Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Nélio 01/02/2021

Leitura 2/8 do meu Desafio Literário de 2021

O livro começou morno. Continuei, pois confiava em quem o tinha recomendado. Fui lendo. O título é muito sugestivo e eu ficava pensando nele... E fui seguindo com a leitura.
Um ponto negativo é que demorou demais a surgir qual era o fato crítico em si. Só depois de 40% do livro ele veio, e como um monstro de tão terrível.
Mesmo forçando a leitura, já havia notado algo interessante no estilo do autor: ele mescla muito bem as narrativas das três personagens que ele escolhe para nos contar tudo. Ele caminha com uma personagem, normalmente para em algum ponto de tensão; corta para a narrativa na perspectiva de outra personagem; chegando a outra tensão, passa para outra personagem... Volta na primeira...E assim vai... E a maestria é que o narrador não é personagem! O foco narrativo é em terceira pessoa! - Haverá uma surpresa no final, é claro!
Há um narrador personagem cujo corte para a entrada da outra personagem é muito bem feita! Não cansa, não é pedante e não repete os fatos em si, são olhares outros que fazem todo o sentido no desenrolar da narrativa! E isso foi um ponto muito positivo.

Quando chega o fato principal do livro, o crime em si, um erro ? que não é um erro inocente ? eu parei em choque! Pensei que não era possível uma coisa daquela!
Foram muitas as emoções, deu vontade de chorar, de avançar, de abandonar o livro, de... de... de tanta coisa!
Vem uma segunda parte da obra, que mais parece outro livro. Com isso, o estilo do autor já está aceito, e tudo vai seguindo. As outras partes que se seguem também agradaram em muitos pontos, mas o que prende a leitura até o fim é o desejo de conhecer o desenrolar do ato criminoso já citado!
Não quero contar tudo, pois seria uma pena para quem for ler o livro já saber o que ocorre... Vou parar aqui! Só preciso dizer que a parte final da obra é carregada de tanta emoção e sensibilidade, que me lembrarei dela por muito tempo! São daquelas cenas que vamos acompanhando ao serem contadas, como se estivéssemos lá, vivendo na pele o que Briony nos conta...

Lú Ribeiro 24/02/2023

Reparação?
Não sei se foi de maneira proposital, mas ao final da leitura me senti ludibriada.
É um belo livro, muito bem estruturado e de leitura fluída.Mas, não me encantou.
Em algumas partes achei bastante repetitivo, e cansativo...Na minha opinião, acredito que a história poderia ter sido contada em menos páginas com a mesma qualidade.

@bibliotecadedramas 22/02/2022

Que história!!! Eu ainda estou absorvendo esse livro, comecei a ler sem esperar muita coisa, me baseei mais nas poucas resenhas e indicações que o livro tem. Briony é uma personagem inteligente e complexa que vive no seu próprio mundo de contos de fadas e após presenciar uma cena seu “despertar” para a vida adulta – ou como ela supõe ser, começa a acontecer. Depois disso uma série pequenos impactos vão influenciando pequenas coisas e assim mudando a percepção que uma pessoa pode ter da outra. Briony – que ainda é uma criança e comete o maior erro de sua vida após achar que viu algo acontecer, um erro esse terá consequências terríveis pra todos a sua volta, inclusive à ela mesma.

Ver com os próprios olhos é de fato aquilo que está acontecendo?
É possível reparar uma injustiça?

Ian McEwan descreve neste livro diversas questões que percorre uma família fragilizada e ausente, uma mente imaginativa mas errônea e um crime que mudou a vida de todos, você passa por uma montanha russa de emoções e diversos conflitos – “Reparação” na verdade, não se trata de uma história sobre uma verdade absoluta e sim sobre as versões de um mesmo fato. Alguns momentos pra mim foram estarrecedores – o maior deles pra mim foi Robbie na Guerra a caminho de Dunquerque, é um livro incrível

site: https://shejulis.com/livro-reparacao/
Juliete 22/02/2022minha estante
Tenho vontade de ler esse livro mas o filme já acabou comigo então morro de medo do livro skskskskks

Alanni 10/06/2021

O filme não perde em nada
Essa foi uma das experiências em que vi o filme primeiro pra depois ler o livro (na verdade soube que havia um livro depois).

Quis mais detalhes da história, e sucedi. O filme narra perfeitamente, e apesar de adaptar uma coisa aqui e ali, eles seguiram o roteiro fielmente. To impressionada e maravilhada.

O livro perde pontos por se estender em descrições exageradas e por muitas vezes chatas (da Briony, por exemplo).

