O Retorno do Rei

O fim dói!
O Retorno do Rei

?Resenha:

"Três Anéis para os Reis-Elfos sob o céu,
Sete para os Anões em recinto rochosos,
Nove para os Homens, que a morte escolheu,
Um para o Senhor Sombrio no espaldar tenebroso
Na Terra de Mordor aonde a Sombra desceu.
Um Anel que todos rege, Um Anel para achá-los,
Um Anel que a todos traz para na escuridão atá-los
Na Terra de Mordor aonde a Sombra desceu."
? E acabou. Sensação estranha de que algo muito incrível simplesmente acabou. Mas, o que posso dizer é que: nunca li algo tão bom!
? Essa última parte é o desfecho da guerra que estamos esperando desde a primeira, e francamente, valeu super a pena esperar. O jeito que as batalhas foram narradas focando na ambientação dos locais, mostrando os sentimentos de angústias e desespero dos personagens foi impecável.
? Outra coisa perfeita nesse livro é a evolução dos personagens, principalmente de Merry e Pippin que começam a aventura imaturos e terminam guerreiros (mas eles continuam sempre pensando no segundo dejejum).
? Sam é o meu protegido dessa estória, a amizade dele com o Frodo é linda de se ler, muito fofo. Não preciso nem dizer da perfeita da Éowyn, uma mulher e tanto.
? O final também foi perfeito. Terminou de uma forma super leve e homogênea que me fez  chorar por estar acabando kkkkk. Eu amei, amei demais! Espero ler os outros livros do Tolkien logo!
Peppo 24/12/2021minha estante
Estou me encaminhando pro fim e me sinto da mesma forma.Quero muito finalizar a obra mas ao mesmo trempo sei que não vai ser fácil ver que tudo acabou.
Sam é um grande herói no livro e também meu protegido,apesar de ter me decepcionado uma vez ou outra haha.
Éowyn é meu orgulho nesse livro,mas fico triste pelo desfecho da história dela,tinha muito a entregar aquela mulher,muito mais que um casamento sem química (na minha opinião) :(

Lice 24/12/2021minha estante
Realmente não foi fácil ver que acabou kkkkk fiquei com um vazio.
Sam é incrível demais, ele teve um ótimo desenvolvimento e me surpreendeu em vários aspectos. Eu gosto da Éowyn com o Faramir, mas realmente acho que faltou desenvolvimento para os dois, eles prometiam muitas coisas e acabaram nos dando apenas um fim corrido. Os últimos capítulos foram incríveis, vai amar

Peppo 25/12/2021minha estante
Bom,acho que minha decepção nem foi tanto pelo casamento da Éowyn com o Faramir,mas sim por ter desistido do maior sonho dela que era lutar e ser honrada em campo de batalha (apesar de ter um grande feito na única que ela participou) pra se casar e perder seu potencial.Eu estava esperançoso de que ela ia quebrar os padrões e se tornar uma comandante incrível,mas no fim virou esposa de um homem renomado e curandeira :(
Mas melhor com Faramir do que com Aragorn,afinal ela gostava dele pq ele era poderoso e altivo,além de CoMpRoMeTiDo é claro kkkkk

Lice 26/12/2021minha estante
Sim, também fiquei decepcionada com isso, ela era uma guerreira e tanto e abandou tudo para se casar. Mas levando em conta que o Tolkien deu um grande avanço no mundo literário da fantasia e que ainda não era comum ter mulheres fortes como as que temos nos livros de hj, acho que ele conseguiu conciliar a força da Éowyn,criando uma personagem segura de si e incrível, com o período, fazendo algo novo e dando espaço para personagens femininas guerreiras e afins.

Peppo 26/12/2021minha estante
A gente também não pode deixar de falar da Galadriel,que apesar de parecer só uma dama da floresta para leitores leigos,na verdade tem uma importância e força inimaginável na história para quem conhece bem a trama.Mas infelizmente só consigo pensar nessas duas quanto à representatividade.

