Ichigo-ichie

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thamiris.Treigher 18/07/2022

Encantador ?
"Ichigo-ichie" é tão maravilhoso que eu adotei oficialmente pra minha vida. Eu já adotava de certa forma o seu significado, mas conhecer sua origem, seus significados, suas nuances e sua prática fez com que se tornasse OFICIAL: quero que minha vida seja sempre ichigo-ichie!

Ichigo-ichie é uma expressão japonesa que significa "o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais", evidenciando o fato de cada momento ser único e um tesouro. Essa expressão surgiu há séculos em meio às tradicionais cerimônias do chá, no Japão.

O primeiro registro escrito do Ichigo-ichie consta de um caderno de anotações de mestre do chá Yamanoue Soji, em 1588, no qual se lia: "Deverá tratar teu anfitrião como se o encontro só ocorresse uma única vez durante sua vida".

A partir dessa premissa, os autores trazem um livro leve e encantador. Durante a leitura eu me sentia no Japão, em meio às cerejeiras, tomando chá com pessoas sábias. A leitura me fez refletir sobre minha postura, e fiquei feliz de saber que, na maioria das vezes, vivo dessa forma; e me fez ficar atenta sobre como ampliar esse conceito na minha rotina.

Eu tive um pouco de receio do livro ser de autoajuda barata, mas algo me dizia que eu ia adorar, pois a sabedoria e a estética japonesa me encantam muito. E eu estava certa. O livro não traz fórmulas mirabolantes, repetitivas, cansativas e sem profundidade. Pelo contrário! Mostra como praticar no dia a dia e nas nossas diversas relações, das formas mais simples. Simplicidade é uma característica Ichigo-ichie!

Muito encantada com esse livro! ????

Carolina.Gomes 18/07/2022minha estante
Q delícia! Eu gosto desse tipo de leitura. Me conforta e me ajuda. Pq não ler?

Thamiris.Treigher 18/07/2022minha estante
Exatamente, Carol. Sempre gosto de ler um livro assim que faz bem pra alma!

Cine 16/12/2021

Muitos ensinamentos
Esse livro de certa forma me marcou, ele fala da importância de viver o momento presente, tendo em vista que nada podemos fazer pelo que passou e pelo que está por vir. O autor fala de como devemos valorizar cada momento presente e aproveitar as oportunidades que surgem. A vida não se repete.
JP 16/12/2021minha estante
Amo demais ?

Ana Luiza 03/07/2019

Cada momento é único
O LIVRO
Todos nós vivemos vidas ocupadas e corridas e é fácil se sentir preso na entediante rotina do dia a dia. Contudo, cada vez mais pessoas buscam um estilo de vida não só fisicamente, mas também mentalmente, mais saudável e livros como Ichigo-ichie se propõem a ajudá-las. O conceito japonês de mais de 500 anos prega uma ideia simples: cada momento da vida é único e deve ser apropriadamente vivenciado.

“É possível traduzir Ichigo-ichie como “uma vez, um encontro” ou “neste momento, uma oportunidade”. O que se quer transmitir é o fato de que cada encontro, cada experiência vivenciada, é um tesouro único que nunca se repetirá da mesma maneira. Portanto, se o deixarmos escapar sem desfrutá-lo, ele estará perdido para sempre.”

A obra de Héctor García e Francesc Miralles começa explicando o conceito de Ichigo-ichie e suas raízes na filosofia e cultura japonesa, para em seguida dar algumas orientações de como aplicá-lo na sua vida. Algo interessante é que Ichigo-ichie se utiliza não só de histórias de lendários filósofos e mestres de chá japoneses para explicar sua proposta, mas também de fábulas e histórias de personalidades reais como Steve Jobs, que sempre buscou e divulgou seu profundo interesse e inspiração na cultura asiática e no budismo.

