Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood




Resenhas - Os Testamentos


1862 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sandrovsky 10/03/2024

Coerente e envolvente
Gostei das personagens, da coerência com o primeiro livro mesmo depois de 35 anos de lançamento e da história com um final cheio de esperança para nossas heroínas.
Pelo fim de todo regime totalitário, as "Gileads" que persistem e a opressão feminina que persiste em não sucumbir!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Josec91 07/03/2024

Para os órfãos da série
Esse livro é simplesmente perfeito pra quem assistiu a série e não aguenta esperar.
Os desfechos desse livro acontecem muito anos à frente da série, e do primeiro livro, mas é possível reconhecer muitos personagens e ter um vislumbre do futuro que aguarda Gilead.
comentários(0)comente



LarissaPatricio 05/03/2024

Tia Lydia: Crack do jogo
Uma continuação digna de respeito, escrita 35 anos depois do primeiro livro. A autora teve um máximo de atenção e cuidado com os leitores em criar essa segunda obra. Emocionante!
Dessa vez teremos relatos de 3 mulheres e suas experiências no governo totalitário teocrático de Gilead: a Tia (poder), a filha de um Comandante (submissão), e uma cidadã Canadense (resistência).
Achei esse livro bem mais pesado do que o primeiro, pois uma das personagens citada anteriormente é uma criança...Alerta pedofili4.
comentários(0)comente



DAbora277 05/03/2024

Amei, amei, amei, superou minhas expectativas, o conto da aia é uma série maravilhosa e saber que a autora se importou em dar uma continuação digna faz toda diferença, eu passei a ter empatia pela tia Lúcia (coisa que eu nunca imaginei que teria), fiquei tão feliz em saber que a Agnes se tornou uma menina com personalidade e opinião, e ah a Nicole também! A june merece, que mulher incrível. Não vejo a hora da próxima temporada da série pra ver como esses acontecimentos vão ser descritos.
comentários(0)comente



malu :) 03/03/2024

"é tarde demais para gilead impedir sua destruição iminente"
?que livro FODA!
diferente de "conto da aia", que é narrado apenas pela offred, nesse livro a gente tem a narração de três personagens que acabam se conectando no decorrer da história: agnes, daisy e lydia.
agnes vive em gilead, na verdade, ela é parte da primeira geração, a que não pegou o golpe nos estados unidos e não sabe nada sobre a vida antes do modelo que gilead apresenta. agnes foi roubada de sua mãe na transição de governo e entregue a uma esposa, assim, ela cresce na alta sociedade de gilead já com os novos costumes enraizados.
daisy vive no canadá, ela é engajada em movimentos anti-gilead e vive uma vida bem comum. o que ela não sabe é que na verdade ela é filha de uma aia que escapou de gilead. daisy é na verdade uma das pessoas mais procuradas do país. e acaba que essa informação é o que une as três personagens do livro, que buscam por fim a gilead de uma vez por todas.
e por fim, lydia. sim, é a tia lydia do primeiro livro, aqui ela narra desde a sua vida nos estados unidos, até o momento atual, onde ela se torna a tia mais importante de todas. ela também conta sobre o que passou na transição de governo, o que acaba sendo bem interessante considerando que ela era juíza e advogada que atuava com casos de crimes sexuais antes de se tornar a tia que conhecemos.
das personagens, tia lydia foi com certeza a que mais me cativou. ela é MUITO bem trabalhada. óbvio que como qualquer leitora de "conto da aia" odiei ela no primeiro livro (afinal ele é narrado do ponto de vista de uma aia, e como aia, eu também odiaria ela) mas aqui a gente vê um outro lado da personagem.
a gente passa a entender cada decisão que ela toma, não necessariamente concorda, mas passa a entender. e acaba que percebemos que tudo pra ela não passou de uma questão de sobrevivência ao novo regime.
lydia é inteligente e é isso que salva ela. ela sabe jogar e manipular na medida certa, sem ser arrogante ou desrespeitosa aos olhos dos comandantes, mas conseguindo as coisas do jeito que ela quer ou precisa. como ela mesmo diz: "uma vez juíza, sempre juíza.", e lydia passa todos os seus anos em gilead montando casos e declarando sentenças, mesmo que não diretamente.
ela guarda informações e aprende a utilizá-las no momento certo pra sair por cima, e é isso que a mantém em segurança durante todos esses anos.
no fim, lydia tinha poder, nos modelos aplicados a gilead, claro, mas tinha.
e não, não a condeno por tudo que ela fez, porque nunca estive no lugar dela para saber do que eu também seria capaz (inclusive citação INCRÍVEL dela sobre isso bem no capitulo final: "você pessoalmente nunca teria feito essas coisas daquele jeito! mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las.").
lydia é complexa e é isso que faz dela uma excelente personagem.
mas falando do restante do livro, agnes e daisy são personagens interessantes de acompanhar. a discrepância nas realidades em que vivem é com certeza o ponto alto na narração das duas. era muito louco sair do pov de uma pro pov da outra e ver que mesmo em lugares tão próximos, elas levavam vidas tão diferentes.
agora sobre os plots do livro: são muitos! confesso que previ todos eles mas isso não foi algo ruim. o mistério não foi mau feito, porque, sinceramente, a proposta não era mistério. e mesmo adivinhando os tais plots, a sensação daquilo que eu imaginei se concretizar continuava sendo impactante! até porque todas as revelações tem importância pra história do livro.
acho que minha única reclamação é sobre o final. ele não é ruim de forma alguma, mas esperei um pouco mais de detalhes. já que o livro é todo muito apegado a detalhes durante toda a história, esperei algo menos generalista do fim sabe, algo mais lento e explicativo.
mas enfim, mesmo com essa crítica não achei que valia tirar alguma estrela do livro pq ele é de fato excepcional.
por fim: achei "os testamentos" melhor que o "conto da aia", mas acho que ele só faz sentido se lido depois mesmo. é necessária a introdução do regime de gilead que o primeiro livro traz e é importante pra história desse livro aqui entender as relações com os personagens do primeiro livro.
então leiam a duologia!!! é com certeza top livros que TODO mundo deveria ler, de verdade
comentários(0)comente



