O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Jana 25/12/2021

Fim da trilogia...
Em alguns momentos o cansaço do Frodo toma conta da gente tbm kk?kkk Sam deveria ser mais exaltado (além do que já é).
Peppo 26/12/2021minha estante
Sam desempenha o papel de um grande herói durante todo o livro.São pequenos feitos comparados aos de Gandalf ou Aragorn por exemplo,que foram muito honrados por funções na guerra,mas o papel de Sam foi essencial para o desfecho,já que Frodo jamais aguentaria aquilo tudo sozinho.
E sim,a tormenta do Frodo me deixava em agonia haha

Murilo sibim 06/06/2021

Desfecho sensacional para a saga!
Apesar da já ter assistido aos filmes, como sempre os livros possuem muito mais detalhes e acontecimentos que os filmes decidem cortar!
Arco dos personagens fechados de forma primorosa, e como o próprio Tolkien já disse antes, o verdadeiro herói dessa saga é o Sam, que em momento algum saiu do lado de Frodo e apenas por causa dele Frodo teve forças para completar sua sina!
@gabrielnscmt 07/06/2021minha estante
sam sempre salvando frodo

Paula1735 07/05/2021minha estante
Ótima resenha!!! Gosto muito daquela frase que diz: o mundo está dividido em dois grupos: aqueles que leram SdA e os que não leram. Que bom que fazemos parte do primeiro grupo ?

cilia 16/10/2021

eu gostei até, teve muito enrolação principalmente na guerra e tals, mas de resto até q foi bom, n gostei muito do final pq a alice q habita em mim ainda jurava q o sam e o frodo iam terminar como "besties" morando numa toca isolada, mas isso ai é culpa da minha cabeça sequelada, nunca q ia ter um casal gay num livro veio desse, mas de resto foi bom, valeu a pena
Luiz.Fernando 18/10/2021minha estante
Berro kkkkkk mas é sobre isso

Marcelle.Abreu 15/04/2021

Sem palavras
Para mim, a trilogia só foi melhorando no decorrer dos livros ! Esse final foi maravilhoso, fiquei super envolvida no livro todo e já quero ler mais sobre a terra média ?
César Moura 15/04/2021minha estante
O Retorno do Rei é só maravilha!

Sthefany Tupinamba 10/05/2021

Que final!!
Nossa, estou de boca aberta com esse final. Tolkien não deixou nenhum ponto sem nó. Tudo bem amarradinho. O destino de alguns personagens foi algo que eu não esperava, mas não posso dizer que estou decepcionada. Amei, amei, amei!
Andressa Menezes 10/05/2021minha estante
????

caiozitosz 13/08/2021

Um livro perfeito, mas o final me decepcionou.
Retorno do Rei é um livro incrível e que eu adorei ler. Consegui chorar (de felicidade) o que eu achei que não seria possível. Gostei do que aconteceu com cada personagem, achei super merecido. Vou aproveitar pra falar agora sobre o final e o motivo de ter me decepcionado.

(!spoiler a partir daqui!)

Bom, achei que o arco final foi construído na correria. Basicamente, senti como se o Tolkien tivesse começado a escrever e sentido preguiça de desenvolver. Não acho que tinha necessidade de criar todo um novo problema, poderia facilmente manter o papel do Saruman sem toda aquela história. Tinha potencial, mas não sei, um capítulo pra inserir e resolver tudo não me agradou. Começar e finalizar um arco em 31 páginas é arriscado, e ainda não sei se o Tolkien conseguiu ou não desenvolver bem o enredo nessas páginas. De início eu tava achando graça do que tava sendo construído, mas as últimas 4 páginas me pegaram de surpresa. PORÉM, eu acho impossível Saruman ter chegado ali antes dos Hobbits. Ele estava fraco na estrada, totalmente sem poderes... Não sei, não faz sentido pra mim. E é somente por este motivo que resolvi dar 4.5 estrelas ao invés de 5, o final não me agradou tanto.
Camila.Carniel 28/08/2021minha estante
Concordo

Francielle 01/12/2021

Fim de uma era
Simplesmente fantástico.
A saga de Frodo e Sam é leitura obrigatória para quem gosta de fantasia e aventura.
Uma ótima história sobre amizade, comprometimento,coragem e acima de tudo esperança. (ótima para os dias atuais, onde parece que essa pandemia ñ tem fim, porém, assim como na saga, tudo por mais tempo que dure uma hora chega ao seu derradeiro ato).
Espero que os filmes sejam tão bons quanto os livros pois é com eles que vou me aventurar novamente pela Terra Média.
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Gabi.Lamego 31/05/2021