Lice 26/12/2021minha estante
Galadriel é uma deusa kkkk no apêndice mostra alguns feitos dela durante a Guerra do Anel, o poder que ela possui é tão grande quanto o do Gandalf, na minha percepção. Uma pena que, assim como a Éowyn, não tivemos um aprofundamento tão grande, sabemos que ambas são fortes e poderosas, mas não temos um desenvolvimento muito grande :(

Resenha maravilhosa.

Sim Peppo, Éowyn casou-se mas nas obras do Tolkien não há demérito nisso (nem na vida real mas ok), ela lutou bravamente e com horarias, e ao se casar, escolheu o amor, tal como seu amado. A Terra-Média é um lugar tal lindo...

Sem palavras para definir a deusa Galadriel, lendo Contos Inacabos e A Natureza da Terra-Média temos um desfecho enorme somente dela, elfa, filha, princesa, mulher, mãe, esposa, amiga e RAINHA DA COROA PRATEADA, maravilhosa!!! (Temos todas essas versões dela nos livros S2)

Lice 29/12/2021minha estante
Ainda não li os outros livro do Tolkien, doida para saber mais sobre essa personagem perfeita kkkkk

Silas-sama 29/12/2021minha estante
Sobre heroínas com excelente desenrolar temos também Lúthien e Nienor. Lembrei da antagonista Ungolianth, haha mas não conta.

Silas-sama 29/12/2021minha estante
Pois super indico os outros livros da saga Terra-Média para quem amou O Senhor dos Anéis ?

Maygeek7 15/05/2022

O Fim do precioso.
Juro que só terminei essa saga porque sou uma taurina muito teimosa.
Pense no sufoco de passar por uma ressaca literária e ainda com "probleminhas" na vida real não é fácil se empenhar numa leitura super detalhada muitas vezes cansativa e irritante.
Dava vontade de gritar ?PRA QUE DESCREVER A DESCIDA DO NORTE AO SUL DO MORRO, SÓ DESCER A P***A DO MORRO!!?

Porém, tirando meu estresse ?
Foi uma leitura sem igual, de alto nível, uma história longa porém no final muito proveitosa. Com personagens cativantes,
(Sam, meu preferido)
Uma obra de arte em forma de livro.
A saga O Senhor Dos Anéis não é para fracos.

Eu recomendo e não recomendo. Mas vale muito a pena.

?Três anéis para os élficos reis sob o céu,
Sete para os anãos em recinto rochoso,
Nove para os homens, que a morte escolheu,
Um para o senhor sombrio no esplendor tenebroso
Na terra de mordor aonde a Sombra desceu.
Um anel que a todos rege, Um anel pra achá-los,
Um anel que a todos traz para na escuridão atá-los
Na terra de mordor aonde a Sombra desceu.?
Douglas Finger 15/05/2022minha estante
? adorei essa resenha super sincera!

Eduardacs 15/05/2022minha estante
Nem acredito que tô vivendo esse momento

Carlinha PPinto 15/05/2022minha estante
Adorei a resenha. ?

Carla.Ligia 15/05/2022minha estante
Sam é o verdadeiro herói??????

Amorsah 24/05/2023minha estante
Oi

Maygeek7 24/05/2023minha estante
Oi, Sarah

Edimilson.Araujo 19/10/2023minha estante
Essa resenha me resumiu lendo a saga ?

João Pedro 16/01/2016

O Fim
A saga como um todo me foi decepcionante. Esperava mais, sobretudo ação. Acho que o excesso descritivo de Tolkien acabou encobrindo os momentos de mais aventura.

Tolkien, é óbvio, é um gênio da literatura fantástica. O enredo me pegou de jeito em A Sociedade do Anel, mas começou a me perder em As Duas Torres. Acho que fui perdendo a paciência.

Apesar disso, o personagem Sam proporcionou cenas memoráveis e se tornou meu personagem favorito.

Adorei o final também.