geov 02/03/2024

O livro te prende do início ao fim. apesar de terem 3 pontos de vista diferentes, de pessoas em diferentes situações, ele detalha muito bem cada um deles e consegue transmitir o sentimento de cada uma, te faz vibrar em cada acontecimento.
possui uma escrita muito fluida, personagens incríveis e uma história curiosa, que te traz a vontade de saber mais e mais. no final, poderia ter sido revelado algumas coisas importantes, mas não deixa de ser um livro muito bom. eu recomendaria sem sombra de dúvidas!
comentários(0)comente



Bruna3810 02/03/2024

Mds que livro satisfatório
Sabe todo o sentimento ruim que o primeiro livro dá?? Então, esse segundo vem e limpa limpa limpa kkkkkkk mano que livro bom, sério, ele é bem mais dinâmico que o primeiro, já que se trata de mais de um ponto de vista, e também os acontecimentos são mais dinâmicos, e são tantos, TANTOS plot twists que você fica cada vez mais animada pra saber o que vem depois, e não decepciona nem um pouquinho. Me senti totalmente contemplada com as respostas das perguntas que fiquei sobre o primeiro livro, e o final também é muito bom. Enfim, maravilhoso, esses dois livros foram uns dos melhores que já li.
comentários(0)comente



Cecí 29/02/2024

Queima, quengaral
"Eu sabia que deveria haver mais palavras, pois já naquela época aquela explicação dos fatos não me pareceu muito certa. Gatos não queriam saber de tricotar. E nós não éramos gatos."

Autocontrole e Margaret Atwood não são coisas que combinamos: não importa o quanto eu tente guardar algumas páginas pra depois, sempre devoro seus livros. O ritmo dos acontecimentos é tão acelerado quanto o da leitura e finalmente proporciona alguma justiça às atrocidades perpretadas por Gilead.

Mais do que uma reflexão sobre os perigosos rumos da nossa sociedade atual, Os Testamentos também trás consigo uma mensagem de esperança - literária e idealista, diga-se de passagem, mas esperança pouca é melhor que esperança nenhuma.
comentários(0)comente



LAvia494 29/02/2024

Amei O conto da Aia, para mim foi um dos melhores livros que eu li em 2023. Esperei tanto para ler esse livro. Eu gostei, foi bom ver o que ocorreu depois que a Bebê Nicole foi levada e ver a diferente vida entre as meninas e ver como esse sistema caiu.
Leiam!
comentários(0)comente



Leandro.Argentini 28/02/2024

Não tava na minha lista de leitura 2024, mas que sorte tive quando aproveitei a promoção na Amazon. Desde o Conto da Aia eu fiquei com pé atrás para Os Testamentos, porque eu achava que não ia suprir a expectativa criada no primeiro... a boa notícia é que superou. Trechos que chagavam a arrepiar a pele e uma vontade de não para de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



matheusoarex 23/02/2024

Finalmente terminei essa trama Gileadeanaaaaaaaaa ?
Bom, finalmente terminei esse livro kkkk mds, fazia 6 meses desde o último histórico mas eu tava lendo e n tava fazendo os relatos. Enfim, o livro é bom mas tem umas partes sobre Gilead que tem palavras muito coloquiais, e realmente tem que ter por ser uma sociedade que vive na idade da pedra e dominada por neandertais. KKKKK Mas no fim tem uns plots bem interessantes que dão um pouco de ação para a trama e no fim temos o que pedimos para a Margaret Atwood depois do conto da aia. Leiam e vejam o desfecho sobre como acaba uma sociedade que nasce por meio de ditadores. Citando palavras da própria, "Totalitarismos podem desmoronar de dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder; ou podem ser atacados de fora para dentro..."
comentários(0)comente



1862 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR