Tempestade de Guerra

Tempestade de Guerra Victoria Aveyard

Resenhas - Tempestade de Guerra

eelis 13/09/2021

5/5?? Tempestade de guerra
CLASSIFICAÇÃO: +13 pode abordar assuntos delicados como tortura, assassinato, mortes (pfv de uma olhadinha mais a afundo depois para conferir se só são esses os gatilhos)
PODE CONTER SPOILERS DO 1 LIVRO E NÃO TÃO EXPLÍCITO DO 2/3 LIVRO

O QUE FOI ESSE LIVRO???
E O FINAL EU FIQUEI SEM CHÃO SEM CHÃO. FOI LITERALMENTE UM DOS MELHORES FINAIS QUE PODERIA TER AAAAA
A vic não erra nunca! Nenhum livro de RQ é ruim isso é um fato. Juro.

Vamos começar falando de como eu amei esse livro??? Sério todos os livros da série mereceram 5?? masss como eu sou muito cuidadosa com os pontos negativos eu dei bem perto de 5. Todos os livros me deixaram muito curiosa e com medo ao mesmo tempo, simplesmente incrível. Mesmo que eu já tenha pegado uns baitas spoilers tenho que dar muitíssimo obg pela minha amg ?Grazi? por me fazer ler a saga inteira jurando de dedo cruzado que eu não ia me arrepender, bom se tivéssemos apostado com certeza vc teria ganhado pq eu não me arrependi nem por um segundo.

O livro pra mim pelo menos não ficou chato nem por um segundo, o ritmo sempre era bem equilibrado, algumas vezes ele decaia um pouco indo devagar e outras eu já estava com unhas acabadas de tanto roer por nervosismo, mds esse saga é uma das melhores séries de distopia que já li, sério.
Os personagens são maravilhosos eu me apaixonei por todos bom com exceção de alguns (no caso, maven, volo e sua esposa, Anabel mais ou menos pq não posso negar que essa mulher é sensacional. A mãe de íris, a irmã de íris bem e íris nem tanto. E por aí segue)
Evangeline e plotemos (espero ter escrito o nome dele certo) ELES AAAA, esses irmãos são literalmente a frase ?se um de nós cair cairemos juntos? ou algo ass. EVE EU TE AMO E TE VENERO?? essa mulher foi uma cúpida maravilhosa, além de ser forte em ambos aspectos que são retratados nos livros aaaa
Além de ser lgbt amo amo amo amo
Não vou mentir que quando saquei que plotemos estava com uma pessoa aí eu me senti traída pq eu tinha um crush absurdo nele ABSURDO. Só de lembrar o que aconteceu em RQ2 já me dói.

Não vou falar de todo mundo aqui pq se não vou escrever muito, e francamente, já da até preguiça de ler uma resenha com muitas palavras (pelo menos eu sou ass KKKK)

Vamos pular logo pra mare e cal?. Só vou dizer uma coisa na qual todo o meu ódio foi pra mare. ?TIBERIAS? ÓDIO ÓDIO DELA CHAMANDO ELE ASS TODA HR SÉRIO E ÓDIO DO CAL TBM ÓDIO DELES PQ EU SO QUERIA ENTRAR NO LIVRO E FAZER COM QUE ELES SE RESOLVAM LOGO.
Mas continuando, Eu sobrevivi esse livro de MIGALHAS de romance MIGALHAS tão pequenas q achei q eram farelo, entretanto amo essas migalhas e não paro de relê-las.
Juro que se alguém falar mal da mare ou do cal eu parto pra agressão. O final acabou comigo, porém já peguei spoiler de trono destruído ent tô muito muito muito muito feliz.

Maven, o que dizer sobre ele, ele foi um personagem MUITO bem construído sério. Ele foi um personagem maravilhosamente bem trabalhado no seu papel no livro mas eu nunca nutri nenhum tipo de afeição a ele, só ódio, ódio e mais ódio.
A única vez que eu me referia ao nome dele ou era pra xingar ele de todas as formas possíveis ou sentir pena dele e da dor de cal. Só nessas alternativas aí. Achei o final q ele teve no livro muito bem colocado em questão. (Meus pulinhos de alegria provam issokkk)

E como não quero que essa resenha fique muito longa, vou te dar algumas razões pra ler a série a rainha vermelha
Primeira razão se vc for como eu, o tipo de pessoa que foi traída no livro umas 100 vezes mas mesmo ass confia em todo mundo, leia só leia.

Segunda razão: se vc ama distopias ou mundos e universos distópicos, leia.

Terceira razao: vc aí que gosta de enemies to lovers que quer um livro de migalhas de romance, leia.

Quarta razão: se vc gosta de uma boa tipo muito muito boa política e vários VÁRIOS plots twists LEIA LEIA LEIA.

Minhas razões podem até não serem as mais convincentes mas te garanto que foi um dos livros que mais me chocaram, me fizeram questionar de todos ao redor e me fizeram me sentir burra comparada as estratégias, traições e políticas envolventes. Além de terem as melhores frases ??? Vou citar algumas delas
?Todo mundo pode trair todo mundo?
? ninguém nasce mal, assim como ninguém nasce sozinho. Eles tornam-se assim, seja por escolha ou por circunstâncias?
?Pensar que todos os prateados são maus é tão errado quanto pensar que todos os vermelhos são inferiores?
?Ninguém nasce um monstro. Mas eu gostaria que algumas pessoas nascessem. Isso tornaria mais fácil odiá-los, matá-los, esquecer suas faces mortas.?
?A verdade não importa, só importa o que as pessoas acreditam?
?A verdade é o que eu digo ser verdade. Eu poderia por essa mundo em chamas e chamar de chuva?
?Quem conhece a escuridão faz qualquer coisa para permanecer na luz?

