O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

cilia 16/10/2021

eu gostei até, teve muito enrolação principalmente na guerra e tals, mas de resto até q foi bom, n gostei muito do final pq a alice q habita em mim ainda jurava q o sam e o frodo iam terminar como "besties" morando numa toca isolada, mas isso ai é culpa da minha cabeça sequelada, nunca q ia ter um casal gay num livro veio desse, mas de resto foi bom, valeu a pena
Luiz.Fernando 18/10/2021minha estante
Berro kkkkkk mas é sobre isso

JoaoAvalanche 18/01/2013

Cabe a nós o fim da saga!!!!!!
Em todos os comentarios que eu vejo do livro, eu percebo frases como: "nao teve um bom fim"; "nao devia ter acabado". Na verdade eu acho que o livro teve um fim como Tolkien queria, em uma entrevista ele disse que se identificava com os Hobbits, então eu digo que ele escreveu a historia do modo que um Hobbit escreveria(tanto que foi traduzido de um livro escrito por Hobbits o Vermelho.
Entao do meu ponto de vista, eu acho que a historia teve um fim para um Hobbit, mas não todas as pessoas que se identificam com hobbits, eu por exemplo, me identifico com Elfos, outros com Anoes, outros com Homens, outros com Orcs, e outros até com Sauron. Então, eu acho que cabe a nós dar um fim para esse livro, um fim do ponto de vista para um Elfo, um Anao, um Homem, e até o que acharia mais interessante, uma descrito por Sauron, por que não? Dele narrando sua derrota, mostrar cada plano, cada coisa que se passava na mente do Senhor do Escuro criador do Um Anel. Nada seria mais interessante, simples e complexo, do que entender suas artimanhas. Ou um elfo, tão amado e temido ser, o ser perfeito e mais da Terra-Média, aquele que tinha os melhores guerreiros, como ele se sentia com elogios? o que ele pensava na batalha?a sua historia de vida?
Ou então um Anão, um ser pequeno mas forte, bravo, obcecado por riquezas, especialista em pedras, guerreiro forte e destemido, o que passava pela sua cabeça? o que ele sentia? o que trouxe a obcessao pelo ouro?
são questoes que cabem a nós leitores e amantes dessa historia resolver, decifrar. O Que aconteceu com Frodo, Bilbo e Gandalf após partirem pelo Grande Mar, o que encontrariam? será que encontrariam outras terras que fossem governadas por outros senhores do escuro? ou que descobrissem um Senhor do Escuro para o mundo todo, com outros anéis, ou colares! O que aconteceu a Sociedade depois que Sauron foi derrotado e o Anel destruído? Porque nós leitores e amantes da trilogia, não pegamos as informaçoes cedidas por Tolkien nos apendices, a criamos o final perfeito para o Senhor dos Anéis? São cinco livros? por que não seriam 10, por que não escrevemos e fazemos esse cinco que faltam? Por que não damos um fim para o Senhor dos Anéis, o fim que desejamos. Foi o que C.S. Lewis fez com as Cronicas de Narnia, deu um fim perfeito, mas Tolkien nao queria isso no meu ponto de vista, ele queria os seus leitores, fizessem do Senhor dos Anéis uma obra gigantesca na mente e particularidade de cada um de nós, como seriamos na Terra-Media? são perguntas que para responder não precisamos ter a mente de J.R.R. Tolkien mas sim a nossa, que conhecemos a historia como ninguem. E que podemos, atraves do que Tolkien deixou para nós fazermos da Terra-Media nosso dia-a-dia, para podermos dar o nosso fim para essa saga perfeita.
São Muitas perguntas mas uma única resposta: Viva, Imagine, e Faça, a sua ficçao virar a realidade que queremos!!!!!!

Obrigado.

JoaoAvalanche 18/01/2013minha estante
P.S. eu sei que eh sobre o Retorno do Rei, mas precisava falar isso sobre a trilogia e escolhi este local

caiozitosz 13/08/2021

Um livro perfeito, mas o final me decepcionou.
Retorno do Rei é um livro incrível e que eu adorei ler. Consegui chorar (de felicidade) o que eu achei que não seria possível. Gostei do que aconteceu com cada personagem, achei super merecido. Vou aproveitar pra falar agora sobre o final e o motivo de ter me decepcionado.

(!spoiler a partir daqui!)

