O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Retorno do Rei


1399 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


ATHOS 09/09/2016

RECOMENDO!
HISTORIA E ENREDO SAO MUITO BONS, DA GOSTO DE LER ESTE LIVRO, A ESCRITA E EXCELENTE MUITO DESCRITIVA, MEUS OLHOS CHEGAM A DESLIZAR NAS PALAVRAS, E O MELHOR LIVRO QUE LI ATE AGORA, RECOMENDO LER A TRILOGIA.
Juninho-Godinho 11/10/2016minha estante
Vc tem ele com essa capa verde aí? Se tiver tem interesse em vender?


ATHOS 11/10/2016minha estante
EU TENHO, MAS NAO TENHO INTERESSE EM VENDER !


Juninho-Godinho 11/10/2016minha estante
Ok, vlw




Isadora 13/07/2016

E chegamos ao fim!
O último livro, o encerramento da saga do grande Um Anel.

A jornada se torna mais árdua, mais pesada, mais cruel. Sauron parece invencível. A esperança reside unicamente em dois frágeis Hobbits. O que acontecerá no fim? Quem vencerá o grande e terrível Senhor do Escuro?

Essa última parte é incrivelmente ágil. Muita coisa está acontecendo. O Anel se aproxima de seu destino, o rei luta para defender sua casa, as cidades estão sendo devastadas, homens estão sendo assassinados...

Valeu muito à pena essa grande leitura. São muitas e muitas páginas, mas a história é INCRÍVEL!
Juninho-Godinho 11/10/2016minha estante
Vc tem ele com essa capa verde aí?
Se tiver tem interesse em vender?


Isadora 11/10/2016minha estante
Infelizmente não. Li em e-book.


Juninho-Godinho 11/10/2016minha estante
Ata, entendi, vlw kkk




Luiza 24/01/2023

"Então aqui chega, o término da Sociedade do Anel"
Enfim acabou a minha jornada na trilogia de o senhor dos aneis, mas vejo que esta apenas começando a jornada nas era da terra média e todas as histórias desse universo.

Foi um fim doloroso, já que nessa obra é capaz de fazer o leitor se apegar aos perssonagens de uma forma muito única, sei que irei reler a obra após ler O hobbit pra me adentrar mais nesse universo complexo, porém nunca é igual à primeira experiência.

Esse final foi realmente digno, uma despedida incrível, um pouco que emocionante, eu jamais vou esquecer de como foi ler essa trilogia, da Sociedade do anel,dos membros da comitiva únicos cada um de sua maneira, e da terceira era da terra média.

Minha aventura pela primeira e segunda era da Terra-média ainda nem começou, isso me conforta, pois não estou nem um pouco preparada pra me despedir do universo, a narrativa é incrível, os perssonagens, a história, os fatos, um universo tão completo que mal parece ficção. Claro não é uma leitura muito fácil, a escrita de Tolkien é densa, cansativa e extremamente descritiva tanto que por o mesmo amar a natureza pode haver páginas inteiras apenas explicando cenário que em geral é apenas "mato", mas é uma história incrível.

Sinto que jamais lerei algo assim novamente, é de uma originalidade completa, de forma que dificilmente achará algo parecido. Minha nota é devido as pausas que dei na leitura por conta da ressaca literária que passei lendo vários livros ao mesmo tempo, um autor com uma escrita tão densa e complicada não é a melhor opção quando se esta em uma ressaca literária, e confesso que após 3 livros a escassez de perssonagens femininas começou a me incomodar e a interferir na minha experiência de leitura. Apesar disso não tem como eu não achar incrível.

