Tempestade de Guerra

Tempestade de Guerra Victoria Aveyard

Resenhas - Tempestade de Guerra

Mari.Vasconcelos 20/12/2021

Como assim o último?
Não estou aceitando bem que este seja o último livro dessa saga. Comecei comprando apenas o A Rainha Vermelha e confesso pelo hype, já totalmente desacreditado por eu nunca ter lido um livro de fantasia e tomei um baita susto quando me percebi gostando.
Daí me falaram: "A gente pára no segundo, pq é chatão" assim o fiz, comprei somente mais o Espada de Vidro pq não queria sair da zona de conforto e continuar lendo apenas o que já estava acostumada, pois bem, o tiro saiu pela culatra... e desde então, fui me apaixonando gradativamente mais e mais.

Nesse livro, o que mais me encantou foi o amadurecimento dos personagens, a busca e luta incansável de seus propósitos, a capacidade que tiveram de se aliar ou de cortar laços outrora tão firmes, a capacidade de viver suas dores e medos de forma real, "humana", a capacidade de abrir mão seja de uma vingança ou de viver um romance por um bem maior. A igualdade já não era somente mais uma utopia.

"Depois de grandes revoluções, das maiores mudanças na sociedade, foi preciso tempo para o retorno ao equilíbrio."
Dani Furiati 09/01/2022minha estante
Leia trono destruído, eu curti bastante. Apesar de realmente ser uma série mais "parada', não tiro o seu mérito. Me fez feliz.

Mari.Vasconcelos 09/01/2022minha estante
Lerei no próximo mês, Dani

itsmgray 31/12/2022

No começo, o livro é enrolado. Eu lembro q eu parei é só continuei quase um ano depois, mas eu particularmente não achei o final ruim, só previsível e talvez até clichê. Mas apesar de tudo, eu sentirei muita falta dos personagens e do universo de rainha vermelha.

Rildery 23/07/2021

Fim da saga
"Tempestade de guerra" é uma leitura okay, é bem melhor que a "prisão do rei" mas eu esperava um final mais épico.

Diana279 17/07/2021

Meu deus que saga perfeita, a única coisa que poderia ter sido melhor, foi o final, ele não foi muito conclusivo, poderia ter sido mais exato. Mas de resto, é surpreendente, tem ótimos personagens, a história é ótima, me apeguei a Eve, msm odiando ela no começo, e gostei dela ter finalmente tomado uma decisão. A saga toda vale muito a pena.
Mabel 17/07/2021minha estante
Lê o livro de contos!! Algumas pontas soltas são resolvidas lá

Diana279 17/07/2021minha estante
Vlw a dica, vou ler, é o próximo, já dei até uma olhada nele.

Leitura em Roda 17/07/2021minha estante
É verdade. O livro de contos ajuda bastante. Mas precisa ler o último da saga: Trono destruído. Aí sim vai explicar muita coisa e dar um "fechamento" em tudo ?. Essa série é perfeita.

LAvia 17/07/2021minha estante
tô no 3 livro e tô amandoo

Mabel 17/07/2021minha estante
Tô falando dele mesmo (trono destruído)kkkkkk

Diana279 17/07/2021minha estante
Kkk o trono destruído que eu tenho msm, eu vi um pouco, e fiquei bem curiosas com as coisas que vai falar, principalmente a parte da Evie, que é um pouco mais profundo

Diana279 17/07/2021minha estante
O terceiro livro é muito bom também, principalmente por causa das guerras que são muito bem feitas

LAvia 17/07/2021minha estante
simm, tô apaixonada

Bruu 05/08/2021

Tiberias?..
Esse livro me machucou, pisoteou e destruiu de tantas formas possíveis que não tem nem como explicar (novidade, né).
Apesar de o final ter sido meio ?aberto? eu consegui entender e não fiquei decepcionada como eu pensei que talvez eu ficaria. Pra mim, foi um ?desfecho? incrível pra uma série incrível. (Detalhe, coloquei entre aspas porque tem um final de verdade no finalzinho de Trono Destruído)
Tempestade de Guerra é um livro relativamente grande, mas eu não achei cansativo. É repleto de guerras, alianças, traições mas também muita esperança. Chorei, ri, me surpreendi e me emocionei, um combo de emoções? É um livro realmente completo, que eu amo muito também!!! (ai que saudade!!)

