O Ano da Graça

O Ano da Graça Kim Liggett

Resenhas - O Ano da Graça

Poesia na Alma 21/02/2020

Projeto Leitura Feminista
O Ano da Graça, de Kim Liggett, é mais um livro selecionado para o Projeto Leitura Feminista, com o blog Barda Literária e em parceria com a Globo Livros, selo Alt. Voltado para o público jovem, o livro faz críticas à alienação promovida pelo sistema Patriarcal e como as mulheres tentam sobreviver em uma sociedade em que sua existência é uma ameaça constante ao poder dos homens.

' Nos dizem que temos o poder de fazer homens adultos saírem de suas camas, deixar garotos alucinados e enlouquecer as esposas de tanto ciúme. Acreditam que nossa pela emana afrodisíaco poderoso, a essência potente da juventude, de uma menina à beira de se tornar mulher. É por isso que somos banidas aos dezesseis anos, para liberarmos nossa magia na natureza antes de voltarmos à civilização'

Ninguém no Condado de Garner pode falar do Ano da Graça, o que cria uma atmosfera de medo, melhor forma de controlar a massa. Tierney, personagem central dessa história, já tem a idade suficiente para se submeter ao Ano da Graça, momento em que adolescentes são isoladas numa ilha para se purificarem de sua magia. Ou seja, todas as mulheres desse Condado são consideradas Bruxas e perigosas (Não pensem que isso está longe de nossa realidade, na África do Sul, homens queimaram mulheres idosas vivas, acusando-as de transformar morros em zumbis. Canada registra aumento casos de mortes de mulheres indígenas, há também casos de mulheres queimadas vivas nos últimos anos em vários países – Fonte: Mulheres e caça às bruxas).

saiba mais http://www.poesianaalma.com.br/2020/02/resenha-o-ano-da-graca-de-kim-liggett.html

Bia 21/05/2020

Espetacular
Essa distopia mexeu demais comigo, me fez refletir em muitas coisas, um livro que te prende do começo ao final, e que ele continue apenas em suas páginas...

Gabrielle.Marins 25/02/2020

Uma distopia para jovens feministas. Um livro bom com uma narrativa envolvente e personagens bons. Recomendo a leitura.

Maisa @porqueleio 23/07/2020

Leitura obrigatória e necessária
Estamos no Condado de Garner, onde as mulheres não têm voz. Há a crença de que elas carregam uma magia perigosa. Para que sejam purificadas, ao completarem 16 anos, elas passam por um ritual: são enviadas para uma ilha, logo após a cerimônia do véu, quando podem ser escolhidas como esposas.

Tierney é uma garota no Ano da Graça. Até então, levava uma vida de aventuras ao lado do amigo Michael. Por ter um espírito tão livre, tem dificuldades em aceitar as regras de sua comunidade, mas ela sonha frequentemente com uma garota que lhe oferece uma flor vermelha, e isso lhe dá medo!

Após a cerimônia, as meninas são escoltadas até o acampamento, de onde só voltarão após um ano. Durante esse tempo, caso tentem sair da ilha, poderão ser caçadas por predadores, que matam e vendem os pedaços de seus corpos cheios de magia no mercado; mas elas têm de voltar – vivas ou em pedaços, caso contrário as irmãs mais novas são expulsas do condado.

As mulheres, quando voltam, estão alquebradas, mutiladas, traumatizadas a tal ponto que não deveriam ter forças para erguer suas vozes. E assim se mantêm o Status quo no condado. A estória é bem complexa, e eu não trouxe grande parte dos acontecimentos sobre o que ocorre na ilha porque acredito que deve ser um degustar muito pessoal. Muitas reflexões podem ser gestadas a partir dessa leitura, mas acho que o principal seria de como nos acovardamos e nos calamos frente a tantos disparates. São homens que pautam sua masculinidade na diminuição do papel feminino. As mulheres são apenas ‘fraquejadas’. E não merecem papel de destaque.

Vale lembrar que O ano da Graça vai ser adaptado, produzido e dirigido por Elizabeth Banks, conhecida por seu envolvimento em histórias que mostram a força das mulheres.

site: https://www.instagram.com/p/CCUMzQZjnuz/

jusouzr 04/02/2021

Uma bomba de livro
Se você procura um livro de distopia que tenha uma temática feminista leia O Conto da Aia porque esse aqui mirou no Conto da Aia e acertou em Chernobyl

Bia 18/03/2023

Por diversos momentos tive a impressão de está lendo o conto da aia em uma nova roupagem. Livros que tratam desses assuntos em específico, sempre me chamaram muito atenção.

O ano da graça é um livro carregado de subjetividade, uma trama um pouco densa e chocante. Personagens com posições bem centradas. Algumas partes deixaram a desejar, e isso não será explicitado por mim, pois, cada leitor tem sua própria visão de conceber a estória. Portanto, deixo ao encargo de cada um olha mais apurado da estória e consequentemente suas interpretações.

