Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Evellyn.Souza 21/08/2022

Minha nossa, que livro bom, que escrita boa, que história intrigante, que obra ...
Eu já imagino com uma adaptação incrível, imagino até os autores e estou louca pra saber se tem continuação pois eu necessito dessa continuação!!!

Lívia 18/01/2022

O livro é bom, mas algumas coisas me incomodaram
Gostei da premissa, mas fiquei um pouco decepcionada com a execução. A história é rápida, mas acaba sendo tudo meio raso. Os personagens não foram muito bem desenvolvidos, e o treinamento foi meio curto e bobo.
Acho que o treinamento foi o que mais me incomodou. Eles estão preparando adolescentes para colonizar outro planeta sozinhos, uma tarefa que a humanidade nunca chegou nem perto de alcançar, e eles realizam esse treinamento em um mês! Um mês! Na sinopse diz que o treinamento vai testar os limites dos secionados, mas eu não vi nenhum limite sendo testado. É tudo muito simples e repetitivo. Nunca que esses adolescentes vão salvar a humanidade!

Daniela.Alvelos 23/08/2020

Daqueles livros que vc pega e não larga mais, até a última página.

Gui Balestiero 03/09/2020

Um boa distopia para quem curte o gênero. Um ponto especialmente positivo é a autora ter conseguido trabalhar com dois personagens/narradores simultaneamente, o que por vezes em outros livros acaba ficando confuso.

cursethorns 13/02/2022

Ciência é a magia que procuramos em histórias.
Antes mesmo de uma introdução básica, venho informar que sou uma pessoa totalmente suspeita para opinar à respeito desta obra, então tenham em mente que sou incapaz de criticá-la visto que sou fã de carteirinha de qualquer coisa que envolva a astronomia ou ciências no geral.

Sobre o livro:

Um mundo em ruínas por conta das mudanças climáticas que afetaram a Terra ao longo dos anos. Uma população que anseia por esperança e novas oportunidades. Uma missão que espalha a chance de recomeçar em outro planeta. Vinte e quatro jovens do mundo inteiro são selecionados minuciosamente, e dentre eles apenas seis serão escolhidos para última etapa. É assim que tudo começa em Os Seis Finalistas. O livro é narrado por dois dos selecionados: Naomi, uma garota com mente brilhante e instintos de sobrevivência aguçados, e Leonardo, um nadador profissional com tendências suicidas que passam bem longe da sobrevivência. Naomi tem seu irmão mais novo para cuidar na Terra, sua família e um lar amável, e nada poderia estressá-la mais do que ser selecionada para deixar o planeta e deixar todos que ama para trás. Como uma garota genial, ela não vai ceder tão facilmente, então seus planos iniciais são de sabotagem para missão. Leonardo, pelo contrário de Naomi, não tem um lar, tampouco família ou razões para se sentir pertencente ao mundo. Ele não enxerga mais motivos para permanecer vivo e a seleção lhe dá algo para se agarrar. Ele quer ser um dos finalistas porque precisa disso. Precisa de algo para sua vida. Precisa de um motivo. Logo vemos dois narradores com visões totalmente diferentes, causando um conflito de interesses logo de inicio. Isso é muito interessante porque não te prende a um único raciocínio.

Geralmente temos reconhecimento de quando uma história é mais rala do que a outra, às vezes temos livros com mais de novecentas páginas e outros com pouco menos que trezentas. Esse livro é curto, portanto pode pecar algumas vezes nos detalhes, mas isso não me faz gostar menos dele. Os personagens são bem desenvolvidos, você entende as motivações deles, entende os desejos e o modo de pensar de cada um ? menos do sobrinho do presidente, aquele é um canalha dos grandes. A história é muito interessante, te prende no mistério do que pode acontecer, te deixa naquele anseio por mais informações e também na dúvida de quais teorias estão certas e quais não. O final foi surpreendente e me fez chorar e sorrir ao mesmo tempo.

Ótimo livro. Ainda preciso ler o segundo, visto que é uma duologia, mas isso é o que tenho a dizer sobre o primeiro. Definitivamente entrou na lista dos meus favoritos.

E um aviso: por favor, para àqueles que desejarem ler, chequem os gatilhos.

LRMatheus 30/09/2020

Muito bom livro - Grata Surpresa
Os seis finalistas, o livro que me atraiu pelo titulo e me conquistou com sua história. Comecei a leitura despretensiosa apenas para ver do que se tratava, sem ver sinopse, resenha e nem nada do tipo. Quando me dou conta já tinha lido 100 páginas e não conseguia parar de ler. Uma leitura leve, fluída, com uma narração em primeira pessoa muito boa, tendo 2 protagonistas dividindo essa narração, um drama muito interessante, ficção cientifica de qualidade e plots twists de tirar o fôlego. Terminei o livro MUITO empolgado e ansioso pela continuação, essa história tem muito potencial para uma trilogia e até mais (espero que a versão em português da sequência não demore a ser lançada). Foi literalmente uma surpresa maravilhosa descobrir esse livro por acaso pela manhã e devorar ele antes do fim da noite do mesmo dia.

dulcegdorta 07/10/2020

Achei que era volume único
A ideia não me convenceu. E achei que a narrativa estava tentando forçar de mais a barra. O bom mesmo é só o mistério e a expectativa de descobrir quem serão os 6.

Astrid 19/10/2020

História rasa, sem nada que prenda a atenção de quem está lendo.

meumundinhodoslivr 02/11/2020

Os seis finalistas
Acho que todos já ouvimos o ditado: Não compre um livro pela capa, pois bem, eu comprei esse livro porque achei a capa linda, mas tenho que dizer, a história me conquistou!

Quando todas as esperanças da terra estão se esgotando, e só resta uma coisa a fazer, a saúde mental de muitos já está lá embaixo, a positividade quase não existe. O que esses jovens farão para salvar o mundo?

Os seis finalistas me conquistou de todas as maneiras, os personagens são bem estruturados, o que os deixam interessantes ao leitor, a história é muito bem contada, tem romance, mas não de maneira exagerada, e não sendo o foco principal, tem emoções, um final inesperado, e aberto também, mas no estados unidos já foi lançada a continuação, agora só resta esperar.

Além disso, a leitura é muito fluida e desenvolvida, o que só te faz ficar mais preso no livro, louco pra saber o final.

Se você curte ficção científica, esse livro é pra você! Indico muito!
meumundinhodoslivr 27/02/2021minha estante
classificação etária (minha opinião): +12

Andressa1338 13/01/2021

É aquele clichê de histórias com adolescentes; um romance extremamente previsível com um "vilão" para confrontar o "herói", me fez revirar os olhos várias vezes, não dá para se apegar a nenhum personagem, todos rasos e sem graça. A "ciência" não convence, a personagem que, supostamente, é a mais inteligente parece a mais idiota.
Não é o pior que já li, mas tenho zero interesse de ler a sequência e só terminei esse porque não gosto de abandonar livros pela metade.

duda 28/06/2021

me surpreendeu muitooo
a escrita é muito fácil e fluída e eu achei história muito envolvente, fiquei viciadissima!!! primeiro livro de ficção científica que leio e já tô sedenta pra ler outros, recomendo demaissss!!!

Thaís Furlan 11/05/2021

Provavelmente uma trilogia, infelizmente
Fiquei muito triste quando percebi que já estava em quase 70% da leitura e a narrativa não avançava. E mais triste ainda quando percebi que o livro tem continuação.
Provavelmente uma trilogia não anunciada. Não sou muito adepta à esses modismos.
A narrativa é razoável, mas demora a avançar, como em qualquer trilogia.