Ps. Não sabia o que colocar de título então botei esse que só quem leu vai pegar a referência? não consigo mais ler esse nome da mesma forma, dor kkkkkkk
Ray 09/08/2021minha estante
Esse eu achei meio enroladinho :v prefiro o terceiro livro

kami 07/10/2021minha estante
bom, é o nome que ele escolheu (quem pegou pegou) kkkkkkkk

Bruu 07/10/2021minha estante
Kkkkkkkkk então, Kami?

Gabii 07/10/2021minha estante
AAAAA SIM

sof 19/02/2022

?não pode desfazer o que minha mãe fez comigo, ela me tirou os sonhos a muito tempo, e nunca poderei recuperá-los"

escrita - ????????
personagens - ??????????
romance - ????????
enredo - ????????

eu adoro esse livro, o ritmo frenético da narrativa, a construção do ambiente, e as cenas de ação nos envolvem 100% na história sem deixar de lado os dilemas entre os personagens

mas ele claramente não foi o suficiente para encerar a história, vários arcos abertos não são fechados e não é esclarecido o futuro político da série (qual o papel da guarda escarlate por exemplo)
Rafael Kerr 19/02/2022minha estante

Taina.Marques 19/02/2022minha estante
Tem um livro de contos "trono destruido" nele ela encerra a série definitivamente

Clara TV 31/12/2021

Tempestade de Guerra
Assim como o primeiro e o terceiro esse não ficou para trás, ele é simplesmente perfeito como é, sim tem partes um pouco chatas mas todo livro tem, amei ver outras narrações outros pontos de vista, amei a construção da evangeline ( não que ela seja a melhor mas pelo primeiro livro ela está bem mais legal ) a autora não deixou a desejar, escrita cativante e fluida. Sinceramente amei esse livro
Luan 01/01/2022minha estante
FELIZZZ ANOO NOVOOO!!

Luan 01/01/2022minha estante
????

mais1capítulo 27/05/2023

Ameeeeeei a série? só é bem grande ??
Vou te contar ein.. fazia tempo que não demorava tanto num livro (nem IT que é um tanto maior levei todo esse tempo ??)
Foi uma aventura e tanto ler essa saga.
Acho que li o primeiro e o segundo assim que lançou. Mas aí parei. Quando lançou todos, eu sabia que deveria ter essa coleção ??
Teve os momentos muito bons, e momentos de muita raiva. Mas gostei muito do final ?

SPOILER ALERT ??

Primeiro tem o Cal que não se decide se fica com a Mare ou a coroa? cara do céu, se decide mano!!
Depois tem a Mare que fica entre o Cal e ?aquele Maven? que ela quer acreditar que ainda possa existir ????

A prisão que Mare viveu quando capturada por Maven, deixou um grande trauma na sua vida, é triste, o quanto a deixou mal.
Mare só busca o bem estar e liberdade para sua família e seu povo. Mesmo não sendo nomeada, ela carrega a Rainha dentro dela ??
Maven se casa com o povo da água, e sua esposa, Íris, é uma mulher forte, mas pronta pra tirar tudo de Maven.
Algumas guerras acontecem, são mais lados lutando, muitas traições acontecem.
A avó dos Calores se levanta e mostra seu poder, uma verdadeira líder - mesmo quando só mostra egoísmo, pensando em si.
O livro é bem grande, muita coisa realmente acontece.
Mas no fim, Maven é capturado, mesmo assim ele não demonstra fraqueza ou arrependimento.
Mare mata Maven, mas poxa, não explica como acontece tudo na íntegra ??

Confesso que isso me frustrou, tipo, no fundo era sobre isso, matar Maven, e só acontece ???????????????

E eu fiquei triste kkkkkk, eu tinha um sentimento pelo Maven ???

