Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Freddy Bacus 13/08/2023

Ratos
Não gostei. Achei o livro chato, fraco, a personagem é insuportável e mal desenvolvida, não tem como criar nenhum tipo de vínculo sequer com ela. A premissa é super interessante, a crítica também, mas acho que a execução poderia ter levado a obra muito além. Entendo ser clássico, mas não precisamos pagar pau para todos eles.

Gosto muito do final, do sonho com os ratos roendo o dinheiro, consumindo o dinheiro suado e conquistado duma classe pobre. Acho o título inteligente, como se os sem dinheiro fossem os próprios ratos do sonho de Naziazeno, farejando e consumindo o dinheiro por necessidade dentro da sociedade capitalista.

Bia Terra 24/07/2023

Necessidade de mudança no sistema
O romance neorrealista traz visibilidade aos proletários de classe baixa no Brasil, retrata a preocupação de pagar as necessidades básicas cotidianas, a pressão em conseguir esse dinheiro, a insônia devido à mente perturbada - o que é muito visível na escrita, uma vez que Dyonélio utiliza da técnica análise psicológica - e as humilhações que ele sofre. A ideia do livro diz muito sobre o sistema capitalista e o quão ele é opressor, por isso, enquanto o sistema não mudar, Naziazeno e outros trabalhadores continuarão se endividando.

Evelin 19/06/2023

Naziazeno é um coitado que tá devendo ao leiteiro e fica desesperadamente procurando um jeito de conseguir o dinheiro. Ele passa o dia inteiro tentando achar alguém que lhe empreste o dinheiro ou alguém que diga algo que ele possa fazer. Sempre colocando sua esperança nos outros ou na sorte do acaso. Eu não me comovi tanto com a condição de Naziazeno, mas é realmente uma situação angustiante que é muito bem retratada.

Juliaaa.sf 15/06/2023

Ok.
Minha mais sincera opinião: ok. Não me agradou mas também não foi perturbador ler esse livro. Simplesmente ok.

Maria.Barreto 27/05/2023

Os Ratos
Apesar de ser um clássico querido por alguns, eu simplesmente odiei. Leitura muito repetitiva,confusa, extremamente chata

ju messias 11/05/2023

Dyonelio: autor incompreendido
A tese, em si, eu achei magnifica. agora, o desenvolvimento e a escrita, meu deus. muito muito muito difícil de conseguir entender 90% dele. mas a crítica eu achei boa, é realmente um autor incompreendido.

Whitewolfella0 06/05/2023

Os Ratos - Dyonelio Machado
Lido como livro paradidático para o colégio. Estar em uma classe, tendo q obter as informações que o livro quer passar por meio da leitura coletiva já é bastante desafiador, e além disso, a escrita não ajuda, é uma escrita complicada onde apesar de tentar focar o máximo, sua atenção é distraída da história em muitos momentos, por não ser presa ali. A narrativa não é interessante, a protagonista possui um único objetivo durante o livro todo e as diversas falhas ao obtê-lo, que não conversavam entre si, me incomodaram muito. Por se passar em um período curto de tempo, dá a impressão de ser muita informação jogada sem explicação e sem pausa, deixando o leitor afobado com a pressa e impedindo um maior entendimento da mensagem que o autor deseja passar.

Mihh 23/02/2023

Dei 3 estrelas simbólicas pq não avalio criticamente livros de vestibular/escola.
Li esse livro pq tenho que apresentar um trabalho sobre o autor amanhã, e bom, a referência a miséria humana é muito bem feita, o tipo de livro que quando vc termina, vc se lembra o lixo que é o mundo.
Como é normal, esses livros tem uma escrita bem lenta, e caso você precise dele para escola, da para ler uma boa resenha no Google que você já vai entender bem sobre o autor e obra.

Taisa 27/01/2023

Um dia na vida...
Em um dia, muito pode acontecer. Naziazeno está tão enrolado na vida quanto nos próprios pensamentos, e isso faz com que esse dia seja longo e tumultuado.
O livro é muito bem escrito, literatura brasileira de qualidade.

Isis243 16/01/2023

Realístico
Tudo dura um dia, um dia na vida de uma pessoa desesperada por dinheiro, crédito.

Embora tenha sido escrito 1935 trás o relato aguçado, duro, muito honesto e atualíssimo das mazelas da sociedade.

Coragem, leia.
Bom divertimento:)

bobsleigh 08/01/2023

meu livro favorito
talvez seja bairrismo ler um gaúcho, me indentificar com um gaúcho, etc. Não importa muito. O que importa é que eu e muitos outros já estivemos no papel do Naziazeno, encucados o dia inteiro com uma dívida. O problema maior do amigo ai é que ele tinha até um filho pra cuidar, coisa que eu mesmo não tenho (graças a deus).

Das ruas que dançam com o calor, já estive nelas também, com o pensamento completamente fixado em uma conta pra pagar e como faria pra pagar. Agora melhorou muito, mas esse livro não tocar na ferida, é estocar um caco de vidro no olho, chutar a parede com um palito de dente no dedão. Não saber o que fazer e morrer de ansiedade, quando na verdade, as coisas se resolvem. O bom do tempo é que ele é semrpe amigo.

Mari Fracasso 04/01/2023

Mandibulazinhas
É possível sentir todo o cansaço nos pés e nas pernas de Naziazeno depois que se deita. É possível também perceber as horas passarem e paradoxalmente não sairem do lugar, assim como ele as percebe. Dyonélio enrosca nossa mente entre os flashbacks que aparecem em meio a descrição do presente, nos prende na leitura das mais longas 24h que já existiram. Simplesmente um livro que mostra o desespero do trabalhador assalariado que depende de pouco para cuidar de muito, que adentra a mente desse trabalhador e envolve o leitor em sua angústia e ansiedade diante de (mais) um problema. Incrível!

Icaro 18/12/2022

Ótimo livro
Um belo livro, escrito há quase 100 anos mas bastante atual. O contexto de uma Porto Alegre provinciana que começa a ter seus problemas de cidade grande.