Sei que vou voltar a explorar a história sobre a sociedade do anel novamente e a história da terceira era da terra-média, então não é bem uma despedida, por mais que eu não goste de finais.
Bruno 31/01/2023minha estante
tirou duas estrelas pq? (perguntando de curiosidade msm)


Luiza 01/02/2023minha estante
Pq vou reler, dessa vez na ordem correta pra entender melhor o universo, tô disposta a adentrar na história da terra média e n consegui tirar muito proveito nessa primeira leitura


Bruno 01/02/2023minha estante
Pensei em fazer isso tb. Talvez não ler tudo de novo, mas ler todos os apêndices e as partes de cronologia, que meio q fui ignorando em toda a obra. Até pra poder ler os outros 3 que faltam que são de antes da era abordada em O Senhor dos Anéis. Boa sorte pra nós kkkk




hobbitusille 12/05/2022

os livros proibidos
quando eu era pequeno meus pais, sempre muito rígidos e cristãos acima de qualquer coisa, me mantinham longe de qualquer livro ou filme que envolvia muita magia. eu fui privado de ter contato com obras como harry potter, avatar, e, dentre muitos outros - especialmente - o senhor dos anéis. era terminantemente proibido ler tolkien ou ver os filmes. mas, como eu sempre adorei nárnia desde meus 8 - aslam era tolerável aos olhos do meu pai -, sempre tive muita vontade de ler o hobbit e senhor dos anéis. mesmo não vendo sentido naquilo tudo, eu não podia.

quando eu me tornei adolescente, toda essa regra contra magia foi enfraquecendo bem de vagar. me lembro de uma vez, final de semestre escolar, todos reunidos para ver um filme até dar o horário de ir para casa. tínhamos muito tempo livre, um aluno sugeriu os 3 filmes de senhor dos anéis e os professores adoraram. mas eu, ainda com muito medo de ser descoberto cometendo "o crime", fiz de tudo para sair da sala a todo momento, não prestar atenção e acabei não vendo o filme direito, de propósito, mesmo a contra gosto. eu queria ter prestado atenção.
o tempo foi indo e eu passei por muita coisa nesses últimos anos de adolescência e começo de vida adulta que, mesmo fazendo de tudo pra assistir o hobbit no cinema (e eu consegui! e me viciei na trilogia de filmes que são meu conforto até hoje, não relevante se são boas adaptações ou não) eu não tinha tempo ou motivação para realmente sentar e ler os livros tão proibidos. confesso que ainda tinha medo de ser descoberto e ter o olhar de ódio penetrante do meu pai sobre mim mais uma vez.

hoje eu tenho 24 anos e no começo desse ano, com meu amor por leitura voltando com tudo nesses últimos anos e usando isso como válvula de escape, decidi que seria esse o momento para ler os livros que sempre chamaram por mim, mas que nunca pude atendê-los.

e, ao finalmente ler o hobbit e senhor dos anéis foi como um banho de conforto, um escape da minha realidade enfadonha e dolorida. uma bomba de serotonina e êxtase. não tem outra palavra para usar de exemplo além da mais óbvia: magia. a magia que sangra das páginas de um bom livro cura qualquer coração menosprezado como o meu.

senti como se minha criança interior estivesse em festa, conhecendo o mundo tão incrível do qual ela foi privada injustamente. queria muito ter sido uma criança mais rebelde e quebrado essa regra mais cedo, dado ao meu pequeno eu mais conforto e consolo para passar por tudo o que eu passei.

mas, não estou triste que eu tenha demorado tanto a ler, estou imensamente feliz que eu finalmente atendi o chamado. agora eu tenho esse conforto e sei que posso sempre voltar às histórias tão maravilhosas que li aqui sempre que precisar.
Luiza 13/05/2022minha estante
Nunca li uma resenha mais emocionante... Estou muito feliz por você!!! ??


hobbitusille 13/05/2022minha estante
obrigado!!! ?


Thay262 22/09/2022minha estante
Mano, que é isso!! Sua resenha quase me fez cair uma lágrima aqui! Dá pra sentir sua felicidade, que bom que finalmente você conseguiu ler esses livros e que tenham sido um acalento e pra seu "eu adulto" e "eu infantil".

Achei curioso isso de não lhe deixaram ler Tolkien, pois já ouvi muitos pais religiosos proibirem os filhos de ler Harry Potter (oque discordo pois não achei nada demais lá), mas que permitem ler Nárnia (dado a alusões que Lewis faz a bíblia aqui e ali, dado que era cristão e colocava tais coisas lá de propósito, inclusive Tolkien detestava Crônicas de Nárnia, apesar de serem amigos). Mas em relação a Tolkien eu nunca conheci pais proibitivos, até porque tem um monte de religiosos que adoram pegar a obra de Tolkien pra fazer alusão a passagens bíblicas.