Ahhhhhh, a Eve decidiu ser feliz, escolheu o amor.
Seu pai por vez, ?se matou?, quando o tio Julian o mandou fazer. ???

E por fim, Cal renuncia à coroa e escolhe Mare. Preciso dizer que amei a cena.

Cal: é tarde demais??
Mare: não, não é
??????????

Thauany 06/11/2022

Se perdeu
Por ser o último livro esta história pecou muito na enrolação e o final foi fraco, esperava um final incrível para a Evangeline pois ela cresceu muito durante a saga e apesar do seu final ser feliz eu esperava bem mais.
Para mim ficaram muitas pontas soltas e muito encheção, a saga não é incrível mas merecia um final melhor, simplesmente não foi satisfatório.

marianamanzano 21/09/2020

tô triste ninguém me toca
foi a primeira série de livros que li em toda minha vida. e por isso tenho um carinho enorme por esse universo, mas confesso que já estava na hora de acabar. esse último livro foi bem demorado. com quase 700 páginas pensei em desistir várias vezes, mas não podia ignorar a série que praticamente me trouxe pro mundo literário. eu gostei muito do final todo, desde o último conflito até acabar por completo. senti que se terminasse de outro jeito seria forçado. na minha opinião o jeito que acabou foi perfeito.
com uma dorzinha no coração eu digo que FINALMENTE terminei!! eu nunca vou esquecer as emoções que essa série me trouxe, afinal, a primeira vez a gente nunca esquece, não é? :)
Adri 21/09/2020minha estante
Vale a pena ler Red Queen? Já vi que o hype é grande. Não tenho muita experiência com fantasia, só li (Cruel Prince, ACOTAR, E alguns de TOG).

Clara 28/12/2021

Um ótimo livro!!
Gostei muito do livro, o final não foi o esperado mas ainda sim foi muito bom, as mulheres desse livro como sempre perfeitas, as descrições de lugares e cenas de guerra muito bem escritas.
Oque eu senti falta foi de um final mais detalhado, senti que acumularam muitos problemas e deixaram para resolver todos nas últimas 100 páginas, e alguns arcos finais de alguns personagens não tão bem desenvolvidos, definitivamente um livro que amei e surtei muito, mas não é o meu favorito da saga!.

Camila 04/04/2021

Prepare-se para guerra, guerra e guerra
O último livro da série não decepcionou! Temos pontos de vista de vários personagens diferentes além da Mare, muita política, estratégia e, claro, muitos confrontos também.
O final não me satisfez completamente, mas já vi que no livro de contos da série já se há uma finalização melhor para vários personagens.
Ainda é cedo pra eu dizer isso, mas já sinto uma falta enorme dessa história...

Ing 20/07/2022

Confesso que o tamanho me deu muita preguiça de ler esse livro. Mas ao todo foi uma boa leitura, embora cansativa pq alem dos capítulos serem grandes, 700 páginas ne.
myreawi 20/07/2022minha estante
como assim tem esse tanto de pág?? ?

Ing 20/07/2022minha estante
simm, quando eu vi ate desanimei

Queria Estar Lendo 15/06/2018

Resenha: Tempestade de Guerra
Tempestade de Guerra é o volume final da saga A Rainha Vermelha, da autora Victoria Aveyard. A Editora Seguinte trouxe a publicação simultânea aqui para o Brasil e cedeu esse exemplar para resenha. Através de estratagemas políticos geniais e com um ritmo carregado de adrenalina, Victoria entrega aos leitores o melhor livro da quadrilogia.

Na trama, a guerra chegou. Com ela, as alianças e separações. De um lado, o reinado sombrio de Maven Calore e de Iris Cygnet, a rainha ninfoide que tem o controle sobre as águas e muitas pretensões de não se deixar sombrear pelos caprichos de Calore. Do outro, Mare Barrow, a Guarda Escarlate e o dito verdadeiro rei de Norta, Tiberias Calore.