Recomendo muito!

fabio.orlandini 26/04/2024

O poder da criação
Adorei este livro. Do começo ao fim ele provoca uma gama enorme de sentimentos e emoções que vão fazendo amar e odiar alguns personagens. Ian é um mestre na arte da escrita e Reparação é um excelente reflexão sobre a possibilidade de errarmos e como vamos lidar com isso.

Mabi 01/07/2021

Nota 5
Desgraçou a minha vida, chorei igual uma condenada

Helder 19/01/2010

Literatura de alto nivel no fim do século XX
Li este livro antes de saber que existia o filme, e ainda não tive a chance de assisti-lo, mas pelos comentários abaixo, acho que vou gostar bastante.
Li este livro por ver o autor em diversas listas de recomendados. E não me arrependi nem um pouco. Realmente é um grande escritor. O livro é difícil de ler, pois estamos acostumados a literatura voraz estilo filme de Hollywood. Mas para quem curte literatura, este é um exemplo de alta literatura feita no século XX. Li abaixo alguém que disse que no livro não acontece nada, mas para mim o sentimento era outro. Parecia um livro de suspense. O autor vai te preparando num crescente e no fim te dá um banho, quase como um puxão de tapete. E te faz pensar em como o mundo é cruel, e como devemos ter cuidado com nossas decisões, pois muitas coisas são irreparáveis.
Conta a estória de uma menina que vive num mundo de fantasias, onde adora contar estórias. Certo dia, ela fantasia que algo tenha acontecido, e isso toma uma dimensão que sai fora do controle, mudando a vida de pessoas muito próximas e queridas a ela. E ao perceber seu erro, ela sai em busca de redenção e da reparação do titulo. Mas será que todo mal causado pode ser reparado? Temos estas rédeas em nossas mãos?
Leia com calma e deixe-se envolver pelo talento deste livro, mas não espere sair feliz. No final, me senti com um nó na garganta. Infelizmente não podemos deixar o mundo cor de rosa como gostaríamos. Seria ótimo se pudéssemos simplesmente reescrever nossas vidas. E fica difícil saber quem sofreu mais devido aos erros cometidos, os que foram atingidos diretamente ou a menina que teve que conviver sua vida toda com todo este remorso? Difícil não se colocar no lugar dos personagens. Recomendo esta leitura para quem curte literatura. Não é um mero passatempo. Mas vale o esforço.
Karla 08/07/2010minha estante
Eu concordo plenamente com sua resenha, você resumiu de forma brilhante todos os meus sentimentos ao ler o livro. Chorei como criança ao ler o final.

Tânia Gonzales 04/09/2010minha estante
"...me senti com um nó na garganta", foi como me senti também Helder. Assista ao filme pois é ótimo!

Wania Cris 25/10/2022minha estante
Análise perfeita. Terminei agora há pouco e estou com esse nó na garganta, aperto no peito, uma vontade sair correndo e, ao mesmo tempo, sentar e chorar. Concordo com a análise e a nota.

Helder 25/10/2022minha estante
Wania, bem vinda ao clube!!

Fabio.Nunes 03/08/2023

Ódio, cobiça e uma obra de arte
Reparação - Ian McEwan
Editora: Cia das letras, 2002

Olha aqui, deve haver em algum lugar um tribunal literário que decide se um livro deve ou não se transformar num clássico.
Com a devida vênia aos ilustres imortais desse tribunal fictício, e munido da santa vaidade do mundo contemporâneo, eu declaro: esta obra é um clássico.

Comecei esse livro e logo após algumas páginas pensei: esse não é um livro comum. E concluí: o livro não é só incomum, é extraordinário.
Dividido em quatro partes, começamos na casa dos Tallis, na Inglaterra, em 1935, na pele de nossa protagonista, Briony - uma pré-adolescente, caçula, mimada, altamente criativa, inteligente, com traços fortemente narcisistas e que comete um crime, acusando uma pessoa, que é presa por um ato que não cometeu. Seguimos já em 1940 numa espécie de romance histórico, já diante das ofensivas da segunda guerra mundial e terminamos na última parte dando um salto para 1999.
A ideia do livro é acompanhar Briony em busca de reparação, e é literalmente nas últimas páginas que a gente entende a esplêndida criação de McEwan.
Ao longo da leitura fui tomado por um sentimento de cobiça terrível, afinal, como pode um ser humano escrever com tanta habilidade e o restante de nós, aqui, chafurdando no be-a-bá? É muita sacanagem.
A experiência foi tão visceral que pela primeira vez eu senti ódio, ojeriza, por um personagem literário. Tive até reações físicas de ansiedade. Quase abandonei a leitura por conta da raiva que eu senti.
E além disso o livro tem várias camadas. Terei de relê-lo em breve.

