Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

yas 31/10/2022

O assunto principal de Reparação é a literatura, mas ao decorrer da leitura o leitor percebe que é muito mais. Primeiro, o escritor é um de seus personagens, segundo porque o romance de Ian McEwan cria um mundo onde a subjetividade e a objetividade interferem mutuamente. Os personagens são cheios de vida e a linguagem, ao mesmo tempo elaborada e sutil, não se contorce nem se intromete em si mesma.

A habilidade de McEwan é muito conhecida, mas em Reparação ele chegou onde não havia chegado antes e onde poucos autores vivos conseguiram chegar. A força de sua narrativa vem de seu enredo e de sua magnitude, bem como de sua riqueza e estrutura. A história é forte, mas quem narra não é subserviente à sua hierarquia e ao seu ritmo: é um sujeito que a deixa fluir e, ao mesmo tempo, escolhe os momentos e a forma de revelar as suas partes. O que mais me impressionou nesse sentido é as nuances que o autor cria entre o que é real e o que seria puramente ficção.

Há partes um pouco arrastadas durante a leitura e outras muito bonitas, considerando este fato acho a leitura válida acima de tudo.

mariaclara.pb 22/09/2023

Obcecada
Parabéns, Ian McEwan você criou uma obra de arte. Que livro fascinante sobre pontos de vistas, escolhas, consequências e como essas afetam nossas vidas e relacionamentos. Que livro triste, bonito e arrebatador.

Iarine 24/01/2024

Gostei muito desse livro. Fui esperando um romance clichê e me deparei com uma história envolvente do quanto uma criança pode ser má e destruir vidas. O livro tem uma ótima construção de personagens e um o enredo bem trabalhado e redondinho, vale muito a pena.

Damiris 07/04/2022

Ô livro bem escrito
Fluxo de consciência, descrições e mais descrições.

É uma história muito bem contada, eu gostei da experiência de amargar esta leitura, uma leitura que não foi fácil, nem agradável. Vou pensar nessa estória por dias.

O autor me transportou para uma casa no interior da Inglaterra em 1935, para a França e para Londres de 1940, para o dia a dia de uma batalha, de um hospital, de um país em guerra, para o íntimo de Rob, Cee e Bryone.

Livraço!

gi 20/07/2021

como reparar um erro que compromete uma vida inteira?
eu terminei a leitura desse livro já faz alguns dias, mas ainda não me sentia pronta pra fazer uma resenha ou dar uma nota pra ele. precisei absorver a história e principalmente (!!!) esse final.
Briony comete um erro terrível, e a busca por uma reparação enquanto descobrimos o desenrolar das consequências me fez refletir sobre o quanto os nossos atos, palavras, preconceitos, achismos podem influenciar a vida da outra pessoa. alguns danos são irreparáveis, e a culpa pelo erro na prática pode não adiantar nada.
o livro é envolvente, a leitura fluiu de uma forma incrível, o autor consegue equilibrar uma escrita direta e poética. perfeito.
o final é arrebatador, precisei de uns dez minutos pra digerir as duas últimas páginas, SENSACIONAL!
o filme é muito fiel ao livro, tão bom quanto, assisti-lo fez com que a mensagem da história ficasse mais importante pra mim. 'Reparação' é com certeza um favorito da vida.

Larissa Tabosa 22/10/2020

Emocionante!
Esse livro é um primor!
E a adaptação cinematográfica é realmente uma perfeição.

Sinto muita raiva da Briony. Como odeio essa criança! Acho que é uma das personagens fictícias que mais odeio. Odeio mais que Lola e Marshall.

Reviver essa história cujo filme tanto me emocionou foi maravilhoso.

Virginia Barros 01/08/2020

Incrivelmente triste
Um dos romances mais emocionantes e tristes que já li. O filme também é muito bom. Uma história de amor muito bonita, e também a formação de uma escritora.

