Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Luisa 08/05/2024

Muito bom o livro! Gostei da forma que ele foi desenvolvido e achei bem mais fluido do que O Conto da Aia, acredito que pela troca constante de personagens na narração

Lindsey 02/05/2024

Fim do Conto da Aia
"Uma pergunta a respeito de 'O conto da aia' que sempre retornava era: como foi a queda de Gilead? 'Os Testamentos' foi escrito para responder a essa pergunta. Totalitarismos podem desmoronar de dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder; ou podem ser atacados de fora para dentro; ou ambas as coisas. Não há fórmulas infalíveis, já que muito pouca coisa na história é inevitável", disse a autora nas páginas de agradecimentos. Tivemos que esperar 35 anos para saber o fim do "O conto da aia" (George R. R. Martin achou que foi rápido.. brinks). E como tudo o que Margaret escreve, se trata de um livro brilhante. Aqui temos três personagens contando suas histórias: a famosa Tia Lydia, uma moça que cresceu em Gilead e outra de fora. Os depoimentos vão se intercalando até todas as histórias se cruzarem. Assim como no conto, e principalmente se você for uma mulher, a história te choca, te emociona, te surpreende.. às vezes tudo ao mesmo tempo. Impossível ser diferente.

* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

NinaeraiosdeSol 02/05/2024

"Onde existir vácuo, a mente o preencherá com avidez"
Comecei a leitura no escuro, sem saber qual era sua sinopse e esperando a narrativa da mesma Aia da obra de 37 anos atrás (O Conto da Aia). Descobri em pouco tempo que esse livro é dividido em três narrativas femininas distintas, nenhuma delas de Offred, mas sim de Agnes, Daisy e Tia Lydia.

As personagens apresentam este mundo distópico sob diferentes perspectivas, Agnes representando a juventude que cresceu em Gilead sem as memórias do passado antecessor à teocracia, Tia Lydia como a fonte dos segredos obscuros dessa sociedade juntamente ao peso de ser uma das fundadoras da mesma e, por fim, Daisy: uma jovem canadense de classe baixa que observa de longe o caos do então país vizinho, por meio de livros de história, aulas, protestos e contatos minímos com membros do governo Gileadiano.

Apesar de ser possível ler "Os Testamentos" sem a leitura prévia de "O Conto da Aia" seria uma perda das conexões e referências que dão tanta riqueza para essa segunda obra. Ainda sim, me pareceram todas as conclusões dos mistérios bem como o final do livro bastante óbvias desde o princípio, apesar dessa obviedade não tirar o prazer da leitura e a complexidade narrativa de Atwood no que tange a diversidade.

A priori, fiquei bastante decepcionada com a perda daquela narrativa pesarosa, límpida e poética, mas conforme a história foi se fazendo me pareceu uma estupidez (talvez porquê seja mesmo) esperar de três novas pessoas, totalmente distintas, possuam uma mesma abordagem acerca da vida. Principalmente considerando que a jornada de uma Aia inclui, ou pior, exclui tantas possibilidades de sentir o mundo. Assim, a sequência de Atwood demonstra sua destreza em clarificar e personificar tão bem suas personagens. Página após página o envolvimento e a compreensão em relação a cada uma ganham mais intensidade, se aprofundam.

Não são histórias soltas, pelo contrário, é uma exata mesma história que é construída e acrescida a partir das óticas de cada uma em relação aos acontecimentos, juntamente com suas impressões e vidas pessoais somadas ao leitor.

Para àqueles que consideraram lento o primeiro livro: há uma grande compensação nesse à medida em que os atos são repletos de ação e a violência é ainda mais plural. A sensação de movimento, como se algo fosse abruptamente mudar sem controle e de maneira contínua, que restou no final do Conto da Aia se estende aqui do início ao fim.

É uma leitura fluida, aprazível e rápida. Recomendo de todo o coração, inclusive e, principalmente, a obra inicial.