No fim, quem lê sabe que está diante de uma obra de arte, ainda que não entenda os por quês.

Diego Rodrigues 29/09/2023

"Não há reparação possível para Deus nem para os romancistas [...] desde o início a tarefa era inviável, e era justamente essa a questão. A tentativa era tudo."
Inglaterra, anos 30. Em meio às tensões da iminente guerra, uma família tradicional inglesa se reúne em sua casa de campo. O encontro é marcado por um calor escaldante, drinques refrescantes, jantares suntuosos, e claro, relações complexas, afinal, toda família tem as suas rachaduras e nem mesmo os Tallis escapam a isso. Caçula da família, Briony encontra-se naquela estranha fase, perdida em algum ponto entre a infância e a adolescência. Incapaz de compreender os meandros da vida adulta e dotada de um egocentrismo exacerbado, busca resposta para tudo em sua fértil imaginação e isso leva a uma série de interpretações equivocadas que desembocam em um trágico desfecho. A partir desse ponto, Briony passará o resto de sua vida tentando reparar o dano que causou. Mas será isso possível?

Publicado originalmente em 2001, "Reparação" é um drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. McEwan constrói aqui uma intrincada narrativa na qual os personagens são ricamente trabalhados no campo psicológico, onde muitas vezes teremos um mesmo acontecimento sendo narrado através de diferentes pontos de vista, evidenciando o quanto somos complexos e distintos enquanto humanos. Mas o primor narrativo não fica só por conta disso, é também um livro repleto de ambiguidades e que irá suscitar dúvidas na cabeça do leitor em diversos momentos, sem nunca deixar de prendê-lo. Não sou adepto do "zero spoilers" - acredito que, se um livro é bom, sobreviverá a eles -, mas, neste caso em específico, quanto menos sabemos, mais intrigante se torna a leitura. Por isso, não vou me ater muito a trama aqui.

O desfecho de "Reparação" é simplesmente arrebatador! Difícil falar sobre, pois é um final que muda completamente a perspectiva sobre TUDO o que foi lido e que nos convida a uma reflexão sobre o poder da literatura e também as suas limitações. Esteticamente, é um livro impecável e um belo exercício de metaficção, ideal pra quem gosta de pensar literatura. A obra angariou inúmeras nomeações para importantes prêmios literários e recorrentemente aparece em listas especializadas de melhores romances do século XXI. Em 2007, ganhou uma aclamada adaptação cinematográfica pelas mãos do diretor britânico Joe Wright, concorrendo a nada menos que sete categorias no Oscar do ano seguinte, das quais infelizmente só levou uma.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Vi 19/11/2022

"Reparação" foi publicado pela primeira vez em 2001, pelo britânico Ian McEwan e é dividido em três partes que correspondem ao anos em que os personagens estão vivendo grandes acontecimentos na narrativa: 1935, 1940 e 1999.

a primeira parte é calorosa e aconchegante, narra a transição da infância para a adolescência de briony (personagem principal), dentro da sua casa, com toda a sua família moderna para a época e com um mundo de possibilidades dentro daquele ambiente doméstico. essa foi a parte de que mais gostei, pois é o momento mais feliz do livro, nostálgico, em que o autor disserta sobre os pensamentos comuns a infância e as relações que se constroem nesse período. mas também é nessa parte que ele vai construindo tensão sobre o que o futuro aguarda para os personagens, formando camadas e mostrando acontecimentos que só vão ser entendidos depois.

a segunda parte narra os horrores da segunda guerra mundial de forma crua, parece que você está lá vendo tudo... foi a parte mais monótona para mim.

e a terceira parte mostra, finalmente, a reparação. que fim tomou um erro cometido na infância e o que é possível fazer para reparar. confesso que pra mim foi a parte mais triste de todas, mas quase tão boa quanto a primeira. acompanhar o que aconteceu com todos aqueles personagens calorosos do começo me doeu um pouquinho.

é um livro que fala principalmente sobre vida e literatura, pois é a partir dessa última que a personagem principal -com sua alma de escritora- enxerga tudo ao seu redor e que ao final se questiona "como pode uma romancista realizar uma reparação se, com seu poder absoluto de decidir como a história termina, ela é também Deus?".
Karen 28/11/2022minha estante
Tá aqui na estante. Mas do tudo que chorei no filme, vou esperar passar fim de ano p zerar as emoções e encarar leitura. ?