Ele fez uma escolha; a coroa em vez do coração da garota que diz amar. E Mare deu as costas a ele por isso, porque ele é um prateado e não parece disposto a se curvar às vontades dos oprimidos - do povo de Mare. Em meio a essas maquinações políticas, o cerco da guerra se fecha e uma tempestade ascende sobre Norta. Uma tempestade que pode ser tanto uma revolução quanto a destruição total de tudo que existiu.

O final digno que eu estava esperando bateu todas as minhas expectativas e me deixou gritando do começo ao fim. Foram 699 páginas de muita ação, traições e reviravoltas emocionantes. Desde Corte de Asas e Ruína que eu não surtava tanto com um livro; Victoria sabia exatamente onde pisar e como falar pra me deixar com os nervos a flor da pele.

O livro foi todo construído em cima da ideia da guerra; das diferenças, das oposições, das ideias retorcidas de alguns contra os ideais revolucionários de outros. Tempestade de Guerra é uma bíblia de estratégias políticas e plot twists arrepiantes. As batalhas acontecem nas salas de reuniões, sob as diversas coroas batalhando pelo controle e, acima de tudo, no sonho de construir uma nova Norta, uma que não rebaixe seus moradores pela cor de seu sangue.

E foi construído em cima do poder feminino. Essa é uma guerra de rainhas; vermelhas, prateadas, sanguenovas. Um conflito baseado em tipos opostos de forças e de escolhas, todas erguidas à voz de mulheres imperiosas.

"- Rainhas também podem lançar sombras."

Minha parte favorita em todo livro foi o desenvolvimento desses embates. Desde os silenciosos, através de olhares e pensamentos e posturas, até a maneira com que os personagens reagiam às situações, como tomavam decisões, como moviam as peças no tabuleiro da guerra. Não existe um único personagem completamente certo, um único motivo totalmente nobre, uma única maneira correta de desenvolver o curso desse conflito. Mas existe a ordem e a justiça da Guarda Escarlate e existe o lado dos prateados, ainda guiados pela ideia de supremacia e de controle. E foi maravilhoso ver o poder nas mãos dos vermelhos; poder de decidir, de recuar, de erguer as suas vozes e mostrar aos opressores que podiam derrubá-los tão rápido quanto haviam ajudado todos eles a se levantar.

Mare é uma força imbatível, mas minha relação com ela sofreu grandes abalos dentro da história. Acho que, de todos os personagens, seu desenvolvimento foi o que a Victoria mais falhou em evoluir. Ela ainda é uma das minhas protagonistas de distopia favoritas, mas algumas de suas atitudes soaram imperdoáveis. Todas elas relacionadas ao seu coração; quando era movida pela família, pelo sangue, pela justiça, Mare carregava poder e ordem e era uma representação da luta dos vermelhos.

Gostei muito das suas interações com quase todos os personagens; Farley e Kilorn, principalmente, e o primeiro-ministro Davidson. Todos eles dividiram diálogos poderosos e questionamentos importantes para o andar da trama. Mostraram a Mare seus erros e acertos, fizeram com que ela se policiasse mais dentro da guerra.

"- Pare de choramingar, Calore. Você forjou sua própria coroa. Agora use-a. Ou desista."

Quando se deixava abater pelos sentimentos, ai foi o meu problema. A narrativa enfraqueceu muito a Mare por causa do seu coração e eu acho isso imperdoável; você tem a construção de uma guerreira rebelde imperiosa, que não se dobra para ninguém, para nenhuma coroa ou troféu, e vai se dobrar pelo coração? Ainda mais um que envolve tanta injustiça e hipocrisia? Ah, me poupe. O Cal é nojento e eu esperava mais da Mare em muitas das cenas em que eles interagiram. O troféu de papel de trouxa dela estava separadinho aqui; por sorte, algumas coisas no final reverteram isso. Foi muito coerente e estendeu uma trilha de crescimento ainda maior do que o que a Mare já tinha seguido até então.

"- Não me olhe assim, Tiberias.
- Não me chame de Tiberias.
- É o nome que você escolheu."