João Pedro 12/10/2016minha estante
Tenho sim, cara, mas não tenho interesse em vender

ladrelfa 05/07/2019minha estante
Kkkk eu ia perguntar o msm, aff

Juninho-Godinho 06/09/2020minha estante
Agora eu tenho todos com essa capa???

ladrelfa 07/09/2020minha estante
Eu tb! Quase n consigo kkkk

Juninho-Godinho 07/09/2020minha estante
Nossa, ainda bem que vc conseguiu, porque eles saíram de linha

Vinícius 21/03/2011

É como ter a perfeição em mãos, uma obra épica criada por Tolkien que, somando os três volumes, já passou por mais de 150 milhões de leitores, traduzida para mais de 40 idiomas, e é hoje um dos trabalhos literários mais consagrados da história.

"Três Anéis para os Reis - Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores - Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Tolkien não só cria uma nova mitologia, mas também uma nova forma de vida. O senhor dos anéis é, sem dúvida alguma, um divisor de águas na vida de qualquer leitor. Não é apenas ficção, mas também um mesclado de ensinamentos passados pelo autor, desde o valor de uma amizade como a de Frodo e Samwise, desde a importância de alianças para com um mesmo objetivo, como a dos cavaleiros de Rohan e dos austeros senhores de Gondor, de que momentos ruins se tornam bons com uma pitada de comédia, comoas disputas do anão Gimli e do elfo Legolas, ainda traz à tona a força feminina, capaz de decidir as coisas mesmo num campo de batalha, como também que com coragem a gente consegue tudo, que não são necessários dois metros de altura e um corpo repleto de músculos para salvar o mundo, basta querer, e o protagonista de pés cabeludos, quis.

A história é dividida em três volumes (pode-se optar pelo volume único) que são divididos em seis livros relatando a Guerra do Anel. Não é novidade a forma descritiva que Tolkien narra sua história, é um deleite para os amantes dos mais minuciosos detalhes, porém às vezes se torna cansativa, devido à imensa quantidade de viagens feitas ao desenrolar da história. E não para por aí, para se deliciar mais ainda temos um enredo muito forte, e é difícil não se afeiçoar por algum dos personagens com suas peculiares características. A edição do livro ainda conta com mapas em diversas perspectivas, e ainda no terceiro volume, com seis apêndices, destinados aos fanáticos pela Terra-Média.

"[...] Não sinto nenhuma pena de Gollum. Ele merece morrer. Merece! Suponho que sim. Muitos que vivem merecem morrer. E alguns que merecem viver morrem. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para condenar à morte em nome da justiça, temendo por sua própria segurança. Nem mesmo os sábios conseguem ver os dois lados."

As aventuras começam em A sociedade do anel, onde é formada a sociedade composta por quatro hobbitts, um elfo, um anão, dois humanos e um mago. Cabe à Frodo ser o Portador do Anel, fardo de grande responsabilidade, e leva-lo até a Montanha da Perdição, onde seria destruído. Continuam em As duas torres já com a comitiva dividida, os Cavaleiros de Rohan são encurralados no Abismo do Helm, Isengard vira um poço dágua, com a partida para Minas Tirith e ainda com o Portador do Anel em maus lençóis. E é quando a Guerra do Anel começa a chegar ao seu fim, no Retorno do Rei a história é repleta de adrenalina e pura ação, com diversas batalhas, como a do Pelennor, com o ataque à Mordor no intuito de distrair o Inimigo e tirar seus olhos vigilantes de Frodo e Sam, para que esses pudessem destruir o Anel. Mesmo quando tudo está escuro, a luz da esperança jamais parou de brilhar.

Fim? Para a nossa sorte, não. É possível complementar a leitura com outras diversas obras publicadas por Tolkien, como O Hobbit, que conta como o Anel foi encontrado. E ainda falta! Sim, arrisco dizer isso, e ainda ousaria desejar que Tolkien tivesse a longevidade do Anel, pois o que faltou foi tempo, já a criatividade, transbordou.