Contudo, os autores de Ichigo-ichie não afirmam que você deve largar tudo e ir viver na natureza para verdadeiramente viver o Ichigo-ichie. Pelo contrário, eles sugerem como transformar momentos já rotineiros da sua vida (como um café com amigos) em encontros realmente únicos e bem aproveitados, dando dicas de como treinar, por exemplo, seu olhar e sua escuta para de verdade ver e ouvir o mundo e as pessoas ao seu redor. Mas mais do que incentivar mudança, o livro Ichigo-ichie te guia a apreciar as coisas como elas já são.

A LEITURA
(...)
Em resumo, Ichigo-ichie é um bom livro, mas que poderia ter sido mais. A leitura é leve e rápida, muito interessante para quem gosta de ler sobre cultura japonesa e filosofias asiáticas. Para quem busca uma inspiração para tentar viver melhor no tempo presente e aproveitar cada momento, o livro é uma boa inspiração mesmo, mas não um guia. As dicas dadas pelos autores para colocar o conceito Ichigo-ichie em prática são, em sua maioria, vagas e irrealistas. Para quem tem curiosidade de ler a obra, eu a indico, claro, só recomendo que, diferente de mim, a peguem sem grandes expectativas.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/07/resenha-ichigo-ichie-francesc-miralles-hector-garcia.html

Gabi Maki 25/07/2019

Bom para refletir...
Eu, particularmente, gostei muito desse livro e espero ler novamente em breve!
Sei que ele fala sobre coisas que já sabemos: "Viva o momento, o aqui e o agora".
Mas, pensa comigo...

#GabiReflexiva

? Quantas vezes nós paramos para aproveitar os bons momentos?
? Quantas vezes eu só fiz alguma coisa (que nem queria) pra agradar alguém ou ganhar curtidas/seguidores?
? Quantas vezes eu prefiro reclamar do que está acontecendo em vez de ver o lado bom da coisa?
? E se eu não acordasse amanhã? Eu aproveitei o cheiro de café (uma das minhas paixões) que corre pela casa todas as manhãs?

Pode parecer um clássico clichê ou talvez seja pelo momento... Esse livro conseguiu mexer comigo.
? Percebi o quanto reclamo e não dou valor para as coisas que me cercam;
? Em um mundo de constantes comparações nas redes sociais, na escola, na faculdade, no primo que é concursado e eu não... ? Nós precisamos parar de se incomodar com a vida alheia e dar valor pra quem eu sou, para as amizades que me fazem bem e não ao contrário;
? Descobri o quanto sou volátil: vivo no passado e me projeto no futuro o tempo todo... Muitas vezes esqueço aonde estou e me sinto confusa, perdida, desnorteada;
? E que mudando pequenos hábitos, curtindo o momento, eu posso aproveitar mais a vida!

Um exemplo?

Me mudei para uma casa nova há quase um ano. Só sabia reclamar o quanto é mais longe de tudo, o quanto é fria, que é perto do mato, que os vizinhos são antipáticos, que aparecem aranhas e bichos de tamanhos que eu nunca nem vi...ou seja, reclama, reclama, reclama... 24h por dia reclamando...Pq raios eu estou aqui? Pensava o tempo todo!

Um dia, cheguei em casa mais cedo, fiz um chá e peguei um livro para ler com o restinho do sol. Estava agradável, quente, silencioso. Percebi que às 17h muitas pessoas saem para caminhar e lhe dão Boa Tarde (olha que legal, a educação não morreu... Acho que eles não são tão antipáticos assim...), que muitos pássaros começam a se recolher, que a vizinha rega as flores enquanto fala com o cachorro, que o pôr do sol reflete as nuvens e um brilho dourado na minha janela... Calma! Tem mais:

Às 17h15 duas araras azuis de barriga amarela passam por cima da casa e nos brindam com uma vista de tirar o fôlego.

E pasmem:
Senhoras e senhores... nesse pequeno momento, eu nem lembrava que tinha Instagram pra avisar Deus e o mundo que tem arara na minha casa ?