Tierney, Ryker, Michael são personagens que adoraríamos que existissem fora da ficção. Por diversas páginas a leitura foi empolgante e em outras tive a vontade de abandonar a leitura.

O final teve um desfecho um tanto inesperado, muitas informações para poucas páginas por terminar. Algumas coisas não foram reveladas e isso me deixou um pouco descontente com a autora.

Mas como um todo a leitura é bem agradável. Talvez não siga a linha de abordagem do assunto como esperamos mas ainda assim a leitura é recomendável.

lover1 04/10/2022

Incrível
Essa história é exatamente do jeito que eu gosto, com um desenvolvimento e escrita impecáveis. Me apaixonei do início ao fim com todo o processo e criatividade da distopia.

Gu Vaz 03/04/2021

Importante para a juventude
Apesar do selo jovem da editora, e de trazer uma protagonista adolescente, a história de O ano da graça é madura o suficiente. Traz temas importantes como a fraternidade feminina, abusos de todos os tipos, mas nunca deixa de lembrar que há esperança por mudanças na estrutura principal. Até a metade do livro eu adorei o mistério envolvendo os predadores, numa mistura de mitologia versus realidade, com um quê de loucura e do desvendar das circunstâncias, mas a história se torna bastante clichê com o romance da presa com o predador e transição de desconfiança para paixão de um capítulo para o outro e depois a narrativa (lê-se protagonista) deixa quase que em segundo plano a rebelião. Pode-se relevar por ela ser adolescente, mas é difícil de engolir depois de presenciar tantos horrores causados pelos homens do condado. O final não é irrealista, algo que gostei.

Aninha.Costa 26/09/2021

Tudo pra mim!
Há um lugar dentro de nós que eles não veem nem alcançam. O que queima em você, queima em todas nós.

No caminho para a enseada, me dou conta de quanto as folhas mudaram, de quanto mudei com elas. Em vez de pensar em todas as formas como eu poderia morrer, começo a planejar todas as formas como eu gostaria de viver.

Tiram tudo de nós, até nossa dignidade, para que qualquer coisa que nos devolvam pareça um presente.

O paraíso é um garoto numa casa da árvore, com mãos frias e coração quente. ??

Não tenho palavras para fazer uma resenha pois, neste momento estou deitada numa poça de lágrimas! Toda mulher deveria ler esse livro!

Triz 25/08/2021

Decepção misturada com ódio
Tinha visto um monte de gente falando desse livro então resolvi dar uma chance pra ele já que gostei da sinopse. Esse foi o meu erro. Esse livro tinha tudo, de verdade, para pelo menos ser um livro 4 estrelas, mas mirou no feminismo e acertou no machismo. Eu não consigo acreditar que esse livro está tão bem avaliado, sim, a autora tem uma escrita fascinante me deixou vidrada boa parte do livro, até que, a autora se perdeu completamente no propósito do livro, que pelo menos pra mim, deveria ter ido para um rumo totalmente diferente juro, estou em um mix de decepcionada por um plot tão promissor ser jogado no lixo desse jeito e com ódio por ter lido até o final que é totalmente PODRE JOGA FORA!!! As 2 estrelas só são para a escrita envolvente da autora mesmo e para o plot inicial que era muito interessante.
matty0 31/08/2021minha estante
exatamente meu deus??? como as pessoas não percebem essa chacota???

Juliette 31/08/2021minha estante
Eu abandonei esse livro! Foi de longe o pior de 2021!

Brup 31/01/2022minha estante
Rapaz? eu concordo com tudo que tu disse. Abandonei sem dó nem piedade. A autora perdeu completamente o trilho da história. Decepção!!!

Iris de Castro 13/03/2022

Não tenho palavras. Eu senti tanta raiva durante grande parte do livro, mas simplesmente não conseguia parar de ler. O melhor livro que eu já li, mas nunca vou ler ele novamente k, sei nem oq dizer

@EscrevendoSobreLivros 20/10/2020

Uma história importante pra VIDA, não só para o feminismo.??
- Uma história incrível, emocionante e dolorosa. Que não termina como um conto de fadas, onde tudo é lindo e maravilhoso. Mas termina nos mostrando que somos capazes, somos fortes e que precisamos lutar pelo que acreditamos. Precisamos estar unidos e não machucando uns aos outros.

- Cada página tocou o fundo da minha alma e assim como a Tierney deixou o acampamento, deixo essa história com uma mudança em mim. ??

5? favorito ??

carol 10/10/2020

que livro lindo!! to em choque e chorando até agora. adorei tanto a escrita, foi tudo.

Day 25/03/2021

Perfeito, sem defeitos, leitura OBRIGATÓRIA
Sem palavras pra descrever essa leitura. Superou expectativas, respondeu a todas as perguntas, frustrou todas as teorias e surpreendeu a cada página. Tu é terrível mesmo em fia? Por mais leituras como está nesse ano.