?Rainha vermelha. A garota brilhante. Ela vive. Erga-se, vermelha como a aurora. Erga-se. Erga-se. Erga-se.?

?E vamos nos levantar
Vermelhos
como a aurora?

Sério leia rainha vermelha. Ah e um conselho meu, tente evitar procurar fanarts de muitos personagens pfv, isso vai te dar uns baitas spoilers.
Gabs 13/09/2021minha estante
OQ FOI ESSA RESENHA??? EU AMEI SENHOR AMADO EU AMEI AMEI AMEI
Mano concordo ctg em tipo td--?? Só não tanto na parte do Maven q a KEJWKKW gente sim, ele é um personagem muito muito muito bem trabalhado (na minha opinião o melhor da saga toda), oq fez com que eu acabasse me apegando eta lele ??? é aqle ngc ne, "eu amo ele mas ele n deixa d ser um escroto ??"
Só qria q o final dele fosse melhor, tipo eu tava sperano mo uma luta com raios, sangue, fogo, e veio um abridor de cartas KKKKKK??? Na minha cabeça ia ser uma briga incrível e acabou com trauma, choro, sofrimento, e perceber que no fim o Maven deixou a Mare matar ele pq ele não suportava ser quem ele era. O choro a seguir é livre para todos os públicos

eelis 14/09/2021minha estante
@Gabs É SOBRE ISSOOOO AAAA FIQUEI UM TANTO DECEPCIONADA COM ISSO TAMBEM MAS RELEVEI PQ ELE FOI ESPERTO DE TER PARADO LÁ NO CÔMODO COM PREDAS SILENCIOSAS ASS TIPO RELEMBRANDO A MARE DO PASSADO DELA ACHEI UM TANTO BABACA MAS INTELIGENTE MAS SIM SIM SIM VC DISSE TUDO AAA EU QUERIA QUE ELE TIVESSE LUTADO COM ELA mas acho q não lutou com os poderes por conta da mare que tinha os raios tão poderosos quanto o fogo dele mas sim preferiria que eles tivesse uma luta épica. O FINAL QUE ELE DEIXOU O OMBRO DELA LIVRE PRA ELE MATAR ELA EU QUASE TIVE UM TROÇO, so pensava em me jogar de uma ponte

eelis 14/09/2021minha estante
@Gabs OBG OBG OBG:)) ficou muitooo feliz de vdd que tenha gostado aaaa???

eelis 14/09/2021minha estante
??eu amo ele mas n deixa d ser um escroto ???? É SOBRE ISSO E TÁ TUDO BEM AKKAKDKF

eelis 14/09/2021minha estante
?(Na minha opinião o melhor da saga toda)? *nossa opinião

Gabs 14/09/2021minha estante
"Um tanto babaca mas inteligente" KSJSKSKWKKA RESUMIU ELE EM UMA FRASE
E SIMMM TA PERFEITAAAA deu até vontade de reler a saga mano d vdd, ce escreve mto bem ??

eelis 14/09/2021minha estante
@Gabs obgggg aaa nem sei como agradecer de vdd ???? AKSKKSKD ?deu até vontade de reler a a saga mano de vdd? AAAA???? Tbm já tô a ponto de fazer isso mas pelo mínimo de sanidade que ainda habita em mim eu n vou kkk pq com certeza se eu reler eu choro e desgraço ainda mais minha cabeça dor

Gabs 14/09/2021minha estante
"Se eu reler eu choro e desgraça ainda mais minha cabeça", enfim duas pessoas traumatizadas dps de lerem qualquer coisa da vic ??

eelis 14/09/2021minha estante
@Gabs é sobre isso?.e não tá nada bem ?

kittyv4lls 14/09/2021minha estante
mdssss siiim nunca vi uma resenha tão boa assim!! descreveu TUDO q eu senti quando li hehehe amo demais

eelis 14/09/2021minha estante
@Kittyv4lls sério?? MUITO obgg de aaaaa ??? de vdd muitíssimo obg ??

Maria 14/09/2021minha estante
mds que resenha foi essa????? perfeita mds?? eu falei que você não ia se arrepender de lê!!

eelis 15/09/2021minha estante
@Grazi obgggggg????BEMM QUE TU DISSE SÉRIO TE AMO

Clara de ovo 26/12/2021

emocionante!!??
Esse livro me surpreendeu, o começo ( até metade do livro) é bem chatinho, tanto que demorei dois meses na metade. Porém da metade ao fim é maravilhoso, cheio de reviravoltas e guerras!! Amei as visões do Cal e do Maven, isso me surpreendeu!! O final foi bem frustante, por isso tirei 0,5 da nota, mas o livro é incrível!! Eu achei que a morte de um certo personagem seria mais evidente e bem escrita, mas não foi muito, mas eu amei!! Muito bom, recomendo!!
Duds 26/12/2021minha estante
Amg, me informa qual página isso começa a ficar bom? Pfv

Ester 26/12/2021minha estante
Tbm tô precisando tô a um mês e meio empacada não msm página

Bia 26/12/2021minha estante
amg vc me assustou esse livro é tão cansativo assim?

Duds 26/12/2021minha estante
Não é ruim, soq e mt enrolação tlgd? Ae fica meio cansativo

Clara de ovo 27/12/2021minha estante
@Duds, a partir da 350 kkkkkk qual vc tá??

