Casório?!

Casório?! Marian Keyes

Resenhas - Casório?!

Shi9 04/05/2024

Amei casório, mas imaginei uma coisa e era outra kkk o que essas amigas aprontaram. O Livro me prendeu do início ao fim,é uma história divertida, que eu indico para qualquer um. Quero ler mais livros dessa autora pois faz eu relaxar e esquecer dos problemas. kkkkk

saraiva 28/02/2022

QUE LIVRO!!
eu simplesmente amei!! é uma comédia romântica de verdade, o livro não gira em torno dos romances de Lucy, e sim da VIDA dela de verdade, e acho que foi isso que fez com que ele se tornasse um favorito meu.

ele aborda alguns assuntos tensos como depressão e alcoolismo, mas nunca romantizando e nem fazendo pouco caso. a escrita é maravilhosamente boa e principalmente do meio para o final, é totalmente viciante! além de ser engraçado, retrata o cotidiano muito bem e dá muito para se identificar com Lucy, seja no dedo podre para homens, no sentimento de culpa e auto-indulgência constantes ou apenas no fato de que você nunca trabalha efetivamente no seu trabalho.

os personagens secundários são incrivelmente bem trabalhados, nenhum deles é perfeito de fato, e o livro é muito realista. simplesmente não tem o que falar mal!!! para mim, revolucionou e saiu muito da caixa dos chick-lits que eu estou acostumada, quero ler tudo desta mulher imediatamente!!!
Nymsay 02/03/2022minha estante
AMIGAAA TERMINOU!!

saraiva 02/03/2022minha estante
COM CERTEZA, agora estou em depressao pós-livro

Nymsay 03/03/2022minha estante
KSKSKKSKSKSKKDKD queremos um Daniel!!(é esse o nome né? Faz tempo que li)

saraiva 05/03/2022minha estante
eh isso mesmo, o pior eh que eu tenho um e to ??????

Bianca 08/05/2022

resenha @oslivros.dela
Ainda estamos em abril, mas “Casório?!” será um dos livros que estarão no post de piores do ano. É tanta raiva que eu passei que nem sei por onde começar. Da próxima vez que um livro me fizer raiva desse jeito eu prometo tentar (eu disse “tentar”) abandonar.

Lista de coisas que me irritaram em “Casório?!”:

1. Personagens: A maior parte (todos menos 1) dos personagens não é chata, é insuportável. E não são chatos por um motivo que faz diferença na história, eu entendo isso; admiro, inclusive. Mas esses são chatos só porque são e pronto. Um bando de gente mimada, reclamona que não tem espelho em casa. E burros. Todo mundo nesse livro é burro. Protagonista, antagonista, personagens secundários... Um bando de idiota.
(Pausa para eu me acalmar...)

2. Preconceito e intolerância: Esse me incomodou desde a primeira página. Em uma tentativa de fazer piada com estereótipos, a autora só foi infeliz e muito, muito, MUITO, desnecessária (para não dizer outra coisa). Ela tenta brincar com estereótipos e falha miseravelmente. “Mas, Bianca, o livro foi escrito em 1996, outros tempos...” Dane-se! Mesmo para os padrões de comportamento daquela época, um escritor precisava fazer seus personagens se encaixarem em um enredo, os comportamentos precisam ter uma razão de ser. Em “Casório?” os estereótipos de loira burra, gorda carente, amiga falsa e mais um monte só foram jogados de qualquer jeito na história.

3. Narrativa longa: As 664 páginas poderiam facilmente ser umas 200 sem perder nenhuma parte importante da história.

4. A protagonista passou 600 páginas ignorando que ela era a) burra b) tinha dedo podre pra macho c) tinha o pai alcoólatra d) era uma péssima filha para a mãe (tem mais coisa, mas o instagram tem limite de caracteres) para depois, do dia pra noite, resolver todos os problemas e virar um exemplo de ser humano. Really?

5. Erro de continuação absurdo na última cena. Ironicamente, esse tipo de erro é o que mais me irrita em livros e em “Casório?!” foi o que menos teve importância.

Pronto, desabafei!

site: https://www.instagram.com/oslivros.dela/

João 31/03/2013

Ganhei tres livros da Marian Keyes de uma amiga.
Ela ja tinha lido e ia jogar fora já pensou?
Falei pra ela me dar mas deixei um bom tempo guardado
e demorou pra eu me decidir a ler ..
Mas quando comecei a ler Casório fiquei muito surpreso!
Apesar de ser um livro voltado pro universo feminino o
livro é muito engraçado!Fazia muito tempo que não ria tanto com um
livro como ri com esse..Marian Keyes escreve pras mulheres
mas os homens deviam ler por que ela sabe criar universos e
personagens muito engraçados e bem reais tbm..
Gostei muito e quero ler mais livros dela.