Como já mencionei o Cal, vale um parágrafo para explicar o meu desprezo infinito por esse cara. A decisão dele ao fim de A Prisão do Rei mostrou muito do seu caráter (a falta dele, no caso). Diferente de Maven, que é um monstro e ponto final, Cal se dobrava em desculpas e justificativas ridículas e ínfimas para mascarar sua hipocrisia.

Ele é um prateado como qualquer outro e, com a chance de fazer algo diferente, escolhe o conforto e o conhecido por medo do que o revolucionário pode trazer. Eu quis cuspir na cara dele durante todo o livro. TODO O LIVRO. O final não mudou nada, só piorou. Ele é o personagem mais esdrúxulo e mais asqueroso dessa série; bem construído e desenvolvido, sim, mas um duas caras que não merece o chão em que pisa.

"- Guerras não podem ser vencidas apenas por rostos conhecidos. Não importa quão brilhante a bandeira, quão alto o mastro. Precisamos de exércitos."

Evangeline Samos ganhou destaque como a melhor coisa que essa série já viu. Seu arco foi tão perfeito, bem pontuado, cheio de reviravoltas impactantes que eu quase fico sem palavras para explicar o quanto me apaixonei por cada capítulo seu.

"Sou magnetron. Reconheço aço quando vejo. E ela tem aço nos ossos."

A prateada magnetron é de um poder, uma voz, uma presença difícil de descrever. Uma jovem mulher ciente de sua força, de quem e como pode influenciar. Uma garota assustada com as possibilidades, ansiosa pela liberdade, nervosa quanto a servir sua família e provar seu valor. Ela sabe que é uma peça nesse jogo de poder, sabe que está ali para seguir ordens, mas existe uma voz em sua consciência e coração que pede por mais. E, aos poucos, Evangeline talvez se dobre a ela. Seu arco é tudo sobre as chances, sobre se agarrar às coisas impossíveis e encontrar pequenas esperanças dentro delas. Seu coração pertence a uma garota que não pode ter, seu futuro, a uma coroa que não deseja mais. São conflitos pertinentes e muito bem desenvolvidos pela autora durante toda a história da Evangeline.

E o final dessa personagem, meu pai é terno. Eu rolei pelo chão porque foi um dos melhores finais que já li; só achei que a Victoria falhou em não dar um POV para ela depois de tudo. Eu gostaria de ter lido um pouco dessa magnetron furiosa e destemida depois de tudo que ela decidiu fazer.

Outra figura feminina de grande destaque foi a rainha Iris, esposa de Maven. Uma ninfoide (controladora das águas) que é uma força da natureza por si só. Diferente de Mare, que é a justiça e a igualdade, e da Evangeline, que é a dúvida e a fúria, Iris é perigosa. Mortífera. Opressora, inclusive. Ela é uma prateada da cabeça aos pés e não dá pra sentir muita simpatia por seus ideais e sonhos - ela é como outros reis e rainhas antes dela, ansiosa para manter a ordem das coisas, por dobrar os vermelhos ao seu poder. Mas é uma personagem feminina tão bem escrita que é impossível não se admirar e impressionar com todas as suas cenas.

Junto à mãe, a rainha de Lakeland, Iris tem momentos gloriosos. Como eu disse, esse é um livro guiado por suas mulheres, por todas as diferentes vozes e ideais, sejam as justas ou as tiranas. As ninfoides de Lakeland são erradas, mas são inquebráveis. Não se curvam ou dobram perante ninguém.

A relação da Iris com o Maven é muito disso. De como ela se mantém nas sombras para que ele não veja seu real poder, porque existe mais em Iris do que ela quer que as pessoas desconfiem. O poder é dela para usá-lo como deseja.

"Meu irmão e eu temos algumas coisas em cmomum, no fim das contas. Ambos queremos a coroa e ambos estamos dispostos a sacrificar qualquer coisa para tê-la. Mas pelo menos eu, nos meus piores momentos, quando a miséria ameaça me sufocar, posso culpar minha mãe por isso. Quem ele pode culpar?"