Clara de ovo 27/12/2021minha estante
@ester eu tava assim Kkkkkkk, uma hora fica emocionante

Clara de ovo 27/12/2021minha estante
@Bia metade dele é sim KKKKKK

Bia 27/12/2021minha estante
@clara de ovo mds kkkkkk vou chorar

Duds 27/12/2021minha estante
KKKKKK 200

Ester 27/12/2021minha estante
Mds! Kkkkkk

Clara de ovo 27/12/2021minha estante
@Duda eitaaa , vai lá que vc consegue!!! força guerreira!!

Maria 26/12/2023

O pior e mais frustrante livro da série
Não tenho palavras ora descrever o que acabei de ler, e não é de forma positiva. O primeiro livro da serie é muito bom e o melhor, já o segundo decaiu bastente mas no terceiro a história ficou muito interessante, o que me deu esperanças de que o quarta e último livro tivesse uma história emocionante e muito boa, o que definitivamente não aconteceu.
É um livro extremamente arrastado, que muitas páginas não serviam pra nada. A narrativa da iris foi completamnete desnecessária e cansativa.
Estava pensando que iria ler muito rápido este livro, já que era o último da saga e eu ficaria curiosa para saber o final, mas eu demorei horrores pra ler, e nas últimas 300 paginas comecei a pular muitas paginas de tão intediante que estava.
O final foi extremamente frustrante, pois depois de 4 livros esperando uma revolução acontecer, ela fica em aberto, e teva toda uma enrolação de 700 paginas pra resumir o final em 30.
Enfim, odiei e a única personagem que salva é a evangeline e a farley.
Athis 26/12/2023minha estante
Esses livros estão na minha biblioteca a tanto tempo que nem lembrava mais deles. Depois dessa resenha, fiquei feliz que nunca peguei pra ler kkkkkk

victoryx 26/12/2023minha estante
Quando estava lendo esse tormento a única coisa que me divertia era esperar os looks da Evangeline

Rhurhu pablito 26/12/2023minha estante
Os cara realmente leu essa bomba, metade do terceiro eu desisti, ruim demais slc, única coisa que salva é o primeiro

Miticilena 26/12/2023minha estante
Eu amei o primeiro, mas abandonei a saga já no segundo haha

Suzana_SousaLeituras 26/12/2023minha estante
Não cheguei a ler o quarto, mas pelo andar da narrativa imaginei que seria arrastado, essa ritmo começou antes desse livro

vanes.rc 26/12/2023minha estante
eu lembro que quando eu terminei esse fiquei extremamente frustada com tudo que aconteceu, principalmente o final. acabou que não li "trono destruído", apenas a parte sobre o maven e nada mais

Cole.delusion 26/12/2023minha estante
Trono destruído é o final da série em si, além de ter contos

vica 26/12/2023minha estante
descreveu perfeitamente toda a saga

Bru Samos 26/12/2023minha estante
Só falta esse livro para eu finalizar a série e sinceramente estou pensando se irei ler ou não
Concordo exatamente com tudo que você disse na resenha sobre os outros livros e também sobre a Farley e a Evangeline serem as melhores personagens

JP_Felix 26/12/2023minha estante
Mal desse gênero de livro. Li só o primeiro e já sabia q jamais iria querer tocar de novo na saga. É um bagulho completamente artificial, repetitivo, fraco, nascido p ser uma saga com pelo menos um triângulo amoroso, uma protagonista forte q descobre ou revela q tem algum mega poder q faz ela ser maior q todos, livros enrolados q só servem p fazer volume, mas no fim 2 ou 3 volumes mal tem conteúdo de um único livro, etc. Trono de vidro, rainha vermelha, acotar, estilhaça-me, sombra e ossos, acho q sangue e cinzas, boa parte de caraval, a maioria desses livros de literatura feminina de fantasia segue um padrão praticamente igual com defeitos iguais, poucas qualidades e só existem pq existe um efeito "Bella de crepúsculo".

A Bella é uma personagem vazia e sem graça pq aí toda adolescente depressiva pode e quer se identificar, afinal apesar de ela ser assim, caras gostosos amam ela. Nesses livros de fantasia feminina, normalmente a protagonista é uma figura inspiradora para as mulheres por ser mt forte, mt temida, mas sem deixar de ser bela, feminina e amada. Fora o romance, cujo padrão de qualidade poucas vezes é mt rígidos, basta ter pelo menos dois caras, um certinho e um bad boy/cara poderoso. Quem olhar bem vai reparar q em todas as engrenagens da maquina funcionando e vai ver q a maioria dessas histórias são artificiais, um bolo seco e sem açúcar com uma cobertura atraente q deixa ele bonito.

Queria Estar Lendo 15/06/2018

Resenha: Tempestade de Guerra
Tempestade de Guerra é o volume final da saga A Rainha Vermelha, da autora Victoria Aveyard. A Editora Seguinte trouxe a publicação simultânea aqui para o Brasil e cedeu esse exemplar para resenha. Através de estratagemas políticos geniais e com um ritmo carregado de adrenalina, Victoria entrega aos leitores o melhor livro da quadrilogia.

Na trama, a guerra chegou. Com ela, as alianças e separações. De um lado, o reinado sombrio de Maven Calore e de Iris Cygnet, a rainha ninfoide que tem o controle sobre as águas e muitas pretensões de não se deixar sombrear pelos caprichos de Calore. Do outro, Mare Barrow, a Guarda Escarlate e o dito verdadeiro rei de Norta, Tiberias Calore.

Ele fez uma escolha; a coroa em vez do coração da garota que diz amar. E Mare deu as costas a ele por isso, porque ele é um prateado e não parece disposto a se curvar às vontades dos oprimidos - do povo de Mare. Em meio a essas maquinações políticas, o cerco da guerra se fecha e uma tempestade ascende sobre Norta. Uma tempestade que pode ser tanto uma revolução quanto a destruição total de tudo que existiu.

