Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Lou 25/02/2024

Dei nota baixa mas vai ser uma leitura que irá ficar na memória.
Eu amei a ambientação, me sentir em Porto Alegre e me vi acompanhando o protagonista pela cidade. O tema da história é ótimo, é um convite para vermos o quanto o dinheiro nos comanda, nos põe em situações indignas e como o brasileiro vive nessa sensação de falso débito.
O que aconteceu ao fim, foi uma redoma de vidro, um ciclo sem fim, ele apenas se endividou mais ,porém, o prazo se estendeu? algo tão corrente na vida de muitas pessoas.
O desespero dele em querer buscar dinheiro a todo custo, a ansiedade, a angústia que ele sentiu foi muito bem descrito.
Mas o que mais me falhou nessa leitura foi a escrita do autor, no início achei difícil, tive que me esforçar para entender, mas depois foi ficando tranquilo, mas mesmo assim , ficou confuso, não pela dificuldade, mas como ele escreve de fato. Se não fosse por isso, teria gostado muito mais.

isa 22/02/2024

É um retrato da classe trabalhadora em seu aspecto mais miserável. A forma como Naiazeno passa por todo tipo de angústia em apenas 24h, tudo pra conseguir dar leite pra seu filho é cruel e se torna mais cruel por ser um perfeito reflexo da realidade. Apesar disse, a leitura não deixa de ser maçante e nada envolvente. Acredito que tem uma certa ironia em vários momentos do texto, mas o vocabulário complexo e a falta de interesse que a monotonia traz ao livro torna difícil de perceber. No geral, apesar de apreciar a crítica, não é o tipo de leitura que me agrada.

Beatriz 17/02/2024

Os Ratos
É uma obra muito vestibulanda. Não me surpreende que esteja na lista de leituras obrigatórias da Fuvest. Não posso dizer que foi uma leitura divertida, nem que foi um livro que me cativou. Apesar disso, a mensagem passada no livro é extremamente importante. Além disso, a analogia entre os ratos e a miséria da década de 30 é genial. Não seria um livro que eu leria no meu dia a dia, porém, não quer dizer que seja um livro ruim. Apesar de não fazer o meu estilo de literatura, entendo porque é considerada uma obra consagrada. É um livro brilhante.

Isabella.Marques 14/02/2024

Naziazeno é um homem que vive somente para sobreviver. Não possui momentos de prazer e nem de felicidade. Acorda todos os dias para trabalhar e ter míseros réis. Devido a uma dívida com o leiteiro, ele passa o dia se desdobrando para conseguir o dinheiro. Jogos de azar, penhores, empréstimos. Um livro que escancara a fome, jogos de apostas e, em todas as cenas, o medo de não chegar em casa com o dinheiro para o leite de seu filho.
A parte que mais me marcou foi quando, mesmo sendo ameaçado pelos ratos, Naziazeno não se levanta pra conferir se eles estão estraçalhando o dinheiro que lutou para conseguir. Mas isso acontece não porquê Naziazeno está com preguiça, mas sim porquê lhe falta coragem para ir ao confronto em uma situação social em que é tido como inferior.
Alana 14/02/2024minha estante
Fiquei com MUITA vontade de ler, depois dessa renomada crítica literária hablar!!??

Sophia.Shinohara 13/02/2024

Os ratos
Fiz a leitura por ser obrigatória da FUVEST, não esperava muito do livro e realmente não gostei, não entendi vários acontecimentos e achei a história muito chata, cansativa e repetitiva, demorei muito para terminar a leitura e me sinto aliviada de ter terminado.

?Amplifica a metáfora de sua condição trágica.?

Luciana 13/02/2024

Incríveis críticas socias
Para ler Os ratos é necessário uma interpretação atenta. Porque muitas críticas estão nos detalhes. Fica bem claro a crítica ao capitalismo e a situação do Brasil na época

Bia 12/02/2024

É um livro com uma crítica pesada ao sistema capitalista vigente no Brasil na década de 30, é importante frisar que foi escrito durante um período muito conturbado do país.

