Ichigo-ichie

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniela Isabel 06/05/2024

Como uma onda
?Nada do que foi será, de novo de um jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará.? Esteja presente, este momento é único em sua vida.

Bianca S 24/04/2024

O livro é mt bom, traz otimas reflexões sobre vivermos o presente e tal, sobre sermos a mudança q buscamos e sobre a necessidade de termos momentos com nós mesmos

mas, por mais interessante q seja, nao achei extraordinario....

recomendo? recomendo
mas não me marcou tanto assim, por mais q tenha colocações mt boas

Luana Vinuto 07/04/2024

Encontros são únicos e singulares
Excelente!
A arte japonesa de transformar cada instante em um momento único e precioso. Com certeza essa é uma daquelas leituras que ficará para sempre na minha memória.

? O agora é um presente que precisamos abrir?.

Um livro profundo, potente e cheio de significados.
Vale muito a pena!

Barbara Miho 17/03/2024

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Onde você está neste exato momento? O quanto você está presente no agora?

Sua curiosidade te chamou a atenção para ler esta resenha, mas será que você consegue terminar de ler sem nenhuma distração? Sem se desconectar com o texto que está lendo agora?

O título Ichigo Ichie significa literalmente: "O que estamos vivendo agora nunca mais vai acontecer novamente". Esta sua experiência de ler a resenha deste livro aqui no Skoob não irá se repetir, mesmo que você releia o texto, você nunca mais vai conseguir ler esse meu texto pela primeira vez, pois isso já passou, deu para compreender a dimensão do Ichigo Ichie?

O livro nos ensina a viver cada momento como um belo tesouro, pois a cada passo dado, você jamais poderá repeti-lo, cada instante é único.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia, somos levamos a ignorar muitos detalhes do agora, da onde estamos, a doença do século (depressão e ansiedade) nos faz querer estar em qualquer lugar menos no agora. No entanto, ao despertarmos e tentarmos viver cada segundo do agora, poderemos sentir e viver mais motivos para agradecer do que reclamar.

O conceito de ichigo ichie me causou um impacto muito grande, acredito que causaria na vida de todos que o lessem. Adorei mesmo ler este livro.

Definitivamente, vou me preparar para ter muitos momentos ichigo ichie no presente e no futuro

Paula 06/02/2024

Leve e reflexivo
Que livro delicado e potencial de modificar nossa percepção do que nem sempre é óbvio. Aproveitar cada instante em algo inesquecível. Eu admiro muito a cultura oriental e esse livro só reforça isso. O simples fato de senta e ler é ichigo ichie

Bassuncao_ 24/01/2024

O agora é um presente que precisamos abrir
Acho que não to muito na vibe desse tipo de livro, pq não me prendeu muito. Mas é um livro cheio de lições e fácil de ler. Espero reler mais pra frente.

Asunción 14/01/2024

Ichigo-Ichie
Após a releitura de IKIGAI, livro que aborda a vida dos centenários de Okinawa e seus "segredos" para um vida longeva e feliz, comecei a ler outra obra de García e Miralles, nomeada "Ichigo-Ichie".
Diferentemente de Ikigai, que significa em tradução livre "razão de viver (ou ser)", Ichigo-Ichie é uma filosofia de viver o agora, e pode ser traduzido como "um momento, uma oportunidade".
Planejar o futuro pode nos trazer grandes picos de ansiedade, assim como pensar com frequência no passado pode nos causar angústias e arrependimentos. Pensando nisso, a cultura ichigo-ichie ensina a estarmos presentes no presente, sobretudo quando estamos dividindo o momento com outras pessoas importantes para nós.

Cada experiência, ainda que em circunstâncias parecida com outras, é única, por isso deve ser bem aproveitada, evitando que distrações nos desviem de nosso foco.
O termo "ichigo-ichie" faz parte da milenar cerimônia do chá, no Japão, mas pode ser também aplicado ao dia a dia, nos ajudando a criar conexões mais profundas, despertar nossos sentidos, e valorizar cada momento, conscientes de que ele nunca se repetirá da mesma forma

A2Lan 19/12/2023

Único
Uma leitura inspiradora, leve e que te faz refletir sobre o verdadeiro sentido e a visão aos detalhes do presente.

thaiqrz 17/12/2023

Gostei bastante do livro e das reflexões que ele passa, destaquei várias frases que achei importante e irei levar para a vida!