Bom, achei que o arco final foi construído na correria. Basicamente, senti como se o Tolkien tivesse começado a escrever e sentido preguiça de desenvolver. Não acho que tinha necessidade de criar todo um novo problema, poderia facilmente manter o papel do Saruman sem toda aquela história. Tinha potencial, mas não sei, um capítulo pra inserir e resolver tudo não me agradou. Começar e finalizar um arco em 31 páginas é arriscado, e ainda não sei se o Tolkien conseguiu ou não desenvolver bem o enredo nessas páginas. De início eu tava achando graça do que tava sendo construído, mas as últimas 4 páginas me pegaram de surpresa. PORÉM, eu acho impossível Saruman ter chegado ali antes dos Hobbits. Ele estava fraco na estrada, totalmente sem poderes... Não sei, não faz sentido pra mim. E é somente por este motivo que resolvi dar 4.5 estrelas ao invés de 5, o final não me agradou tanto.
Camila.Carniel 28/08/2021minha estante
Concordo

boemillys 07/05/2021

despedida da terra-média
não estava pronta para o fim, adiei a leitura e posterguei o fim por um mês, e já estou com saudades dos meus hobbits. Me sinto órfã, vou sentir muita saudade de entrar para esse universo incrível e me perder em risos, tristezas e medos juntamente com a sociedade do anel.

p.s. te amo pippin, te amo sam
Felipe 07/05/2021minha estante
Realmente. Mesmo existindo outros livros da Terra Média, em nenhum há personagens tão carismáticos como da Sociedade do Anel!

Caio.Henrique 13/02/2022

Finalização de uma saga primorosa com um desfecho digno, a prova final de todos os integrantes da sociedade do anel. A trama é bem desenvolvida e com um enredo instigante, deixando um pesar de ter que terminar esta grande obra, que coloco entre uma das minhas favoritas, junto a Harry Potter. Valeu muito a pena todo o esforço para consegui ler todos estes livros, que ficarão marcados por toda minha vida.
beatriz. 13/02/2022minha estante

Luana 07/03/2022

O retorno do rei
Dificilmente eu daria menos de 5 estrela para esse livro. Apensar de ainda achar que o segundo é a sequência perfeita, o desenrolar da história contada nesse livro é extremamente instigante. Tolkin é de uma genialidade incrível, não sei nem o que dizer sobre essa autor, que certamente se tornou meu favorito. A riqueza de detalhes é surpreendente, a imaginação dele é muito fértil, afinal para conseguir criar todo um universo complexo e cheios de detalhes a mente só pode ser extraordinária mesmo.
Achei super interessante o apêndice, contanto brevemente o que ocorreu antes e após a grande batalha, acredito que é de suma importância ler, para podermos compreender mais sobre todo esse universo Tolkin.
Rafael Kerr 07/03/2022minha estante
Oi. Tudo bem?  Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar . Seguindo aqui, marcando como quero ler e seguir no insta ajuda muito! Desde  já agradeço a atenção!

P.F.G. 07/10/2022minha estante
Compreendo o por quê da decepção, mas Sauron não estava em sua forma física?digamos.
Caso o Frodo tivesse caído na tentação do Um Anel, provável que ele voltaria.
Para você ver a maldade dele, leia os outros livros, como O Silmarillion, Beren e Luthen, Os Filhos dr Hurin e A Queda de Gondolin(lançará A Queda de Númeror!), nesses mostram mais o gênio do vilão.

O que eu mudaria no final, seria em relação à amizade deles, eles se separaram, FOI TÃO TRISTE!!!!

Karol 14/10/2022

O melhor
Gostei muito desse livro!

Não costumo gostar de ler cenas de guerra em livros, mas destas gostei bastante, o Tolkien conseguiu descrever sem fazer ficar chato.

Estou apaixonada pelo Aragorn :`( meu Deus.

A relação entre o Frodo e o Sam é muito linda nunca tinha entendido o tiktok sobre "Os gays na montanha" agora entendi e é isso mesmo, aff lindos lindos lindos.

O final foi bem legal, não sei se gostei muito do capítulo do condado, fiquei triste com os acontecimentos, gostaria que ele tivesse permanecido inalterado.
Thiago 14/10/2022minha estante
Mas nada permanece inalterado... O Expurgo do Condado é um dos capítulos mais bonitos, na minha opinião. Mostra como eles cresceram e o amor pela casa.

Duda Gonçalves 22/12/2022

O retorno do rei
Achei muito maçante a leitura desse livro, tanto que demorei meses pra terminar pq não tinha ânimo nenhum de ler. Acho que foi um final razoável pra saga, mas esperava bem mais, pelo tanto que falam dele.
Laura4000 22/12/2022minha estante
Simm, eu tenho a sensação que foi intencional. A medida que eles vão indo pra mordor mais maçante vai ficando a leitura

Leanndru 14/12/2022

Sobre muitas coisas....
Você tem duas opções para ler esse livro, correr sem prestar muita atenção nas descrições extensas e se concentrar somente na história e o livro será muito bom .

