Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

aestantedacarol 13/11/2020

DIFERENCIADO
"Estamos em guerra com o nosso meio ambiente"

O mundo está em colapso: enchentes, terremotos, tsunamis, vulcões em erupção. Os seres humanos ignoraram todos os avisos sobre estarem abusando da natureza e agora, percebem de que forma ela pretende retribuir.

O livro é incrível. Devo dizer que fiquei presa a ele desde o início. Primeiro, porque ele trata de questões que nos preocupam atualmente, e, segundo, porque a autora conseguiu desenvolver personagens INCRÍVEIS e super bem construídos, que me levaram a sentir a angústia e a felicidade deles.

Para tentar salvar a humanidade, as principais agências espaciais do mundo se unem e desenvolvem uma missão para uma das luas de Jupiter, a Europa, em que ninguém nunca pisou e que, apesar de ter a superfície congelada, possui um oceano por baixo e uma crosta habitável.

"Todos nós estamos lutando juntos agora... lutando para salvar a raça humana"

Mas os cientistas afirmam que apenas jovens podem sobreviver as condições deste planeta, devido a uma bactéria que está em sua atmosfera. Para dar cabo disso, 24 jovens das mais diversas nacionalidades, culturas e etnias, são selecionados por suas habilidades únicas. E dentre esses, apenas os 6 mais habilidosos e brilhantes irão para essa incrível jornada.

Entre esses jovens, temos Leo e Naomi, cada um com uma visão do recrutamento. Por um lado, temos um garoto que perdeu tudo o que conhecia. Seus pais e sua irmã morreram em um tsunami, e agora ele vê nessa missão sua chance de ser alguém. Por outro lado, temos uma garota cujo irmão está doente e precisa de sua ajuda, e toda a sua família está ao seu lado, e portanto, ela fará de tudo para não ir até Europa e abandoná-los.

"Você do se dá conta de como está envolvido com o lugar de onde é quando ele é tirado de você"

Com o passar do livro, vamos percebendo, junto com os personagens, principalmente com Naomi, que algo nessa missão não está certa e quando alguns colegas começam a apresentar comportamentos estranhos, isso se torna um fato. Correndo contra o tempo, Naomi e Leo precisam descobrir quais os reais planos das agências espaciais e como eles se encaixam nisso.

"É muito errado da minha parte eu me perguntar se existe alguma forma de ter o melhor dos dois mundos.... a garota e a missão?"

Gostei bastante de como a autora explorou a colonização de um lugar diferente de Marte - que a propósito, no livro, é explicitado que a missão anterior, que tinha esse objetivo, falhou miseravelmente - tornando o livro bem diferenciado.

A narração é alternada entre Leo e Naomi, que são como água e vinho, emoção e razão, calma e nervosismo. Foi bem interessante ter as perspectivas dos dois, principalmente por causa disso.

"Agora eu sei outra vez o que é ter medo de perder algo. Tenho esse sentimento desde que conheci você"

Um romance vai se estabelecendo, mas nada que interrompa o fluxo e o objetivo do livro.

"Estar com ela é como voar em gravidade zero, mesmo quando meus pés estão plantamos firmes no chão"

O foco do livro se da no treinamento de cada um dos 26 jovens, então não temos muitos detalhes de Europa, mas mesmo assim, o pouco que foi comentado já despertou muita curiosidade em mim, e com certeza vou ler o próximo livro.

site: https://www.aestantedacarol.com/

Beatriz3261 09/02/2021

A construção do personagem "Leo" é tão boa, que a identificação com ele é quase que instantânea, quando ele é apresentado como um dos escolhidos e Naomi o vê pela primeira vez, foi como ver um rosto amigo. Eu geralmente não sou fã de histórias divididas em pontos de vista, porém dessa vez foi interessante e necessário (principalmente no final).
Os testes não são tão intensos ou surpreendentes como em outros livros, então o foco é mais na evolução e envolvimento dos personagens.

O final é bem corrido, propositalmente, já que na história eles aceleram o processo da escolha dos finalistas. No entanto, essa quebra no ritmo e a grande entrega de informação ao leitor no desfecho, deixam pelo menos o começo do próximo livro, previsível.
Mesmo assim spero que a continuação consiga surpreender, pois eu realmente gostei do personagem Leo.

mari 14/02/2021

Os seis finalistas
Adorei o livro. A leitura é simples e envolvente. O final é surpreendente.
Esse é o típico livro que vc não quer que acabe.
Fiquei com gostinho de quero mais.

Jack! 22/02/2021

Um livro maravilhoso que com certeza entrou na minha lista dos queridinhos, uma história de romance que mexeu muito comigo e me emociono muito.
Sem sombra de dúvidas Leonardo Danieli é o meu mais novo Crush literário.

Marina.Ibarra 21/01/2022

Legal mas nada demais
É uma leitura gostosinha de fazer e bem rápida, os protagonistas são bem fofos, mas tem uma série de conveniências que ajuda os protagonistas e por serem várias vezes não é muito interessante para um livro de ficção científica.

Luene 17/03/2022

NASA, ME LEVA QUE EU DEIXO!
Brasil, eu não estava preparada pra esse livro. Eu tô chocadaaaa! Pasma! Eu comecei esse livro sem procedência alguma, só porque ele apareceu no prime e eu achei a capa bonita kkkkk eu estou em um estado de choque, porque eu não esperava esse final, não esperava gostar tanto dos personagens e definivamente não imaginei que fosse gostar tanto dessa temática.
Eu não sou uma grande fã da ficção científica, geralmente é um tema que não me atrai, mas Os Seis Finalistas conseguiram me deixar fascinada com a NASA, com a vida alienígena, com todo esse mistério ao redor do espaço. A todo momento tem um Q por trás da história, você mal pode esperar para saber o que a mente brilhante da Naomi vai nos oferecer; e até onde o Léo vai com a coragem dele. Os dois entregam tudo o que você precisa, duas mentes brilhantes e fortes que são capazes de tudo.
Com certeza é uma leitura cinco estrelas, mal posso esperar para ter esse livro na minha estante, assim como a minha alma precisa ler o segundo livro!

Valen 06/07/2022

meio ruimzinho
A ideia em si do livro era muito boa, principalmente porque envolvia ficção cientifica e romance que são alguns dos meus gêneros favoritos, mas acabei achando o livro muito repetitivo, sem muita emoção e muito previsível! Mas acho que talvez se eu tivesse lido ele mais novinha eu teria me encantado mais...

July 02/08/2022

Os Seis Finalistas, escolhi esse livro somente por conta que sou muito interessada nessas coisas de fim do mundo e me impressionou muito, liga o romance com situações que realmente podem acontecer no futuro.
Quero comprar logo o 2 para saber o que vai acontecer

Clarisse.Fontenell 23/09/2022

O livro é bem escrito e de fácil leitura, o final foi surpreendente, pelo menos pra mim. Tem um pouco de romance, um pouco de ficção, um pouco de mistério. Eu gostei