Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Flávia.Heleno 28/07/2022

Fraco
Não é o tipo de leitura que te prende e acaba quando você finalmente vai pra parte interessante. Fiquei super decepcionada ao ver que o livro ia chegando ao fim mas a história em si ia acabar por começar, levando a entender que teria um segundo livro. Decepcionada.

Cantão 06/07/2022

Mano...
Não dava muita coisa por esse livro, tinha a capa muito fofinha, jurava q séria uma história bem clichêzinha sobre o espaço. Eu não tava esperando essa reviravolta ?
A história é simplesmente maravilhosa, tem o que é esperado de todas as histórias sobre o espaço, mas a forma como a Alexandra conseguiu transformar um clichê em um livro espetacular, me deixou de boca aberta.
Os detalhes das máquinas utilizadas, do local de treinamento e toda a linguagem técnica foram magníficos.
A Naomi e o Leo são personagem maravilhosos, super bem descritos, vc consegue se sentir do lado deles, sentindo a tensão que eles tão sentindo.
Mas o Beckett é um rico, mesquinho, filho [*****]. Inacreditável como essa cara conseguiu me causar ódio do início ao fim do livro. Super bem montado o personagem :).
Eu tô em choque e necessito desesperadamente de um desfecho pra essa história.

Larissa Trevizan. 17/07/2022

!!!???!!??!
impecável!
que história fascinante, me deixou tensa inúmeras vezes, me senti dentro da situação e desesperada com os personagens
eu AMEI MANO MUITO BOM
não vejo a hora de ler o 2!!!

Lina DC 26/07/2018

"Os Seis Finalistas" é o primeiro livro da série "The Final Six" da autora Alexandra Monir. O mundo já não é mais como conhecemos. Com toda a devastação que os seres humanos causaram, as mudanças climáticas são constantes. Cidades inteiras foram destruídas. Ninguém consegue prever o que irá acontecer a seguir. Onde o próximo tsunami irá acontecer?

Por conta disso, o planeta Terra já não é mais uma opção viável para ser habitado e os governos estão tentando colonizar Europa, uma das luas de Júpiter. A Missão Europa é imprescindível para a sobrevivência da espécie e 24 jovens irão treinar arduamente para ser um dos seis escolhidos!

"- Desde o início, os pré-requisitos rigorosos da Missão Europa mantiveram o número de potenciais recrutados relativamente baixo. Nossos finalistas deveriam ter entre 16 e 19 anos, excelente saúde e visão praticamente perfeita. Seus corpos precisavam atender aos requisitos antropométricos para trajes espaciais de longa duração, enquanto suas mentes tinham que obter scores de QI superiores aos de 85% da população em geral..." (p. 65-66)

A história é narrada em primeira pessoa por dois personagens: Leonardo e Naomi e os capítulos vão alternando as suas narrativas. Leonardo Danieli tem 17 anos de idade e mora no que restou de Roma, na Itália. Leonardo é órfão, perdeu os pais e sua irmã mais nova e para conseguir se alimentar tornou-se um caçador de tesouros, graças as suas habilidades como mergulhador. Mas a verdade é que ele já não encontra motivo para viver até que Agência Espacial Européia (AEE) informa que ele é um dos 24 finalistas. Leonardo torna-se um ícone para os italianos e acaba encontrando na Missão Europa sua razão para viver.

Ao contrário de Leonardo, Naomi Ardalan não perdeu ninguém querido. Ela, seus pais e seu irmão mais novo, o Sam, continuam juntos. Sim, eles precisaram se mudar constantemente, mas ela está rodeada de todos que ama. Ela e Sam são inseparáveis e Naomi espera um dia encontrar uma cura para a doença do irmão. Naomi também foi recrutada, graças a sua mente brilhante e aptidão científica, mas ela não quer fazer parte da Missão Europa, até porque acredita que o governo não está sendo completamente sincero em relação a missão anterior, que falhou e causou a morte dos astronautas.

"Os outros podem ser os heróis, os pioneiros do espaço. Eu tenho algo mais importante. Um lar." (p. 30)

Os dois são levados para o centro Espacial Johnson em Houston, Texas para um intenso treinamento sobre a supervisão do doutor Takumi da Nasa e a general Sokolov da Roscomos, a agência espacial russa. É no centro espacial que os dois irão conhecer os demais finalistas, entre eles: Asher Levin, de Israel; Suki Chuan, de Cingapura; Beckett Wolf, dos EUA (e sobrinho do presidente) e Katrina Fedorini, da Rússia.

O livro vai focar no treinamento desses jovens e na sua nova rotina dentro do centro espacial. Também vamos observando todo o funcionamento do local, os cientistas que compõe o centro e as equipes que são formadas durante o período que os 24 jovens estão ali. Enquanto que Leonardo dedica-se de corpo e alma, Naomi ingressa com o objetivo pessoal de desvendar os segredos do governo. Mas os dois acabam se aproximando e servindo de apoio emocional um para o outro.