Apesar de tudo!: ele perde muito com essa movimentação acelerada, perde as oportunidades de aprofundar o que há de melhor no primeiro: o existencialismo. Os conflitos, os questionamentos e sentimentos desenfreados que possuiam tanta vazão são reduzidos à brevidades e urgência por acontecimentos. Para mim, particularmente, isso tira muito da história, a melancolia quando bem feita acrescenta tremendamente. Fica mais claro com os agradecimentos que é mesmo mais um produto que uma obra de arte (apesar de poder ser ambos).

flavvvvvvv 30/04/2024

É um misto de querer ler tudo de uma vez e precisar deixar de lado de vez em quando. É muito bem escrito e a história não te cansa nem 1 segundo, mas os assuntos são tão profundos e pesados que as vezes precisa parar pra respirar um pouco. Colocar a visão dessas 3 personagens foi genial e o final me emocionou muito. Sigo dizendo que a Margaret Atwood é extremamente necessária

Pintinhaa 27/04/2024

Obrigada amiga
Após ameaças de uma amiga eu li esse livro,e meu amigo... É INCRÍVEL. Após ler "O Conto da Aia", essa obra nos deu esperança e um final restaurador. A obra retrata um cenário político tão fácil de acontecer nos nossos dias, que ao olhar para o nosso país eu realmente me vi na pele das personagens principais. Uma ditadura Teocrática, há crítica social mais foda do que essa???
Concerteza indico para todos que leiam e reflitam sobre essa obra.

Brena.Nobre 21/04/2024

Os testamentos
É uma distopia, me interessei pelo livro depois de ter visto a chamada do seriado. Tem uma leitura fluida e abriu mudou minha cabeça, situações que antes eu achava absurdas não acho mais.

Levi_Motta 19/04/2024

Os testamentos
A continuação depois de tanto tempo. Este livro é bem mais acelerado(acredito que propositalmente) e responde muita coisa do livro anterior. como a história do primeiro é espetacular, ela repetiu a dose nesse. Acho que o principal destaque neste livro é que as personagens são muito boas. Principalmente uma em específico que me surpreendeu. No mais, eu destaco o fato de como Margaret aproveitou muito bem o tempo que ficou sem escrever a continuação do livro e não deixou a história cair.

Nanna 17/04/2024

Eu não esperava muito dessa continuação, até a achava desnecessária, comprei o livro só pq estava barato. Mas juro, a leitura não me decepcionou.

Pra mim, O conto da Aia acabou bem do jeito que tinha que acabar, aquele final aberto e tal. Eu já tava conformada. Mas ai a autora lança essa continuação com um baita salto temporal.
Aqui muitas perguntas que ficaram do livro um foram respondidas... A atmosfera Gilead continua sufocante e o plano agora é tentar derrubar o sistema, mas o livro traz o ar de: meu Deus isso não vai dar certo.
E se deu certo ou não e como aconteceu, só lendo pra saber.
Eu achei essa continuação muito boa, mas dou 4,5 ? pq o livro 1 foi 5 e eu achei ele melhor que o 2.

Mas vale muito a leitura!!

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Bom, esse livro foi a resposta para várias perguntas a ficaram em abertas no primeiro livro, me ajudou a entender melhor o cenário da distopia.

TDthaydias 15/04/2024

Achei muita enrolação
Infelizmente não superou o primeiro, achei muito enrolado e não citou o que aconteceu com a June, deveriam ter contato melhor o final do primeiro

@karinasouzasm 14/04/2024

Os testamentos
Continuação de ?o conto da aia?, mas é inferior ao primeiro livro. Conta a estória de outras mulheres que vivem em Gilead e como foi o dia ?D? para elas. Mostra como as meninas são preparadas para serem tias, esposas ou aias. Mesmo sendo interessante e valendo a leitura, o primeiro é mais envolvente e eletrizante na minha opinião.