Ichigo-ichie

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Schultz 26/12/2020

Resenha literária
Eu amei, achei muito inspirador e nos trás muitas reflexões da vida e como devemos prestar atenção no nosso presente!

Karol com kah 09/11/2020

Relaxante e inspirador
Excelente leitura. Escrita dinâmica e simples. Super recomendo

Sofro de ansiedade e depressão e ler esse livro me fez relaxar e me trouxe um conforto maravilhoso. Claro que ler bebendo vinho branco, sentada de baixo de uma árvore ajudou muito, hehehe.
Brincadeiras a parte, o livro me fez desejar transformar mais momentos da minha vida em Ichigo-ichie. Este livro me trouxe uma perspectiva diferente e me fez repensar como estou vivendo e como eu desejo viver.

DanielaF 19/08/2020

Leitura prazerosa
Um livro breve, com bastante ensinamentos na atenção plena, apreciação do momento, que tudo o que você vive é simplesmente único, e isso é lindo. Te dá no decorrer da leitura dicas de como aproveitar o momento e prestar atenção em sí e no mundo a sua volta.
Foi uma leitura breve, mas que foi profunda em meu âmago. Vou levar para a vida o que me foi mostrado. Sem dúvidas é um livro querido.
Que provavelmente vale a pena reler em vários momentos, não a única vez.

Clara Xavier @araclana 19/03/2020

Perfeito!
É tão bom ler um livro que reafirma tudo que vc já acredita! É gratificante e estimulante.

Raquel Paixão 15/02/2020

ICHIGO ICHIE
Certamente, um livro com grandes ensinamentos que devem ser aplicados em nossa vida cotidiana.
Eu já resenhei Ikigai (um dos melhores que já li) e estava ansiosa para ler Ichigo-Ichie, dos mesmos autores.
A premissa é desvendar a arte japonesa de transformar cada instante em um momento precioso.
Mas o livro vai muito além disso. Oferece ao leitor teoria e prática (tudo muito simples) para aumentar a qualidade de vida.
Para resumi-lo, descrevo alguns ensinamentos propostos pelos autores, tais ensinamentos se encontram na contracapa do livro:
- Criar conexões mais profundas com as outras pessoas;
- Despertar nosso sentido e abrir as portas da sincronicidade;
- Abandonar a preocupação com o passado e o futuro para viver o agora;
- Organizar encontros e celebrações memoráveis;
- Integrar à nossa vida a filosofia zen que inspirou Steve Jobs;
- Valorizar casa momento, consciente de que ele nunca se repetirá da mesma forma.
Enfim, o livro é mágico! Recomendo a leitura a todos (leiam Ikigai antes para uma melhor absorção de ideias).

Desireé (@UpLiterario) 18/09/2019

Apreciando o agora. (@UpLiterario)
Estamos sempre correndo. Sempre focados nos planos futuros ou nas amarras do passado, mas nunca realmente vivendo o aqui e o agora. Ichigo-Ichie busca nos mostrar que todo momento é único e, por isso, devemos aproveitá-lo ao máximo.

“[...] o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais.”
Esse é o significado de Ichigo-Ichie, evidenciando que cada momento é um belo tesouro e que não devemos desperdiçá-lo. Um encontro entre amigos, um almoço de família, um olhar, um beijo; são momentos que só acontecem uma vez. Mesmo que você encontre os mesmos amigos todos os dias ou ainda que almoce todo o domingo com sua família, nunca um encontro será como o outro. As pessoas estarão mais velhas, mesmo que por questão de dias, em outros momentos e humores e, portanto, é importante aproveitar cada momento como se fosse o único.
“[...] tomar consciência do Ichigo-Ichie nos ajuda a tirar o pé do acelerador e recordar que cada manhã, cada encontro com nossos filhos, cada momento com nossos entes queridos é infinitamente valioso e merece toda a nossa atenção.”.
Um livro que nos ensina a olhar para o agora e focar no presente. Desacelerar, aproveitar e agradecer por cada momento vivido, como se fosse o último. Possuindo uma parte teórica e uma prática, os autores nos mostram como é simples utilizar as técnicas do Ichigo-Ichie em nosso dia a dia. E apenas abraçar a alegria das pequenas e grandes coisas; a única emoção que nos mantém no presente e que devemos cultivar todos os dias.
“O drama da existência não é morrer, mas nunca ter começado a viver”.
Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Gabi Maki 25/07/2019

Bom para refletir...
Eu, particularmente, gostei muito desse livro e espero ler novamente em breve!
Sei que ele fala sobre coisas que já sabemos: "Viva o momento, o aqui e o agora".
Mas, pensa comigo...

#GabiReflexiva

? Quantas vezes nós paramos para aproveitar os bons momentos?
? Quantas vezes eu só fiz alguma coisa (que nem queria) pra agradar alguém ou ganhar curtidas/seguidores?
? Quantas vezes eu prefiro reclamar do que está acontecendo em vez de ver o lado bom da coisa?
? E se eu não acordasse amanhã? Eu aproveitei o cheiro de café (uma das minhas paixões) que corre pela casa todas as manhãs?

