Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

MariLê 05/06/2024

Ainda melhor que O Conto da Aia
Acredito que essa série seja a primeira que gostei mais do segundo livro do que o do primeiro. Com o conteúdo muito mais moderno, é possível ver a enorme evolução da escrita da autora entre os 30 anos de diferença em que foram lançados. Os testamentos exploram praticamente todas as facetas de um país utópico horrível e terrivelmente interessante. Nota 5 muito bem merecida.

Gabriela 03/06/2024

O amor é forte como a morte!
Não preciso nem dizer que amei e favoritei, pois já sou totalmente apaixonada neste universo desde o Conto de Aia, não tive surpresas.

Esse livro era o que faltava para fechar com chave de ouro toda a história de Gilead e, sem dúvidas, fez isso de forma majestosa (melhor do que a série esta se encaminhando pra fazer rs).

Aqui conhecemos a fundo a história da Tia Lydia, desde antes do golpe até então, e isso é extremamente importante para entendermos seus sentimentos, as decisões dela na história, embora cruéis, e o grande papel dessa personagem para o fim de Gilead. Uma frase que me tocou muito dela foi:
"Como é que eu pude ser tão má, tão cruel, tão burra? Você vai se perguntar. Você pessoalmente nunca teria feito as coisas daquele jeito! Mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las".

Além disso, o livro explica melhor como o golpe ocorreu e como foi feita a escolha para que cada mulher fosse designada a um posto (tia, aia ou marta), o que é enriquecedor para quem lê e acompanha esse universo, pois que no conto de aia e na série temos apenas a visão de como são escolhidas e formadas as aias. E, por fim, o mais esperado: como ocorreu o fim de Gilead.

Indico sem sombra de dúvidas essa duologia e agora aguardo para ver como a série vai ser finalizada (nervosa).

Frases que me marcaram:

"Em meu fim, está o meu começo."

"Espera-se que toda mulher tenha as mesmas motivações, ou então que seja um monstro."

"Uma pessoa sozinha não é uma pessoa inteira: existimos em relação com os outros."

"O terror não reina, não exatamente. Ele paralisa."

Margaret você é perfeita! ?

cecAlia286 02/06/2024minha estante
de verdade não sei como o caio não ficou irritado de tanto que eu falei desse universo!!!! ele nunca vai precisar ler, já sabe de tudo kkkkkkk

Caio 02/06/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKk livro bom

Juliana2623 02/06/2024

Simplesmente perfeito! Mesmo sendo publicado 35 anos depois do primeiro livro O conto da Aia, o livro faz links categóricos ao antecessor e o fim é realmente o esperado por todos. A surpresa está na pessoa que arquitetou todo o plano do fim de Gilead. Indico a quem leu os livros, assistir a série tb.

Fabiana.Canuto 02/06/2024

Interessante ler a história pelo prisma dos principais personagens e suas vivências que acabam se encontrando. O atrito de culturas e a urgência da união delas. Saber como foi a queda de Gilead complementa a história da série que eu já achava incrível!

Thayfx 28/05/2024

Reviravolta
Esse de fato foi um livro maravilhoso, dinâmico, não conseguia parar de ler, sempre querendo ver o que aconteceria na prox página.
E o mais Interessante foi ver a história por 3 perspectivas diferentes!
Perfeito ??????????

Taati1 28/05/2024

Impressionante
Continuação de uma obra sempre tem tantos caminhos possíveis pra seguir, mas na minha visão, Margaret tomou o melhor deles. Tentei ler o livro outras vezes mas não estava no momento certo, mas dessa vez ela me pegou de jeito. O conto da aia é meu livro favorito, e agora os testamentos fechou de vez de uma maneira maravilhosa essa história tão dura.

_salton 27/05/2024

Pra quem gostou de O Conto da Aia é leitura obrigatória. Comecei a leitura porque o primeiro livro deixou muitas coisas em aberto e queria respostas e eu não quebrei a cara porque jesus. Muito bem costurada, sofri um pouco no início mas depois tudo fez sentido.
Normalmente diferentes narrativas intercaladas me pegam muito. Feliz por ter concluído, pronta pra assistir a série agora ?

Luciana 25/05/2024

Três histórias diferentes que no final se cruzam. Não é igual ao primeiro onde tudo se retrata, aqui temos uma urgência das coisas e tá tudo certo. Acho que foi o tempo perfeito da evolução de cada uma, a queda de Gilead foi linda, mesmo que sofrida.
É tão bizarro saber que é uma distopia, porém que possa se realizar, chega a ser apavorante.

Elizabeth.Woolridg 24/05/2024

Os Testamentos
Li logo depois de devorar o Conto da Aia, e esperava algo parecido ou pelo menos na mesma pegada que o anterior, mas acabou que minha experiência foi meio diferente.
De início, fiquei muitíssimo interessada nas tres narradoras e acredito que tenha sido a melhor parte do livro para mim. Mas, ainda que todas as tramas políticas e o mundo muito bem construído tenha sido perfeito (óbvio, é da Margaret), sinto que eu não fiquei muito tocada com a história e as narradoras tanto quanto eu fiquei com a Offred.
Atribuo isso aos estilos diferentes de narração, que são menos reflexivas do que o da Offred, talvez até porque duas serem narradoras mais jovens e a outra uma Coriolanus Snow feminino.
O que estragou para mim foi o final, pois não fiquei nem um pouco conectada com a Nicole e a Agnes, achei-as até insuportáveis às vezes, e sinto que toda a personalidade das duas ficou subitamente muito estereotipada. Mas a culpa também pode ser minha, porque dei uma acelerada para ler esse final porque já estou de olho no próximo livro. Mas a construção de mundo e a maioria dos povs da Lydia e alguns da Agnes salvaram bastante para mim.

Isaias 21/05/2024

Um misto de emoções tal qual o primeiro livro! Leitura muito fluída, adorei a escrita da autora nessa sequência e confesso que minha visão sobre a Tia Lydia mudou um pouco, não esperava que acontecesse isso. O fato de ter diferentes visões sobre o universo de Gilead só veio pra melhorar toda a obra, conseguindo ser rico de detalhes sobre todas as atrocidades que aconteciam e até mesmo as falhas que existiam.

Geovanna.Cookie 13/05/2024

Maravilhoso!
Eu li Os Testamentos logo depois de terminar O Conto da Aia. Fiquei com medo de ler por um tempo, pois muitas pessoas eram da opinião que foi uma continuação desnecessária, mas nossa, como eu discordo.

Eu amei conhecer os pontos de vista de outras mulheres em Gilead, faltou só uma esposa. Só por ampliar o nosso ponto de vista a história já foi válida, porém a forma como elas se interligam conforme se aproximam do final foi genial!

Recomendo a todos!