O final digno que eu estava esperando bateu todas as minhas expectativas e me deixou gritando do começo ao fim. Foram 699 páginas de muita ação, traições e reviravoltas emocionantes. Desde Corte de Asas e Ruína que eu não surtava tanto com um livro; Victoria sabia exatamente onde pisar e como falar pra me deixar com os nervos a flor da pele.

O livro foi todo construído em cima da ideia da guerra; das diferenças, das oposições, das ideias retorcidas de alguns contra os ideais revolucionários de outros. Tempestade de Guerra é uma bíblia de estratégias políticas e plot twists arrepiantes. As batalhas acontecem nas salas de reuniões, sob as diversas coroas batalhando pelo controle e, acima de tudo, no sonho de construir uma nova Norta, uma que não rebaixe seus moradores pela cor de seu sangue.

E foi construído em cima do poder feminino. Essa é uma guerra de rainhas; vermelhas, prateadas, sanguenovas. Um conflito baseado em tipos opostos de forças e de escolhas, todas erguidas à voz de mulheres imperiosas.

"- Rainhas também podem lançar sombras."

Minha parte favorita em todo livro foi o desenvolvimento desses embates. Desde os silenciosos, através de olhares e pensamentos e posturas, até a maneira com que os personagens reagiam às situações, como tomavam decisões, como moviam as peças no tabuleiro da guerra. Não existe um único personagem completamente certo, um único motivo totalmente nobre, uma única maneira correta de desenvolver o curso desse conflito. Mas existe a ordem e a justiça da Guarda Escarlate e existe o lado dos prateados, ainda guiados pela ideia de supremacia e de controle. E foi maravilhoso ver o poder nas mãos dos vermelhos; poder de decidir, de recuar, de erguer as suas vozes e mostrar aos opressores que podiam derrubá-los tão rápido quanto haviam ajudado todos eles a se levantar.

Mare é uma força imbatível, mas minha relação com ela sofreu grandes abalos dentro da história. Acho que, de todos os personagens, seu desenvolvimento foi o que a Victoria mais falhou em evoluir. Ela ainda é uma das minhas protagonistas de distopia favoritas, mas algumas de suas atitudes soaram imperdoáveis. Todas elas relacionadas ao seu coração; quando era movida pela família, pelo sangue, pela justiça, Mare carregava poder e ordem e era uma representação da luta dos vermelhos.

Gostei muito das suas interações com quase todos os personagens; Farley e Kilorn, principalmente, e o primeiro-ministro Davidson. Todos eles dividiram diálogos poderosos e questionamentos importantes para o andar da trama. Mostraram a Mare seus erros e acertos, fizeram com que ela se policiasse mais dentro da guerra.

"- Pare de choramingar, Calore. Você forjou sua própria coroa. Agora use-a. Ou desista."

Quando se deixava abater pelos sentimentos, ai foi o meu problema. A narrativa enfraqueceu muito a Mare por causa do seu coração e eu acho isso imperdoável; você tem a construção de uma guerreira rebelde imperiosa, que não se dobra para ninguém, para nenhuma coroa ou troféu, e vai se dobrar pelo coração? Ainda mais um que envolve tanta injustiça e hipocrisia? Ah, me poupe. O Cal é nojento e eu esperava mais da Mare em muitas das cenas em que eles interagiram. O troféu de papel de trouxa dela estava separadinho aqui; por sorte, algumas coisas no final reverteram isso. Foi muito coerente e estendeu uma trilha de crescimento ainda maior do que o que a Mare já tinha seguido até então.

"- Não me olhe assim, Tiberias.
- Não me chame de Tiberias.
- É o nome que você escolheu."

Como já mencionei o Cal, vale um parágrafo para explicar o meu desprezo infinito por esse cara. A decisão dele ao fim de A Prisão do Rei mostrou muito do seu caráter (a falta dele, no caso). Diferente de Maven, que é um monstro e ponto final, Cal se dobrava em desculpas e justificativas ridículas e ínfimas para mascarar sua hipocrisia.

Ele é um prateado como qualquer outro e, com a chance de fazer algo diferente, escolhe o conforto e o conhecido por medo do que o revolucionário pode trazer. Eu quis cuspir na cara dele durante todo o livro. TODO O LIVRO. O final não mudou nada, só piorou. Ele é o personagem mais esdrúxulo e mais asqueroso dessa série; bem construído e desenvolvido, sim, mas um duas caras que não merece o chão em que pisa.

"- Guerras não podem ser vencidas apenas por rostos conhecidos. Não importa quão brilhante a bandeira, quão alto o mastro. Precisamos de exércitos."

Evangeline Samos ganhou destaque como a melhor coisa que essa série já viu. Seu arco foi tão perfeito, bem pontuado, cheio de reviravoltas impactantes que eu quase fico sem palavras para explicar o quanto me apaixonei por cada capítulo seu.

"Sou magnetron. Reconheço aço quando vejo. E ela tem aço nos ossos."

A prateada magnetron é de um poder, uma voz, uma presença difícil de descrever. Uma jovem mulher ciente de sua força, de quem e como pode influenciar. Uma garota assustada com as possibilidades, ansiosa pela liberdade, nervosa quanto a servir sua família e provar seu valor. Ela sabe que é uma peça nesse jogo de poder, sabe que está ali para seguir ordens, mas existe uma voz em sua consciência e coração que pede por mais. E, aos poucos, Evangeline talvez se dobre a ela. Seu arco é tudo sobre as chances, sobre se agarrar às coisas impossíveis e encontrar pequenas esperanças dentro delas. Seu coração pertence a uma garota que não pode ter, seu futuro, a uma coroa que não deseja mais. São conflitos pertinentes e muito bem desenvolvidos pela autora durante toda a história da Evangeline.