Mais do que recomendo, só lendo pra saber como funciona a mágica Tolkeniana. É certeza que essa história vai marcar você;
Gabi Pescarolo 03/03/2011minha estante
COm certeza Tolkien não deveria ter morrido. A história é tão boa que não deveria ter chegado ao fim! Mas me contento por ele ter existido, e deixado a nós o imenso prazer da leitura destes livros!
Bela resenha! Parabéns!

Leticia. 25/11/2011minha estante
Adorei a resenha, muito boa mesmo (y)

JoaoAvalanche 18/01/2013minha estante
otima resenha, só foi esquecido citar o Silmerillion, que eh o antecessor do O Hobbit q conta historia de Sauron e d como o Anel e Os Aneis foram criados.(foi o que li)

Ediel 06/01/2016minha estante
"É como ter a perfeição em mãos." Melhor definição! Nada mais a declarar.

Nanda 07/01/2022minha estante
Saruman acredita que apenas um grande poder pode manter o mal sobre controle, mas não é o que descobri. Descobri que são as pequenas coisas, as tarefas diárias de pessoas comuns que mantém o mal afastado, simples ações de bondade e amor.

Will 11/07/2021

Perfeito
Depois de muita aventura enfim acabou essa jornada incrível, única e inesquecível.
Mesmo com todos os meus problemas com os outros livros estava muito empolgado pro encerramento de tudo e esse livro satisfez todas as minhas expectativas, foi uma leitura extremamente prazerosa e que eu não conseguia parar de pensar sobre.
Desde o começo tudo já é muito agitado e emocionante, os acontecimentos são um ponto final perfeito pra toda essa jornada dos personagens, foi sensacional ver o caminho que as coisas tomaram e fiquei muito feliz com o encerramento da história de cada um deles. Nos momentos de reencontro meus olhos encheram de lágrimas de ver os personagens que tinham se separado se vendo de novo, foi muito lindo.
Não tenho nada de ruim a dizer, esse livro foi incrível e emocionante do começo ao fim, e toda a trilogia valeu muito a pena. Ainda não li o apêndice mas pretendo ler, além de eventualmente ir pra outras histórias do Tolkien, porque o universo que ele criou é fantástico e muito rico.
Pretendo comprar o box
Mas to em duvida ainda ksksks

Will 11/07/2021minha estante
Se vc gosta de fantasia recomendo bastante, a história é muuuito boa

Dracula 11/07/2021minha estante
Amigo senhor dos aneis é uma das minhas sagas favoritas
Só falaram que o tolkien é muito detalhista ai tenho medo

Will 11/07/2021minha estante
é bastante mesmo, tive problemas com isso, mas acho que se vc for preparado é só sucesso :)

Eu espero
To lendo muito stephen king
Me acostumando com esse tipo de escrita
Mas to adorando

joaoggur 22/02/2021

O fim de uma (incrível) era!
Ah, o Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei! Que fechamento para uma trilogia tão alucinante. Tal qual o segundo livro, não quis me desprender da leitura em nenhum momento.

Mesmo sendo um livro de conclusão, diferente de ?As Duas Torres?, é uma leitura q diverte, e acima de tudo, nos faz querer devorar as páginas o mais rápido possível!

Tolkien é um mestre na criação. Criação de qualquer coisa; lugares, línguas, histórias... mas sem os personagens criados por ele, acho que a história não seria a mesma: não tem UM personagem sem carisma. Aragorn, um guerreiro sem medo do desconhecido, Legolas e Gimli, que mesmo sendo de povos contrário, burlam as diferenças, Gandalf, o Cinzento, um mago muito carismático e inteligente, Boromir, um guerreiro sábio e em busca do novo, e é claro, os 4 Hobbits. Sinceramente, não acho que teria nada disso se não fosse o carisma desses memoráveis personagens.

A minha única critica foi o final, o último capítulo... confesso que não entendi. Parece q o Tolkien quis mostrar algo que, pela primeira vez na saga, não foi bem explorado...

Não entendo porque você ainda não abandou essa resenha e foi direto ler o Senhor dos anéis. É um BANQUETE para fãs de fantasia e histórias clássicas.

