O Ano da Graça

O Ano da Graça Kim Liggett

Resenhas - O Ano da Graça

Vivi.Montarde 03/07/2022

Só consigo pensar em como esse livro me pareceu uma perda de tempo. Fazia tempo que não lia algo tão ruim. Acho que é a primeira vez que faço uma resenha negativa aqui no Skoob em anos.
Uma história que parecia promissora no início se tornou chata, nada cativante, incapaz de envolver, arrastada em boa parte e com trechos totalmente sem sentido. Não via a hora de acabar logo.
Charlene.Roncolatt 03/07/2022minha estante
Ahhh que alívio saber que você também não gostou! Achei nada a ver, cansativo e bobo!

Vivi.Montarde 03/07/2022minha estante
Nossa, achei que só eu não tinha gostado rsrs
Exatamente isso, nada a ver, cansativo e bobo.

Lud 04/07/2022minha estante
Misericórdia, eu sou a próxima a ler!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk (rindo de nervoso)

Charlene.Roncolatt 04/07/2022minha estante
Nada agora de tirar o corpo fora ????
Vai sofrer tbm!

Mila.Mesquita 05/07/2022minha estante
Eu gostei. Vai ver pq não li o conto da aia, ou outros similares. Tô odiando a viúva se safira. Que livro horrível não consigo engatar. Lutando

Mila.Mesquita 05/07/2022minha estante
Hahahahaha

Vivi.Montarde 05/07/2022minha estante
Lud, já está embrulhado pra ser enviado pra vc kkkkk

Vivi.Montarde 05/07/2022minha estante
Mila, tb não li o conto da aia nem outro similar. Esse livro que é muito ruim mesmo, ruim com força.

Lud 06/07/2022minha estante
Cha, vc não vale mesmo uma rosca furada kkkkkkkk Óbvio que vc tá se matando de rir kkkkkkk

Lud 06/07/2022minha estante
Vivi minha amiga, não precisa correr pra me enviar, ok? Não estou com pressa nenhuma! kkkkkkk

Lud 06/07/2022minha estante
Mila, sobre a Viúva, só te falo que vai render conversa esse livro kkkkkkk

Michele Pedroso @micheletpedroso 06/07/2022minha estante
Gente, eu gostei!

Charlene.Roncolatt 06/07/2022minha estante
Viu Lu a Mi gostou kkkkk vai na fé!

Lud 06/07/2022minha estante
Ahhhhhhhh que alívio a Mi falando, então tem uma esperança! kkkkk

Mila.Mesquita 07/07/2022minha estante
Acho que só eu e vc gostamos Mi. Kkkkk

Mila.Mesquita 07/07/2022minha estante
Lud senhor sem dúvidas irá render.

Janinha 10/07/2023minha estante
Mds vai ser minha próxima leitura. Já tô com medo

Charlene.Roncolatt 10/07/2023minha estante
Jana o começo parece que vai ser um leitura top, depois parece que só faltou acrescentar um unicórnio pra história kkkk

Janinha 10/07/2023minha estante
No começo tava ruim e no final parecia que tava no começo kkk

Lud 10/07/2023minha estante
Agora eu ri altíssimo hahahahhahahahaha Bem isso mesmo, Jana!!!

Janinha 15/07/2023minha estante
Particularmente eu gostei. Gostei muito da premissa...mas acho que foi um livro mal explorado.

Triz 25/08/2021

Decepção misturada com ódio
Tinha visto um monte de gente falando desse livro então resolvi dar uma chance pra ele já que gostei da sinopse. Esse foi o meu erro. Esse livro tinha tudo, de verdade, para pelo menos ser um livro 4 estrelas, mas mirou no feminismo e acertou no machismo. Eu não consigo acreditar que esse livro está tão bem avaliado, sim, a autora tem uma escrita fascinante me deixou vidrada boa parte do livro, até que, a autora se perdeu completamente no propósito do livro, que pelo menos pra mim, deveria ter ido para um rumo totalmente diferente juro, estou em um mix de decepcionada por um plot tão promissor ser jogado no lixo desse jeito e com ódio por ter lido até o final que é totalmente PODRE JOGA FORA!!! As 2 estrelas só são para a escrita envolvente da autora mesmo e para o plot inicial que era muito interessante.
matty0 31/08/2021minha estante
exatamente meu deus??? como as pessoas não percebem essa chacota???

Juliette 31/08/2021minha estante
Eu abandonei esse livro! Foi de longe o pior de 2021!

