Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Maria21270 01/05/2024

Legal.
No começo, dá uma preguiça de ler, mas depois eu vi que a história é bem interessante, os personagens são legais, uma história bem organizada e incrível, não tenho muita coisa pra falar desse livro, mas achei interessante.

Yan 13/03/2022

Muito hormônio e pouca ação (e ficção)
Antes de ler, calibre as espectativas. Esse é um romance teen, não uma ficção científica.
Se estiver ok com isso, vá em frente. Eu demorei a aceitar, li até o final na esperança de alguma reviravolta, mas me decepcionei, não que seja ruim, mas não é para mim.
O mundo se acabando em desastres naturais, a salvação está em uma misteriosa Lua de Júpiter com possível vida alienígena. Sensacional na idéia! Mas em meio a isso tudo, o livro inteiro é dedicado a construção de romances e desaforos adolescentes. Em alguns momentos chega a dar raiva o quanto que problemas tão insignificantes causados pelos hormônios da idade, ganham todo o destaque e simplesmente abandonam o risco do mundo se acabar ou de ser morto por aliens.
Sem falar que tecnicamente a missão inteira tem furos de roteiro, claramente tentaram simplificar ao máximo para não pesar na ficção, focando nos relacionamentos.

Thiago 14/04/2020

Seja envolvido pelo ambiente e pela história. Muitas críticas negativas que vi do livro estão relacionas a impossibilidade de uma missão espacial com jovens ou até mesmo falta de elementos, acho que tudo faz parte da licença poética, esqueça as coisas óbvias e curta a leitura como se fosse verdade, assim como são livros que envolvem magia, viagens no tempo, guerra entre mundos e por aí vai, nada disso é viável também, mas aceitamos como verdade no momento da leitura e é isso que esse livro precisa. Achei a história super bem conduzida, existem algumas coisas previsíveis, mas é fantástico como ela conseguiu nos surpreender em momentos inesperados. Ansioso pela continuação.

ane 05/03/2022

melhor do que eu esperava!
esse livro me prendeu do início ao fim, o desenvolvimento dos personagens é bem construído e a história é bem direta, nada de enrolação!
me apaguei muito aos personagens, o que me fez ficar emocionada e nervosa juntamente com eles ao longo do livro, principalmente com o tanto de coisas que aconteceram no final.

Luana Guerreiro 22/07/2020

Os seis finalistas
Comecei a leitura imaginando que seria algo mais ou menos no estilo de Jogos Vorazes, vários jovens sendo selecionados tirados de seus lares caóticos e colocados em uma disputa para então ter a chance de uma vida melhor. Mas esse livro vai muito além disso, aborda temas importantes como luto, amizades, família, amor de forma mais profunda, fora o mistério e ação já esperados. A história é muito bem amarada e flui muito rapidamente tanto que quando acaba o livro e bom saber que terá uma continuação, mas bate aquela tristeza por não ter sequencia em português já publicada. Ansiosa por essa publicação!

Nayara Sevciuc 24/07/2020

Gosto muito de histórias que tem missões para o espaço e as pessoas não sabem muito o que vão encontrar.
Esse livro tem muito disso e toda parte da seleção também é bem interessante.
Algumas coisas foram bem óbvias, mas não foram um grande problema.

Catarina 29/07/2020

OS SEIS FINALISTAS
A Terra entrou em colapso, os seres humanos desgastaram o planeta de tal forma e agora sofrem as consequências. O nível dos oceanos aumentou de forma alarmante, tsunamis e ciclones são frequentes e devido a esses fatores, muitas cidades, países e até alguns continentes ao redor do globo se tornaram inabitáveis. Por causa dessas catástrofes, a NASA desenvolveu um novo projeto, e o objetivo da missão é colonizar Europa, uma lua de Júpiter que tem condições semelhantes à Terra. E para isso, foi reunido um grupo de 24 jovens com aptidões extraordinárias para dar início a essa missão, mas somente 6 deles serão os escolhidos.

Achei essa história muito interessante mesmo, gostei da temática abordada, foi bem perspicaz e com uma sutil crítica. Digo isso porque, apesar de ser uma distopia e retratar um cenário imaginário, esse futuro não é tão distante e nem tão improvável assim, se a humanidade continuar tratando o planeta desse jeito podemos acabar do mesmo jeito.

O livro tem uma vibe de competição muito interessante, bem estilo Jogos Vorazes. Os jovens escolhidos tem uma chance de vida melhor no espaço enquanto os rejeitados são obrigados a voltar a viver em um planeta destruído e sem perspectiva nenhuma. Então, por causa disso é cada um por si, vale sabotagem e qualquer outro artifício para vencer. Eu fiquei muito envolvida na história, principalmente quando os personagens começaram a desconfiar da veracidade da missão e começaram a criar várias teorias da conspiração.

