O Ano da Graça

O Ano da Graça Kim Liggett

Resenhas - O Ano da Graça

Nado 06/01/2021

Essa distopia é uma leitura indispensável para todo bom leitor do gênero.
Jovens são obrigadas a passarem um ano em um local cheio de segredos, só assim elas se "livrarão" da magia que elas podem ter sobre os homens. Ao voltarem sem essa ameaça, elas voltam para suas casas ou seus futuros maridos, e então vivem uma vida que já foi traçada pelos homens.
A leitura causa agonia em muitos momentos, mas também mostra que há um fio de esperança onde mora o caos. Acredito que a ideia que fica é que a mudança pode acontecer, mas não no tempo ou intensidade que desejamos, e que é preciso ser paciente e esperar para que aconteça da melhor forma.
Apesar de não ter o final que eu imaginei que poderia acontecer, uma frase me deixou satisfeito, a qual acho que tem um significativo importante na nossa sociedade: "Os homens nunca acabarão com o Ano da Graça. As mulheres, talvez sim".

Deeny2050 27/05/2020

Distopia feminista foda!
Sim, é uma distopia feminista muito boa! Cria tensão e ódio no leitor, mas ao mesmo tempo aquece o coração com o romance que aparece ao longo do livro
Sarah 25/06/2020minha estante
Qual é o nome dos personagens que formão o casal ?

Kira 29/07/2021

Comecei de má-vontade e virou favoritado
"É assim que eles nos destroem. Tiram tudo de nós, até nossa dignidade, para que qualquer coisa que nos devolvam pareça um presente."

É tão maravilhoso quando você não tem expectativa nenhuma com um livro e ele te coloca de cabeça pra baixo. Foi isso que aconteceu, principalmente por ser passado como um livro mais tranquilo e superficial, o que eu não achei nem um pouco. É agoniante do início até o final.
Eu não sei nem o que dizer deste livro, só sei sentir... Incrível!

Achei o fim bem coerente por se tratar de uma distopia.
Pra mim o único "defeito" é que ele podia ser maior, pois, em algumas partes, ele é bem corrido, mas nada grave.
Talvez também seja só a minha vontade de querer saber mais da história, sei que fiquei muito interessada numa continuação e olha que eu tendo achar que continuações estragam com tudo, entretanto, neste caso específico, acharia interessante. Principalmente pra entender o que se sucedeu do ano da (des)graça e de como elas conseguiriam mudar às coisas naquela sociedade.

"É fácil pensar na vida como algo sem sentido aqui, uma pegada minúscula e esquecida, facilmente por uma tempestade, mas em vez de me sentir menor, sinto que tudo tem mais propósito, mais significado. Não sou mais nem menos importante que uma florzinha tentando ultrapassar o solo. Todos temos um papel nesta terra. E, por menor que seja o meu, pretendo cumpri-lo."

hellendca 19/08/2021

Incrível!
Esse livro é simplesmente incrível! Nunca havia lido um livro que me deixasse mais tensa do que esse, a autora trabalhou muito bem nesse ponto por nos permitir sentir tudo que a personagem principal sente, o medo, o desespero, a aflição... e por ser mulher, consegui ter medo como se eu estivesse no livro! A única coisa que me incomodou e não posso deixar de fora foi o romance, achei muito jogado e desnecessário, foi muito instalove e pra mim não rolou mas ignoro essa parte. Recomendo muuuito a leitura ?

Gabriel 09/12/2021

Uma distopia que mistura "O Conto da Aia" com "Jogos Vorazes"
"Um rato em um labirinto está livre para ir para qualquer lugar, desde que fique dentro do labirinto".

Como dito no título, esse livro tem a pegada da opressão sistêmica contra às mulheres próximo a "O Conto da Aia" (o que me fez ler esse livro), mas também tem, o que me surpreendeu, um desenvolvimento de narrativa e acontecimentos parecido com "Jogos Vorazes" (toda aquela dinâmica de sobrevivência no acampamento me fez ler as últimas 150 páginas de uma vez só).

A protagonista é uma personagem bem interessante e com atitudes bem coerentes. O universo é interessante, mas poderia ter sido mais bem explorado ao meu ver (fiquei sem saber onde ficava exatamente o vilarejo e se o mundo todo funcionava dessa forma e etc.).

De início a história parece um pouco boba, mas conforme a narrativa se desenvolve a gente percebe bem como a escrita da autora amadurece e ela consegue nos levar exatamente onde queria e surpreende com algumas de suas decisões.

Consegui odiar profundamente a Kirsteen, sentir bastante pena e empatia da Gertie e me apegar bastante à Tierney. Fiquei levemente incomodado com o desenvolvimento do "romance" na história, mas gostei de como o mesmo foi concluído.