Pode parecer um clássico clichê ou talvez seja pelo momento... Esse livro conseguiu mexer comigo.
? Percebi o quanto reclamo e não dou valor para as coisas que me cercam;
? Em um mundo de constantes comparações nas redes sociais, na escola, na faculdade, no primo que é concursado e eu não... ? Nós precisamos parar de se incomodar com a vida alheia e dar valor pra quem eu sou, para as amizades que me fazem bem e não ao contrário;
? Descobri o quanto sou volátil: vivo no passado e me projeto no futuro o tempo todo... Muitas vezes esqueço aonde estou e me sinto confusa, perdida, desnorteada;
? E que mudando pequenos hábitos, curtindo o momento, eu posso aproveitar mais a vida!

Um exemplo?

Me mudei para uma casa nova há quase um ano. Só sabia reclamar o quanto é mais longe de tudo, o quanto é fria, que é perto do mato, que os vizinhos são antipáticos, que aparecem aranhas e bichos de tamanhos que eu nunca nem vi...ou seja, reclama, reclama, reclama... 24h por dia reclamando...Pq raios eu estou aqui? Pensava o tempo todo!

Um dia, cheguei em casa mais cedo, fiz um chá e peguei um livro para ler com o restinho do sol. Estava agradável, quente, silencioso. Percebi que às 17h muitas pessoas saem para caminhar e lhe dão Boa Tarde (olha que legal, a educação não morreu... Acho que eles não são tão antipáticos assim...), que muitos pássaros começam a se recolher, que a vizinha rega as flores enquanto fala com o cachorro, que o pôr do sol reflete as nuvens e um brilho dourado na minha janela... Calma! Tem mais:

Às 17h15 duas araras azuis de barriga amarela passam por cima da casa e nos brindam com uma vista de tirar o fôlego.

E pasmem:
Senhoras e senhores... nesse pequeno momento, eu nem lembrava que tinha Instagram pra avisar Deus e o mundo que tem arara na minha casa ?

Simplesmente, senti o aroma e o gosto de hortelã do chá quente entre minhas mãos.
O som das araras voando por entre nuvens com tons dourados e uma felicidade cheia de paz que há tempos não sentia!

Ai eu te pergunto: Será que eu vivia o momento? Será que eu notaria essas coisas antes?

Bom... Pode ser clichê, pode acontecer isso só comigo. Mas, eu te aconselho a ler esse livro com um caderninho na mão...anotar tudo que lhe chama a atenção e lembrar dele nos pequenos e grandes momentos!
Pq ao parar de reclamar por um dia e observar as coisas a minha volta (do aqui e agora), mudaram algumas coisas durante a rotina da vida! E o Ichigo-ichie foi um ponto de partida.

- Para os que leram até aqui... Me digam que eu não fui a única doida que viajou sozinha! Pq eu juro que só tinha hortelã no meu chá!

- Para os ansiosos, não se apresse não! Curta o momento da leitura e observe as coisas a sua volta!

E para todos:

Ichigo-ichie! ??

Bjus da Gabi

Ana Luiza 03/07/2019

Cada momento é único
O LIVRO
Todos nós vivemos vidas ocupadas e corridas e é fácil se sentir preso na entediante rotina do dia a dia. Contudo, cada vez mais pessoas buscam um estilo de vida não só fisicamente, mas também mentalmente, mais saudável e livros como Ichigo-ichie se propõem a ajudá-las. O conceito japonês de mais de 500 anos prega uma ideia simples: cada momento da vida é único e deve ser apropriadamente vivenciado.

“É possível traduzir Ichigo-ichie como “uma vez, um encontro” ou “neste momento, uma oportunidade”. O que se quer transmitir é o fato de que cada encontro, cada experiência vivenciada, é um tesouro único que nunca se repetirá da mesma maneira. Portanto, se o deixarmos escapar sem desfrutá-lo, ele estará perdido para sempre.”

A obra de Héctor García e Francesc Miralles começa explicando o conceito de Ichigo-ichie e suas raízes na filosofia e cultura japonesa, para em seguida dar algumas orientações de como aplicá-lo na sua vida. Algo interessante é que Ichigo-ichie se utiliza não só de histórias de lendários filósofos e mestres de chá japoneses para explicar sua proposta, mas também de fábulas e histórias de personalidades reais como Steve Jobs, que sempre buscou e divulgou seu profundo interesse e inspiração na cultura asiática e no budismo.

Contudo, os autores de Ichigo-ichie não afirmam que você deve largar tudo e ir viver na natureza para verdadeiramente viver o Ichigo-ichie. Pelo contrário, eles sugerem como transformar momentos já rotineiros da sua vida (como um café com amigos) em encontros realmente únicos e bem aproveitados, dando dicas de como treinar, por exemplo, seu olhar e sua escuta para de verdade ver e ouvir o mundo e as pessoas ao seu redor. Mas mais do que incentivar mudança, o livro Ichigo-ichie te guia a apreciar as coisas como elas já são.

A LEITURA
(...)
Em resumo, Ichigo-ichie é um bom livro, mas que poderia ter sido mais. A leitura é leve e rápida, muito interessante para quem gosta de ler sobre cultura japonesa e filosofias asiáticas. Para quem busca uma inspiração para tentar viver melhor no tempo presente e aproveitar cada momento, o livro é uma boa inspiração mesmo, mas não um guia. As dicas dadas pelos autores para colocar o conceito Ichigo-ichie em prática são, em sua maioria, vagas e irrealistas. Para quem tem curiosidade de ler a obra, eu a indico, claro, só recomendo que, diferente de mim, a peguem sem grandes expectativas.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/07/resenha-ichigo-ichie-francesc-miralles-hector-garcia.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5