Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Geovanna.Cookie 13/05/2024

Maravilhoso!
Eu li Os Testamentos logo depois de terminar O Conto da Aia. Fiquei com medo de ler por um tempo, pois muitas pessoas eram da opinião que foi uma continuação desnecessária, mas nossa, como eu discordo.

Eu amei conhecer os pontos de vista de outras mulheres em Gilead, faltou só uma esposa. Só por ampliar o nosso ponto de vista a história já foi válida, porém a forma como elas se interligam conforme se aproximam do final foi genial!

Recomendo a todos!

Luisa 08/05/2024

Muito bom o livro! Gostei da forma que ele foi desenvolvido e achei bem mais fluido do que O Conto da Aia, acredito que pela troca constante de personagens na narração

Lindsey 02/05/2024

Fim do Conto da Aia
"Uma pergunta a respeito de 'O conto da aia' que sempre retornava era: como foi a queda de Gilead? 'Os Testamentos' foi escrito para responder a essa pergunta. Totalitarismos podem desmoronar de dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder; ou podem ser atacados de fora para dentro; ou ambas as coisas. Não há fórmulas infalíveis, já que muito pouca coisa na história é inevitável", disse a autora nas páginas de agradecimentos. Tivemos que esperar 35 anos para saber o fim do "O conto da aia" (George R. R. Martin achou que foi rápido.. brinks). E como tudo o que Margaret escreve, se trata de um livro brilhante. Aqui temos três personagens contando suas histórias: a famosa Tia Lydia, uma moça que cresceu em Gilead e outra de fora. Os depoimentos vão se intercalando até todas as histórias se cruzarem. Assim como no conto, e principalmente se você for uma mulher, a história te choca, te emociona, te surpreende.. às vezes tudo ao mesmo tempo. Impossível ser diferente.

* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

NinaeraiosdeSol 02/05/2024

"Onde existir vácuo, a mente o preencherá com avidez"
Comecei a leitura no escuro, sem saber qual era sua sinopse e esperando a narrativa da mesma Aia da obra de 37 anos atrás (O Conto da Aia). Descobri em pouco tempo que esse livro é dividido em três narrativas femininas distintas, nenhuma delas de Offred, mas sim de Agnes, Daisy e Tia Lydia.

As personagens apresentam este mundo distópico sob diferentes perspectivas, Agnes representando a juventude que cresceu em Gilead sem as memórias do passado antecessor à teocracia, Tia Lydia como a fonte dos segredos obscuros dessa sociedade juntamente ao peso de ser uma das fundadoras da mesma e, por fim, Daisy: uma jovem canadense de classe baixa que observa de longe o caos do então país vizinho, por meio de livros de história, aulas, protestos e contatos minímos com membros do governo Gileadiano.

Apesar de ser possível ler "Os Testamentos" sem a leitura prévia de "O Conto da Aia" seria uma perda das conexões e referências que dão tanta riqueza para essa segunda obra. Ainda sim, me pareceram todas as conclusões dos mistérios bem como o final do livro bastante óbvias desde o princípio, apesar dessa obviedade não tirar o prazer da leitura e a complexidade narrativa de Atwood no que tange a diversidade.

A priori, fiquei bastante decepcionada com a perda daquela narrativa pesarosa, límpida e poética, mas conforme a história foi se fazendo me pareceu uma estupidez (talvez porquê seja mesmo) esperar de três novas pessoas, totalmente distintas, possuam uma mesma abordagem acerca da vida. Principalmente considerando que a jornada de uma Aia inclui, ou pior, exclui tantas possibilidades de sentir o mundo. Assim, a sequência de Atwood demonstra sua destreza em clarificar e personificar tão bem suas personagens. Página após página o envolvimento e a compreensão em relação a cada uma ganham mais intensidade, se aprofundam.

Não são histórias soltas, pelo contrário, é uma exata mesma história que é construída e acrescida a partir das óticas de cada uma em relação aos acontecimentos, juntamente com suas impressões e vidas pessoais somadas ao leitor.