Joana 12/04/2020

Então, livro muito grande, mas não cansei em nenhum momento de ler.
É leve, engraçado, trás assuntos importantes e que precisam ser falados. Mas minha gente, que personagem burrinha viu, essa lucy. nooooossaa! No meio do livro, quando ela se juntou com Gus, eu fiquei a ponto de rasgar o livro, queimar e nunca mais ler, porque não tenho muita paciência pra burrice crônica.
Mas graças aos céus, no final ela se toca.
Recomendo o livro porque os assuntos que ele aborda são muitos bons, e da pra gente ter uma pouca noção do que as pessoas passam quando estão com alguns dos problemas, mas é sério, no meio eu tive que ter muita paciência pra continuar a ler o livro.

Julhiane 24/05/2020

Previsível
A leitura é divertida e leve, no entanto no meio da história já desvendam os o final. Livro muito extenso pelo conteúdo apresentado. Não curti muito..

Lais.Oliveira 28/06/2020

Muito enrolado
Depois de ter lido e gostado de Férias!, resolvi ler outro livro da autora achando que ia gostar do estilo da escrita. Ledo engano, achei esse livro muito maçante, do tipo que enrola, enrola enrola e não acontece nada de bom. A personagem principal Lucy Sullivan demora muito para cair em si sobre vários assuntos, como homens e o alcoolismo do pai por exemplo. Me faltou paciência! Só terminei de ler porque não gosto de abandonar livros (ainda bem que li no kindle unlimited, se tivesse comprado o livro teria ficado chateada)mas não recomendo, embora o final tenha sido bonitinho, o livro não foi do meu agrado. Sei que tem muitas pessoas que gostam do livro e desculpe se minha opinião feriu alguém.

Maitê Kp 19/06/2020

Terceiro livro que leio dessa autora e é o primeiro que gosto. Não é maravilhoso mas é uma história legal. Ela enrola demais. A história se estende demais. Mas não é cansativa. É uma história engraçada e divertida.

Bru 22/02/2021

Um romance sem sal
Não sei se talvez é porque fui com muita sede ao pote ao ler este livro, porque simplesmente esperava bem mais do que ele realmente me entregou. Eu estava com uma lembrança diferente de Marian Keyes. Lembro de ter lido, ainda em minha adolescência, um tanto de Melancia, e até mesmo Sushi que muito me agradou. Mas este Casório me desapontou profundamente.
Primeiramente, a protagonista não é nada carismática. Só aí já perdeu vários pontos comigo, que sou a louca dos protagonistas. Ok, sei que Lucy tem depressão e tudo mais, só que ao longo da história ela tem poucas passagens efetivamente com depressão, e muitas passagens com pura neurose e tolice mesmo (não há outra forma de explicar as atitudes que ela toma).
Outro ponto foi que me senti incomodada com a forma como Lucy fica descrevendo Meredia, debochando de seu peso e usando termos inapropriados para descrevê-la. Ok, ela é gorda, entendemos, mas e qual o problema com isso? Enfim, sei que o livro foi escrito em uma época bem diferente, onde isso era considerado até mesmo "normal" por assim dizer, mas fiquei bem irritada a cada vez que lia algo do tipo. Não deveria ser certo nem naquela época.
Além disso, nenhum dos personagens tem, por assim dizer, uma relação muito saudável uns com os outros. Eles vivem se xingando, debochando uns dos outros, brigando por qualquer coisa, se implicando o tempo todo. Mas gente... Brincadeiras até são toleráveis entre amigos de longa data, que ficam fazendo gozações uns com os outros, mas o tom das relações deste livro é bem diferente disso. E é constante demais. Uma brincadeira aqui, outra ali, até vai, mas agora o tempo todo essa implicância? Gente, isso cansa, como que vocês conseguem conviver uns com os outros? Francamente! Eu só pensava: Gente, qual o problema desses personagens? Por que precisam ser agressivos, ficar falando palavrão e ofendendo todo mundo o tempo todo? Cadê o bom senso? A gentileza? A educação, pelo amor de Deus! O único personagem que, pra mim, se salva nesta história toda é Daniel. Ele é incrível do início ao fim.
E o prêmio de pior personagem já escrito na face da Terra vai para: Gus! Gente, que pessoa mais insuportável. Eu não sei como Lucy conseguia conviver um segundo ao lado dele, quem dirá namorá-lo por tanto tempo assim. Eu teria fugido no primeiro "Oi!". Meu deus, ele é um mala-sem-alça de primeira. Cada vez que ele aparecia em cena me dava, literalmente, vontade de jogar o livro longe. Que irritação. Eu queria simplesmente pular as páginas para frente até que chegasse alguma cena em que ele tivesse desaparecido. Cara chato!
Por fim, fiquei irritadíssima que o romance real só vai acontecer nas 12 últimas páginas do livro. Minha gente, olha o tamanho desse livro, mais da metade dele foi lenga-lenga da Lucy com o Gus. Pelo amor...

site: https://freescura.wordpress.com/

Ieda.Marques 29/09/2020minha estante
Nossa, que livro chato é esse? Nem pulando página, eu consegui. Não deu para gostar de nenhum dos personagens! Affff!