Só me resta saudades...
E pensar que tudo começou la atrás com uma jornada inesperada, se certo Hobbit não tivesse partido em uma aventura com anões e um mago, essa história teria um rumo bem diferente. Esse livro surpreende do início ao fim, a cada capítulo, a cada página, coisas mais incríveis aconteciam, quanto mais mergulhei nesse mundo, mais me emocionei, e no final nem parece que se passou apenas 1 ano, pareceu muito mais, e isso é maravilhoso. Agora só me resta a saudades. Esse sem sombra dúvida é o meu favorito das 3 partes.
Pudim 21/01/2023minha estante
Saudades kk

Levi.Sabino 22/04/2021

Me recuperando da desidratação por excesso de lágrimas!
"O Retorno do Rei" é uma das conclusões de sagas mais épicas que eu já li na minha curta vintenta de vida (usando as palavras de Tolkien). Esse livro aflora em você todas, repito, TODAS as sensações possíveis e imagináveis que uma experiência dessas pode lhe trazer. A história é incrível, os personagens são super bem desenvolvidos, as interações de amizade e até as de inimizade são todas bem trabalhadas e a carga emocional presente nesse livre é surreal de tão boa.
Essa resenha foi feita depois de muito pensar em que palavras eu iria usar, visto que perdi todas assim que eu finalizei a leitura.
"O Senhor dos Anéis" é o tipo de livro que eu vou guardar num lugar bem quentinho e aconchegante do meu coração e se possível for, passar aos meus filhos e netos esse mesmo tipo de carinho por essa história incrível.
TOLKIEN... EU TE AMO!
Rebeca.Verino 22/04/2021minha estante
Tolkien é muito amor!

boemillys 07/05/2021

despedida da terra-média
não estava pronta para o fim, adiei a leitura e posterguei o fim por um mês, e já estou com saudades dos meus hobbits. Me sinto órfã, vou sentir muita saudade de entrar para esse universo incrível e me perder em risos, tristezas e medos juntamente com a sociedade do anel.

p.s. te amo pippin, te amo sam
Felipe 07/05/2021minha estante
Realmente. Mesmo existindo outros livros da Terra Média, em nenhum há personagens tão carismáticos como da Sociedade do Anel!

Lucas.Wijk 18/08/2021

Demorei seis anos para ler toda a trilogia, com grandes intervalos entre um livro e outro. Então, acredito que minha experiência tenha sido um pouco avacalhada. De qualquer forma, eu não consigo gostar muito da narrativa do Tolkien, por isso as três estrelas refletem minha opinião pessoal.

Parando para analisar, é impossível não apreciar o que ele fez aqui: criou um mundo incrível e extremamente detalhado (quase metade deste volume é composto por apêndices com explicações sobre o universo fictício, incluindo uma longa explicação sobre o calendário dos Hobbits). Nunca vi tanto esmero assim em nenhuma outra literatura fantástica.

Porém, é justamente a perfeição dessa criação que não me faz gostar dos livros. Acho extremamente cansativo as palavras que, por vezes, chegam a ocupar páginas e páginas apenas para descrever um cenário ou a linhagem de uma personagem que nem me parece tão interessante assim.

Em resumo: acho que Senhor dos Anéis é uma obra prima, mas que não funciona para mim.
Marcos.Vinicius 27/08/2021minha estante
Exatamente a minha sensação agora ao terminar a trilogia. Respeito muito a obra e o legado, mas minha experiência foi maçante e difícil de terminar.

Marcos Carvalho 22/01/2010

As personagens
Pela originalidade e a grande capacidade descritiva, narrativa e geniosidade de Tolkien para inventar nomes em pessoas e lugares, já valem o livro, que sem dúvida é o melhor da Fantasia. Mas a preocupação de criar uma lenda e um mundo único e verossímel, deixou a desejar, em minha opinião, na profundidade das personagens que não possuem carismas. Elas são extremamente boas (bonitas) ou são extremamente más (feias). Não há malícia e nem há jogo duplo. Talvez a única exceção seja o Smeagol, porém é totalmente previsível, e Gandalf, não se sabe realmente se é um grande mago e em que momento sua magia ou sua sabedoria foram decisivas para a recuperação e destruição do Um Anel?
Larissa 04/01/2015minha estante
Boromir

ted_luar 20/01/2022

Como fazer para parar de chorar?
Então? foram quase 3 meses lendo toda trilogia, então eu já havia desenvolvido um vínculo afetivo muito forte. As duas primeiras partes são perfeitas e a terceira não deixou a desejar. Foi linda! Eu simplesmente me apaixonei pela saga e estou muito disposto a ler O Silmarillion e os outros Grandes Contos, pq essa obra é magnífica e tão rica em detalhes que se torna algo muito além de fascinante. Não sei pq demorei tanto tempo pra me dispor a ler tudo que Tolkien tem pra oferecer.
O Retorno do Rei é bem denso, triste e pesado. Tais coisas só deixaram tudo mais perfeito ainda.
Eu chorei muito mesmo com o final da saga e ficarei ainda um bom tempo em luto por ter terminado.
Karencriss 20/02/2022minha estante
Eu terminei agora! E tô chorandoo, não acredito que acabou