Com um clima de competição feroz, esses jovens serão levados ao seu limite e o leitor ficará abismado ao descobrir que Naomi não estava errada. "Os Seis Finalistas" é uma distopia fantástica com um enredo verossímil e personagens marcantes.

"E então a tela fica preta, e o vazio me deixa com uma renovada determinação." (p. 152)

site: http://viajenaleitura.com.br/

Alex Nascimentto 02/08/2018

Depois de terremotos, tsunamis e tudo que vem devastando o planeta terra, que já não é mais um lugar tão seguro para ser viver, o governo quer enviar seis passageiros para Europa, a lua de Júpiter, a fim de colonizá-la, mas para isso eles terão de escolher entre os 24 jovens que estão iniciando o treinamento. ???????????????????
Os dois personagens, Leonardo e Naomi, vão narrando a história em capítulos alternados. A narrativa é bem real, podemos acompanhar a devastação que está se tornando a Terra e o treinamento moroso que está acontecendo no projeto Europa. ???????????????????
Com uma pulga atrás da orelha Leonardo e Naomi começam a se questionar para a real de tudo que está acontecendo, bem ali, diante de seus olhos. Leonardo tem 17 anos e vem do que sobrou de Roma, na Itália, enquanto Naomi, dos EUA. Realidades totalmente diferentes, mas que os une e os completa.???????????????????
Nem preciso dizer que é uma leitura daquelas que você não quer largar do início ao fim. Suspense, ação e até um pouco de romance estão na trama. Vale muito a pena ler essa distopia, você não vai se arrepender ! ???????????????????

Amanda.Roberto 16/01/2019

Livro fraco
Achei o romance um pouco forçado e a história previsível

Lene.Girardi 20/02/2019

Eu quero casar com esse livro (·-·
O romance é bem previsível, mas o final era nem um pouco esperado, a escrita é muito gostosa de se ler e flui super bem

Bruno.Salviano 21/03/2019

Decepcionado
O começo do livro é empolgante. Parece que te guiara por uma história muito boa e cheia de emoções, mas é uma decepção. Depois de alguns capítulos começa a ficar chato e repetitivo, a autora tenta embarcar a aventura junto a um romance que não vinga, não é bem escrito. Da metade do livro para frente simplesmente pulei várias páginas que não fizeram diferença, o roteiro é fraco e como de praxe termina "com uma pausa para uma continuidade futura". Certamente não recomendo ele, é chato e decepcionante.

Ceci 05/02/2020

null
Incrível o livro, pra quem assistiu o filme "Titã" vai encontrar muitas semelhanças

Bia 20/07/2020

Achei um livro muito bom, uma leitura leve e divertida, gostei muito dos personagens centrais e é um livro que traz assuntos muito importantes sobre o meio ambiente e o como o homem ( nós) está destruindo, faz uma ótima reflexão e estou muito ansiosa pra ler a continuação.

Helder 21/07/2020

A verdade é que o livro surpreende. Uma enredo interessante, embasado em um mundo apocalíptico onde o principal responsável é o próprio homem e este busca alternativas de sobrevivência no espaço (seja na primeira tentativa em Marte, com o projeto Atenas, ou em Europa - uma das luas de Jupiter).

Para uma missão quiçá impossível pelos próprios requisitos (pouco tempo de treinamento e uma restrição forte quanto a idade dos participantes), 24 adolescentes são selecionados (na primeira seleção), ficando 12 depois da primeira eliminação e, em uma segunda eliminação, 6 (daí o porque do nome do livro).

Os personagens foram bem construídos e as personalidades, apesar de pouco aprofundadas (como é o caso em qualquer romance adolescente), são bem marcantes. Desde Beckett, sobrinho do presidente dos EUA e com o lema de que em uma competição o que vale é sair vencedor; Katerina, Russa, ex-atleta olímpica de patinação no gelo, com sua personalidade de competição e persistência; Asher, de Israel, um exímio piloto e com sua devoção a Deus, tornando-o um espírito leve e excelente amigo, e ao seu país (agora devastado); Suki, da Singapura, a quem o trauma de ver seus familiares mortos por uma Tsunami a priva da liberdade e de um futuro agradável (agora ao lado de um padrasto abusivo), com uma força de vontade inabalável mesmo que sua vida esteja em risco; Naomi, EUA, uma exímio cientista que teve que se especializar além de todos os outros com a necessidade e a urgência de salvar seu irmão caçula de uma doença incurável; Leonardo, Italia, um exímio nadador que desenvolve uma compaixão maior até que seu amor próprio ao perder toda sua família e tornar-se um auxiliador de todos ao seu redor, entre outros.

O final surpreende e a todo momento espera-se que algo aconteça para que as coisas deem certo como somos levados a esperar, mas fica claro que não existe um controle exato e que uma missão importante como esta ainda pode ser manipulada.