Ana Júlia 15/11/2023

Encontros são únicos e singulares
Este livro é uma preciosidade. Simples, profundo, e com muitas dicas aplicáveis. Conheci a filosofia Ichigo-ichie por acaso, vendo uma reportagem, e se tornou inesquecível a tradução feita, "encontros são únicos e singulares". Lembro que na época anotei a frase e fiquei tão reflexiva que tatuei para eternizar. O livro passa pelo aprofundamento do conceito trazendo tradições japonesas - como a cerimonia do chá. Esta possui um ritual que reflete as bases que controem uma vida com o entendimento e a valorização do ichigo-ichie. O nosso presente está acontecendo no agora, e é uma grande perda nos mantermos tanto no passado, remoendo situações, como no futuro, projetando possibilidades infinitas. Tudo o que ocorre neste momento é singular e não se repetirá e ichigo-ichie me ensinou que eu não preciso me entristecer com esse pensamento, mas olhar e viver o agora com esperança e de forma dedicada, compreendendo conscientemente que se trata de um momento único.

LimaJr 21/08/2023

A vida é aqui e agora
Os autores nos conduzem por uma viagem de reflexões e aprendizagem para termos vidas mais plenas. Não adianta remoer o passado ou tentar adivinhar o futuro. Nossas vidas ocorrem aqui e agora e é preciso ser e estar pleno em cada ocasião, pois cada oportunidade só se apresenta uma vez, depois não volta mais. Eis um dos ensinamentos dessa arte japonesa. Gostei muito do livro e recomendo.

Deise.Maria 24/07/2023

Viva o presente pois ele não se repetirá ichigo ichie!!!
Eu amo a arte japonesa e suas filosofias de vida , são sempre carregadas de simplicidade e voltada para melhorar a qualidade de vida.
E essa não é diferente Ichigo ichie é uma filosofia japonesa adotada por Yamanoue Soji em 1588 , essa prática era usada em cerimonias de chás onde o anfitrião deveria ser tratado da melhora maneira possível pois seria encontro que não iria se repetir. Tendo isso em mente os autores deste livro recorreram a analisar e viver essa filosofia nos tempos atuais , trazendo diversas lições e conselhos de como usar esse termo para nos tornar mais conscientes do tempo presente e desfrutarmos melhor não só do que está em nossa volta mas tanbem das pessoas .Essa arte milenar japonesa nos ensina como pisar mais no freio de nossa vida atarefada, de acalmar uma mente inquieta e melhorar a qualidade de conexão com nossos relacionamentos.
É uma leitura bastante proveitosa , o livro é dividido em 3 partes e em todas elas vc encontrará dicas de como colocar o ichigo ichie prática, valorizando assim cada segundo do seu presente.

Juliano Giusti 26/06/2023

A vida é aqui e agora
Muito interessante, vários trechos que nos fazem refletir sobre vivermos no presente, buscar não se deixar levar ao passado ou se preocupar demais com o futuro.
Vale a leitura.

Davi.Paiva 25/06/2023

Li vivendo o presente
Link Amazon: https://amzn.to/3qYgY8a

Mais um livro que conheci pelo efeito dominó de ler lido "Ikigai".

Diferente de "Ganbatte", outro livro que li antes, eu jamais tinha ouvido falar da ideologia "Ichigo-Ichie", que em uma tradução poderia ser interpretado como "viva o presente" ou "aproveite o aqui e agora".

Mas depois que conheci, achei muito interessante.

E mesmo os autores não sendo japoneses, os mesmos apreciam muito a cultura nipônica e mostram como o povo aplica o Ichigo-Ichie em momentos especiais. Além disso, há alguns relatos como pessoas ocidentais realizam eventos que se tornam únicos pelo roteiro e também porque seus participantes aproveitam cada momento presente.

Para finalizar, ainda há uma série de recomendações para se aproveitar o momento presente, que vão desde uma simples meditação até a forma de se organizar um evento em casal ou em grupo.

Recomendo!

BlancBunny 27/05/2023

Viva o presente
Viva o presente, viva existindo e viva celebrando, deixe o passado para trás e deixe o futuro para o amanhã, que nada roube o seu presente e a experiência incrível que você pode ter se apenas abrir seus olhos e ouvidos para o aqui e agora, afinal, nenhum rio corre duas vezes no mesmo lugar, e nenhuma experiência se repetirá da mesma maneira. Ichigo-ichie!

1 | 2 | 3 | 4 | 5