Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Bárbara 02/04/2021

Empolgante
A natureza finalmente decidiu mostrar que a humanidade não pode contra ela. Após tantas intervenções erradas, em prol do progresso, mudanças climáticas passam a acontecer e mudam todo o cenário do planeta. A maior parte da Terra agora está embaixo d'água; tsunamis e ciclones são frequentes, e ainda aterrorizam os sobreviventes. As agências espaciais mundiais juntam-se em prol de uma única saída: encontrar um jeito seguro de abandonar o mundo e colonizar um novo planeta.

Não pense, todavia, que a saída seria o planeta vermelho. O único lugar viável é Europa, uma das 66 luas de Júpiter, pouco menor que a lua. Tal lugar sempre foi envolto em mistérios, e um deles é o de que a superfície do lugar provavelmente abrigaria um oceano subterrâneo, viabilizando a vida. Nesse projeto único de tentar salvar a humanidade, 24 jovens extraordinários são escolhidos para uma série de testes, dos quais 6 teriam êxito para a viagem espacial para a colonização de Europa.

Gosto muito de ficções especulativas, e essa ficção científica é bem nesse sentido, com críticas voltadas para o que a humanidade está fazendo com o planeta e as consequências que poderiam advir disso. Dentre os 24 adolescentes escolhidos, passamos a acompanhar mais de perto Naomi e Leo, com seus conflitos e cicatrizes, por meio de capítulos alternados, em que as perspectivas de cada um são mostradas.

Naomi é a selecionada dos Estados Unidos, mas ter sido uma das escolhidas não era opção, pois, de acordo com seus estudos, a viagem não é nada segura. Leo, por seu lado, é da Itália, e o único que resta de sua família. Ele acredita que suas habilidades de mergulho serão bastante úteis na missão.

A leitura é fluida e ideal para quem gosta de enredos YA. A temática é super atual e relevante

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Cantão 06/07/2022

Mano...
Não dava muita coisa por esse livro, tinha a capa muito fofinha, jurava q séria uma história bem clichêzinha sobre o espaço. Eu não tava esperando essa reviravolta ?
A história é simplesmente maravilhosa, tem o que é esperado de todas as histórias sobre o espaço, mas a forma como a Alexandra conseguiu transformar um clichê em um livro espetacular, me deixou de boca aberta.
Os detalhes das máquinas utilizadas, do local de treinamento e toda a linguagem técnica foram magníficos.
A Naomi e o Leo são personagem maravilhosos, super bem descritos, vc consegue se sentir do lado deles, sentindo a tensão que eles tão sentindo.
Mas o Beckett é um rico, mesquinho, filho [*****]. Inacreditável como essa cara conseguiu me causar ódio do início ao fim do livro. Super bem montado o personagem :).
Eu tô em choque e necessito desesperadamente de um desfecho pra essa história.

Carol 31/05/2021

Um tanto curioso
Achei a premissa desde já interessante e curiosa, ao decorrer do que fui lendo, fui gostando mais e mais e ficando ansiosa e curiosa para saber o que ia acontecer e sobre Europa... O final me pegou de surpresa ainda que parecesse algo que eu deveria ter esperado... Acho que esperar o clichê é o que ajudou a ser surpreendida com esse final. Já tô querendo ler a sequência kkkk muito curiosa estou para saber o final disso tudo...

Michele207 11/06/2021

Os Seis Finalistas é uma ficção científica young adult, que tem como trama central a colonização espacial.

Após a terra ser devastada por fenômenos climáticos, um programa espacial é criado para enviar adolescentes selecionados para outro planeta com o objetivo de garantir que a humanidade não seja extinta.

O livro é narrado em primeira pessoa de forma intercalada por Naomi e Leo.

Leo é italiano e um exímio nadador, que após perder toda a família em um desastre climático, que devastou quase toda a Itália, vê no programa espacial sua única chance de recomeçar.

Naomi é uma americana com descendência irania, que tem muito talento para ciências, que não acredita no programa espacial e desconfia que o governo está escondendo suas reais intenções com programa.

Esse é o primerio volume da dualogia, e já teve os direitos vendidos para o Sony Pictures.

Maria 19/09/2021minha estante
O livro tem continuação, o nome é ?A descoberta final?.

Flávia.Heleno 28/07/2022

Fraco
Não é o tipo de leitura que te prende e acaba quando você finalmente vai pra parte interessante. Fiquei super decepcionada ao ver que o livro ia chegando ao fim mas a história em si ia acabar por começar, levando a entender que teria um segundo livro. Decepcionada.

Larissa Trevizan. 17/07/2022

!!!???!!??!
impecável!
que história fascinante, me deixou tensa inúmeras vezes, me senti dentro da situação e desesperada com os personagens
eu AMEI MANO MUITO BOM
não vejo a hora de ler o 2!!!

mari 10/01/2022

(editado)
eu amei muito o livro, fiquei com medo de não gostar por não ser muito fã de ficção científica mas o plot é muito legal e tem romance misturado. foi uma leitura relativamente rápida so algumas partes que nao me prenderam muito. gostaria que o final fosse de outra maneira e achei algumas partes meio ? mas o livro e bem legal.
também gostaria que tivesse o desenvolvimento dos personagens secundários.

Yan 13/03/2022

Muito hormônio e pouca ação (e ficção)
Antes de ler, calibre as espectativas. Esse é um romance teen, não uma ficção científica.
Se estiver ok com isso, vá em frente. Eu demorei a aceitar, li até o final na esperança de alguma reviravolta, mas me decepcionei, não que seja ruim, mas não é para mim.
O mundo se acabando em desastres naturais, a salvação está em uma misteriosa Lua de Júpiter com possível vida alienígena. Sensacional na idéia! Mas em meio a isso tudo, o livro inteiro é dedicado a construção de romances e desaforos adolescentes. Em alguns momentos chega a dar raiva o quanto que problemas tão insignificantes causados pelos hormônios da idade, ganham todo o destaque e simplesmente abandonam o risco do mundo se acabar ou de ser morto por aliens.
Sem falar que tecnicamente a missão inteira tem furos de roteiro, claramente tentaram simplificar ao máximo para não pesar na ficção, focando nos relacionamentos.

Davi.Franzina 19/01/2022

É bom...
Só achei bom mesmo, muitas coisas são previsíveis e teve muitas outras que me irritaram a forma como foi resolvido o problema (ela tinha uma f* microscópio de bolso, fala sério)

ane 05/03/2022

melhor do que eu esperava!
esse livro me prendeu do início ao fim, o desenvolvimento dos personagens é bem construído e a história é bem direta, nada de enrolação!
me apaguei muito aos personagens, o que me fez ficar emocionada e nervosa juntamente com eles ao longo do livro, principalmente com o tanto de coisas que aconteceram no final.

Ju Manzatti 24/01/2022

Demorou mais foi....
Os primeiros 50% do livro são muitooo lentos, mas depois que passa isso e você consegue enxergar os personagens e ter uma pequena noção de onde essa história vai dar não tem como parar de ler.

Amei os personagens, o jeito que a história foi construída, os detalhes escondidos nas falas dos personagens, tudo faz sentido no final. As últimas páginas tiveram muitas bombas, muita informação nova.

Ainda estou no escuro com 3 personagens, não sei o que pensar sobre eles. Quais são suas intenções? Por que fazer isso? Espero descobrir no próximo livro, mas ainda não sei o que esperar da continuação.