O Ano da Graça Kim Liggett

Resenhas - O Ano da Graça

Iris de Castro 13/03/2022

Não tenho palavras. Eu senti tanta raiva durante grande parte do livro, mas simplesmente não conseguia parar de ler. O melhor livro que eu já li, mas nunca vou ler ele novamente k, sei nem oq dizer

Day 25/03/2021

Perfeito, sem defeitos, leitura OBRIGATÓRIA
Sem palavras pra descrever essa leitura. Superou expectativas, respondeu a todas as perguntas, frustrou todas as teorias e surpreendeu a cada página. Tu é terrível mesmo em fia? Por mais leituras como está nesse ano.

carol 10/10/2020

que livro lindo!! to em choque e chorando até agora. adorei tanto a escrita, foi tudo.

Gabriela 23/09/2023

O que, dizer do Ano da graça, um livro bom , bem empolgante mas esperava muito mais no final. Fique frustrada com final, pois acho que poderia terminar de outra forma.

Gabi 18/01/2021

O Ano da Graça foi uma leitura revoltante e tensa no melhor sentido possível, além de ser cheia de ensinamentos. Ou pelo menos foi tudo isso até a metade da história. Eu estava com muitas expectativas para essa distopia, a premissa me pareceu ser muito interessante, e assim que comecei o livro já me encantei pela escrita envolvente da autora, eu chorei quase o livro inteiro, acompanhar as coisas que aconteciam era muito revoltante, a história traz temas muito importantes como: machismo, sociedades controladoras, sororidade e aborda também a ideia comum em distopias de que uma mentira contada várias vezes acaba se tornando verdade. Eu amei tudo isso e a história mexeu muito comigo, eu me senti muitas vezes como se tivesse levado um soco no estômago enquanto lia, tinha certeza que o livro seria meu primeiro cinco estrelas do ano, até que passei da metade da história, aí tudo desandou. Eu sou uma completa apaixonada por romances, mesmo em livros de outros gêneros gosto quando a gente tem também um casal por quem torcer e se apaixonar, mas até eu sei que em O Ano da Graça não tinha de jeito nenhum espaço pra um romance, muito menos um que fosse usado pra mudar tanto o rumo da história e até a personalidade de uma das pessoas envolvida no romance. Gostei do livro, mas fiquei muito decepcionada com o rumo que a história seguiu. Deixando isso de lado eu ainda recomendo demais essa leitura, o livro ensina bastante e todo mundo que gosta de distopia deveria dar uma chance.

P.S.: Michael e Ryker, os dois a 80km/h, quem será que consegue me irritar mais?

Gisele296 04/04/2020

Acredito ma medicina. Nos fatos. Nas verdades.
O Ano da Graça é de uma leitura leve, com uma narrativa fluida, que faz você o ler sem nem perceber as horas passarem.
Um livro sobre a força da união feminina, o que podemos conquistar e vencer quando nos unimos em prol de um objetivo maior e único.

Janise Martins 03/03/2022

O Ano da Graça

Esse livro é forte, cheio maldade que o ser humano é capaz, mas deixa claro que o que ser humano faz, tanto para o bem quanto para mal, é por escolha. Não gostei da escrita da autora, mas amei a história.

Difícil falar desse livro sem spoiler.

Fiquei impressionada com a maldade aqui. Lógico que a princípio teve uma justificativa, mas nem tudo.

Eu esperava que uma protagonista forte e inteligente surgisse no desenvolvimento da história, mas isso não aconteceu. Ela, sem que soubesse, foi preparada por seu pai para o que teria que passar, mesmo assim ela foi aquém.

De quem eu gostei mesmo foi traído pela mocinha, e, mesmo assim, permaneceu firme e fiel. Isso sim foi amor.

O final é de esvair o coração. Um livro que a gente lê com indignação, todo ele. Vale a pena cada raiva hehehehehe… recomendo.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/03/o-ano-da-graca.html

Maria Julia 09/05/2020

O ano da graça
O ano da graça é sobre ser resistente numa sociedade misógina. Mas acima de tudo, ter esperança. Esperança.

"Há um lugar dentro de nós que eles não veem, nem alcançam. O que queima em você, queima em todas nós."

Emilyn moretwopages 14/02/2022

PERFEITO, AVASSALADOR NOTA MIL
O condado de Garner é repleto de histórias, mulheres crescem acreditando que sua existência é uma ameaça e a única forma de se livrar de seus instintos é indo para o acampamento ?Ano da Graça?. Ninguém fala do ano da graça, todos anos mulheres vão e voltam dele, mas os acontecimentos ficam somente por lá, após um ?ritual? em que as meninas tornam-se mulheres e são escolhidas para o casamento, todas devem se livrar de suas magias no acampamento.

Uma leitura árdua e necessária, trazendo diversas analogias ao livro ?O senhor das Moscas? e a teoria de Locke, ao embarcar no ano da graça as mulheres retornam ao seu estado ?primitivo?, devido aos reflexos da sociedade patriarcal que cresceram, em que uma outra mulher deve ser vista como rival e não sua aliada.

O livro possui um enredo fantástico, a autora soube abordar o tema perfeitamente, levando o leitor a viajar por entre as páginas, sofrendo e aprendendo com cada personagem, desvendando junto com essas mulheres os seus nuances e principalmente a sua verdadeira magia.

Um aspecto que gostei muito no livro, foi o quanto a protagonista tentava diariamente permanecer realista e firme em seus aprendizados passados, sempre buscando o lado mais lógico de toda situação, lembrando da ciência e deixando de lado os mitos contados em seu condado impostos pelo homens.