E o final dessa personagem, meu pai é terno. Eu rolei pelo chão porque foi um dos melhores finais que já li; só achei que a Victoria falhou em não dar um POV para ela depois de tudo. Eu gostaria de ter lido um pouco dessa magnetron furiosa e destemida depois de tudo que ela decidiu fazer.

Outra figura feminina de grande destaque foi a rainha Iris, esposa de Maven. Uma ninfoide (controladora das águas) que é uma força da natureza por si só. Diferente de Mare, que é a justiça e a igualdade, e da Evangeline, que é a dúvida e a fúria, Iris é perigosa. Mortífera. Opressora, inclusive. Ela é uma prateada da cabeça aos pés e não dá pra sentir muita simpatia por seus ideais e sonhos - ela é como outros reis e rainhas antes dela, ansiosa para manter a ordem das coisas, por dobrar os vermelhos ao seu poder. Mas é uma personagem feminina tão bem escrita que é impossível não se admirar e impressionar com todas as suas cenas.

Junto à mãe, a rainha de Lakeland, Iris tem momentos gloriosos. Como eu disse, esse é um livro guiado por suas mulheres, por todas as diferentes vozes e ideais, sejam as justas ou as tiranas. As ninfoides de Lakeland são erradas, mas são inquebráveis. Não se curvam ou dobram perante ninguém.

A relação da Iris com o Maven é muito disso. De como ela se mantém nas sombras para que ele não veja seu real poder, porque existe mais em Iris do que ela quer que as pessoas desconfiem. O poder é dela para usá-lo como deseja.

"Meu irmão e eu temos algumas coisas em cmomum, no fim das contas. Ambos queremos a coroa e ambos estamos dispostos a sacrificar qualquer coisa para tê-la. Mas pelo menos eu, nos meus piores momentos, quando a miséria ameaça me sufocar, posso culpar minha mãe por isso. Quem ele pode culpar?"

Maven, inclusive, outro dos melhores personagens da saga. Desde o começo do livro até o fim, Victoria manteve seu ritmo incerto e sua postura rígida e destrinchou um arco soturno e ainda mais perturbador para o jovem rei quebrado. Maven é um monstro criado por outro monstro; é possível compreender suas decisões e o que o move porque ele não existe, de fato. É tudo maquinação da rainha Elara.

Maven é a consequência de uma tirana. Ele anseia pelo poder porque a voz de sua mãe exige isso, segue os caminhos sombrios porque não foi lhe dada nenhuma outra escolha. Eu amo esse personagem porque mesmo tão caótico, é possível sentir empatia. Diferente de Cal, Maven não nega que seu sangue e seus privilégios fizeram dele essa criatura mortífera, ansioso pelo controle. Diferente de Cal, dá para entender quem é Maven de fato.

"- Vocês se sentem tão ameaçados pelo povo em que cospem que não podem nem conceder algo simples como a liberdade?"

Farley, Kilorn, Davidson, Julian, os pais de Evangeline, os apoiadores da rebelião, os apoiadores do trono prateado. São tantos, tantos personagens e todos muito encaixados na trama principal que não dá pra falar de cada um. Só posso garantir que a Victoria entrega tudo impecavelmente e dá o tom e as decisões exatas para cada um deles.

Ação não falta para equilibrar com todas as cenas de estratégias e reuniões e tramoias políticas. A autora sabe como escrever uma batalha de tirar o fôlego, sabe como entregar a fúria de seus guerreiros da melhor maneira. As cenas da Mare e da Evangeline quando em batalha, inclusive, me deixaram sem ar. Era adrenalina pura escorrendo pelas palavras, nos levando até a tempestade e a guerra e à tensão incerta que conduzia aqueles embates.

"A eletricidade não tem piedade. E nem eu."

Os destinos dos personagens foram muito satisfatórios; com exceção do meu comentário sobre ter sentido falta de um POV diferente ali no fim, achei que os caminhos escolhidos pela Victoria foram corajosos e encaixaram perfeitamente com o que os personagens construíram para si no decorrer da série.

A edição da Seguinte está perfeita, como sempre. Um livro impecável, com uma tradução bem feita e diagramação ótima.

Vi muitos comentários sobre o fim aberto que Tempestade de Guerra teve e vou fazer minha colocação sobre isso: era necessário. Essa não é o tipo de história que termina com um felizes para sempre, com uma resolução fácil e perfeita sobre o que o mundo deles se tornou.

Essa guerra nasceu de uma rebelião, e rebeliões são construídas em cima de mudanças. Mudanças demoram a acontecer, levam tempo a se estabelecer, a ganhar forças. A guerra transformou o mundo da Rainha Vermelha, deu espaço para esperança e para incerteza, e por isso é um final tão bem encaixado em tudo que essa saga prometeu.

"- Mire e atire, pai. Não hesite. Os prateados não hesitam."

Foi um adeus e a promessa de que coisas grandes ainda podem vir. Não foi um fechamento, foi um recomeço. E por isso foi tão perfeito.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/06/resenha-tempestade-de-guerra.html
Lorenza 15/06/2018minha estante
Amei sua resenha, ainda não li esse, mas a Evangeline é a minha favorita sem dúvidas!