O desfecho foi uma adrenalina total! A autora faz a gente acreditar que no final vai dar tudo certo, mas daí tem uma reviravolta incrível que me deixou um tanto que chocada. Recomendo muito essa leitura, é muito empolgante e deixa a gente com um gostinho de quero mais. Se alguém tiver procurando uma distopia para ler, deixo aqui minha indicação.

Quem gosta de livros no estilo de Jogos Vorazes e Divergente, vai gostar muito desse! Agora é só esperar o filme ser lançado pela Sony. Ah, esse livro faz parte de uma duologia e o segundo volume foi lançado nos EUA no início do ano, falta só a @editorajangada trazer para o Brasil.

*livro resenhado em parceria com a editora

iriscarvalho 30/07/2020

Ainda é complicado colocar em palavras o que senti lendo essa história, já que escrevo essa resenha menos de cinco minutos após o término da leitura.

Gostei tanto da forma como é colocada a importância de nos relacionarmos melhor com o ambiente em que vivemos, sendo nítido que uma das principais ideias do livro seja o impacto que causamos na Terra através das nossas ações.

Durante a leitura, senti o desconforto que as personagens passaram ao longo da história, fiquei eufórica com as revelações e suposições do que poderia acontecer em Europa, fiquei com "ranço" do tal Beckett... Mas o fato é que eu não fiquei tão "presa" na história.
Achei que algumas partes passaram rápido demais, o que fez o final parecer corrido (sim, sei que esse é o primeiro livro de uma trilogia!).

Gostei da premissa e quem sabe, eu mude de ideia numa releitura.

Bia 03/08/2020

História bem construída e personagens super interessantes. Achei que o romance surgiu meio do nada, mas fora isso adorei a leitura e o final surpreendente. Já estou ansiosa para a continuação!

Lari 09/08/2020

Gostei muito da história, mas achei que algumas coisas poderiam ter sido melhor aproveitadas; tem muito potencial para o desenvolvimento no próximo livro.

Insta: @neilson_jr 09/02/2022

Comecei a ler de forma despretensiosa e fui hipnotizado. História fluida, original e gostosa de ler, com suspense na medida certa.

Meloo 13/03/2021

Sinceramente, quando eu comecei a ler esse livro, n esperava muito. Achei q ia acabar sendo mais um daqueles livros maçantes em que tentam colocar tudo de uma vez e acabamos por n entender nada, mas acabou que cada parte da história me deixava mais entusiasmada para saber o que realmente ia acontecer no final. A mente da naomi eh simplesmente brilhante e o jeito que ela o o Léo acabam se complementando eh muito bonitinho. Enfim, acho q vale super a pena essa leitura.

Bárbara 02/04/2021

Empolgante
A natureza finalmente decidiu mostrar que a humanidade não pode contra ela. Após tantas intervenções erradas, em prol do progresso, mudanças climáticas passam a acontecer e mudam todo o cenário do planeta. A maior parte da Terra agora está embaixo d'água; tsunamis e ciclones são frequentes, e ainda aterrorizam os sobreviventes. As agências espaciais mundiais juntam-se em prol de uma única saída: encontrar um jeito seguro de abandonar o mundo e colonizar um novo planeta.

Não pense, todavia, que a saída seria o planeta vermelho. O único lugar viável é Europa, uma das 66 luas de Júpiter, pouco menor que a lua. Tal lugar sempre foi envolto em mistérios, e um deles é o de que a superfície do lugar provavelmente abrigaria um oceano subterrâneo, viabilizando a vida. Nesse projeto único de tentar salvar a humanidade, 24 jovens extraordinários são escolhidos para uma série de testes, dos quais 6 teriam êxito para a viagem espacial para a colonização de Europa.

Gosto muito de ficções especulativas, e essa ficção científica é bem nesse sentido, com críticas voltadas para o que a humanidade está fazendo com o planeta e as consequências que poderiam advir disso. Dentre os 24 adolescentes escolhidos, passamos a acompanhar mais de perto Naomi e Leo, com seus conflitos e cicatrizes, por meio de capítulos alternados, em que as perspectivas de cada um são mostradas.

Naomi é a selecionada dos Estados Unidos, mas ter sido uma das escolhidas não era opção, pois, de acordo com seus estudos, a viagem não é nada segura. Leo, por seu lado, é da Itália, e o único que resta de sua família. Ele acredita que suas habilidades de mergulho serão bastante úteis na missão.

A leitura é fluida e ideal para quem gosta de enredos YA. A temática é super atual e relevante

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Carol 31/05/2021

Um tanto curioso
Achei a premissa desde já interessante e curiosa, ao decorrer do que fui lendo, fui gostando mais e mais e ficando ansiosa e curiosa para saber o que ia acontecer e sobre Europa... O final me pegou de surpresa ainda que parecesse algo que eu deveria ter esperado... Acho que esperar o clichê é o que ajudou a ser surpreendida com esse final. Já tô querendo ler a sequência kkkk muito curiosa estou para saber o final disso tudo...