As duas coisas que ouvi sobre Tolkien antes de conhecê-lo foi: a) suas obras tem profundidade acadêmica e podem ser densas e difíceis, as vezes (oque concordo Tolkien tem seus méritos e marcou a literatura fantástica, mas acho que alguns fãs exageram e passam a idolatrar o autor e acho nocivo). E b) como ele era católico, muitos adoram fazer "alusões" e "alegorias" bíblicas com a obra dele (mas no fundo ele próprio não tinha essa intenção, então esse povo "religioso" adora forçar uma barra, seja pra desprezar uma determinada obra, seja pra adora-la). Kkk

Enfim, parabéns por sua leitura!! Espero que a obra continue lhe cativando sempre (acho que o problema geral de ser "fã" ou "hater" de algo é só quando a pessoa exagera no "amor" ou no "ódio", quando oque tem que vir primeiro é o respeito ao próximo).




spoiler visualizar
Renata..nunes 30/03/2024minha estante
Amo tantooo (menos O Silmarillion hahaha) ??


eduarda2418 30/03/2024minha estante
kkkkkkk amg, é o próximo q lerei???


Renata..nunes 30/03/2024minha estante
Hahahaha não é um livro ruim, longe disso! Só achei muiiito difícil de ler, e mesmo assim eu venci haha li até o fim :)




casteloale 13/09/2021

Melhor releitura!
Aqui no terceiro livro e último da trilogia, acompanhamos o desfecho da guerra do anel e o avanço dos pequenos, Frodo e Sam, até às montanhas da perdição, com o objetivo de destruir o Um Anel.

Além das mesmas emoções que tive quando li a primeira vez, percebi detalhes novos e coisas que antes não faziam tanto sentido, acho que aproveitei bem mais essa leitura e surtei mais também.

Enfim, adorei relembrar toda a história da bravura do povo da terra média que não desistiu e lutou até o fim.
Murilo 13/09/2021minha estante
Melhor trilogia do mundooooo


casteloale 14/09/2021minha estante
Simm! Amo muito ??




JanaAna90 06/04/2022

Simplesmente, maravilhoso!
Para começo de conversa, quero já deixar registrado que o livro é maravilhoso, seu final ainda melhor.
Ao concluir O Senhor dos Anéis começos pensar na dimensão do livro e do autor, porque construiu um mundo inteiro a partir das histórias contadas. Assistir ao filme várias vezes mas nunca tinha lido os livros e todo o contexto da construção e aqui me deparo com a criação de uma linguagem própria, paisagens, desenhos criados. Estou encantada por esse mundo criado por Tolkien, os personagens e suas histórias, claro que uns são mais amados que outros, mas ainda assim não diminui o valor e grandiosidade das suas histórias.
No retorno do rei, nos mostra a travessia de Frodo e Sam, bem como o desfecho do anel e o resultado disso, além dos destinos de cada personagem. Se tem pontos soltos não vi nenhum.
Sentirei saudades de Gandalf, Gimli, Aragorn, Legolas, Pippin, Merry, Frodo, Sam e tantos outros que deixaram um pouco de si e que levou meu coração.
A história é longa porém em nenhum momento se torna enfadonha; a escrita é de linguagem acessível e fácil compreensão.
Só uma dica para quem não gosta de spoiler deixe para ler os apêndices no final; foi justamente o que fiz. Rsrs
Para mim, o livro supera e muito o filme. Só tem um problema, já quero comprar os outros livros para conhecer ainda mais sobre esse mundo criado por Tolkien.
13marcioricardo 06/04/2022minha estante
Não li esse e o Hobbit porque tenho muitos livros pra ler e já vi os filmes. Mas vou ler em breve o Silmarillion e Contos Inacabados porque final do ano vai estrear a série Os Anéis de Poder...
Tolkien não deixou apenas esses livros fantásticos como legado. Sua obra foi um marco e por isso ele é o pai da fantasia, pelo menos a da era moderna. Por isso, além de uma legião de fãs em todo o mundo e dos filmes mais premiados da história do cinema com 17 óscares, Tolkien é a grande fonte de inspiração de outras grandes obras como Harry Potter ou Game of Thrones.
Tolkien é um gênio.