Um outro ponto forte da narrativa são os vilões. Quem é o principal vilão? Beckett, com sua competição acirrada? O Dr Takumi, com sua frieza e controle da situação e promoção repentina? A Dra Greta Wagner, com sua demissão depois do fracasso da primeira missão?

E, se me é permitido questionar a real intenção da missão Europa: somos nós vilões buscando ter um novo ambiente a qualquer custo ou vamos na esperança de sermos bem recebidos e vivermos em harmonia, corrigindo os erros do passado?

A leitura vale a pena. Faça um café, aproveite uma tarde livre e se delicie com a leitura.

aestantedacarol 13/11/2020

DIFERENCIADO
"Estamos em guerra com o nosso meio ambiente"

O mundo está em colapso: enchentes, terremotos, tsunamis, vulcões em erupção. Os seres humanos ignoraram todos os avisos sobre estarem abusando da natureza e agora, percebem de que forma ela pretende retribuir.

O livro é incrível. Devo dizer que fiquei presa a ele desde o início. Primeiro, porque ele trata de questões que nos preocupam atualmente, e, segundo, porque a autora conseguiu desenvolver personagens INCRÍVEIS e super bem construídos, que me levaram a sentir a angústia e a felicidade deles.

Para tentar salvar a humanidade, as principais agências espaciais do mundo se unem e desenvolvem uma missão para uma das luas de Jupiter, a Europa, em que ninguém nunca pisou e que, apesar de ter a superfície congelada, possui um oceano por baixo e uma crosta habitável.

"Todos nós estamos lutando juntos agora... lutando para salvar a raça humana"

Mas os cientistas afirmam que apenas jovens podem sobreviver as condições deste planeta, devido a uma bactéria que está em sua atmosfera. Para dar cabo disso, 24 jovens das mais diversas nacionalidades, culturas e etnias, são selecionados por suas habilidades únicas. E dentre esses, apenas os 6 mais habilidosos e brilhantes irão para essa incrível jornada.

Entre esses jovens, temos Leo e Naomi, cada um com uma visão do recrutamento. Por um lado, temos um garoto que perdeu tudo o que conhecia. Seus pais e sua irmã morreram em um tsunami, e agora ele vê nessa missão sua chance de ser alguém. Por outro lado, temos uma garota cujo irmão está doente e precisa de sua ajuda, e toda a sua família está ao seu lado, e portanto, ela fará de tudo para não ir até Europa e abandoná-los.

"Você do se dá conta de como está envolvido com o lugar de onde é quando ele é tirado de você"

Com o passar do livro, vamos percebendo, junto com os personagens, principalmente com Naomi, que algo nessa missão não está certa e quando alguns colegas começam a apresentar comportamentos estranhos, isso se torna um fato. Correndo contra o tempo, Naomi e Leo precisam descobrir quais os reais planos das agências espaciais e como eles se encaixam nisso.

"É muito errado da minha parte eu me perguntar se existe alguma forma de ter o melhor dos dois mundos.... a garota e a missão?"

Gostei bastante de como a autora explorou a colonização de um lugar diferente de Marte - que a propósito, no livro, é explicitado que a missão anterior, que tinha esse objetivo, falhou miseravelmente - tornando o livro bem diferenciado.

A narração é alternada entre Leo e Naomi, que são como água e vinho, emoção e razão, calma e nervosismo. Foi bem interessante ter as perspectivas dos dois, principalmente por causa disso.

"Agora eu sei outra vez o que é ter medo de perder algo. Tenho esse sentimento desde que conheci você"

Um romance vai se estabelecendo, mas nada que interrompa o fluxo e o objetivo do livro.

"Estar com ela é como voar em gravidade zero, mesmo quando meus pés estão plantamos firmes no chão"

O foco do livro se da no treinamento de cada um dos 26 jovens, então não temos muitos detalhes de Europa, mas mesmo assim, o pouco que foi comentado já despertou muita curiosidade em mim, e com certeza vou ler o próximo livro.

site: https://www.aestantedacarol.com/

Beatriz3261 09/02/2021

A construção do personagem "Leo" é tão boa, que a identificação com ele é quase que instantânea, quando ele é apresentado como um dos escolhidos e Naomi o vê pela primeira vez, foi como ver um rosto amigo. Eu geralmente não sou fã de histórias divididas em pontos de vista, porém dessa vez foi interessante e necessário (principalmente no final).
Os testes não são tão intensos ou surpreendentes como em outros livros, então o foco é mais na evolução e envolvimento dos personagens.

O final é bem corrido, propositalmente, já que na história eles aceleram o processo da escolha dos finalistas. No entanto, essa quebra no ritmo e a grande entrega de informação ao leitor no desfecho, deixam pelo menos o começo do próximo livro, previsível.
Mesmo assim spero que a continuação consiga surpreender, pois eu realmente gostei do personagem Leo.

mari 14/02/2021

Os seis finalistas
Adorei o livro. A leitura é simples e envolvente. O final é surpreendente.
Esse é o típico livro que vc não quer que acabe.
Fiquei com gostinho de quero mais.