Maven, inclusive, outro dos melhores personagens da saga. Desde o começo do livro até o fim, Victoria manteve seu ritmo incerto e sua postura rígida e destrinchou um arco soturno e ainda mais perturbador para o jovem rei quebrado. Maven é um monstro criado por outro monstro; é possível compreender suas decisões e o que o move porque ele não existe, de fato. É tudo maquinação da rainha Elara.

Maven é a consequência de uma tirana. Ele anseia pelo poder porque a voz de sua mãe exige isso, segue os caminhos sombrios porque não foi lhe dada nenhuma outra escolha. Eu amo esse personagem porque mesmo tão caótico, é possível sentir empatia. Diferente de Cal, Maven não nega que seu sangue e seus privilégios fizeram dele essa criatura mortífera, ansioso pelo controle. Diferente de Cal, dá para entender quem é Maven de fato.

"- Vocês se sentem tão ameaçados pelo povo em que cospem que não podem nem conceder algo simples como a liberdade?"

Farley, Kilorn, Davidson, Julian, os pais de Evangeline, os apoiadores da rebelião, os apoiadores do trono prateado. São tantos, tantos personagens e todos muito encaixados na trama principal que não dá pra falar de cada um. Só posso garantir que a Victoria entrega tudo impecavelmente e dá o tom e as decisões exatas para cada um deles.

Ação não falta para equilibrar com todas as cenas de estratégias e reuniões e tramoias políticas. A autora sabe como escrever uma batalha de tirar o fôlego, sabe como entregar a fúria de seus guerreiros da melhor maneira. As cenas da Mare e da Evangeline quando em batalha, inclusive, me deixaram sem ar. Era adrenalina pura escorrendo pelas palavras, nos levando até a tempestade e a guerra e à tensão incerta que conduzia aqueles embates.

"A eletricidade não tem piedade. E nem eu."

Os destinos dos personagens foram muito satisfatórios; com exceção do meu comentário sobre ter sentido falta de um POV diferente ali no fim, achei que os caminhos escolhidos pela Victoria foram corajosos e encaixaram perfeitamente com o que os personagens construíram para si no decorrer da série.

A edição da Seguinte está perfeita, como sempre. Um livro impecável, com uma tradução bem feita e diagramação ótima.

Vi muitos comentários sobre o fim aberto que Tempestade de Guerra teve e vou fazer minha colocação sobre isso: era necessário. Essa não é o tipo de história que termina com um felizes para sempre, com uma resolução fácil e perfeita sobre o que o mundo deles se tornou.

Essa guerra nasceu de uma rebelião, e rebeliões são construídas em cima de mudanças. Mudanças demoram a acontecer, levam tempo a se estabelecer, a ganhar forças. A guerra transformou o mundo da Rainha Vermelha, deu espaço para esperança e para incerteza, e por isso é um final tão bem encaixado em tudo que essa saga prometeu.

"- Mire e atire, pai. Não hesite. Os prateados não hesitam."

Foi um adeus e a promessa de que coisas grandes ainda podem vir. Não foi um fechamento, foi um recomeço. E por isso foi tão perfeito.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/06/resenha-tempestade-de-guerra.html
Lorenza 15/06/2018minha estante
Amei sua resenha, ainda não li esse, mas a Evangeline é a minha favorita sem dúvidas!

Cah 19/06/2018minha estante
Hahahahahaha
Chega ser engraçado o povo falando mal do Cal, o mesmo que ficou com o povo no momento mais crítico, enquanto a outra foi se refugiar. Sério? De todos os planos, Cal era o mais sensato, o que adiantava acabar com a coroa e deixar o país em guerra civil?