Tolkien era um gênio, e isso é incontestável.

-Ain, max...

TOLKIEN ERA UM GÊNIO!
Samuel Simões 26/02/2021minha estante
É muito cansativo? Vale ? Eu tenho a trilogia aqui a um tempo e ainda não tive coragem de encarar

joaoggur 27/02/2021minha estante
Vale. Leia aos poucos, nada de muitos capítulos ao dia. Tolkien gosta de detalhar tudo; você vai se acostumar. Ah, e leia O HOBBIT antes ;)

Samuel Simões 27/02/2021minha estante
O hobbit eu já li e amei. Favoritado p vida. Kkkkkkk tolkien então é prolixo igual Stephen king

joaoggur 28/02/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk sim

Barbara.Oliveira 12/05/2020

Realmente Tolkien não é pra mim. Não sei explicar se é a linguagem, o enredo, a narrativa, os personagens, o universo, talvez um pouco de cada, mas essa história não me prendeu. Nos dois primeiros livros eu ainda me interessei mais pelos acontecimentos e por alguns personagens, mas esse último eu achei especialmente arrastado. Eu só pensava em terminar.
O problema não é gênero, eu gosto de fantasia, apesar de não ser o que mais leio.
Entendo quem gosta, mas com tanta coisa na vida pra ler, vou me aventurar por outras bandas.
Tenho uma biografia do autor aqui na estante, vou ler e é isso aí. Encerro com o pai da fantasia por enquanto.
NaCarol 13/05/2020minha estante
Tolkien é muito questão de gosto mesmo. Ele tem um tipo de narrativa muito diferente de tudo na fantasia. Pessoalmente eu curto, mas até eu perco a paciência nos apêndices desse livro kkkk

Barbara.Oliveira 15/05/2020minha estante
É né? Não dá pra agradar a todos hehe
Mas ontem terminei de ver o filme desse terceiro livro e amei! O final é emocionante.

NaCarol 15/05/2020minha estante
Os filmes são mais acessíveis q os livros né? Apesar de terem 3 horas de duração kkkk tbm amo o final do terceiro, choro dmss

Jessé 28/06/2020minha estante
Eu gosto mais dos filmes. Não por serem mais acessíveis, porque a linguagem dos livros não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas as cenas de ação, principalmente as batalhas, são muito melhores nos filmes. Tolkien foi um gênio em criar um mundo fantástico, mas não era muito bom na hora de descrever cenas de batalhas.

Carlos531 15/06/2014

Só eu que ODEIO a trilogia Senhor dos Anéis?
ME ARRASTEI pra lê-lo.
QUASE desisti.
LIXO, simplesmente.
Ainda bem que peguei esse livro na Biblioteca, se tivesse gastado MEU PRECIOSO DINHEIRO com uma porcaria dessas, nunca teria me perdoado.
Não entendi a maior parte, não sei COMO essa Trilogia PATÉTICA teve uma repercussão tão estrondosamente grande.
Senhor dos Anéis... que livro enjoativo ! Nas 100 primeiras páginas vc se sente acolhido e até animado com aquele novo Universo. Nas 50 seguintes vc é preso na narrativa. Nas próximas 20 vc fica desanimado. Nas próximas 30 páginas vc se sente UM COMPLETO IDIOTA !
Leitura cansativa, não dá mais vontade de ler. Tem muita gente que gosta mas, os filmes devem ter ficado melhores.
Diogo 01/07/2014minha estante
Falta maturidade. Seu comentário é leviano e prepotente típico da aborrescência , aos 14 anos tentei ler a trilogia e tbm não gostei , achei arrastado e tudo mais... Experimenta ler de novo daqui a 10 anos, quase certeza que vc ainda vai mudar de opinião