Simplesmente, senti o aroma e o gosto de hortelã do chá quente entre minhas mãos.
O som das araras voando por entre nuvens com tons dourados e uma felicidade cheia de paz que há tempos não sentia!

Ai eu te pergunto: Será que eu vivia o momento? Será que eu notaria essas coisas antes?

Bom... Pode ser clichê, pode acontecer isso só comigo. Mas, eu te aconselho a ler esse livro com um caderninho na mão...anotar tudo que lhe chama a atenção e lembrar dele nos pequenos e grandes momentos!
Pq ao parar de reclamar por um dia e observar as coisas a minha volta (do aqui e agora), mudaram algumas coisas durante a rotina da vida! E o Ichigo-ichie foi um ponto de partida.

- Para os que leram até aqui... Me digam que eu não fui a única doida que viajou sozinha! Pq eu juro que só tinha hortelã no meu chá!

- Para os ansiosos, não se apresse não! Curta o momento da leitura e observe as coisas a sua volta!

E para todos:

Ichigo-ichie! ??

Bjus da Gabi

Desireé (@UpLiterario) 18/09/2019

Apreciando o agora. (@UpLiterario)
Estamos sempre correndo. Sempre focados nos planos futuros ou nas amarras do passado, mas nunca realmente vivendo o aqui e o agora. Ichigo-Ichie busca nos mostrar que todo momento é único e, por isso, devemos aproveitá-lo ao máximo.

“[...] o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais.”
Esse é o significado de Ichigo-Ichie, evidenciando que cada momento é um belo tesouro e que não devemos desperdiçá-lo. Um encontro entre amigos, um almoço de família, um olhar, um beijo; são momentos que só acontecem uma vez. Mesmo que você encontre os mesmos amigos todos os dias ou ainda que almoce todo o domingo com sua família, nunca um encontro será como o outro. As pessoas estarão mais velhas, mesmo que por questão de dias, em outros momentos e humores e, portanto, é importante aproveitar cada momento como se fosse o único.
“[...] tomar consciência do Ichigo-Ichie nos ajuda a tirar o pé do acelerador e recordar que cada manhã, cada encontro com nossos filhos, cada momento com nossos entes queridos é infinitamente valioso e merece toda a nossa atenção.”.
Um livro que nos ensina a olhar para o agora e focar no presente. Desacelerar, aproveitar e agradecer por cada momento vivido, como se fosse o último. Possuindo uma parte teórica e uma prática, os autores nos mostram como é simples utilizar as técnicas do Ichigo-Ichie em nosso dia a dia. E apenas abraçar a alegria das pequenas e grandes coisas; a única emoção que nos mantém no presente e que devemos cultivar todos os dias.
“O drama da existência não é morrer, mas nunca ter começado a viver”.
Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Raquel Paixão 15/02/2020

ICHIGO ICHIE
Certamente, um livro com grandes ensinamentos que devem ser aplicados em nossa vida cotidiana.
Eu já resenhei Ikigai (um dos melhores que já li) e estava ansiosa para ler Ichigo-Ichie, dos mesmos autores.
A premissa é desvendar a arte japonesa de transformar cada instante em um momento precioso.
Mas o livro vai muito além disso. Oferece ao leitor teoria e prática (tudo muito simples) para aumentar a qualidade de vida.
Para resumi-lo, descrevo alguns ensinamentos propostos pelos autores, tais ensinamentos se encontram na contracapa do livro:
- Criar conexões mais profundas com as outras pessoas;
- Despertar nosso sentido e abrir as portas da sincronicidade;
- Abandonar a preocupação com o passado e o futuro para viver o agora;
- Organizar encontros e celebrações memoráveis;
- Integrar à nossa vida a filosofia zen que inspirou Steve Jobs;
- Valorizar casa momento, consciente de que ele nunca se repetirá da mesma forma.
Enfim, o livro é mágico! Recomendo a leitura a todos (leiam Ikigai antes para uma melhor absorção de ideias).