Cah 19/06/2018minha estante
Hahahahahaha
Chega ser engraçado o povo falando mal do Cal, o mesmo que ficou com o povo no momento mais crítico, enquanto a outra foi se refugiar. Sério? De todos os planos, Cal era o mais sensato, o que adiantava acabar com a coroa e deixar o país em guerra civil?

Queria Estar Lendo 20/06/2018minha estante
Oi Cah. Convenhamos que se o plano dele fosse sensato, ele não teria terminado onde terminou, certo? E assim, que momento crítico? Aquele do final quando ele só tomou aquela decisão porque se viu obrigado? A coisa que ele fez porque estava entre a cruz e a espada? Não por boa vontade, não porque querer mudar o cenário, pra ser um prateado melhor, mas porque não tinha saída?
Ela foi se refugiar porque lutou e conquistou aquele espaço. Ele foi covarde até o último momento, com medo de mudanças. Eu não tenho respeito por personagem privilegiado que dá as costas aos oprimidos quando passou tanto tempo usando discurso de 'ser melhor que os outros prateados como ele'. O Cal é igual a todos os outros. Pior, porque eu acompanhei a história de um grande hipócrita. Como disse na resenha, pelo menos o Maven assume que é um monstro. Pelo menos a Evangeline aceitava o lado opressor dela e, quando estendida a oportunidade, escolheu mudar.
O Cal teve inúmeras chances (vantajosas, inclusive) de apoiar os vermelhos e se provar um prateado melhor. Só tomou aquela decisão no final porque não tinha saída, senão teria prosseguido o mesmo de sempre :)

Silva.Romano 22/06/2018minha estante
SEM AR !!!! Também li o livro e AMEI sua resenha . Mostrou a maior parte da minha opinião ( mudando apenas alguns pontos ).
Vi muito a força das mulheres nessa série , principalmente em "Tempestade de guerra". Cada uma do seu jeito,e usado a inteligência e poder para lutar e salvar quem ama ,afinal , toda guerra ou toda ação tem uma reação .

Silva.Romano 22/06/2018minha estante
ainda suspirando com essa resenha perfeita !!!!AAAAAHHHHH OMG, definiu o livro de quase 700 páginas de forma impecável .
Parabéns .

Queria Estar Lendo 22/06/2018minha estante
Fico muito feliz por terem gostado tanto! Falar desse livro foi uma odisseia, mas fiz o meu melhor. Muito obrigada, gente! ?

Just_a_Mundane 29/06/2018minha estante
Meu Deus você sempre consegue falar o que eu estou sentindo!

Principalmente o assunto do Cal. Nunca vi personagem tão covarde e hipócrita. Durante a coleção inteira me dava uma raiva quando a Mare ficava se arrastando atrás do Cal, quando ela sucumbiu então... (só acho que aquele arco de redenção foi forçado e desnecessário. Victoria e Mare não deveriam ter perdoado ele depois de tudo)

Acho que deveria ter tido algumas últimas palavras do Maven, poderia ter deixado a cena mais impactante

Queria Estar Lendo 14/07/2018minha estante
Oi, Just a Mundane!
EXATAMENTE ME ABRAÇA POR FAVOR. Achei que a Victoria foi muito boazinha com o Cal porque personagem mais hipócrita que ele só, sei lá, Tywin Lannister - e pelo menos esse aqui assumia que era chaotic total né e tava ali pelo poder, não ficava pagando de bonzinho.
Quanto ao Maven, depois que passou a emoção do final pensei em outras maneiras mais agradáveis pra ela ter escrito o capítulo sem ficar tão 'súbito', mas né, é a vida :/ quem sabe num dos contos que ela tá escrevendo não traga algo mais detalhado, talvez um POV dele. Vamos torcer.

Fabiana 12/04/2020minha estante
Adorei sua resenha! Confesso que fiquei um pouco irritada com a maneira que a batalha de Lakeland contra Norta acabou. Achei o final muito corrido. Porém, não posso negar que o livro é muito bem escrito. Dei 4 estrelas na minha avaliação por isso. Mas olha, preciso mencionar o quanto concordo com o seu desprezo pelo Cal. Cada vez que ele vinha com papinho de bom samaritano era uma espumada de raiva que eu dava segurando meu celular (já que não tenho o livro físico).
Achei o final justo. Mas senti muita falta da Evangeline. Vou ficar na esperança de um POV pra sempre. E adorei a Iris. Tem como odiar uma personagem tão bem escrita?Posso repetir que adorei sua resenha e estou concordando com tudo o que você escreveu? Porque é justamente isso que eu tô fazendo aqui. Parabéns!

Bia2309 12/11/2020minha estante
AAAAA eu adorei sua resenha! Esse final é polêmico mas eu adoro de mais!! Um final real e não um "felizes para sempre" era tudo o que eu precisava.?

Ana B 01/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK exatamente isso. Mas em vez de eu sentir raiva eu fiquei tipo "esse é o final? Ata"

Malu 01/03/2021minha estante
Fiquei meio decepcionada viu, pensando melhor vou até diminuir a nota

Caiooo_14 01/03/2021minha estante
Veii o tanto q eu ri disso

Caiooo_14 01/03/2021minha estante
Eu tinha pegado spoiler antes então eu só fiz rir muito

Meus pêsames pelo spoiler

Caiooo_14 01/03/2021minha estante
Eu já tinha pegado faz muito tempo

Não sofri nem um pouco

Imagino?