Ou

Você pode ler tudo com muita atenção, imaginando os detalhes mesmo os mais cansativos.

Se você escolher a segunda opção, mais do que uma história sobre muitas coisas (amizade, poder, política, diferenças, preconceitos, lealdade etc...) Você terá uma experiência e poderá sentir o fardo que é o anel.

Frodo e Sam, fico feliz por estar com vocês aqui, no fim de tudo.
Babi Padoan 14/12/2022minha estante
Esse título!! Hahahahahaha certeza que vou seguir ouvindo tantas vezes!!

Guilherme.Augusto 06/09/2022

Épico!
Senhor os anéis é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Não tenho porque não dizer isso, muito pelo contrário, tenho motivos de sobra para atestar tamanho prazer da leitura. E não apenas isso. A obra é rica em valores, princípios, sem falar da honra e a coragem de um sem números de personagens.
Não posso deixar de falar sobre uma dos aspectos principais, diga-se, o TRANSCENDENTAL! A imponência da história passa pela “metafísica”, do superior, da rendição do homem ao que está acima, ou seja, da sua sujeição humilde diante de algo maior, daquilo/do quê que dita as regras vindas desde lá da onde apenas imaginamos, e também acreditamos com fervor.
O mito criado e alavancado é sumo, único. Superior mesmo. De forma análoga, traz de muito bom grado e com uma firmeza assustadora, nossas vidas. Sim, há os elementos de heroísmo, de guerras entre o bem e o mal, as aventuras e desventuras que não só fazem parte, mas são de fato essenciais para o andamento ordeiro e natural da coisa.
Fico regozijado por ter me debruçado nestes três livros valiosíssimos de Tolkien. Uma história completa, recheada de simbologia, de alto escalão, nem mais e nem menos. Nem vou aqui falar precisamente da fonte de onde o autor bebeu, porque justamente dessa fonte bebemos todos os dias: olhando para os céus; na esperança do juízo final com a vinda do Salvador; nas Santas Palavras redigidas e sabidas por todos e mais uns quantos.
Leiam e degustem sem receio, meus caros (obviamente aos que não tiveram este deleite, creio eu que sejam poucos). Leiam com interesse em entregar-se ao imaginário, sem pré-conceitos, certo? (principalmente nos dias atuais onde tudo é relativo e deve se encaixar aos caprichos e gostos) Busquem o interesse não em avaliações pré-concebidas (destas deve-se tirar a mais honesta observação possível), mas antes, na própria história de vida do autor e a maneira do seu pensar, do entender das coisas, sua cosmovisão.

Obrigado, Tolkien.
Lucas.Domingos 11/09/2022minha estante
AIN, NÃO TÔ COM SEGUINDO-SE TERMINAR ?

Dan 29/12/2022

O fim de uma era
O Senhor dos Anéis faz parte da minha família há mais de 20 anos. Sempre enrolei pra ler, pq sabia que depois disso haveria um fim. Mas finalmente terminei de ler. Foi lindo e intenso.
Lucas.Oliveira 29/12/2022minha estante
Eu tentei ler uma vez e não consegui, vou esperar o ano acabar pra tentar de novo

Giuriatti 23/05/2022

Fechamento perfeito
Aqui termina a história da sociedade do anel, após longas batalhas e intensos momentos, posso dizer que me vi inserido nesse universo denso e maravilhoso que Tolkien deixou de legado. Com uma atenção aos detalhes inimaginável, a leitura torna-se bem pesada para quem é iniciante, quando comprei a trilogia esperei até o momento ideal para uma leitura mais proveitosa. E foi uma das experiências mais marcantes e envolventes que tive.
Sou uma pessoa que ama mundos fantásticos e consigo visualizar tudo que leio, o que acaba sendo ótimo quando se tem uma história tão rica em detalhes (principalmente geográficos).
A trama é magnífica, o desenrolar é incrível e o fechamento é intenso e repleto de novidades em comparação aos filmes.
A sessão de apêndices é um verdadeiro recheio de conteúdo para aqueles amantes da história a cerca dos anéis de poder (com certeza vai ser útil em consultas futuras a respeito da nova série baseada nas obras de Tolkien).
Deixo aqui minha indicação de leitura, com certeza vale cada palavra lida!
Aline 25/05/2022minha estante
???

ThaliMarinho 06/06/2024

Isso aqui devia ser leitura obrigatória para todos
Se eu pudesse esquecer tudo que li só pra ter o prazer de lê-lo novamente, eu o faria. A trilogia dos volumes de O Senhor dos Anéis é magnífica, mas esse último não me fez respirar até a última página. É menos descritivo quanto Sociedade do Anel, é detalhista e muito bem resolutivo, fecha o grande ciclo formado desde os acontecimentos de O Hobbit.