capítulo serão importantes para o próximo. Tem uma construção dinâmica, onde vamos conhecendo cada vez mais os personagens.

A viagem no tempo é bem interessante. Existe uma série de regras e muitos riscos, além de não ter a capacidade de mudar o presente, mas ainda assim é algo de que os personagens precisam.

Vemos pessoas com vidas e personalidades diferentes, voltando ao passado por motivos diversos, e, mesmo que não mude suas realidades, acaba mundando suas perspectivas, contribuindo para a formação dos personagens.

Cada personagem está lidando com seus conflitos internos, e quando decidem voltar é com a expectativa de consertar as coisas, mas acabam se deparando com algo por qual não esperavam, e, entendendo verdadeiramente suas situações, aprendem a lidar melhor com seus dilemas.

Gosto da mensagem que foi passada e da reflexão que acompanha todo o livro.

mariagabim 16/02/2024

Bom.
Histórias boas, mas não me prendeu nem me impressionou. Vi várias resenhas positivas sobre ele, mas não achei isso tudo.

edzlke 13/05/2022

Para poder seguir em frente
Bom, basicamente chega uma galera no café querendo voltar ao passado pra resolver seus problemas. Só que tem um ponto: uma das regras é que não importa o que você fizer quando voltar ao passado, nada no presente se altera. E você tem que voltar da trip antes de o café esfriar ? e tem que tomar tudo enquanto estiver no passado.
Tá, mas pra que serve voltar se nada vai mudar? O livro se propõe a oferecer uma razão: consolar alguém, dizer algo que não foi dito, trazer um pouco de felicidade ou só matar a saudade mesmo.
Mas não achei exatamente razoável. Quer dizer, é bonitinho. Tem uma mensagem emocionante e tudo mais, mas não posso dizer que me convenceu ou me emocionou DE VERDADE.
E achei o namo da primeira menina bem tóxico.
stardust 24/05/2022minha estante
Caramba, deu vontade de ler

Maria15781 11/08/2022

Antes que o cadê esfrie
Não sei disser o quanto esse livro é perfeito!
Ele retrata muito bem as quatro histórias e deixa a lenda muito bem explicada.

Nos leva a diversas emoções, vamos de choro para riso, raiva e depressão em segundos e é isso o que me fez amar esse livro!

Com certeza um dos melhores que eu já li!!

Soliguetti 23/01/2024

Viagem no tempo entre emoções e diálogos inverossímeis
Em "Antes que o Café Esfrie", Toshikazu Kawaguchi nos transporta para um cenário peculiar em Tóquio, onde um café secreto oferece a seus frequentadores uma experiência única: viajar no tempo. A premissa da obra é intrigante e, em muitos momentos, consegue envolver o leitor com passagens emocionantes. No entanto, a narrativa enfrenta desafios, especialmente no desenvolvimento dos diálogos, que por vezes soam inverossímeis e simplificados, como se fossem conduzidos por personagens infantilizados. Esta escolha estilística, embora talvez intencional, pode alienar parte do público que busca uma abordagem mais complexa e profunda.

Os personagens, embora medianamente aprofundados, não conseguem criar um laço emocional sólido com o leitor. A falta de detalhes e nuances em suas personalidades prejudica a capacidade da obra de suscitar empatia e envolvimento emocional. Apesar das boas intenções dos quatro protagonistas ao tentarem resolver seus dramas do passado, a superficialidade no desenvolvimento dos personagens deixa uma lacuna que impede o leitor de se importar verdadeiramente com suas jornadas.

Assim, "Antes que o Café Esfrie" é uma leitura que oferece uma proposta única e instigante, mas peca na execução de elementos essenciais. A despeito dos momentos emocionantes que o livro proporciona, a simplicidade dos diálogos e a falta de aprofundamento nos personagens comprometem a imersão e a conexão emocional, deixando a sensação de que a experiência poderia ter sido mais rica e envolvente.