Caiooo_14 01/03/2021minha estante
Nunca consegui me apegar a Maven pq eu conheci o livro o influencia do Booktok então eu já sabia q Maven ia trair todo mund9

Malu 02/03/2021minha estante
Eu tb sabia q ele ia trair todo mundo pq peguei spoiler antes de ler, mas eu sou trouxa e me apeguei

Bela 06/02/2021

Foram muitos acontecimentos nesse livro!! Teve muita ação e reviravoltas emocionantes!! Fui surpreendida pelos capítulos com a visão de Cal e Maven, uma vez que todas as outras visões eram de personagens femininas!! A guerra transformou o mundo da Rainha vermelha e por isso foi um final bem encaixado em tudo que foi prometido ao longo da saga!! Apesar que confesso que a batalha final para mim foi um pouco decepcionante!! Mas mesmo sendo um livro relativamente longo, a leitura super fluiu e a história vai ganhando mais força com a iminência da guerra
Kah 06/05/2021minha estante
Como faz pra ler o livro

Bia 25/06/2021minha estante
A batalha final foi taaaaaao frustrante, a gente tinha lidado com batalhas muito emocionantes e longas e eu tava com muita expectativa pra esse final. ? eu senti que a autora tava com pressa pra terminar a história aí o final ficou meio de qualquer jeito. E nada me faz aceitae o final de Mare e Cal.

maria :) 13/07/2021minha estante
Mds eu fiquei desesperada com o final da Mare e do Cal. Pra mim a melhor batalha foi de Corvium, pq a última foi sem graça

Sarinha Caldas 31/07/2021minha estante
Eu também achei que no final ela poderia ter enfatizado mais! Ficou meio "jogado", de fato, parece que foi escrito com pressa mesmo

Min_min_min 24/01/2023minha estante
São 698 até o epílogo e 700 com os agradecimentos.
Mas de história são 698

Valentina 07/03/2023minha estante
Eu li o 1 vc acha q vale a pena ler o resto?, Pq tipo achei bem cansativo

Velaris2 12/10/2023minha estante
Mano...tô na página 667 desse livro nesse momento, imagina a ansiedade de ver o Maven fugindo e saber que já tá acabando com tudo o que tá acontecendo no momento, e ler que o fina não foi dos melhores não é muito encorajador, só sei que se o Maven morrer e a última página ser tipo "Maven morreu, a guerra acabou, acho que finalmente estamos em paz." Eu vou ficar bem decepcionada.

LavínniaSilva 29/10/2023minha estante
Teve tanta ação e reviravolta que eu fiquei confusa, me irritou a Mare ficar recusando o Cal, eu entendo um pouco é tal, mas assim, pelo amor de Deus

Luhâ¨ï¸ 25/01/2024minha estante
Achei q o final d
Achei q o final podia ser melhor!a autora escreveu muito bem ao decorrer do livro e o final acabou ficando "SEM SAL"

Amanda Araujo 02/03/2022minha estante
Vc esqueceu de marcar a resenha como spoiler

julia 02/03/2022minha estante
fui ler a resenha e tomei o maior spoiler kkkkk comecei o segundo livro da série a pouco tempo e já desanimei de ler por causa do spoiler

Amanda Araujo 02/03/2022minha estante
O segundo é meio chato, mas pretendo continuar a série

duda 02/03/2022minha estante
aí amg, comprei a saga inteira e comecei o segundo já desanimada, ainda não terminei tudo... continuo?

Continua!

vee 02/03/2022minha estante
Amanda Araujo é vdd nem percebi, mas já coloquei!

vee 02/03/2022minha estante
julialibrary MDS AMG ME DESCULPA DE VDD eu esqueci de colocar e nem percebi q foi sem ? a única coisa q eu posso te dizer pra te fazer continuar é: leia e tire suas próprias conclusões, às vezes oq não funcionou pra mim vai funcionar pra vc! vi mt gnt gostando das continuações então esse é meu conselho, desculpa msm :(

vee 02/03/2022minha estante
duda digo o msm q disse pra outra pessoa ali, leia e tire suas próprias conclusões! o segundo foi um dos q menos gostei mas vai em frente e veja oq vc acha

julia 02/03/2022minha estante
vee, relaxa amiga! vou continuar lendo simmmm, ainda tem bastante história pela frente kkkk

Samira.Alice 02/06/2021

Indignada
Eu adorei o livro ,mas eu fiquei decepcionada com o final. Eu esperava mais.
Adorei ter visto visões do Cal e do Maven (no fundo eu meio que gostava dele )
honey 02/06/2021minha estante
tô em espada de vidro e disseram q o final do 4.5 é pior ainda kkkkkkkkkk

honey 02/06/2021minha estante
disseram até q tinham gostado desse final aí a victoria veio no 4.5 cagando tudo

Samira.Alice 02/06/2021minha estante
Ah pronto kkkkkk eu vou ler ele ainda ,só quero ver

honey 03/06/2021minha estante
ué não entendi, ele não é o último livro? mas você vai ler espada de vidro? buguei

Samira.Alice 03/06/2021minha estante
tem trono destruído

Samira.Alice 03/06/2021minha estante
mas acho que ele é mais um conjunto de contos

ah sim

é isso msm

honey 03/06/2021minha estante
tem até uma ordem q você vai lendo esses contos junto com a história, mas fiquei com preguiça KSKSKSKDKSK

l4licalore 21/01/2022

Muita enrolação o livro, o final achei horrível, a personagem principal subiu um nível egocentrismo mt alto e o que salvou foi os capítulos narrados por outros personagens, principalmente os do vilão.
Isa 21/01/2022minha estante
Spoiler ?