JanaAna90 07/04/2022minha estante
Estou ansiosa para assistir a série. Sinceramente, somente agora estou mergulhando nos livros de Tolkien, mesmo amando os filmes, nunca tinha lido os livros. De fato, agora começo a entender porque tantos se inspiraram em suas obras.
Agora quero ler todas as obras do autor. Rsrs




@ALeituradeHoje 06/12/2018

Quem não ouviu falar de O Senhor dos Anéis?
Quem não ouviu falar de O Senhor dos Anéis?
Essa saga é, para mim, a prova que alguns seres humanos realmente têm o dom elevado para o uso da imaginação e das palavras. Tolkien foi um verdadeiro gênio criando todo esse mundo de fantasia tão maravilhosamente escrito.
São três volumes (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) mais O Hobbit, lançado em 1937 que precede O.S.d.A. e apresenta como o Um Anel foi parar nas mãos de Bilbo Bolseiro. Num estilo mais suave, é aclamado como um clássico da literatura infantil.
Já nos livros da saga, acompanhamos Frodo em sua luta para levar o Anel amaldiçoada para os confins da Montanha da Perdição e lança-lo nos fogos de Orodruin. E em paralelo, a guerra que se desenrola por toda a Terra Media entre Elfos, Humanos, Anões, Magos e demais seres da terra fantástica brilhantemente criada por J. R. R. Tolkien. Nestes, o autor então aprofundou a história e criou ligações, explicações e pontas que se amarram com uma perfeição apaixonante.
O.S.d.A é um espetáculo, um livro impressionante, formidável, fascinante. Tolkin criou um mundo com detalhes tão bem descritos que questiono se realmente a Terra Media não existe. A riqueza de detalhes da geografia do local, do tempo, do espaço, da história do mundo, do estilo linguístico. Tolkin criou uma língua, com regras gramaticais e fonemas que mesmo (e principalmente, eu diria) para leigos neste sentido é impossível não se admirar.
A grandiosidade da história é tamanha que me arrisco a afirmar que é “inadmissível” alguém gostar do tema fantasia e não ter lido O Senhor dos Anéis.
Garanto que não é à toa Tolkin ter com a obra, o renome que possui. É uma Obra Prima.
Cris @c.lerounaoler.oficial 07/12/2018minha estante
Eu tenho e li a obra completa do Senhor dos Anéis. E achei a adaptação para o cinema a melhor adaptação de todas.


@ALeituradeHoje 13/12/2018minha estante
Concordo Cris... plenamente. Eles foram perfeitos na adaptação.




Thiago Pontes 24/11/2020

Esplêndido
Leitura obrigatória para quem curte fantasia. Vim após ver os filmes e saio satisfeito.
Carol 24/11/2020minha estante
Os filmes são parecidos c os livros?? Digo pra n ler sobre a msm coisa q vc assistiu sabe


Thiago Pontes 24/11/2020minha estante
Então os livros se aprofundam mais do que os filmes. O universo da Terra Média é bem mais explorado nos livros. O lado ruim dos livros é que são livros extremamente descritivos. Em alguns momentos você acaba se cansando.




Nath 14/11/2021

Desfecho mais que perfeito
Mesmo tendo lido os dois primeiros volumes, ainda fico impressionada com a riqueza de detalhes que o Tolkien foi capaz de escrever. Sem dúvidas um fim recheado de emoções! Muito bom ver a evolução de todos os personagens, os reencontros e triste ter que despedir de alguns, mas faz parte. Sam roubou meu coração mais uma vez, e só mostrou mais ainda que é um amigo excepcional, qualquer pessoa que tiver um amigo tão leal como ele, enfrenta qualquer coisa na vida.
Davi 14/11/2021minha estante
Quais são os dois primeiros volumes ?


Nath 14/11/2021minha estante
1° a sociedade do anel e 2° as duas torres ??