Yara156 22/07/2023

Me surpreendeu, tava com receio de ser só mais um famosinho sem graça, mas não é. É envolvente e é legal de acompanhar as histórias. Não decorei certinho os nomes dos personagens mas terminei o livro chorando
L4y 22/07/2023minha estante
eu.

Thaís 01/10/2023

Regras para voltar no tempo:
1: Você só pode encontrar pessoas que já tivessem estado no café;

2: A volta ao passado não muda o presente, mesmo se a pessoa tentar;

3: Para voltar ao passado, a pessoa precisa sentar em uma cadeira específica do café;

4: Não era possível que a pessoa saísse dessa cadeira enquanto estivesse no passado. Se isso acontecesse, a pessoa voltaria ao presente na mesma hora;

5: Cada pessoa só tem uma chance de voltar no tempo;

6: É necessário beber toda a xícara antes que o café esfrie.
Letícia.Rocha 01/10/2023minha estante
tenho vontade de ler esse?

hiirayy 30/03/2024

Um livro para se refletir tomando um café???
Sendo sincera, achei que seria melhor. Até a página 60/70 é bem repetitivo e confuso. Depois acaba ficando agradável.

Uma leitura que provoca certas questões acerca de nossa própria vida, como: ?mudaria algo hoje para não precisar voltar ao passado??, ?está satisfeito com suas decisões??, ?mesmo sem alterar o presente, gostaria de reviver um momento do passado??, etc.

Gostei muitíssimo das histórias dos personagens, bem tristes e reais (de alguma forma).

Acho que é isso.

Ding Dong....sigo esperando ansiosamente a minha vez de sentar na cadeira?
Thaí 30/03/2024minha estante
O café deveria ser servido em um copo Stanley ?

hiirayy 30/03/2024minha estante
também acho @Thaí

Mariana 20/03/2024

Incrivelmente raso
Não merece o hype. os personagens não tem carisma e esse autor tem uma mentalidade - principalmente quando se trata das mulheres - fraca. relação de mãe e filha/irmã e irmã relatado pelos olhos e conceitos de um homem raramente vai ser tocante e íntimo pra mim, sinto que eles não conseguem pegar a essência do sentimento.

não gostei da ?conclusão? de nenhuma das partes, em destaque o da Hirai, que vai morrer infeliz num trabalho que ela não gosta pq não soube superar o luto da irmã que estava frequentemente ultrapassando os seus limites, e então quis realizar o desejo dela agora que ela morreu. isso não me soa nada reflexivo. até eu consigo pensar em jeitos mais profundos e provocativos; não apenas o medíocre esperado.

enfim, me decepcionei com mil coisas que não vou citar aqui pois são demais - mas tenho que frisar um dos meus maiores incômodos; o jeito que ele descreve uma adolescente me deixou desconfortável.
Soukokinho 20/03/2024minha estante
Nossa, finalmente alguém que pensa igual a mim a respeito desse livro

Tami Silveira 20/03/2024minha estante
Super concordo

Fernanda Coelho 21/02/2024

? o livro é separado em 4 partes, cada uma conta a história de alguém que decidiu viajar no tempo.

?? Amor, luto, redenção e arrependimento.
Cada história me tocou de uma maneira diferente e o fato das histórias se completarem dão um sentido especial.

? Os nomes dos personagens geram uma estranheza e difícil conexão e também o fato de não ser uma historia linear, então o início não foi muito fácil pra mim, mas quando vc se conecta com os casos tudo fica mais fácil e emocionante de acompanhar.

?? Uma leitura que me fez refletir sobre a vida, sobre a decisão que tomamos e como elas nos marcam pra sempre!

@dojogoaoslivros 18/09/2023

Que decepção!
EXPERIÊNCIA DE LEITURA ?