Bru 22/02/2021minha estante
ai, exatamente! me senti da mesma forma!

Aline @maesliterarias 30/01/2020

Li outros livros da autora e me apaixonei pela escrita e senso de humor espontâneo que ela apresenta no decorrer das historias, tornando a leitura tão leve que você nem sente o peso das centenas de paginas (tudo livrão literalmente). Já esse CASÓRIO meu Deus!!! 600 paginas de enrolação. Terminei na esperança de que em algum momento iria ter uma reviravolta e fosse valer a pena. A protagonista é uma pessoa digna de pena ou ódio (não consigo decidir), fora da realidade. O enredo é massivo e torturante com os milhares de pensamentos que em nada acrescentam na história. Sem contar o final totalmente previsível e sem nenhuma surpresa para tentar salvar.
Letícia 06/02/2020minha estante
Não consegui terminar, enrolei com o livro meses. Horrível!

Aline @maesliterarias 06/02/2020minha estante
ENTENDO! Eu tinha fé que ia ficar bom por isso terminei, mas não recomendo kkkk

Ingrid.Emerich 13/10/2020

Mais um da Marian pra minha lista de favoritos.
Eu gosto muito dos livro da Marian, por que ela sempre trata assuntos profundos, mas com um equilíbrio entre humor e leveza, mas sim, eu sempre choro em algum momento...
Com Casório não foi diferente, a Lucy é uma garota em busca de amor, e infelizmente aceita o que aparecer..
Eu senti raiva, eu ri e principalmente refleti, (como em todo livro da Marian)
Sobre como conseguimos aceitar situações absurdas e como conseguimos aceitar bem menos do que merecemos, simplesmente por não perceber isso. Os livros dela são ótimos pra abrir nossos olhos e enxergar a nossa vida de uma olha maneira. Recomendo!

Kamilla 05/09/2023

Antipatia
É muito difícil ler um livro em primeira pessoa quando você tem uma antipatia quase instantânea pela narradora e personagem principal, mas eu não consegui gostar de Lucy, e Marian Keyes me deu muitos motivos e muitas e muitas páginas para desgostar dela (sério, ele livro só teria a ganhar tendo metade do tamanho ou menos).

Eu entendo que Lucy veio de um lar disfuncional e que desenvolveu diversos problemas de autoestima e relacionamento tendo uma convivência tão próxima com um pai alcoólatra, mas como dizem; o pior cego é aquele que não quer ver, Lucy era muito irritante com a sua teimosia para encarar o problema que TODOS os outros membros da família e até os amigos mais próximos da família já haviam percebido, e o pior, ela alimentava o vício do pai e tornava a vida da mãe ainda mais difícil.

Falando da mãe, eu detestei a forma que Lucy a tratava, e sinceramente, achei a história de vida da mãe mais interessante que a dela, preferia que o livro tivesse a mãe como personagem principal e Lucy como a personagem secundária.

Os livros tem aqueles pecados do chick lit dos anos 90 e início dos anos 2000. Os relacionamentos entre mulheres são bem tóxicos e as amizades femininas são puro Chernobyl, todas as mulheres tem como único interesse arrumar um namorado, o que acaba tornado os trechos em que ela interagem bem tóxicos, ainda mais quando há um homem 'elegível' presente.

Falando em homem, o 'par perfeito' para a protagonista é esfregado na nossa cara logo no inicio do livro, e por mais que ele tinha sido um dos únicos personagens que prestava na história, não gostei de sua atitude no meio do livro, não me passou a maturidade de um homem que conhece os seus sentimentos se permitir entrar na situação que ele se permitiu.

Enfim, cumpriu a função que eu dou aos chick lits na minha vida, me tirou de uma ressaca literária, mas me lembrou de algumas tendencias bem tóxicas da literatura feminina e que sem dúvida precisaram ser problematizadas nos anos seguintes.

Prih 17/05/2020

Bonitinho, porém não o melhor de Marian
Escolhi Casório para ler porque gosto muito da forma leve que Marian Keyes escreve. Esse não foi diferente, a história te prende, rende boas gargalhadas, mas no que diz respeito aos personagens deixou muito a desejar, se traçarmos comparação com as outras obras dela.
Alguns tinham comportamentos bem irritantes. Não gostei de Lucy, a protagonista em várias passagens, mas também me identifiquei com ela em algumas outras.
Quase no final do livro fica impossível largar.
Achei divertido, mas enfim, não o melhor da autora.