Ao longo da leitura consegui adivinhar algumas partes do final, contudo o desfecho foi emocionante, cada detalhe foi essencial para a finalização desta leitura que conquistou o meu top 3 de 2021.

A leitura foi incrível e emocionante do começo ao fim, em nenhum momento senti que algum capítulo não era necessário, a história foi muito estruturada prendendo o leitor a todo momento. Um livro que eu recomendo para todos, espero que assim como eu vocês deem uma chance.

malunapsico 23/12/2020

infelizmente, decepcionante
A sinopse gera muitas expectativas mas o enredo deixa a desejar.

O livro é dividido em 4 estações e um capítulo sobre o retorno das meninas do ?ano da graça?, mas em algumas estações a autora poderia ter aproveitado mais e usado mais páginas, sabe? Os meses passavam e as personagens iam acumulando amor ou ódio umas pelas outras e você não consegue acompanhar por que é tudo jogado.

Surge um romance no meio do livro e eu fiquei extremamente confusa, era o que eu menos esperava que aconteceria. Além disso, achei que o final deixou a desejar. Esperava ver mais uma revolução e as mulheres se voltando contra o ano da graça e fazendo algo sobre...
Monii.Carvalho 08/01/2021minha estante
Concordo em tudo! Eu fiquei confusa em várias partes. Eu gostei muito da escrita da autora, pq é envolvente, sabe prender a nossa atenção... Mas o enredo muito mal costurado. E o final realmente eu cheguei a arfar de decepção ?

malunapsico 08/01/2021minha estante
Bem isso! Faltavam 10 páginas pra acabar e eu ainda tinha esperança que ela ia juntar tudo e mudar a direção das coisas... mas não :/

Fernanda.Dourado 09/01/2022minha estante
Também fiquei bem confusa com esse romance. Tinha na minha cabeça que esse livro ia meio que dar a entender que as mulheres são fortes para passar por tudo aquilo apesar de tudo e enfiar um romance ali no meio não fez sentido nenhum.

Mick_05 07/04/2023

Simplesmente de uma chance pra esse livro
Eu tô sem saber o que dizer sobre esse livro. Que história incrível. Eu recomendo demais!!
Se você assim como eu gosta de: distopia, protagonista que não deita pra qualquer um, história de amor inesperado, plot que te pega de surpresa, final nada clichê e muito sofrimento; vc vai amar esse livro.
Eu acabei desistindo dele quando estava em uns 40% pq estava tudo muito confuso pra mim na história, realmente o começo parece não fazer sentido, MAS NÃO DESISTAM. Felizmente um dia esteva no tédio e resolvi tentar de novo e a partir daquele momento a história começou a fazer sentido pra mim e eu simplesmente devorei o livro.
A Tierney é aquele tipo de protagonista forte e apaixonante, que não desiste fácil mesmo com todas as merdas que acontecem com ela (e acontecem muitas). A história nos transmite muita força e empoderamento mesmo não tendo o final esperado, que inclusive não é nada clichê.
Eu me apaixonei pelo livro e o significado que ele carrega.
?Os homens nunca acabarão com o Ano da Graça. As mulheres, talvez sim?
Emilyn moretwopages 09/04/2023minha estante
Eu falo que é sensacional

TacinhaDeVinho 29/05/2021

O Ano da Graça
Esse é um livro que todas as gurias deviam ler, é uma história sobre força e resistencia, e sobre como a magia está em todos nós a todo momento, sobre como rivalidade feminina é um puta atraso na nossa vida, sobre como o amor pode superar a morte tão facilmente, e sobre como as pessoas podem enlouquecer tão rápito por tão pouca razão. Apenas leiam, é lindo e eu chorei no final.

alisebss 18/09/2022

O melhor livro que já li na vida
esse livro, é sem dúvida alguma, meu livro favorito da vida. Não sei dizer se foi o momento em que li que me proporcionou uma experiência diferente, ou se é só realmente bom, mas todos deveriam ler de qlqr forma!

Andreza 19/08/2020

Apesar de ser uma distopia , esse livro é cheio de metáforas e semelhanças com o sistema patriarcal opressivo em que vivemos na atualidade. Em muitos momentos da história algumas frases, pensamentos e julgamentos me lembravam o meu cotidiano. E ver toda a luta da Tierney para abrir os olhos das companheiras de acampamento, e o seu próprio, causou muitas emoções. E por ter chegado no desespero cheio de surtos de raiva em relação ao comportamento das meninas desse livro que eu vejo a importância dele, é importante tratar desses assuntos com os pés no chão (mesmo sendo uma distopia). Em nenhum momento ocorrem mudanças mirabolantes de personalidade nas pessoas do livro, é tudo gradativo. A desconstrução ocorre tão suavemente em alguns pontos, que as vezes ela passa despercebido debaixo do nosso nariz. Quando o final chega a gente percebe que a união feminina necessária para uma evolução está presente desde o início, a gente só não viu.

Mesmo com um romance relâmpago que não me agradou muito, o livro consegue nos dar ótimos plot twist, muitos assuntos para se questionar e um final cheio de esperança. E LEIAM OS AGRADECIMENTOS PLEASE!

"Se nos rebelássemos, não sei aonde iríamos ou o que faríamos, mas acho que estou disposta a descobrir."

Mila.Mesquita 12/05/2022

Grata surpresa.
Fui sem expectativas nenhuma e fui pega pela história do início ao fim.
Achei algumas partes ou que não deveriam existir ou melhores trabalhadas.
Mais muito bom.