Brup 31/01/2022minha estante
Rapaz? eu concordo com tudo que tu disse. Abandonei sem dó nem piedade. A autora perdeu completamente o trilho da história. Decepção!!!

Rosie 27/08/2023minha estante
Pensei que vc fosse odiar esse Boo

booO.O 29/08/2023minha estante
Jura? Por quê?

Rosie 30/08/2023minha estante
Não sei, quando vi que vc estava lendo pensei "ixxxi ela vai detonar esse"

malunapsico 23/12/2020

infelizmente, decepcionante
A sinopse gera muitas expectativas mas o enredo deixa a desejar.

O livro é dividido em 4 estações e um capítulo sobre o retorno das meninas do ?ano da graça?, mas em algumas estações a autora poderia ter aproveitado mais e usado mais páginas, sabe? Os meses passavam e as personagens iam acumulando amor ou ódio umas pelas outras e você não consegue acompanhar por que é tudo jogado.

Surge um romance no meio do livro e eu fiquei extremamente confusa, era o que eu menos esperava que aconteceria. Além disso, achei que o final deixou a desejar. Esperava ver mais uma revolução e as mulheres se voltando contra o ano da graça e fazendo algo sobre...
Monii.Carvalho 08/01/2021minha estante
Concordo em tudo! Eu fiquei confusa em várias partes. Eu gostei muito da escrita da autora, pq é envolvente, sabe prender a nossa atenção... Mas o enredo muito mal costurado. E o final realmente eu cheguei a arfar de decepção ?

malunapsico 08/01/2021minha estante
Bem isso! Faltavam 10 páginas pra acabar e eu ainda tinha esperança que ela ia juntar tudo e mudar a direção das coisas... mas não :/

Fernanda.Dourado 09/01/2022minha estante
Também fiquei bem confusa com esse romance. Tinha na minha cabeça que esse livro ia meio que dar a entender que as mulheres são fortes para passar por tudo aquilo apesar de tudo e enfiar um romance ali no meio não fez sentido nenhum.

Arnaldo.Veiga 30/04/2021

Com uma mistura de O Conto da Aia, O Senhor das Moscas e o filme A Bruxa, temos O Ano da Graça.

Várias das coisas que acontecem nesse livro poderiam ser solucionadas nesse se eles olhassem a natureza ao seu redor e tivessem um mínimo de conhecimento em ciências.

Uma distopia jovem, fluída, fácil de ser compreendida e podendo servir como um pontapé inicial caso você queira ler algo mais pesado como o caso de O Conto da Aia.
Harryeeu 30/04/2021minha estante
Tem o Vox tbm que aliás estou lendo agr, nele as mulheres usam um contador no pulso e só podem falar 100 palavras por dia

Arnaldo.Veiga 30/04/2021minha estante
Tô afim de ler esse tbm

Bea de Brida 01/10/2021minha estante
"O ano da (des)graça" KKKKKKKKKKKK

Pam Alves 11/10/2021minha estante
Kkkkkkk

Uelinton.Caique 08/01/2022

Simplesmente achei um livro incrível, apesar de algumas ressalvas. Com certeza é um livro que faz pensar sobre muitas coisas impregnada na sociedade... Dessa forma, como são minhas iniciativas, ações, das pessoas ao meu redor, e como afetam as mulheres, não só do meu convívio, mas todas. A partir desse livro, percebi que pequenos atos podem significar bastante de acordo com determinada situação.
Bruna.Portoghese 08/01/2022minha estante
Sua resenha me fez querer ler...

Uelinton.Caique 08/01/2022minha estante
Com certeza e um livro muito bom... Para se ter uma ideia, li quase 200 páginas de ontem pra hj de tão fluida que a leitura estava.

Tatta 22/02/2021

a trama, apesar de ter sido bastante explorada em vários livros, tem um traço bem original com o conceito do que é ?ano da graça?. tem boas viradas também.

é bem jovem adulto, poderia ter mais de política. deveria ter mais páginas...

o problema desse livro é que os personagens não têm dualidade. ou são bons ou ruins.

coadjuvantes muito apagados.

a leitura fica bem confusa em algumas passagens.
Tatta 20/03/2021minha estante
não concordo com a review acima

Mesquita13 21/04/2022

AI QUE TENSÃO MDS!!! Recomendo!
"Meu deus deu tudo errado", essa foi minha sensação o livro inteiro, fora o desespero e a tensão.
No começo achei meio adolescente-feminista-rebelde, depois eu fui percebendo que faz parte da construção da personagem e não do tema do livro que é bem mais profundo.
Todas as pontas foram bem amarradas e até o que não precisava ser explicado teve desfecho. Gostei bastante.
xamyto 21/04/2022minha estante
legal!