Patrick Ramos 05/11/2014minha estante
Hahahaha
Desculpe, mas tive que rir do comentário. Percebe-se claramente que você não é um leitor de fantasia e que costuma ler apenas livros mais juvenis e infantis. Basta olhar a sua estante e ver suas melhores avaliações.
Concordo com o que o Diogo disse: Falta maturidade. Para se ler Tolkien tem que estar preparado, afinal você vai encarar uma leitura bem pesada tanto na narrativa quanto na qualidade da escrita. Ler um livro desse com 13/14 anos é praticamente um tiro no pé. O período da adolescência é um período de pura hiperatividade, você quer que tudo seja dinâmico demais e que, definitivamente, esse livro não é. Dizer que a trilogia é patética só porque não entendeu não tem sentido nenhum, ainda mais se considerar que, provavelmente, deve ter começado do livro errado. Existe adolescentes que leram e gostaram? Sim, existe. Mas ele possuem um madurecimento muito maior para compreender todo o universo que Tolkien construiu e, assim, foi capaz de entender melhor.
Por fim, Tolkien não é uma leitura para qualquer pessoa. Ele é um divisor de águas e o precursor de um gênero que é muito desenvolvido atualmente. Agradeça a ele por HP existir, pois JRRT foi uma das maiores influências que sua amada JK teve ao construir sua história mais famosa.

PS: Sofreu assim com SDA, que é até tranquilo, então vai morrer se por acaso pegar "O Silmarillion" para ler.

Davi Busquet 24/04/2021

O senhor da fantasia
Maravilhar-se com seres fantásticos, espécies semi-humanas, mundos mágicos e aventuras selvagens e misteriosas; mergulhar em segredos sombrios de calabouços, cavernas de anões e covis de dragões; descobrir reinos incríveis, civilizações ancestrais, magos, guerreiros e bardos cantantes. Tudo que a fantasia tradicional tem a apresentar, um dia, teve sua origem nas fabulosas linhas de "O Senhor dos Anéis".
O segredo por trás da engenhosidade de J. R. R. Tolkien, é claro, se encontra na compilação de diversas lendas acerca dessas criaturas, que tanto povoaram o folclore dos povos pagãos da Europa. Quando reunidas sob uma história única e extraordinária, não era de se surpreender que um clássico memorável nascesse.
Tal qual os Irmãos Grimm com as lendas germânicas passadas pela tradição oral, Tolkien aproveitou o melhor do imaginário europeu, conectando esses fragmentos através do elemento mais agregador da história humana: a língua. Criando sistemas linguísticos inteiros, ele foi capaz de dar alma à sua obra como nenhum autor antes e depois dele.
A história, bem conhecida hoje em dia, por causa, principalmente, do cinema, possui complexidade muito maior do que a apresentada nas grandes telas. Talvez seja justamente por isso que a obra tenha enfrentado tantos preconceitos por parte de novos leitores, que enxergam no modelo "arcaico" de escrita e redação de Tolkien uma coleção de exageros descritivos.
Das cores do céu poente e as nuvens que o coroam até os elementos mais básicos da natureza que cerca os heróis, como as árvores, os sussurros da floresta e as formas animalescas que rastejam nas sombras — tudo que um dia enriqueceu e deu essência à criação de Tolkien agora é considerado, por muitos, uma prolixidade.
Esse é um engano, creio eu, que só pode ser desfeito com a leitura. Através dela, o leitor poderá testemunhar em primeira mão do que é feita a verdadeira fantasia: aromas, formas, cores, mistérios, magia, selvageria, nobreza e uma trajetória incrível através da Terra Média, narrada pelo incrível Tolkien e sua melhor seleção de palavras.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br
Lelouch_ph 24/04/2021minha estante
Resenha divina.

Lelouch_ph 24/04/2021minha estante
Por mais que eu não tenha lido, você me cativou através dela.

