Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Anna 11/02/2024

Os Ratos
Provavelmente o livro mais chato que já li, e fiz isso exclusivamente porque é livro de Fuvest, pqp eu não entendi nada e toda vez que eu pegava pra ler eu dormia KKKKKKK

liceeexw 11/02/2024

Parecia eu tentando dormir em dia antes de prova, bem ansiosos ?
mas sério agora, que analogia boa com o título e a confusão na cabeça, o nervosismo, o jeito de agir, tudo num dia só, gênio

Prof. Edivaldo 30/01/2024

Ratos
Bom, essa é a segunda leitura que faço do livro. Li-o há quase 19 anos...
Em certos trechos, a narrativa é um tanto lenta, arrastada...
Aqui, Naziazeno, personagem principal, parece não ter autonomia, sendo levado pelos seus superiores, obedecendo sempre ordens.
O fato é que Naziazeno, casado com Adelaide, precisa urgentemente pagar 53 mil réis ao leiteiro. O livro trata desse peregrinação ao dinheiro, do começo ao final.
Bem, sobre "os ratos", tanto o autor utiliza a linguagem denotativa quanto a conotativa. É ler para entender...

iacsll 25/01/2024

Em síntese, um bom livro.
A apassividade do pobre em tempos de crise, a submissão humana perante o capital, a negação, a indecisão e a necessidade; ?Os Ratos? é um livro que representa a sociedade brasileira, essencialmente predatória, em seu primor.

Para entender a obra, recomenda-se lê-la ao lado de um dicionário. Por se tratar de um livro regionalista, escrito em meados de 1930, ter apenas um bom domínio vocabular não é suficiente... É preciso entender o contexto histórico-social em que ele está inserido!

A trama se desenrola num dia da vida de Naziazeno Barbosa, perante a cobrança do leiteiro, em relação à uma dívida acumulada - que em valores atuais, seria de cerca de R$1300,00 (2023-2024).

O livro, rico em descrições psicológicas, faz um convite ao subconsciente de um homem que ?não paga ninguém? - não por escolha, mas como resultado de seus vícios, um salário ruim e a crise, que afeta todos os personagens. Durante a tentativa de conseguir o dinheiro, o livro retrata a maneira angustiante em que um homem se torna um "rato" - indesejável - para a sociedade.

Apesar de ser antigo, sua crítica é extremamente atual. Na atualidade, há a crise; há a discriminação; há os vícios predatórios, que exploram os necessitados; há a enorme dívida do cidadão comum; há quem se torne um rato, miserável, vivendo às margens da sociedade.

Luizaâ¡â 25/01/2024

Tem dias que o Naziazeno me representa
Mais um lido para o vestibular...
Achei um vídeo no YouTube com um narrador humano e fui ouvindo enquanto acompanhava com o livro escrito. Acho que isso deixou a leitura um pouco mais rápida e leve (porque na real, não é). O estilo da escrita não me agradou, já que o livro é extremamente descritivo e subjetivo, não é uma leitura tão tranquila. Apesar de tudo isso, gostei da forma como o autor representou tão bem o comportamento humano, os pensamentos e sentimentos diante das dificuldades da vida.

zamoro.sarah 22/01/2024

Os Ratos, de Dyonelio Machado.
Segunda leitura do ano, completa! Serei breve.

Foi uma leitura fluida, não achei difícil a compreensão do desenvolver do raciocínio da história mas devo admitir que caso esse livro não seja lido com atenção e com calma, muitos detalhes cruciais podem ser deixados para trás.

Quanto a história devo dizer que ela cumpre com a angústia prometida. A medida que a história de discorre nós nos sentimos na pele do Naziazeno e da sua correria contra o tempo (ênfase no tempo! ele contribui muito pra sensação angustiante) para poder quitar sua dívida, que nos é apresentada no início do livro.

Quanto as críticas sociais? Acredito que isso vai depender do ponto de vista de cada leitor do livro. Se ele vai ou não concordar com a ''moral'' proposta por Dyonelio. Enfim, espero poder debater esse livro futuramente!