Briony Tallis é uma criança talentosa, mas imagina demais e acaba cometendo uma injustiça com o filho da empregada, Robbie.

Ela se sente adulta e importante com sua atitude, mas com o passar do tempo se dá conta do que fez. Ela descobre que alguns enganos não podem ser superados no mundo real. É através da escrita que ela tenta reparar seu erro.

Reparação tem um dos casais apaixonados mais bonitos que já vi. Difícil superar essa leitura!

TatianaTati 14/03/2022

Desejando uma releitura muito em breve
"Você o viu com seus próprios olhos."
"Vi, sim. Eu vi. Eu vi."

Que história envolvente! Terminei já com vontade de reler. Adorei a forma como a narrativa foi construída, com pequenas deixas sobre o que aconteceria adiante. Não lembro de ter sofrido por um casal como me doí por Cecilia e Robbie... eu não esperava por uma certa passagem na história que me deixou de queixo caído – e foi neste ponto que tudo se encaixou e me deixou ainda mais surpresa com a construção da narrativa. O livro merece os elogios que recebe, e a adaptação para o cinema não deixa a desejar!
Alê | @alexandrejjr 23/03/2022minha estante
Ei, ó spoiler aí Manu (eu vi o filme)! ?

Rafaela 15/05/2014

História linda, mas o autor é muito prolixo;.
Enfim, se não fosse a narrativa cansativa dos primeiros capítulos eu daria 5 estrelas pro livro.

Achei que o Ewan exagerou no detalhamento, a história, apesar de linda, ficava cansativa, enfadonha... Por muito pouco eu larguei o livro na metade.

Se não tivesse tanta informação detalhada (e desnecessária talvez), o livro teria metade das páginas.

Mas valeu a pena ter insistido, o final da história é lindo, e triste, muito triste.

Tentem se esforçar e leiam.

Alanni 10/06/2021

O filme não perde em nada
Essa foi uma das experiências em que vi o filme primeiro pra depois ler o livro (na verdade soube que havia um livro depois).

Quis mais detalhes da história, e sucedi. O filme narra perfeitamente, e apesar de adaptar uma coisa aqui e ali, eles seguiram o roteiro fielmente. To impressionada e maravilhada.

O livro perde pontos por se estender em descrições exageradas e por muitas vezes chatas (da Briony, por exemplo).

Recomendo muito!

Nélio 01/02/2021

Leitura 2/8 do meu Desafio Literário de 2021

O livro começou morno. Continuei, pois confiava em quem o tinha recomendado. Fui lendo. O título é muito sugestivo e eu ficava pensando nele... E fui seguindo com a leitura.
Um ponto negativo é que demorou demais a surgir qual era o fato crítico em si. Só depois de 40% do livro ele veio, e como um monstro de tão terrível.
Mesmo forçando a leitura, já havia notado algo interessante no estilo do autor: ele mescla muito bem as narrativas das três personagens que ele escolhe para nos contar tudo. Ele caminha com uma personagem, normalmente para em algum ponto de tensão; corta para a narrativa na perspectiva de outra personagem; chegando a outra tensão, passa para outra personagem... Volta na primeira...E assim vai... E a maestria é que o narrador não é personagem! O foco narrativo é em terceira pessoa! - Haverá uma surpresa no final, é claro!
Há um narrador personagem cujo corte para a entrada da outra personagem é muito bem feita! Não cansa, não é pedante e não repete os fatos em si, são olhares outros que fazem todo o sentido no desenrolar da narrativa! E isso foi um ponto muito positivo.