? Mesmo com toda a comoção que vi nas redes sociais, não posso deixar de expressar minha decepção com 'Antes que o Café Esfrie', volume um da duologia de mesmo nome do escritor japonês, Toshikazu Kawaguchi. Esta obra, que prometia ser uma experiência emocionante e reflexiva, deixou muito a desejar em vários aspectos. Aqui, parece que o estimado café já começa gelado...

? A repetição é uma das características mais frustrantes deste livro. A premissa de viajar no tempo para conversar com os entes queridos é ESPETACULAR, mas como o autor aborda essa ideia é tediosamente repetitiva. A mesma cena se repete muitas vezes, tornando a leitura cansativa e previsível.

? Outro problema significativo é a dificuldade em memorizar e se conectar com os personagens. São muitos nomes e relações para acompanhar, e a falta de profundidade e desenvolvimento emocional dificulta se importar com qualquer um deles. Eles não evoluem ao longo da história.

? A falta de uma ambientação adequada é um aspecto que prejudica ainda mais a experiência do leitor. Não há descrições vívidas ou detalhes que nos permitam visualizar o cenário em que os personagens estão. Isso afeta a imersão e torna a leitura menos envolvente. E se pararmos para analisar que o livro se passa inteiramente no mesmo ambiente... Foda, viu?!

?? Os diálogos também deixam muito a desejar. São superficiais e carecem de profundidade emocional, tornando as interações entre os personagens pouco autênticas. Esperava que as conversas no livro fossem um dos pontos fortes, mas foram uma grande decepção.

? Por fim, a falta de uma moral ou uma mensagem profunda torna a leitura ainda mais frustrante. Ao final do livro, fiquei me perguntando qual era o propósito de tudo aquilo, já que a trama não oferece uma reflexão significativa.

? Bora resumir? Haha!

?? 'Antes que o Café Esfrie' foi uma leitura extremamente decepcionante, apesar de toda a atenção que recebeu nas redes sociais. A repetição, a falta de ambientação, os diálogos rasos e a falta de desenvolvimento dos personagens tornam esta leitura uma experiência bastante negativa, sendo o livro com a menor nota do ano.

Avaliação: ? ?
Gabriel1994 18/09/2023minha estante
Quando vejo esse livro imagino um livro repetitivo e retórico. Não ânimo nada em ler.

@dojogoaoslivros 19/09/2023minha estante
É desse jeito. Não curti

Gabriel1994 19/09/2023minha estante
Puts. ?

LaryShelf 20/07/2023

A cadeira
O café Funicolí Funicolá é um local simples. Decoração rústica, construído no subsolo e com um café mocca que você ama ou odeia. Ah, e lá você pode viajar no tempo! Mas há tantas regras que, apesar da notícia extraordinária levar muitos a conhecer o lugar, poucos realmente veem sentindo em usar a viagem no tempo. No entanto, aqueles que se arriscam, voltam diferentes. Contanto que voltem antes que o café esfrie.

Livro curtinho, mas com uma lição linda demais! Cada um dos quatro capítulos traz histórias impactantes, algumas com finais felizes e outras nem tanto, mas todas mudando profundamente aqueles que sentaram na fatídica cadeira e resolveram enfrentar a viagem no tempo. Porque eles não podiam mudar o presente, mas acabaram mudando a si mesmos.

Um livro muito bom de ler e pensar sobre o que realmente importa na vida. Não precisamos de jma viagem no tempo para decidirmos ser diferentes agora!

Ana Becegato 27/01/2023

Ble
Eu entendi o que o autor quis passar, e entendi no final a mensagem, o que é uma mensagem bonita. Porém, achei o livro raso, vazio. Como se ele tivesse pegado uma história do meio e jogou lá no word e publicou. Não consegui me conectar com nada da história, foi um pesadelo continuar com esse livro até o final
Luis.Felipe 27/01/2023minha estante

Leticia.Justo 27/01/2023minha estante
eu abandonei esse livro, não conseguiu me prender de jeito nenhum