Anna 11/02/2024

Os Ratos
Provavelmente o livro mais chato que já li, e fiz isso exclusivamente porque é livro de Fuvest, pqp eu não entendi nada e toda vez que eu pegava pra ler eu dormia KKKKKKK

liceeexw 11/02/2024

Parecia eu tentando dormir em dia antes de prova, bem ansiosos ?
mas sério agora, que analogia boa com o título e a confusão na cabeça, o nervosismo, o jeito de agir, tudo num dia só, gênio

Prof. Edivaldo 30/01/2024

Ratos
Bom, essa é a segunda leitura que faço do livro. Li-o há quase 19 anos...
Em certos trechos, a narrativa é um tanto lenta, arrastada...
Aqui, Naziazeno, personagem principal, parece não ter autonomia, sendo levado pelos seus superiores, obedecendo sempre ordens.
O fato é que Naziazeno, casado com Adelaide, precisa urgentemente pagar 53 mil réis ao leiteiro. O livro trata desse peregrinação ao dinheiro, do começo ao final.
Bem, sobre "os ratos", tanto o autor utiliza a linguagem denotativa quanto a conotativa. É ler para entender...

iacsll 25/01/2024

Em síntese, um bom livro.
A apassividade do pobre em tempos de crise, a submissão humana perante o capital, a negação, a indecisão e a necessidade; ?Os Ratos? é um livro que representa a sociedade brasileira, essencialmente predatória, em seu primor.

Para entender a obra, recomenda-se lê-la ao lado de um dicionário. Por se tratar de um livro regionalista, escrito em meados de 1930, ter apenas um bom domínio vocabular não é suficiente... É preciso entender o contexto histórico-social em que ele está inserido!

A trama se desenrola num dia da vida de Naziazeno Barbosa, perante a cobrança do leiteiro, em relação à uma dívida acumulada - que em valores atuais, seria de cerca de R$1300,00 (2023-2024).

O livro, rico em descrições psicológicas, faz um convite ao subconsciente de um homem que ?não paga ninguém? - não por escolha, mas como resultado de seus vícios, um salário ruim e a crise, que afeta todos os personagens. Durante a tentativa de conseguir o dinheiro, o livro retrata a maneira angustiante em que um homem se torna um "rato" - indesejável - para a sociedade.

Apesar de ser antigo, sua crítica é extremamente atual. Na atualidade, há a crise; há a discriminação; há os vícios predatórios, que exploram os necessitados; há a enorme dívida do cidadão comum; há quem se torne um rato, miserável, vivendo às margens da sociedade.

Luizaâ¡â 25/01/2024

Tem dias que o Naziazeno me representa
Mais um lido para o vestibular...
Achei um vídeo no YouTube com um narrador humano e fui ouvindo enquanto acompanhava com o livro escrito. Acho que isso deixou a leitura um pouco mais rápida e leve (porque na real, não é). O estilo da escrita não me agradou, já que o livro é extremamente descritivo e subjetivo, não é uma leitura tão tranquila. Apesar de tudo isso, gostei da forma como o autor representou tão bem o comportamento humano, os pensamentos e sentimentos diante das dificuldades da vida.

zamoro.sarah 22/01/2024

Os Ratos, de Dyonelio Machado.
Segunda leitura do ano, completa! Serei breve.

Foi uma leitura fluida, não achei difícil a compreensão do desenvolver do raciocínio da história mas devo admitir que caso esse livro não seja lido com atenção e com calma, muitos detalhes cruciais podem ser deixados para trás.

Quanto a história devo dizer que ela cumpre com a angústia prometida. A medida que a história de discorre nós nos sentimos na pele do Naziazeno e da sua correria contra o tempo (ênfase no tempo! ele contribui muito pra sensação angustiante) para poder quitar sua dívida, que nos é apresentada no início do livro.

Quanto as críticas sociais? Acredito que isso vai depender do ponto de vista de cada leitor do livro. Se ele vai ou não concordar com a ''moral'' proposta por Dyonelio. Enfim, espero poder debater esse livro futuramente!

Gabs 12/01/2024

Um clássico para os inteligentes em delírios
Gente kkkkkkk o que foi isso? Foi a primeira vez que fui atrás de um audiobook para acompanhar a leitura de um livro. Já li alguns clássicos, mas nunca um tão difícil quanto este. O contexto e a mensagem que o autor quis passar é clara, as suas descrições são admiráveis ao ponto de fazer você refletir sobre a realidade em todos os aspectos. Porém, apesar da linguagem ser considerada simples, eu achei que tinha muitas informações citadas ao mesmo tempo. Minha cabeça começou a criar umas paranóias doidas no meio do livro junto com o Naziazeno, a única diferença é que ele tinha todos os seus motivos para mergulhar em seus próprios delírios. Esse pequeno clássico da literatura brasileira não me prendeu muito e eu não entendi muita coisa, mas isso não faz ele perder o seu valor. Se você entendeu de primeira quando leu esse livro, sem assistir uma análise minuciosa sobre ele, eu te considero um inteligente de mão cheia.

araujolivss 11/01/2024

Trabalhador não tem um dia de paz
Super psicológico!
não é divertido, mas foi uma leitura super rápida.
texto muito bem pensado.

tudo culpa do capitalismo mesmoooooo

pobre naziazeno cada segundo mais coringado