Vi 30/11/2022minha estante
talvez o filme seja mais emocionante, vi algumas cenas e to criando coragem para assistir haha

upss__neh 20/07/2023

O poder de um escritor
Comecei o livro pq sou apaixonada pela história, já tinha visto o filme e fiquei apaixonada pela história!!!
A escrita do Ian é sensacional, cada página parece q ele está escrevendo várias histórias, com tantos detalhes, nossa!!

Terminei ontem de madrugada e crlh, o cara me emocionou dms em uma única página!!!
Como antes só havia visto o filme, n tinha reparado em certas coisas, e oq a história realmente nós traz.
N é só uma história de amor na segunda guerra, é MUITO mais q isso. Ian nos mostra o grande poder de um escritor, a capacidade dele de criar e recriar finais, tanto tristes e felizes, como um escritor pode alterar as coisas
conforme ele imaginar!!!

Briony era uma garota c uma imaginação muito fértil, e no dia mais quente do verão de 1935, vê e lê coisas que n entende, então acaba supondo q sua amada irmã mais velha, está em perigo... oq ela n sabe, é q sua irmã estava apaixonada, estava em luta com seus sentimentos sobre Robbie Turner, o filho da faxineira.
Briony cometeu um grande crime, q destroçou o futuro de sua irmã. Fadada pela culpa, Briony quer consertar oq fez!

Ao longo do livro temos três pontos de vista, o de Briony, Robbie e Cecília.
O Ian é sensacional, ao longo do livro ele solta frases e parágrafos q podem nos revelar oq acontece no fim do livro, achei isso extremamente inteligente!!

A última frase do livro faz nós concretizarmos oq ele queria ao longo do livro, o poder q um escritor tem de alterar, criar e mentir sobre as coisas!! Essa foi a peça chame para terminar o livro!!!! Nossa amei!!!
como eu disse, na última página do livro, ele me fez sentir um bilhão de emoções, em apenas UMA PÁGINA!!!

Recomendo demais o livro e o filme tbm, os dois são sensacionais. Com toda certeza essa continua sendo minha história favorita!!
Merece muito mais q cinco estrelas!!

Luan 07/01/2023

Um livro dentro de um livro
Em questão de estilo e estrutura, o final é o que se espera: um livro dentro de um livro.

O que eu não esperava era que a "realidade", após um "fim" agridoce, um tanto feliz até, fosse me dar um soco no estômago.

Sorri ao ler a última parte. Um sorriso nostálgico, alegre e triste. E então chorei.

Neila.Villas-Bôas 14/06/2022

Apesar de já conhecer a história por já ter visto o filme antes, sem saber q se tratava desse livro, a experiência continuou sendo muito boa. O autor escreve de uma forma muito fluída e coerente, ligando os pontos de vista e os detalhes q fazem a grande diferença na história. Tem algumas pequenas digressões e muito fluxo de consciência, mas isso não me fez achar a leitura entediante e nem chata em nenhum momento. O final é maravilhoso, triste, emocionante e não nos deixa com a sensação de q faltou algo. Foi minha primeira experiência com o autor e já quero conhecer suas outras obras pra saber até onde vai sua genialidade criativa.

William.Camargo 12/09/2021

Leitura de 2018?????
"Significado da palavra reparação:
s.f. (substantivo feminino)
Ato ou efeito de reparar; restauração, conserto: reparação de uma ponte..." Como o significado da palavra diz, reparação é o ato de restaurar, consertar. Obviamente, o conserto é sobre alguma coisa que foi estragada ou danificada. No livro nos é apresentado uma garota de 13 anos de idade, aspirante a escritora, seu nome é Briony Tallis e ela vive com sua família na Inglaterra de 1935. A história vai nos mostrar essa menina que está passando por uma transição da fase infantil para sua adolescência e juventude, porém, ela terá de lidar com questões adultas muito cedo por ser curiosa e intrometida, o que trará conseqüências para a vida de algumas pessoas que a cercam. Cecília Tallis, sua irmã mais velha, vive uma relação conturbada com o filho da empregada, Robbie Turner. Os dois cresceram juntos e mantinham uma relação amistosa entre eles, mas nos últimos tempos algo mudou e os fez se distaciarem um do outro. Justo quando descobrem o amor mútuo entre eles, Robbie e Cecília são separados por um crime cometido, pela prisão e pela guerra.
O autor descreve com maestria todos os fatos e nos ambienta nos diversos cenários dessa história dramática. A narrativa possui diferentes pontos de vista de algumas situações que ocorrem na história. Arrisco dizer que essa foi uma das melhores obras que pude apreciar.

Existem coisas que, com o passar do tempo, se tornam difíceis de ser reparadas. Muitas vezes o amor e a esperança devem estar vivos para que a reparação plena possa acontecer.