Clara Xavier @araclana 19/03/2020

Perfeito!
É tão bom ler um livro que reafirma tudo que vc já acredita! É gratificante e estimulante.

DanielaF 19/08/2020

Leitura prazerosa
Um livro breve, com bastante ensinamentos na atenção plena, apreciação do momento, que tudo o que você vive é simplesmente único, e isso é lindo. Te dá no decorrer da leitura dicas de como aproveitar o momento e prestar atenção em sí e no mundo a sua volta.
Foi uma leitura breve, mas que foi profunda em meu âmago. Vou levar para a vida o que me foi mostrado. Sem dúvidas é um livro querido.
Que provavelmente vale a pena reler em vários momentos, não a única vez.

Karol com kah 09/11/2020

Relaxante e inspirador
Excelente leitura. Escrita dinâmica e simples. Super recomendo

Sofro de ansiedade e depressão e ler esse livro me fez relaxar e me trouxe um conforto maravilhoso. Claro que ler bebendo vinho branco, sentada de baixo de uma árvore ajudou muito, hehehe.
Brincadeiras a parte, o livro me fez desejar transformar mais momentos da minha vida em Ichigo-ichie. Este livro me trouxe uma perspectiva diferente e me fez repensar como estou vivendo e como eu desejo viver.

Ana Schultz 26/12/2020

Resenha literária
Eu amei, achei muito inspirador e nos trás muitas reflexões da vida e como devemos prestar atenção no nosso presente!

Cami 31/12/2020

Leitura leve e de muito ensinamento
Leitura incrivel!!!
Achei importante ter lido Ikigai antes, alguns referencias sao usadas. Grandes ensinamentos e aprendizados

Leidy.Adriane 27/05/2024

Viver o presente.
Podemos aprender muito com uma simples cerimônia do Chá.
Viver o momento presente na maioria das vezes é negligenciado, mas estar presente e viver o momento sem pensar no passado ou no futuro é maravilhoso.

Meditar faz bem isso já sabemos, mas tem muito mais coisas por trás de viver cada momento.
Como deixar fluir cada um dos nossos sentidos e saber que esse momento vivido jamais se repetirá da mesma maneira. É único.

Joaquim 06/02/2021

Fantástico!!!
Adorei cada letra desse livro altamente provocativo e genial!!! Terminei com vontade de aplicar tudo que aprendi nele rsrs.

Maryellen 16/02/2021

Segundos especiais
Encontrar essa leitura foi um processo totalmente aleatório, como o livro mesmo explica, um verdadeiro "ichigo-ichie". Um segundo importante, decisivo, um segundo feliz. O que vai passar uma vez e não volta da mesma forma.
A forma que o livro explorou o medo com o próprio termo foi a característica que mais me prendeu. Isso é uma das coisas que mais estava me incomodando. A sensação de saber que um momento passa e não volta mais.
Uma das minhas frases favoritas do livro eu já citei aqui.
"Só se vive uma vez, mas se vivermos bem, uma vez é suficiente"
O livro ensina mais do que te lembrar que o tempo passa, se fosse só isso acho que traria apenas ansiedade para quem lê. Ele te mostra como aproveitar seu momento feliz e os que não são também, os momentos merecem nossa atenção plena mesmo que sejam para lidar com situações ruins. Explica de forma simples como utilizar nossos cinco sentidos para viver (e conviver) melhor.
Muito divertido de ler e cheio de conhecimentos além do tema.

9/10 ??

Fer 25/02/2021

O agora é uma dádiva
Gostei muito desse livro, da forma como o autor traz pontos da cultura oriental que são maravilhosos.
Não considero como livro de autoajuda, mas um livro de reflexão. É um livro marcante que nos faz ver as coisas com outra perspectiva.
Recomendo a todos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5