Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Gigi.the.reader 23/02/2024

"O amor é forte como a morte"
Terminei este livro em prantos, e bastou meia página para tal.

Já aviso que tanto "O conto da Aia" quanto "Os Testamentos" possuem gatilhos para assédio/abuso sexual e estupro e estupro de vulnerável/pedofilia.

Eu dei uma pontuação maior para este livro do que para "O conto da Aia" porque, apesar de tratar da própria "Offred" narrando, de ela ter presenciado o início de Gilead, ter sofrido com as mudanças, sanções, sentenças acerca de seu corpo e estilo de vida, e também ter sido peça essencial no desenrolar das reviravoltas de sua própria história, e também da trama de "Os Testamentos", ela foi uma personagem passiva grande parte do tempo.

Terei que me limitar a isso acerca dela, pois senão darei spoilers.

Já nessa sequência, temos 3 personagens muito mais ativas, especialmente a Tia Lydia.

Sem contar que nos encontramos afastados dos horrores que as aias são obrigadas a enfrentar - pelo menos, em boa parte do tempo.

É notável a maior maturidade e experiência na escrita da Margaret nesse livro, embora no primeiro ela já fosse ótima.

Ela desenvolve muito bem 3 personagens absolutamente distintas, com idades muito discrepantes, com vivências extremamente diferentes. Isso foi uma bela amostra da qualidade de sua escrita.

Sem contar inclusive a criatividade para as reviravoltas, os diálogos e as respostas às situações que as personagens escolhem.

Confesso que essa última me deixou com muita raiva e aflição, especialmente pela Daisy, mas também pela Agnes. É cada atitude horripilante de burra, que só por deus.

Porém isso também mostra a qualidade da construção de uma personalidade adolescente imatura e impulsiva, e um tanto mimada (Daisy), e também de uma personalidade adulta a qual sofreu com uma educação limitante, e cresceu onde criatividade, atitude e inteligência eram desencorajadas, censuradas e punidas (Agnes) - ambas impecáveis.

Embora não retrate com muitos detalhes, apenas a ideia de retratar uma sociedade opressora, com seu poder militar - em grande parte roubado, diga-se de passagem - e de alienação, é muito bem pensada, inclusive com inspiração em regimes passados na história internacional (que a autora empresta aos fundadores de Gilead).

Porém, toda sociedade apresenta falhas, em especial regimes teocráticos puritanos como este. E as falhas deste são imensas. Em especial as intrigas, omissões e conspirações. E a queda sempre é um fato. As perguntas são: quanto tempo esse "paraíso na Terra" durará? E como irá cair?

Enfim, eu recomendo demais ambas as leituras. Vocês podem até se arricar a ler o segundo livro sozinho. Mas ele lido em sequência já deixa várias perguntas no ar, que dirá se lido sozinho. Minha recomendação é que vocês leiam "O conto da Aia" primeiro.

Eu nunca assisti à série, mas pretendo.

lucasrespindola 20/02/2024

Foi como voltar para casa... leitura super agradável (embora o conteúdo seja o oposto) e muito interessante a história ser narrada por três personagens tão importantes desse universo. muito bom!

bilibiod 20/02/2024

é um livro um pouco cansativo de ler e parece maior do que é.
a história é bem parecida com o conto da aia, eu gostei do final mas fiquei com aquele gostinho de quero mais, me pareceu que acabou muito de soco, visto que todo o livro se desenvolver muito lentamente, o final é curto e rapido

Thai 18/02/2024

Fantástico
Eu amei saber o que houve depois do Conto da Aia e qual foi o destino final dos personagens desse romance. Vale a pena cada página lida e eu devorei cada uma delas.

Nico 17/02/2024

Os Testamentos
O livro é uma continuação muito bem vinda para o universo criado da obra, pelo menos para mim, muitas das dúvidas que eu tinha sobre toda a organização desse tipo de Estado foi suprida. Enfim, muito bom e envolvente, além de me fazer ter uma nova e bem-vinda visão da Tia Lydia

Tainah 17/02/2024

GE-NI-AL!
Se "O conta da Aia" foi surpreendente, então não há palavras suficientes para falar sobre "Os Testamentos". Não é o tipo de livro que costumo ler - com mundos distópicos, questões relacionadas à política e reflexões sobre a sociedade - e ainda assim ele conseguiu virar um dos meus favoritos. A autora é simplesmente genial na construção deste outro mundo que, apesar de distante, reflete perfeitamente muitas contradições e hipocrisias da nossa atual sociedade. Ainda, dentro dessa realidade, Margaret consegue narrar uma história emocionante, onde protagonistas mulheres superam o sistema opressor e realizam uma verdadeira revolução. Em suma, é o tipo de leitura que te deixa boquiaberto e vidrado, ansioso pelo desenrolar. E garanto; vale super a pena!

Fran 15/02/2024

No início demorei um pouco para engatar na leitura, mas depois tudo fluiu rapidamente.
É uma distopia incrível, cativante e que nos deixa com um misto de sentimentos. Recomendo demais. Amei a leitura.

Ricardo77 13/02/2024

Os Testamentos
Totalitarismos podem demoronarde dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder; ou podem ser atacados de fora para dentro; ou ambas as coisas. Não há fórmulas infalíveis, já que muita pouca coisa na história é inevitável.
(Margaret Atwood)

Cassieli 12/02/2024

Só fui saber da existência desse livro após terminar O conto da Aia e ficar buscando por respostas.
Ouso dizer que esse é ainda melhor que o primeiro, ele dá as respostas que esperava, mas não prontamente. Pra isso ele nos envolve com as personagens primeiro, nos deixa criar nossas próprias suposições a respeito dos laços de ligação.
É uma leitura intensa, ainda mais rica em detalhes sobre o funcionamento dessa sociedade fictícia, que me deixou com a sensação de estar olhando uma série (mas não a própria "O conto da aia", já que desse livro quase nada é relatado na série).
Enfim, indico muito!

_bexz__ 11/02/2024

O amor é forte como a morte
Acho que não foi feito para mim, não consegui me conectar com nada e nem com nenhum personagem. Talvez o fato de ter gostado tanto de O Conto da Aia, tenha interferido nessa leitura, me fazendo ter um censo crítico maior e ao mesmo tempo uma certa expectativa que não foi cumprida.

A única parte que chegou perto de me fazer sentir algo e que realmente gostei, foi a última parte da Tia Lydia. No restante não vi muito sentido ou ao menos me importei ou me interessei pela vida das personagens. Na minha opinião, é um livro que eu não tinha necessidade de ler.

Ari 09/02/2024

May the Lord?
Eu não consegui parar de ler é a continuação perfeita , apesar de extremamente triste em algumas partes, se entende muito da história de Gilead pir outro ponto de vista