Quando chega o fato principal do livro, o crime em si, um erro ? que não é um erro inocente ? eu parei em choque! Pensei que não era possível uma coisa daquela!
Foram muitas as emoções, deu vontade de chorar, de avançar, de abandonar o livro, de... de... de tanta coisa!
Vem uma segunda parte da obra, que mais parece outro livro. Com isso, o estilo do autor já está aceito, e tudo vai seguindo. As outras partes que se seguem também agradaram em muitos pontos, mas o que prende a leitura até o fim é o desejo de conhecer o desenrolar do ato criminoso já citado!
Não quero contar tudo, pois seria uma pena para quem for ler o livro já saber o que ocorre... Vou parar aqui! Só preciso dizer que a parte final da obra é carregada de tanta emoção e sensibilidade, que me lembrarei dela por muito tempo! São daquelas cenas que vamos acompanhando ao serem contadas, como se estivéssemos lá, vivendo na pele o que Briony nos conta...

Fabio.Nunes 03/08/2023

Ódio, cobiça e uma obra de arte
Reparação - Ian McEwan
Editora: Cia das letras, 2002

Olha aqui, deve haver em algum lugar um tribunal literário que decide se um livro deve ou não se transformar num clássico.
Com a devida vênia aos ilustres imortais desse tribunal fictício, e munido da santa vaidade do mundo contemporâneo, eu declaro: esta obra é um clássico.

Comecei esse livro e logo após algumas páginas pensei: esse não é um livro comum. E concluí: o livro não é só incomum, é extraordinário.
Dividido em quatro partes, começamos na casa dos Tallis, na Inglaterra, em 1935, na pele de nossa protagonista, Briony - uma pré-adolescente, caçula, mimada, altamente criativa, inteligente, com traços fortemente narcisistas e que comete um crime, acusando uma pessoa, que é presa por um ato que não cometeu. Seguimos já em 1940 numa espécie de romance histórico, já diante das ofensivas da segunda guerra mundial e terminamos na última parte dando um salto para 1999.
A ideia do livro é acompanhar Briony em busca de reparação, e é literalmente nas últimas páginas que a gente entende a esplêndida criação de McEwan.
Ao longo da leitura fui tomado por um sentimento de cobiça terrível, afinal, como pode um ser humano escrever com tanta habilidade e o restante de nós, aqui, chafurdando no be-a-bá? É muita sacanagem.
A experiência foi tão visceral que pela primeira vez eu senti ódio, ojeriza, por um personagem literário. Tive até reações físicas de ansiedade. Quase abandonei a leitura por conta da raiva que eu senti.
E além disso o livro tem várias camadas. Terei de relê-lo em breve.

No fim, quem lê sabe que está diante de uma obra de arte, ainda que não entenda os por quês.

@bibliotecadedramas 22/02/2022

Que história!!! Eu ainda estou absorvendo esse livro, comecei a ler sem esperar muita coisa, me baseei mais nas poucas resenhas e indicações que o livro tem. Briony é uma personagem inteligente e complexa que vive no seu próprio mundo de contos de fadas e após presenciar uma cena seu “despertar” para a vida adulta – ou como ela supõe ser, começa a acontecer. Depois disso uma série pequenos impactos vão influenciando pequenas coisas e assim mudando a percepção que uma pessoa pode ter da outra. Briony – que ainda é uma criança e comete o maior erro de sua vida após achar que viu algo acontecer, um erro esse terá consequências terríveis pra todos a sua volta, inclusive à ela mesma.

Ver com os próprios olhos é de fato aquilo que está acontecendo?
É possível reparar uma injustiça?

Ian McEwan descreve neste livro diversas questões que percorre uma família fragilizada e ausente, uma mente imaginativa mas errônea e um crime que mudou a vida de todos, você passa por uma montanha russa de emoções e diversos conflitos – “Reparação” na verdade, não se trata de uma história sobre uma verdade absoluta e sim sobre as versões de um mesmo fato. Alguns momentos pra mim foram estarrecedores – o maior deles pra mim foi Robbie na Guerra a caminho de Dunquerque, é um livro incrível

site: https://shejulis.com/livro-reparacao/
Juliete 22/02/2022minha estante
Tenho vontade de ler esse livro mas o filme já acabou comigo então morro de medo do livro skskskskks