João 30/12/2021

Obra prima
Impossível começar essa singela resenha sem antes saudar seu criador! Tolkien foi simplesmente um gênio e uma pessoa iluminada. Difícil adjetivar plausivelmente essa trilogia. Trata-se de uma linda obra. Os desfechos dos personagens foram muito bem construídos e emocionantes. Que grata surpresa ter descoberto a honradez e coragem de Sam (considero que ele não teve a importância devida nos filmes). Gandalf como sempre roubando as cenas em que participa. Gollum é a personificação daquilo que a influência do fardo (anel) pode ter em nossas vidas. Por fim, encerro dizendo que pretendo reler um dia toda a trilogia, e agradecer ao seu criado. Obrigado Tolkien!
Carolina.Gomes 31/12/2021minha estante
No livro Sam deve ser gigante pq , pelos filmes, ele é o meu personagem favorito.


João 31/12/2021minha estante
Ele é fenomenal no livro! Um hobbit gigante. Claro que no sentido figurado kkk




Diego Lima 22/03/2022

Finalmente encerrando O Senhor dos Anéis, essa história épica na qual pessoas normais, mas predestinadas a participar dessa aventura, saíram do comodismo de suas vidas e superaram seus limites para salvar a terra média de um inimigo antigo.

Nessa parte três os eventos vão se concluindo. Cada participante da sociedade do anel teve sua importância na luta, tanto nas batalhas físicas como para destruir o mal (um anel). A evolução da personalidade, maturidade e força de vontade dos quatro hobbits é algo admirável. É como se Tolkien nos quisesse passar a mensagem de mesmo com limitações - sejam elas quais forem - é possível fazer grandes feitos.

Depois de encerrar todas os ciclos os hobbits resolvem voltar para sua terra natal. Apesar de ter diversas cenas extraordinárias no decorrer do livro, o que mais se destacou foram os acontecimentos no condado após a guerra contra Sauron. Nessa momento mostrou toda a evolução de Frodo, Sam, Pippin e Merry, onde após toda a jornada colocando a vida em risco em diversas ocasiões, uma transformação interna aconteceu. Assim como ocorre conosco no cotidiano: a cada experiência nova (seja positiva ou negativa; vitória ou derrota) vamos crescendo e conseguindo desafiar obstáculos nos quais estão por vir.

Gostei bastante da leitura. Não é uma leitura fácil para iniciantes em literatura, porém não é impossível. Talvez eu tivesse aproveitado melhor a história se tivesse lido de uma vez e não fracionando um livro por mês. Todavia não diminui toda a experiência vivida com essa obra de arte a qual tem perpetuado no tempo.
Barbara.Tomaz 22/03/2022minha estante
??


mpettrus 22/03/2022minha estante
?[?] a cada experiência nova (seja positiva ou negativa; vitória ou derrota) vamos crescendo e conseguindo desafiar obstáculos nos quais estão por vir.? Simplesmente perfeita essa sua colocação em paralelo a uma das muitas metáfora do romance de Tolkien ? ?? ? ?