Davi Busquet 24/04/2021minha estante
Obrigado :)

ATHOS 09/09/2016

RECOMENDO!
HISTORIA E ENREDO SAO MUITO BONS, DA GOSTO DE LER ESTE LIVRO, A ESCRITA E EXCELENTE MUITO DESCRITIVA, MEUS OLHOS CHEGAM A DESLIZAR NAS PALAVRAS, E O MELHOR LIVRO QUE LI ATE AGORA, RECOMENDO LER A TRILOGIA.
Juninho-Godinho 11/10/2016minha estante
Vc tem ele com essa capa verde aí? Se tiver tem interesse em vender?

ATHOS 11/10/2016minha estante
EU TENHO, MAS NAO TENHO INTERESSE EM VENDER !

Ok, vlw

Mateus Cunha 07/04/2022minha estante
AAAAAAAAAAAA ESSE LIVRO É MUITO BOM FAVORITO DA VIDA

say (reader's version) 07/04/2022minha estante
AAAAA EU ACABEI DE TERMINAR TO EM PRANTOS

amandabcca 08/04/2022minha estante
MUITO BOM CHOREI HORRORES KKKKKKKK PRECISO DE TERAPIA PRA SUPERAR

Bia 03/01/2022

O capítulo final de uma trilogia fantástica
Ler "O retorno do Rei" foi cansativo, não vou mentir. Demorei muito para engatar na leitura, no entanto, não acredito que o problema tenha sido o livro em si, mas sim meu "cansaço literário de 2021". A culpa não é de J. R. R. Tolkien, que criou um universo fantástico.
As pessoas cantando na guerra me irritaram? Sim. Porém, a escrita é maravilhosa e o desenrolar do enredo foi fantástico! Como não vi os filmes, não posso dizer se foi fiel ou não, mas sei que chega nos últimos capítulos é IMPOSSÍVEL largar a leitura e ir fazer outra coisa. O final me chocou bastante, tanto no enredo do Anel como também dos personagens!
Vale a pena ler e se envolver, ainda mais porque neste livro temos mais ação e desenvolvimento do que nos outros!
Pedro 03/01/2022minha estante
Cantando na guerra? Kkkkkkk

Bia 04/01/2022minha estante
A galera começa a cantar no meio da floresta, da batalhada, do caminho. É uma grande cantoria

Pedro 04/01/2022minha estante
É bem estranho mesmo. Mas alguns povos tinham mesmo esse costume.

Luana 11/10/2016minha estante
Tenho sim. Mas não venderia. Minha coleção ficaria incompleta. :-)

Ah entendi, vlw

Isadora 13/07/2016

E chegamos ao fim!
O último livro, o encerramento da saga do grande Um Anel.

A jornada se torna mais árdua, mais pesada, mais cruel. Sauron parece invencível. A esperança reside unicamente em dois frágeis Hobbits. O que acontecerá no fim? Quem vencerá o grande e terrível Senhor do Escuro?

Essa última parte é incrivelmente ágil. Muita coisa está acontecendo. O Anel se aproxima de seu destino, o rei luta para defender sua casa, as cidades estão sendo devastadas, homens estão sendo assassinados...

Valeu muito à pena essa grande leitura. São muitas e muitas páginas, mas a história é INCRÍVEL!

Isadora 11/10/2016minha estante
Infelizmente não. Li em e-book.

Ata, entendi, vlw kkk

hobbitusille 12/05/2022

os livros proibidos
quando eu era pequeno meus pais, sempre muito rígidos e cristãos acima de qualquer coisa, me mantinham longe de qualquer livro ou filme que envolvia muita magia. eu fui privado de ter contato com obras como harry potter, avatar, e, dentre muitos outros - especialmente - o senhor dos anéis. era terminantemente proibido ler tolkien ou ver os filmes. mas, como eu sempre adorei nárnia desde meus 8 - aslam era tolerável aos olhos do meu pai -, sempre tive muita vontade de ler o hobbit e senhor dos anéis. mesmo não vendo sentido naquilo tudo, eu não podia.

quando eu me tornei adolescente, toda essa regra contra magia foi enfraquecendo bem de vagar. me lembro de uma vez, final de semestre escolar, todos reunidos para ver um filme até dar o horário de ir para casa. tínhamos muito tempo livre, um aluno sugeriu os 3 filmes de senhor dos anéis e os professores adoraram. mas eu, ainda com muito medo de ser descoberto cometendo "o crime", fiz de tudo para sair da sala a todo momento, não prestar atenção e acabei não vendo o filme direito, de propósito, mesmo a contra gosto. eu queria ter prestado atenção.
o tempo foi indo e eu passei por muita coisa nesses últimos anos de adolescência e começo de vida adulta que, mesmo fazendo de tudo pra assistir o hobbit no cinema (e eu consegui! e me viciei na trilogia de filmes que são meu conforto até hoje, não relevante se são boas adaptações ou não) eu não tinha tempo ou motivação para realmente sentar e ler os livros tão proibidos. confesso que ainda tinha medo de ser descoberto e ter o olhar de ódio penetrante do meu pai sobre mim mais uma vez.

hoje eu tenho 24 anos e no começo desse ano, com meu amor por leitura voltando com tudo nesses últimos anos e usando isso como válvula de escape, decidi que seria esse o momento para ler os livros que sempre chamaram por mim, mas que nunca pude atendê-los.

e, ao finalmente ler o hobbit e senhor dos anéis foi como um banho de conforto, um escape da minha realidade enfadonha e dolorida. uma bomba de serotonina e êxtase. não tem outra palavra para usar de exemplo além da mais óbvia: magia. a magia que sangra das páginas de um bom livro cura qualquer coração menosprezado como o meu.

senti como se minha criança interior estivesse em festa, conhecendo o mundo tão incrível do qual ela foi privada injustamente. queria muito ter sido uma criança mais rebelde e quebrado essa regra mais cedo, dado ao meu pequeno eu mais conforto e consolo para passar por tudo o que eu passei.

mas, não estou triste que eu tenha demorado tanto a ler, estou imensamente feliz que eu finalmente atendi o chamado. agora eu tenho esse conforto e sei que posso sempre voltar às histórias tão maravilhosas que li aqui sempre que precisar.
Luiza 13/05/2022minha estante
Nunca li uma resenha mais emocionante... Estou muito feliz por você!!! ??

hobbitusille 13/05/2022minha estante
obrigado!!! ?

Thay262 22/09/2022minha estante
Mano, que é isso!! Sua resenha quase me fez cair uma lágrima aqui! Dá pra sentir sua felicidade, que bom que finalmente você conseguiu ler esses livros e que tenham sido um acalento e pra seu "eu adulto" e "eu infantil".

Achei curioso isso de não lhe deixaram ler Tolkien, pois já ouvi muitos pais religiosos proibirem os filhos de ler Harry Potter (oque discordo pois não achei nada demais lá), mas que permitem ler Nárnia (dado a alusões que Lewis faz a bíblia aqui e ali, dado que era cristão e colocava tais coisas lá de propósito, inclusive Tolkien detestava Crônicas de Nárnia, apesar de serem amigos). Mas em relação a Tolkien eu nunca conheci pais proibitivos, até porque tem um monte de religiosos que adoram pegar a obra de Tolkien pra fazer alusão a passagens bíblicas.

As duas coisas que ouvi sobre Tolkien antes de conhecê-lo foi: a) suas obras tem profundidade acadêmica e podem ser densas e difíceis, as vezes (oque concordo Tolkien tem seus méritos e marcou a literatura fantástica, mas acho que alguns fãs exageram e passam a idolatrar o autor e acho nocivo). E b) como ele era católico, muitos adoram fazer "alusões" e "alegorias" bíblicas com a obra dele (mas no fundo ele próprio não tinha essa intenção, então esse povo "religioso" adora forçar uma barra, seja pra desprezar uma determinada obra, seja pra adora-la). Kkk

Enfim, parabéns por sua leitura!! Espero que a obra continue lhe cativando sempre (acho que o problema geral de ser "fã" ou "hater" de algo é só quando a pessoa exagera no "amor" ou no "ódio", quando oque tem que vir primeiro é o respeito ao próximo).