A forma como o final é descrito destoou bastante do resto do livro, mas eu gostei. A autora terminou a narrativa com menos "ações de personagens" e com mais reflexões a respeito da competitividade feminina no universo em questão (e no nosso também) e opressão da sociedade do livro para com as mulheres.

Gostei muito do livro, fui surpreendido com o desenvolvimento (com a tal pegada da sobrevivência e com uma escrita bem fluída e cheia de acontecimentos), mas gostei principalmente do encerramento que a história teve e como os personagens terminaram.

marina.siqueira 19/08/2023

Não consigo descrever por inteiro tudo que senti com esse livro. Foi um misto de emoções e tudo foi muito coerente e bem orquestrado.
A história só mostrou que, embora a opressão e o preconceito gerem grandes defeitos estruturais, é possível darmos passos na direção certa quando nos juntamos e apoiamos umas às outras.
Mesmo com um final em aberto, é possível ver que a mudança já começou. É um sonho que assume forma.

Izamara Ferreira 15/04/2020

Algemas acolchoadas não deixam de ser algemas...
Esse livro mexeu muito comigo. Em alguns ponto eu me identifico com a personagem principal, talvez por isto eu tenha me envolvido tanto com o livro. A história é muito boa, seu desenrolar também, existe até um certo suspense. A discussão gira em torno dos laços femininos e sua resistência em uma sociedade patriarcal e misógina.
? São as pequenas decisões que tomamos quando ninguém vê que dizem quem realmente somos.?

Fer 20/05/2021

Algemas acolchoadas não deixam de ser algemas
Uma distopia feminista que merece reconhecimento. A autora conseguiu fazer uma história brilhante e muito envolvente, mostrando quão absurda pode ser a influência de uma sociedade na vivência dos indivíduos.
Uma sociedade machista que trata as mulheres como posse, faz coisas extremamente degradantes e as pune por coisas mínimas (grande novidade até aí né? ?).
Mas, o ano da graça traz dentro de toda essa ambientação uma menina com espírito livre que luta pela liberdade de todas em meio a essa alienação que vivem.
O final foi muito bem construído pela autora e me deixou muito satisfeita.

Apesar de ter amado a história em si, achei que faltou um pouco de explicação para algumas coisas, o livro poderia ser mais longo e mais lento em algumas partes.

milena 05/10/2021

ano da desgraça só se for
Um pouco decepcionada pra falar a verdade. A escrita da autora me prendeu bastante, apesar de algumas partes serem bem confusas, não sei se foi pela tradução.

Eu preferiria que não tivesse tido romance nenhum, do início pro meio o livro tinha um propósito e críticas bem construídas, mas sinto que todo o significado foi se perdendo com o decorrer do livro.

Além da autora enfiar um romance sem sal que não te cativa, achei todos os personagens sem graça, (exceto a Gertie criei um afeto por ela) a protagonista não é sem personalidade mas esperava mais posicionamento dela diante da Kiersten.

Por mais que eu tenha ficado chateada com o final, imagino que se o que ocorria faz anos tivesse se resolvido só para dar um "final feliz" ficaria bem forçado, então eu até que entendo.
Vanessa.Maciel 30/04/2022minha estante
Tbm fiquei decepcionada. Até a metade eu tava gostando mas o rumo que a história levou não fez muito sentido.

Carolina.Viegas 15/01/2021

Maravilhoso
Mais uma distopia muito boa e que nos faz pensar a sociedade machista. Recomendo

Uelinton.Caique 08/01/2022

Simplesmente achei um livro incrível, apesar de algumas ressalvas. Com certeza é um livro que faz pensar sobre muitas coisas impregnada na sociedade... Dessa forma, como são minhas iniciativas, ações, das pessoas ao meu redor, e como afetam as mulheres, não só do meu convívio, mas todas. A partir desse livro, percebi que pequenos atos podem significar bastante de acordo com determinada situação.
Bruna.Portoghese 08/01/2022minha estante
Sua resenha me fez querer ler...

Uelinton.Caique 08/01/2022minha estante
Com certeza e um livro muito bom... Para se ter uma ideia, li quase 200 páginas de ontem pra hj de tão fluida que a leitura estava.

Vivi.Montarde 03/07/2022

Só consigo pensar em como esse livro me pareceu uma perda de tempo. Fazia tempo que não lia algo tão ruim. Acho que é a primeira vez que faço uma resenha negativa aqui no Skoob em anos.
Uma história que parecia promissora no início se tornou chata, nada cativante, incapaz de envolver, arrastada em boa parte e com trechos totalmente sem sentido. Não via a hora de acabar logo.
Charlene.Roncolatt 03/07/2022minha estante
Ahhh que alívio saber que você também não gostou! Achei nada a ver, cansativo e bobo!