Lala 01/12/2020

Os barcos partiram e eu esqueci meu coração na Terra Média
A melhor fantasia de todos os tempos. É isso, não há discussão, LOTR é perfeito e um dos meus livros favoritos da vida.
A leitura da trilogia foi muito especial pra mim. O livro me sugou, eu começava a ler de manhã e já emendava com a manhã seguinte, posso dizer que vivi na Terra Média durante um mês e acompanhei Frodo em sua jornada. Deixar a Terra Média, portanto, foi difícil.
Desde o primeiro capítulo de A Sociedade do Anel fiquei encantada e ao chegar na despedida de O Retorno do Rei não teve como não derramar umas lágrimas.
O último é o meu favorito dos livros e dos filmes. A Batalha dos Campos de Pelennor foi a melhor cena de guerra que eu já li, épica,porém dolorida. A guerra em LOTR não é uma batalha só pra ter cenas de gente jogando flechas e poderes, a guerra em LOTR é realmente uma guerra:dura, sofrida e com poder de traumatizar. Tolkien tava lá na 1a Guerra Mundial, e creio que ele deve ter usado mto de sua experiência nos campos de batalha da vida real para ilustrar o como seria uma guerra na Terra Média. Pippin e Mery passam por estresse pós traumático, Éowyin perde o tio, Faramir se vê em uma grande tragédia familiar. Tudo isso torna essa batalha algo muito forte pro enredo, claro que tbm é épica, com a Éowyin e o Gandalf arrasando lá, mas sem nunca esquecer a carga emocinal do que é uma verdadeira guerra.
Ao ler os livros eu me senti acompanhando os hobbits até Mordor, passando por tudo aquilo e acho essa jornada genial. O fim do Anel foge do convencional, o Frodo tem aquela recaída ao chegar na boca do vulcão e quem acaba sendo o responsável (msm q n intencionalmente) pela destruição do anel foi a criatura mais improvável de todas:O Smeagol, assim cumprindo o que Gandalf disse lá no início, o Frodo ter pena do Smeagol salvou a sua vida. Tudo se liga e aaaa!
E bem...o ponto mais importante de todos:a amizade. Frodo e Sam tem uma das amizades mais lindas que eu já li, o Sam carregando o Frodo por ele não aguentar foi uma das provas de amizade mais verdadeiras dos livros. Legolas, Aragorn e Gimli, Mery e Pippin...todos tem uma amizade tão pura,tão sincera e é emocionante ver isso superando um preconceito milenar entre elfos e anões ou se ajudando e lutando um pelos outros.
Eu ri e chorei com a Sociedade, me encantei pela beleza da Terra Média, ouvi mil vezes a trilha sonora dos filmes, quis morar no Condado.
Foi uma longa jornada e então, agora dizemos adeus nos Portos Cinzentos. Me senti como os hobbits se despedindo de Frodo e Gandalf, sorri e chorei simultaneamente, mas tudo bem, "Não vou pedir para que não chorem, pois nem todas as lágrimas são ruins " disse o nosso sábio mago. O que eu senti foi que LOTR é mais do que uma fantasia, é uma história sobre vida, sobre amadurecimento, amizade, guerra, corrupção,natureza do ser humano, lealdade e também sobre dizer adeus.
Parto dos Portos Cinzentos com a sensação de missão cumprida e ao passar na estante, ao olhar para aqueles três livrinhos meio surrados que eu comprei no sebo, sorrio nostalgicamente e sinto, aqui dentro, uma sensação que mescla saudade e encantamento.
Wederson.Pires 06/12/2020minha estante
Sua resenha: TUDO PARA MIM. Eu ainda não terminei o Retorno do Rei, mas, já estou sofrendo por ter que chegar no fim do livro por antecedência. Eu estou amando essa trilogia mais do que já amei qualquer livro antes.


Lala 06/12/2020minha estante
Cara, O Senhor dos Anéis é perfeito msm. Quero ler sua resenha quando vc terminar a trilogia, são muitas emoções envolvidas, só sei a Terra Média marcou demais minha história como leitora e não vejo a hora de ler alguma outra coisa do Tolkien pra voltar pra lá haha




spoiler visualizar
Fernanda 20/02/2022minha estante
Vê os filmes agora, amg
tem coisas diferentes dos livros mas mesmo assim é muito bom também


Karencriss 20/02/2022minha estante
Vou assistir todoss




Fabiano 23/07/2020

A jornada chegou ao fim!
Trilogia completada e o sentimento que fica é: "Uau! Que universo incrível esse da Terra Média!
Tolkien conseguiu criar um mundo secundário praticamente perfeito, que faz o leitor acreditar que tudo aquilo é verdade.
O cuidado com os detalhes é incrível. Fiquei sabendo que Tolkien estudou coisas como a capacidade de caminhada de soldados durante um dia para que as viagens dos personagens fossem cronometradas conforme a realidade.
Além disso, ciclos da lua foram calculados, idiomas e escritas foram inventadas, genealogias inteiras de personagens foram detalhadas. Isso sem contar os mapas que são incríveis.

Todos tem o direito de não gostar do gênero da obra ou da história em si, mas é inegável a genialidade desse autor que dedicou sua vida pra criar uma história que revolucionou o gênero fantasia.

Simplesmente Fantástico.
Grazzi.Beletato 24/07/2020minha estante
Uhuuu ??


Fabiano 24/07/2020minha estante
??




1399 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR