Casório?!

Casório?! Marian Keyes

Resenhas - Casório?!

Bianca.Vertuan 30/04/2024

Leitura leve
É uma história leve, que no início você sente muita raiva da protagonista Lucy pelo simples fato dela não enxergar o óbvio, mas depois acaba querendo pegar ela no colo e acalentar.
Uma leitura leve, que te envolve e você quer logo chegar ao fim para ter certeza que tudo acaba bem.
Primeiro livro que leio dessa autora, mas já me fez querer ler mais alguns..
Dinha 30/04/2024minha estante
Eu gosto muito dos livros dela ??

Luizadumaresq 23/04/2024

A lucy é absurdamente chata, cega, não aceita ajuda, nao aceita que falem um ?a?, insuportável. Li na base do odio, mas acabei essa bomba.

15/04/2024

O livro conta a história de Lucy, uma mulher de 26 anos, morena, delicada e bonita, mas com a autoestima totalmente comprometida. Solteirona e com tendências depressivas, divide um apartamento em Londres com duas amigas, Karen e Charlotte.

A trama começa quando ela decide visitar uma cartomante com as amigas do trabalho, Megan, Meredia e Hetty. Eis que a previsão para o seu futuro é bem surpreendente: ela se casaria em um ano. A cartomante disse que Lucy encontraria seu grande amor. O detalhe é que ela não está em nenhum relacionamento ? nem perto disso. A partir deste contexto, o enredo se desenvolve.
Ocorre que as previsões feitas as suas colegas se cumprem em pouco tempo. Assim, crentes que o casamento de Lucy realmente acontecerá, Meredia e Megan espalham a notícia.
Lucy começa a receber telefonemas, mensagens e congratulações, fica furiosa e decide se trancafiar em casa. Apesar disso, não consegue cancelar o jantar de aniversário de Daniel.

Daniel é seu melhor amigo. Um rapaz lindo, charmoso, agradável e que está sempre por perto ouvindo, ajudando e participando da vida de Lucy. Ele arranca suspiros, inclusive de Karen e Charlotte, as garotas com quem Lucy divide apartamento. Apesar de todas as investidas que recebe e do sucesso dele com suas amigas, Lucy o vê apenas como amigo.

Eis que na mesma noite Lucy acaba indo a uma festa e conhece o excêntrico, moderninho e nada confiável Gus. Nasce uma paixão arrebatadora (pelo menos da parte dela) e um estranho relacionamento entre os dois.

A obra mistura dramas pessoais, regados a festas, bebidas e sexo. Pode-se dizer que Lucy é enganada por um dos personagens. As mulheres se identificam. Quanto mais faz, mais as mulheres se sentem em sua pele.

A protagonista passa por muita coisa e tem um verdadeiro amadurecimento emocional ao longo da trama. A personagem é bem real, tenho certeza que a maioria das mulheres já foi, é ou tem aquela amiga solteira que só corre atrás dos ?partidos errados? na vida.

Embora seja previsível com quem ficará Lucy, a narrativa sobre as desventuras amorosas dela é colocada de forma divertida e original. De certa forma, Casório?! é a história de muitas mulheres.

O livro é narrado em terceira pessoa e a escrita da Marian Keyes é daquelas que te envolve do começo ao fim! Um texto leve e fácil de acompanhar, com uma história engraçada, você acaba viajando e se envolve com os personagens e com cada momento no decorrer dos acontecimentos da trama.

Um livro que indico as jovem-mulheres em busca de um pouco de diversão e romance.

Samy45 21/02/2024

Um dos meus Favoritos e amo as histórias dessa autora
Amo essa história e já reli diversas vezes, a Lucy,é uma personagem muito interessante, ela leva uma vida comum,divide o apartamento com mais duas garotas,um trabalho mediano e tem um namorico de vez em quando.
Mas a forma que ela se enxerga e se relaciona mostra que ela se dá muito pouco valor ,não consegue se ver merecedora de afeto e sempre se envolve com caras problemáticos,ela sempre trata seus fracassos como uma piada.
Ela tem muitos problemas, incluindo sua autoimagem, autoestima ,seu relaciona com a sua família e como isso tem um reflexo em seus relacionamentos,que muitas vezes não são saudáveis para ela.
Então também tem Daniel, seu amigo que a conhece a um bom tempo, que seria descrito por Lucy,como um galinha, que está sempre atrás de um rabo de saia.
Simplesmente amo á forma como a autora retrata os personagens, às emoções e como até os assuntos mais relevantes são nos mostrados e desenvolvidos, a complexidade e ao mesmo tempo o lado mais cômico.
Acho que poderia fazer um texto ainda maior ainda pra falar sobre esse livro, Mas não seria suficiente.

Resenhas_da_isa 23/01/2024

MikaGodoy 19/11/2023

Gostei...
Algumas partes nos fazem ter até raiva da Lucy, personagem principal, por ser tão "cega" e se deixar ser feita de boba com tanta facilidade! Rs Mas a história em si é divertida. E lógico que Maryan keyes abordaria algum tema polêmico que, neste livro, foi o alcoolismo. Algo que muita gente insiste em não enxergar, ainda mais em si mesmo. Mas enfim......... amei a história! Ainda bem que não deixei de ler o livro por causa de algumas resenhas que vi por aí...

Só uma coisa me incomodou muito: a gordofobia. Os apelidos sem graça com Meredia. E as descrições idiotas a respeito. Ela podia lançar uma nova edição revisada tirando os ataques gordofóbicos. Então o livro ficaria bem mais perfeito.
Shi9 21/12/2023minha estante
Até que ele é legal, ainda estou no começo. Mas adorei Férias desta autora, é muito bom mesmo, vc já leu?

Patricia 08/09/2023

O livro é uma delícia, no estilo Marian Keys, engraçado e leve. Mas a personagem principal, pra mim, era fraca e sem personalidade. Uma alienada, na verdade. Isso me incomodou um pouco.

Kamilla 05/09/2023

Antipatia
É muito difícil ler um livro em primeira pessoa quando você tem uma antipatia quase instantânea pela narradora e personagem principal, mas eu não consegui gostar de Lucy, e Marian Keyes me deu muitos motivos e muitas e muitas páginas para desgostar dela (sério, ele livro só teria a ganhar tendo metade do tamanho ou menos).

Eu entendo que Lucy veio de um lar disfuncional e que desenvolveu diversos problemas de autoestima e relacionamento tendo uma convivência tão próxima com um pai alcoólatra, mas como dizem; o pior cego é aquele que não quer ver, Lucy era muito irritante com a sua teimosia para encarar o problema que TODOS os outros membros da família e até os amigos mais próximos da família já haviam percebido, e o pior, ela alimentava o vício do pai e tornava a vida da mãe ainda mais difícil.

Falando da mãe, eu detestei a forma que Lucy a tratava, e sinceramente, achei a história de vida da mãe mais interessante que a dela, preferia que o livro tivesse a mãe como personagem principal e Lucy como a personagem secundária.

Os livros tem aqueles pecados do chick lit dos anos 90 e início dos anos 2000. Os relacionamentos entre mulheres são bem tóxicos e as amizades femininas são puro Chernobyl, todas as mulheres tem como único interesse arrumar um namorado, o que acaba tornado os trechos em que ela interagem bem tóxicos, ainda mais quando há um homem 'elegível' presente.

Falando em homem, o 'par perfeito' para a protagonista é esfregado na nossa cara logo no inicio do livro, e por mais que ele tinha sido um dos únicos personagens que prestava na história, não gostei de sua atitude no meio do livro, não me passou a maturidade de um homem que conhece os seus sentimentos se permitir entrar na situação que ele se permitiu.

Enfim, cumpriu a função que eu dou aos chick lits na minha vida, me tirou de uma ressaca literária, mas me lembrou de algumas tendencias bem tóxicas da literatura feminina e que sem dúvida precisaram ser problematizadas nos anos seguintes.

skuser02844 04/09/2023

Inesperado e envolvente
Me tirou da ressaca literária. Quando comecei, achei que desistiria por conta da quantidade de páginas, já que estava numa ressaca. Porém, esse livro me pegou de jeito nas primeiras páginas. Achei um tanto gordofóbico, porém, passei pano por conta da data de publicação. Adorei a consistência dos personagens. Me surpreendi com a história, ainda que não tanto com o casal. Vale a pena a leitura.

Gislene.Batalha 29/08/2023

Casório
Lucy não tem sorte no amor. Seu amigo Daniel está sempre ao seu lado para ajudar.
Após uma ida a uma cartomante com suas amigas, Lucy se viu de frente com a revelação de que em um ano iria se casar.
E começou a sua procura por quem seria o escolhido.

Carolina1818 17/08/2023

Casório
Casório é um livro que fala sobre Lucy que não acredita na previsão de uma cartomante que diz que ela irá se casar, mas no decorrer da história ela acaba se surpreendendo com os fatos e talvez a previsão esteja certa, ou não.

Capitu.Jamaittes 11/05/2023

Mesmo sendo extremamente previsível, poderia ser 4 estrelas por eu adorar a Marian Keyes. Mas... O festival gratuito de gordofobia, machismo, homofobia, etc (a lista de preconceitos é extensa) totalmente desnecessários, fazem com que 2 estrelas seja uma nota bem generosa. Se riscarmos do texto todas as falas ofensivas, a história continua exatamente a mesma. Marian Keyes errou feio aqui, pisou na bola, caiu muito no meu conceito.

Kazinha 17/04/2023

Lucy, apesar de confusa é encantadora. Infelizmente sua convivência com eu pai alcoólico, afetou seu julgamento amoroso e afetivo. Ela preferiu fechar seus olhos a enxergar seu verdadeiro amor.

Pauline 26/02/2023

Eu sempre gostei muito dessa autora. Mas esse livro me deixou revoltada pela forma como retratou alguns personagens e como a Lucy era ofensiva no que pensava deles. Sei que foi escrito em 1996, mas mesmo naquela época isso me deixaria revoltada.

O livro é meio enrolado e as vezes dá vontade de chacoalhar a protagonista, mas ao mesmo tempo eu gostei do livro, principalmente quando aparece os problemas de família. Achei que a partir dali valeu a leitura pela forma que as coisas foram tratadas e o amadurecimento da personagem.

O final para mim já era bem óbvio desde o início e achei meio forçado em alguns pontos. Foi muita enrolação para daí o final acontecer super rápido e tudo se acertar do nada. O bom que mesmo sendo grande, a leitura flui. Então valeu para me distrair, mas definitivamente não é meu favorito.