Paola 29/08/2022

O livro é bom, mas me incomodava com algumas metáforas, parecia que a autora se esforçava muito. Acho que tinha uma premissa boa mas faltou alguma coisa
Letícia 29/08/2022minha estante
Aiii eu li Vox e não gostei, queria ler esse pra ver se me animava mais com essas distopias

bruxadecopas 30/05/2022

O que queima em você, queima em todas nós!
? "Talvez seja Eva sob minha pele, talvez seja a lua, ou minha energia feminina me tornando cruel e astuta, mas tudo o que quero nesse momento é derruba-lo comigo." ?

As mulheres são uma ameaça para a sociedade. Em Garner elas crescem sabendo que são amaldiçoadas pela linhagem de Eva, que usou sua magia para tentar Adão, logo elas também tem uma magia maligna pronta para se libertar. Por esse motivo, ao completar 16 anos, todas as adolescentes do condado são enviadas para o que eles chamam de O Ano da Graça, onde elas ficarão por um ano e irão se libertar do mal que habita dentro delas. A questão é que nem todas retornam e as que retornam, nunca mais serão as mesmas.

Tierney é uma das garotas do Condado que será mandada para O Ano da Graça, mas tudo o que ela quer é ir, voltar e ser designada a algum trabalho. Enquanto todas as outras desejam um bom casamento, ela só quer viver sem amarras, mas ela não pode expressar isso da forma como quer, pois até sonhar é proibido para as mulheres.

Saindo de Garner e passando um tempo com as demais adolescentes, Tierney sente com ainda mais força o quanto ela precisa mudar a forma que as coisas são, mesmo que pra isso ela precise sacrificar a própria vida.

Esse livro é uma mistura de elementos para todos os gostos: tem momentos de apreensão, romance, distopia e mulheres reconhecendo sua força. Além de diversas críticas a forma como mulheres são vistas por muitas pessoas.

O livro é pelo ponto de vista de Tierney e através dela, conseguimos ver o quanto mentiram para elas e as manipulam (sente alguma relação com a vida real?). Apesar de para ela ser mais fácil enxergar a realidade, para suas companheiras do Ano não é tão simples, elas estão prontas para brigar por uma mentira.

Além de lidar com as guerras declaradas dentro do grupo, há predadores a espreita, prontos para mata-las e vender pedaços de seus corpos em troca de uma grande quantia em dinheiro. Quantas delas vão voltar?
babeatricce 30/05/2022minha estante
EU AMOOO ESSE LIVRO

Thais 15/02/2021minha estante
Também senti falta disso, mas acho que a história iria ser mais incoerente se ela fugisse por exemplo. Gostaria muito de uma continuação

bianasib 01/02/2021

Por mais que esperava mais do final achei um livro muuito bom, envolvente e com uma discussão bem necessária.
Luana 01/02/2021minha estante
Um dos melhores que li ano passado

milena 05/10/2021

ano da desgraça só se for
Um pouco decepcionada pra falar a verdade. A escrita da autora me prendeu bastante, apesar de algumas partes serem bem confusas, não sei se foi pela tradução.

Eu preferiria que não tivesse tido romance nenhum, do início pro meio o livro tinha um propósito e críticas bem construídas, mas sinto que todo o significado foi se perdendo com o decorrer do livro.

Além da autora enfiar um romance sem sal que não te cativa, achei todos os personagens sem graça, (exceto a Gertie criei um afeto por ela) a protagonista não é sem personalidade mas esperava mais posicionamento dela diante da Kiersten.

Por mais que eu tenha ficado chateada com o final, imagino que se o que ocorria faz anos tivesse se resolvido só para dar um "final feliz" ficaria bem forçado, então eu até que entendo.
Vanessa.Maciel 30/04/2022minha estante
Tbm fiquei decepcionada. Até a metade eu tava gostando mas o rumo que a história levou não fez muito sentido.

Deeny2050 27/05/2020

Distopia feminista foda!
Sim, é uma distopia feminista muito boa! Cria tensão e ódio no leitor, mas ao mesmo tempo aquece o coração com o romance que aparece ao longo do livro
Sarah 25/06/2020minha estante
Qual é o nome dos personagens que formão o casal ?