Queria Estar Lendo 20/06/2018minha estante
Oi Cah. Convenhamos que se o plano dele fosse sensato, ele não teria terminado onde terminou, certo? E assim, que momento crítico? Aquele do final quando ele só tomou aquela decisão porque se viu obrigado? A coisa que ele fez porque estava entre a cruz e a espada? Não por boa vontade, não porque querer mudar o cenário, pra ser um prateado melhor, mas porque não tinha saída?
Ela foi se refugiar porque lutou e conquistou aquele espaço. Ele foi covarde até o último momento, com medo de mudanças. Eu não tenho respeito por personagem privilegiado que dá as costas aos oprimidos quando passou tanto tempo usando discurso de 'ser melhor que os outros prateados como ele'. O Cal é igual a todos os outros. Pior, porque eu acompanhei a história de um grande hipócrita. Como disse na resenha, pelo menos o Maven assume que é um monstro. Pelo menos a Evangeline aceitava o lado opressor dela e, quando estendida a oportunidade, escolheu mudar.
O Cal teve inúmeras chances (vantajosas, inclusive) de apoiar os vermelhos e se provar um prateado melhor. Só tomou aquela decisão no final porque não tinha saída, senão teria prosseguido o mesmo de sempre :)

Silva.Romano 22/06/2018minha estante
SEM AR !!!! Também li o livro e AMEI sua resenha . Mostrou a maior parte da minha opinião ( mudando apenas alguns pontos ).
Vi muito a força das mulheres nessa série , principalmente em "Tempestade de guerra". Cada uma do seu jeito,e usado a inteligência e poder para lutar e salvar quem ama ,afinal , toda guerra ou toda ação tem uma reação .

Silva.Romano 22/06/2018minha estante
ainda suspirando com essa resenha perfeita !!!!AAAAAHHHHH OMG, definiu o livro de quase 700 páginas de forma impecável .
Parabéns .

Queria Estar Lendo 22/06/2018minha estante
Fico muito feliz por terem gostado tanto! Falar desse livro foi uma odisseia, mas fiz o meu melhor. Muito obrigada, gente! ?

Just_a_Mundane 29/06/2018minha estante
Meu Deus você sempre consegue falar o que eu estou sentindo!

Principalmente o assunto do Cal. Nunca vi personagem tão covarde e hipócrita. Durante a coleção inteira me dava uma raiva quando a Mare ficava se arrastando atrás do Cal, quando ela sucumbiu então... (só acho que aquele arco de redenção foi forçado e desnecessário. Victoria e Mare não deveriam ter perdoado ele depois de tudo)

Acho que deveria ter tido algumas últimas palavras do Maven, poderia ter deixado a cena mais impactante

Queria Estar Lendo 14/07/2018minha estante
Oi, Just a Mundane!
EXATAMENTE ME ABRAÇA POR FAVOR. Achei que a Victoria foi muito boazinha com o Cal porque personagem mais hipócrita que ele só, sei lá, Tywin Lannister - e pelo menos esse aqui assumia que era chaotic total né e tava ali pelo poder, não ficava pagando de bonzinho.
Quanto ao Maven, depois que passou a emoção do final pensei em outras maneiras mais agradáveis pra ela ter escrito o capítulo sem ficar tão 'súbito', mas né, é a vida :/ quem sabe num dos contos que ela tá escrevendo não traga algo mais detalhado, talvez um POV dele. Vamos torcer.

Fabiana 12/04/2020minha estante
Adorei sua resenha! Confesso que fiquei um pouco irritada com a maneira que a batalha de Lakeland contra Norta acabou. Achei o final muito corrido. Porém, não posso negar que o livro é muito bem escrito. Dei 4 estrelas na minha avaliação por isso. Mas olha, preciso mencionar o quanto concordo com o seu desprezo pelo Cal. Cada vez que ele vinha com papinho de bom samaritano era uma espumada de raiva que eu dava segurando meu celular (já que não tenho o livro físico).
Achei o final justo. Mas senti muita falta da Evangeline. Vou ficar na esperança de um POV pra sempre. E adorei a Iris. Tem como odiar uma personagem tão bem escrita?Posso repetir que adorei sua resenha e estou concordando com tudo o que você escreveu? Porque é justamente isso que eu tô fazendo aqui. Parabéns!

Bia2309 12/11/2020minha estante
AAAAA eu adorei sua resenha! Esse final é polêmico mas eu adoro de mais!! Um final real e não um "felizes para sempre" era tudo o que eu precisava.?