Para àqueles que consideraram lento o primeiro livro: há uma grande compensação nesse à medida em que os atos são repletos de ação e a violência é ainda mais plural. A sensação de movimento, como se algo fosse abruptamente mudar sem controle e de maneira contínua, que restou no final do Conto da Aia se estende aqui do início ao fim.

É uma leitura fluida, aprazível e rápida. Recomendo de todo o coração, inclusive e, principalmente, a obra inicial.

Apesar de tudo!: ele perde muito com essa movimentação acelerada, perde as oportunidades de aprofundar o que há de melhor no primeiro: o existencialismo. Os conflitos, os questionamentos e sentimentos desenfreados que possuiam tanta vazão são reduzidos à brevidades e urgência por acontecimentos. Para mim, particularmente, isso tira muito da história, a melancolia quando bem feita acrescenta tremendamente. Fica mais claro com os agradecimentos que é mesmo mais um produto que uma obra de arte (apesar de poder ser ambos).

flavvvvvvv 30/04/2024

É um misto de querer ler tudo de uma vez e precisar deixar de lado de vez em quando. É muito bem escrito e a história não te cansa nem 1 segundo, mas os assuntos são tão profundos e pesados que as vezes precisa parar pra respirar um pouco. Colocar a visão dessas 3 personagens foi genial e o final me emocionou muito. Sigo dizendo que a Margaret Atwood é extremamente necessária

Pintinhaa 27/04/2024

Obrigada amiga
Após ameaças de uma amiga eu li esse livro,e meu amigo... É INCRÍVEL. Após ler "O Conto da Aia", essa obra nos deu esperança e um final restaurador. A obra retrata um cenário político tão fácil de acontecer nos nossos dias, que ao olhar para o nosso país eu realmente me vi na pele das personagens principais. Uma ditadura Teocrática, há crítica social mais foda do que essa???
Concerteza indico para todos que leiam e reflitam sobre essa obra.

Brena.Nobre 21/04/2024

Os testamentos
É uma distopia, me interessei pelo livro depois de ter visto a chamada do seriado. Tem uma leitura fluida e abriu mudou minha cabeça, situações que antes eu achava absurdas não acho mais.

Levi_Motta 19/04/2024

Os testamentos
A continuação depois de tanto tempo. Este livro é bem mais acelerado(acredito que propositalmente) e responde muita coisa do livro anterior. como a história do primeiro é espetacular, ela repetiu a dose nesse. Acho que o principal destaque neste livro é que as personagens são muito boas. Principalmente uma em específico que me surpreendeu. No mais, eu destaco o fato de como Margaret aproveitou muito bem o tempo que ficou sem escrever a continuação do livro e não deixou a história cair.

Nanna 17/04/2024

Eu não esperava muito dessa continuação, até a achava desnecessária, comprei o livro só pq estava barato. Mas juro, a leitura não me decepcionou.

Pra mim, O conto da Aia acabou bem do jeito que tinha que acabar, aquele final aberto e tal. Eu já tava conformada. Mas ai a autora lança essa continuação com um baita salto temporal.
Aqui muitas perguntas que ficaram do livro um foram respondidas... A atmosfera Gilead continua sufocante e o plano agora é tentar derrubar o sistema, mas o livro traz o ar de: meu Deus isso não vai dar certo.
E se deu certo ou não e como aconteceu, só lendo pra saber.
Eu achei essa continuação muito boa, mas dou 4,5 ? pq o livro 1 foi 5 e eu achei ele melhor que o 2.

Mas vale muito a leitura!!

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Bom, esse livro foi a resposta para várias perguntas a ficaram em abertas no primeiro livro, me ajudou a entender melhor o cenário da distopia.

TDthaydias 15/04/2024

Achei muita enrolação
Infelizmente não superou o primeiro, achei muito enrolado e não citou o que aconteceu com a June, deveriam ter contato melhor o final do primeiro