Vivi.Montarde 03/07/2022minha estante
Nossa, achei que só eu não tinha gostado rsrs
Exatamente isso, nada a ver, cansativo e bobo.

Lud 04/07/2022minha estante
Misericórdia, eu sou a próxima a ler!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk (rindo de nervoso)

Charlene.Roncolatt 04/07/2022minha estante
Nada agora de tirar o corpo fora ????
Vai sofrer tbm!

Mila.Mesquita 05/07/2022minha estante
Eu gostei. Vai ver pq não li o conto da aia, ou outros similares. Tô odiando a viúva se safira. Que livro horrível não consigo engatar. Lutando

Mila.Mesquita 05/07/2022minha estante
Hahahahaha

Vivi.Montarde 05/07/2022minha estante
Lud, já está embrulhado pra ser enviado pra vc kkkkk

Vivi.Montarde 05/07/2022minha estante
Mila, tb não li o conto da aia nem outro similar. Esse livro que é muito ruim mesmo, ruim com força.

Lud 06/07/2022minha estante
Cha, vc não vale mesmo uma rosca furada kkkkkkkk Óbvio que vc tá se matando de rir kkkkkkk

Lud 06/07/2022minha estante
Vivi minha amiga, não precisa correr pra me enviar, ok? Não estou com pressa nenhuma! kkkkkkk

Lud 06/07/2022minha estante
Mila, sobre a Viúva, só te falo que vai render conversa esse livro kkkkkkk

Michele Pedroso @micheletpedroso 06/07/2022minha estante
Gente, eu gostei!

Charlene.Roncolatt 06/07/2022minha estante
Viu Lu a Mi gostou kkkkk vai na fé!

Lud 06/07/2022minha estante
Ahhhhhhhh que alívio a Mi falando, então tem uma esperança! kkkkk

Mila.Mesquita 07/07/2022minha estante
Acho que só eu e vc gostamos Mi. Kkkkk

Mila.Mesquita 07/07/2022minha estante
Lud senhor sem dúvidas irá render.

Janinha 10/07/2023minha estante
Mds vai ser minha próxima leitura. Já tô com medo

Charlene.Roncolatt 10/07/2023minha estante
Jana o começo parece que vai ser um leitura top, depois parece que só faltou acrescentar um unicórnio pra história kkkk

Janinha 10/07/2023minha estante
No começo tava ruim e no final parecia que tava no começo kkk

Lud 10/07/2023minha estante
Agora eu ri altíssimo hahahahhahahahaha Bem isso mesmo, Jana!!!

Janinha 15/07/2023minha estante
Particularmente eu gostei. Gostei muito da premissa...mas acho que foi um livro mal explorado.

Mai 22/12/2020

indescritível
Uma leitura que realmente te pega e te faz fazer inúmeras comparações com a nossa sociedade atual, TODO mundo deve ter o prazer de ler esse livro, ele é fantástico e te faz amar em cada página a mais toda a coragem e amor que a Tierney tem por todas as mulheres do Condado.

Clara.Horn 19/02/2022

"Os homens nunca acabarão com o Ano da Graça. As mulheres, talvez sim."
Comecei a ler "o ano da graça" quando senti que iria entrar em uma ressaca literária, pegava dois ou três livros e não saia dos primeiros 10%. Mas, ainda bem que comecei esse e pude conhecer essa história maravilhosa (além de sentir mais vontade para ler).
Esse livro vai abordar questões distópicas com um empoderamento feminista maravilhoso, com um enredo fantástico e uma linguagem poética (mas simples!) que te faz visualizar tudo o que é descrito.
Simplesmente amei a ambientação, as falas, a mensagem, os pensamentos idealistas (e realistas também) e a pitada de romance. As reviravoltas no final me deixaram em choque, fazia muito tempo que não ficava acordada para terminar um livro e quando terminei esse já quase três da manhã. O desfecho, mesmo que jamais teria imaginado dessa forma, foi emocionante e surpreendente, gostei demais.
Acho que ele peca em um ponto apenas (e por isso ter tirado meia estrela): gostaria que os relacionamentos tivessem sido mais desenvolvidos. Não que isso fosse o foco da narrativa e entendo o motivo da autora de ter deixado eles mais "corridos" (mesmo assim, consegui me apegar aos personagens e shippar o casal). Queria (e muito) que esse livro tivesse talvez umas 50 páginas a mais com mais cenas deles ou do desenvolvimento do universo.
Acho que as mensagens que a autora tentou trazer, que são de amor (não só o romântico), esperança e união feminina foram muito bem trabalhadas e bem emocionantes no final.