Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Rafaela.Rezzadori 08/12/2022

Os ratos: mais um clássico atual!
Finalmente li Os ratos! Depois de ouvir sobre ele na Literatura Gaúcha e também na Brasileira, finalizei minha leitura.
A obra retrata um dia da vida de Naziazeno, que pode ser qualquer um de nós, lutando na labuta de mais um dia. A sensação de cansaço, de andar em círculos e não sair do lugar é muito presente ao longo da leitura, gerando a sensação de estarmos caminhando pela cidade ao lado do personagem. Vale a pena a leitura!

Raquel1299 04/12/2022

A ideia é boa, mas o livro chega a ser entediante
Um dia. 24 horas. 1440 minutos. 86400 segundos. A vida de um homem em um único dia.
A história é muito interessante nos momentos em que se fala das dividas e nas tentativas de resolver, mas o personagem sempre se perde e tenta arranjar uma maneira mais fácil, ou depender de outras pessoas. E o fato desses devaneios ser tão recorrente no livro deixa a história chata e entediante.
Mesmo assim, a crítica do livro é bem explícita, por mais que seja um pouco difícil de percebê-la se você já se cansou da enrolação do enredo.

duud 22/11/2022

péssimo
a ideia da crítica é boa e a forma que tenta ser apresentada é criativa, contudo é muito mal feita e vaga

Livia.Maria 14/11/2022

A crítica que o livro traz é forte e a análise psicológica é densa a ponto de me sufocar, o que deixou o livro arrastado de ler.

lili 10/10/2022

não curti
tudo bem que li obrigada, mas nossa senhora que livro CHATO. Se passa em um dia e é tudo mto confuso odiei odiei odiei odiei
lili 10/10/2022minha estante
chocadissima que tem gnt que realmente gosta desse livro que isso

iamviczinea 02/09/2022

não gostei muito desse livro, achei ele bem parado em algumas partes, da metade pra frente gostei mais, mas ainda assim não me conquistou

Duda.Righi 29/08/2022

Leitura necessária
Este livro não é apenas bom como totalmente necessário!
Nele acompanhamos o desespero e angústia de um trabalhador para quitar sua dívida com o leiteiro, e ter com que alimentar seu filho.
No desenrolar da história, vemos que esta não é sua única dívida! Sua miséria, seu desespero e preocupações com relação aos próximos dias que resultam em noites de insônia mostra a instabilidade não só dele mas como de vários trabalhadores e famílias que sofrem para conseguir o mínimo! É uma grande referência, ficamos angustiados com ele mas percebemos que se trata de mais um dia a dia cheio de preocupações de um trabalhador brasileiro.
É necessário ter essa visão.
O livro possue um ritmo diferente, pois se baseia não só nos acontecimentos mas pensamentos do protagonista, como se estivéssemos em sua cabeça.
Demorei para vir aqui pois queria recomenda-lo da melhor forma possível para instigar mais pessoas a lerem.

Teodoro 25/08/2022

Fui obrigado a ler pela escola kkk.
O contexto do livro me chamou a atenção mesmo ouvindo diversos comentários sobre ele ser chato e sem sentindo, a leitura dele realmente é cansativa pois achei um excesso de informação desnecessária e um detalhamento exagerado das cenas. Porém eu gostei da história dele.

carolgsn 27/07/2022

os ratos
chato
insuportável
nunca deveria ter lido!
livro para o vestibular e prova de literatura, o livro passa pelo período de um dia e eh simplesmente torturante ler esse livro.

pedrosg 19/07/2022

Os Ratos
O livro trabalha muito bem a metáfora do ?rato? estando presente na história, mas também na maneira como é escrita. Além disso, o livro trabalha bem a parte social expondo como era a vida dos servidores públicos da época e também, mesmo que predominantemente no final, a parte psicológica e a frustração daquele que não tem controle do seu destino e não é capaz de resolver seus problemas, dependendo dos outros e a ansiedade que ele tem.

Rachel Bgs 06/07/2022

Li para o vestibular do ITA e achei uma excelente crítica social. Pertencente ao neorrealismo e também ao período o modernismo, a narrativa foi vencedora de um prêmio brasileiro de leitura pela sua perspectiva marxista do proletariado de Porto Alegre e pela sua escrita fluida e circular, casando o perfil psicológico dos personagens com o título. Recomendo.

maju 04/07/2022

Estupidamente genial
Tive que ler esse livro para um trabalho da escola e me surpreendi. Foi foda acompanhar o desespero do personagem, vc consegue sentir a angústia dele em procurar dinheiro e a parte dos ratos... eu me arrepiei pq consegui interpretar que aquilo era a ansiedade dele falando alto. Um clássico que eu gostei muito.

Rafaela.Remonti 04/06/2022

nem vou comentar
li só por causa da escola! mto chato e maçante a leitura. Escrita pesadíssima e mto complicada de entender!

Heloyse 30/05/2022

Agoniante e visceral
Como uma pessoa que já sofreu com dívidas, esse livro me deixou incomodada do começo ao fim.
Sentir a desesperança, o medo, a ansiedade e a humilhação que assolaram Naziazeno foi um experiência muito triste.

Gabi 16/05/2022

Li pra aula
O livro conta a história do Naziazeno, que deve muito dinheiro para o leiteiro, e que passa um dia na cidade tentando arranjar o dinheiro.
Não me prendeu muito. Ele consegue o dinheiro algumas vezes e perde por alguma burrice (tipo no jogo). Não entendi muito o final, não tenho certeza se ele tem ou não tem o dinheiro.