Gabs 12/01/2024

Um clássico para os inteligentes em delírios
Gente kkkkkkk o que foi isso? Foi a primeira vez que fui atrás de um audiobook para acompanhar a leitura de um livro. Já li alguns clássicos, mas nunca um tão difícil quanto este. O contexto e a mensagem que o autor quis passar é clara, as suas descrições são admiráveis ao ponto de fazer você refletir sobre a realidade em todos os aspectos. Porém, apesar da linguagem ser considerada simples, eu achei que tinha muitas informações citadas ao mesmo tempo. Minha cabeça começou a criar umas paranóias doidas no meio do livro junto com o Naziazeno, a única diferença é que ele tinha todos os seus motivos para mergulhar em seus próprios delírios. Esse pequeno clássico da literatura brasileira não me prendeu muito e eu não entendi muita coisa, mas isso não faz ele perder o seu valor. Se você entendeu de primeira quando leu esse livro, sem assistir uma análise minuciosa sobre ele, eu te considero um inteligente de mão cheia.

araujolivss 11/01/2024

Trabalhador não tem um dia de paz
Super psicológico!
não é divertido, mas foi uma leitura super rápida.
texto muito bem pensado.

tudo culpa do capitalismo mesmoooooo

pobre naziazeno cada segundo mais coringado

Natália Cristina - Leitura por Amor 04/01/2024

Trata-se das peripécias de Naziazeno para conseguir o dinheiro que deve ao leiteiro.
A história nos faz refletir sobre a difícil situação do trabalhador brasileiro.

thais.zago 07/12/2023

Ele finalmente dormiu
Li como leitura obrigatória do colégio, e confesso que, de início, detestei.
A história é confusa, narrada de fora, mas com pequenas citações do protagonista para guiar todo o seu pensamento abalado. O único personagem elaborado é Naziazeno, por conta de se passar em apenas 24 horas, nada é profundamente explicado ou detalhado. Algumas passagens podem ter amplas interpretações, por não serem confirmadas como realidade ficcional ou como momento de loucura do personagem.
Se ampliar todas as características do livro, é possível destacar diversos pontos que me desagradaram, entretanto acredito que tenham sido essenciais em todo o decorrer, por ser justamente o que o autor queria transcrever.
O final, de qualquer forma, valeu a pena por tudo! A confusão e esperança, junto da ansiedade e a moleza de Naziazeno, trazendo expectativas destoantes, e a conclusão de apenas uma dívida, pois ele continua nesse ciclo vicioso em que o trabalhador é colocado.
Vejo como uma importante leitura para percepções abrangentes, principalmente, no cenário brasileiro em que se passava e que, infelizmente, é atemporal.

ju_russo 23/11/2023

Livro da Fuvest
Foi uma leitura obrigatória, essa é a real, apesar disso é uma leitura tranquila de se fazer e é interessante ver a narrativa do autor além das críticas que ele faz, mas assim, sla

Marcus 03/11/2023

Retrato de um trabalhador pobre
Em algum momento da adolescência, me dei conta, preocupado, com a ideia de que um dia teria de fazer o que meus pais faziam: ter dinheiro para manter uma casa e os filhos. Será que eu daria conta?
É mais ou menos disso que se trata a obra do gaúcho Dyonello Machado, que em "Os Ratos" narra um dia na vida de um homem casado, com um filho, que deve honrar uma dívida com o leiteiro ara não ser despejado.
Naziazeno Barbosa é funcionário público em Porto Alegre. Sai de casa aflito pela cobrança humilhante, e o autor nos leva a acompanhá-lo durante um dia pela capital provinciana. Recorre a amigos, agiotas, malandros, roleta. A angústia apenas aumenta.
O texto de Dyonello Machado é seco e ágil, um livro muito agradável de ler, apesar do conteúdo.
A edição da Todavia traz ainda posfácio do escritor e crítico literário Davi Arrigucci Jr.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

vi_gp 28/10/2023

Nossa da pra usar em muito repertório esse livro. no começo foi meio difícil de entender, mas com o tempo vc vai entendendo que todos os acontecimentos giram em torno de 1 dia só, mas o tempo psicológico faz com que a gente sinta a angústia da personagem

Hellen 27/10/2023

??
Monótono, circular, intrigante e o protagonista é um chato que só pensa nele. Acho que não posso ficar chateada nesses aspectos porque é exatamente isso que o Dyonelio quis representar quando escreveu os ratos. Naziazeno é um típico Sulista na década de 30 que, está sendo afetado pela crise financeira. Em uma busca contínua por dinheiro para quitar uma dívida com o leiteiro, ele passa o dia cheio de devaneios e angústia.

Audra 19/10/2023

Não gaste o seu tempo nessa merda
Se eu tivesse escrito essa afronta à literatura brasileira eu teria vergonha de sair na rua. Sinceramente, só leia essa aberração da natureza se for prestar FUVEST ano q vem.
bobsleigh 06/01/2024minha estante
voce é burra