Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

celesddy 01/05/2024

Que história!!
Os ratos é um livro muito impactante, apesar da monotonia contínua do livro (o que pode ser cansativo para muitos leitores) ele me prendeu de maneira singular, eu senti cada dor e desespero do personagem como se estivesse acontecendo comigo, tive todos os sentimentos possíveis ao ler este livro pois ele me tocou de diversas formas.

vanalysm 27/04/2024

Os Ratos
Li Os Ratos por conta da Fuvest, e na real eu não estava muito a fim, não consegui engatar na história. Tô escrevendo a resenha só por conta da meta de livros do skoob mesmo kkkkkkk

Leonardo.s.lopes 27/04/2024

Um livro que impacta
Um livro que tem como motivo um caso muito simples: um homem deve pagar uma dívida no dia seguinte e não dispõe do dinheiro para isso. Daí, desenrola-se uma narrativa extremamente densa, tensa e dramática. Livro carregado de muita sensibilidade ao tratar das dificuldades financeiras de um homem que só quer sobreviver com sua família. Livro ótimo!

Eduardo1646 27/04/2024

A busca inacabável e extenuante dos ratos por alimento
A história conta sobre mais um dia de Naziazeno, o pobre protagonista, em busca de dinheiro para pagar suas dívidas. A leitura é fluida e transparece muito bem a aflição da personagem. Conforme eu avançava no livro, a história se tornava cada vez mais cansativa, porque parecia que a aflicão não ia acabar. Mas, fui percebendo que isso acontecia pois o próprio Naziazeno não aguentava mais esse dia, tão longo que foi. Sendo assim, o livro retrata a exaustiva e inacabável luta dos mais pobres para sobreviver num mundo capitalista, tal qual ratos atrás de alimento.
Eduardo1646 27/04/2024minha estante
P.S.: demorou 1 mês p eu postar, mas postei ;)

makessel 26/04/2024

De longe um dos livros mais difíceis que já li? demorei muito pra engatar por que fiquei na expectativa de que a história em algum momento fosse apresentar algum dinamismo? não aconteceu. mas acho que esse é o diferencial do livro afinal, 180 páginas pra um recorte de tempo curtíssimo, um único dia, de certa forma consegue exprimir a angústia e os devaneios da personagem com excelência. top! me lembrou bastante angústia do graciliano ramos

Julia 23/04/2024

Pode ser bem cansativo e repetitivo muitas vezes mas quando entende as metáforas e analogias usadas é muito bom

Caio933 16/04/2024

Os ratos
Mais uma leitura da fuvest e digo que é bem interessante, a crítica em si é bem feita, porém as repetições dos acontecimentos na história, acaba por tornar a leitura um pouco arrastada e as vezes chata, onde quase sempre se resume ao protagonista Naziazeno planejando de onde tirar dinheiro. É uma leitura não muito extensa, mas que se torna cansativa com o passar do tempo. Enfim, uma leitura até ok.

marina 15/04/2024

Os Ratos
Chato demaisssss queria q nao tivesse conseguido pagar o leiteiro Naziazeno insuportável merecia ficar sem leite

pellegreeno 15/04/2024

Crítica foda, seria mais legal se a leitura não fosse ?
Li obrigada por causa da Fuvest, achei que ia odiar mais do que odiei, meu professor fez uma análise e acho que isso fez eu parar de odiar.

A história trás uma reflexão sobre o capitalismo e a angústia de viver nesse sistema, quando você fica pensando sobre é muito foda pq o livro traz várias camadas mas a leitura não é fácil.

Achei o vocabulário meio complicadinho e ficava meio perdida, tanto que tinha que ler o resumo do capítulo antes do capítulo para ter um rumo, então acho que se fosse uma leitura que eu estou mais acostumada, acho que eu teria gostado mais

Laura2184 07/04/2024

Não entendi nada
Essa história de livro da escola só dá ruim, pura furada. Angústia acabou de passar a coroa de "pior livro que eu já li". Honestamente, eu não entendi absolutamente nada. Simplesmente odiei.

Bea_who 05/04/2024

Os ratos
Mais uma leitura para a fuvest. Retrata um dia na vida Naziazeno Barbosa e sua busca por dinheiro para pagar uma dívida com o leiteiro. O final do livro se torna cansativo devido a repetição ( Retrata muito bem a angústia e cansaço do protagonista).

Dilso 31/03/2024

Obra-prima...
Obra (prima) inquietante e que ? na perspectiva da teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway ? apresenta muito mais do que deixa transparecer. Um clássico que nada deve a nenhum outro romance universal consagrado.