Carvalho128 21/01/2022minha estante
sinceramente eu só terminei pra vê se tinha alguma coisa a mais falando do Maven, odiei a forma como ele morreu e todo o desfecho

Bianca.Joyce 21/01/2022minha estante
mds, não terminei a série. Parei em A prisão do rei, me recomendam continuar ? tô em dúvida agora

@ju 21/01/2022minha estante
Mdss to com medo agr

Surrender_Nih 21/01/2022minha estante
Vou te dizer que assim, eu até que gostei um pouco desse livro, mas o Maven realmente carrega a saga nas costas junto da Farley e do Shade.

l4licalore 23/01/2022minha estante
@Ana simm!!! Exatamente isso!

l4licalore 23/01/2022minha estante
@Bianca.Joyce sim!! Continua!! Eu não vou mentir, tem mtt enrolação mas vai ter umas coisas interessantes inclusive a narração de outros personagens.

l4licalore 23/01/2022minha estante
@Surrender_Nih sim!! Os três, mas na minha opinião o que carrega mais é o Maven, por motivos de q a saga só tá rolando por causa deleKKKK

l4licalore 23/01/2022minha estante
@Isa naooo amg!! não tem nenhum spoiler não kakjdksk mas me desculpa se vc entendeu isso como spoiler:((

yxsmi 24/03/2024

Longo, mas marcante
Eu demorei 4 meses (ou mais) para ler esse livro. Realmente nao me interessou no início e muito menos no meio. Comecei a "gostar" dele, estava na pagina 400 kkkkkkk.
É uma leitura dificil, Um livro que demora para ter as batalhas, mas quando tem, vale 100% a pena a espera infinita.
Eu amei o desenvolvimento dos personagens, os "furos" que ficaram no antigo livro foram explicados e novas revoluções começaram a acontecer, e, aparentemente, irão continuar no proximo livro.
Mesmo com toda a minha demora para terminar, eu ainda achei esse livro incrível e tive uma experiência unica com essa leitura.
lufenty 24/03/2024minha estante
Vi uma menina que falou que levou 4 anos KKKKKKK

David625 24/03/2024minha estante
Próximo livro? Jovem, esse é a conclusão da saga

não é a conclusão não, tem o Trono Destruído ainda

Aninha ð«¶ð» 24/03/2024minha estante
Na verdade tem uma continuação, bem pequena, mas tem. É o Trono Destruído, ele tem umas 4 "divisórias", nn lembro de todas, uma delas era uma parte do diário da mãe do Cal, a outra era a continuação de rainha vermelha, e outra q era como a Farley e o Shade

- giu 24/03/2024minha estante
guerreira, eu quase desisti de ler esse

booksofduda 24/03/2024minha estante
faltou só a do capitão do navio e da princesa e da Evangeline

fora o diário do Julian

Belladovalle 24/03/2024minha estante
Eu abandonei a saga nesse livro

yxsmi 24/03/2024minha estante
incrível como esse livro é uma luta para todos kkkkkkkk e sim, queria saber o que aconteceu com a evangeline e perder a curiosidade sobre as outras pequenas coisinhas

aninha_08 29/04/2022minha estante
Ele abre mão? Agr que eu tô mais ansiosa pra ler

@lydia.amorim 29/04/2022minha estante
Abre mas na minha opinião foi por falta de opção kkk

aninha_08 30/04/2022minha estante
Entendi. Eu comecei a ler. Tipo eu tô já página 300 e alguma coisa, sla n lembro agr. Mas voltando eu ainda n terminei pq eu tô lendo o Príncipe cruel e tá me prendendo. Eu n consigo para de ler ele. Mas eu ainda vou terminar até o meio do ano

Só corrigindo eu tô na página 530

@lydia.amorim 30/04/2022minha estante
Eu amo o príncipe cruel, tenho um amor pelo Cardan e Jude inexplicável

aninha_08 30/04/2022minha estante
Eu ainda tô na parte que eles se odeiam kkkk

@lydia.amorim 30/04/2022minha estante
Kkkkkk

marcela115 14/05/2022minha estante
pois é

@lydia.amorim 14/05/2022minha estante
Complicado

Debs 06/03/2020

Tempestade de Guerra
Foi um dos livros que tive mais dificuldade em ler. Não pela escrita, mas sim pelo decorrer da história. Não prendia. Muita enrolação. Fiquei decepcionada com o final do livro.
Deinha 06/03/2020minha estante
É da coleção da Rainha Vermelha?

Anny | @annykindle 06/03/2020minha estante
Me senti da mesma forma, foi um final preguiçoso. Eu até entendo o ramance não ter evoluido afinal a guerra não acabará de fato, mas achei que a autora não se deu ao trabalho de evoluir os personagens, no meu ponti de vista foi um final muito pacato e sem um clímax merecedor da história incrível que antecedeu.

Anny | @annykindle 06/03/2020minha estante
melhorar* ponto*

Debs 07/03/2020minha estante
É da coleção sim

Debs 07/03/2020minha estante
Também penso assim. Esperava muito mais. Teve muita coisa que ela deixou passar e se aprofundou em partes desnecessárias

Deinha 07/03/2020minha estante
Poxa! Minha filha empacou no segundo livro e eu estou animando ela a continuar porque depois melhora... mas agora, sabendo dessa decepção no final, já não sei...

Anny | @annykindle 07/03/2020minha estante
Apesar do final preguiçoso, eu gostei da história. Tem um livro com contos que ajudam a entender melhor como as coisas ficaram após esse final de Tempestade de Guerra, pra quem já começou é bom ir até o fim, tirar as próprias conclusões, muitos amigos meus gostaram, é um livro que você ama ou odeia. hahaha

Deinha 07/03/2020minha estante
Tem razão!!! Acho que já que começou, terminar! Obrigada!

Dai 20/06/2018minha estante
Não li o livro ainda mais o Cal é o meu preferido da história inteira e agora fiquei frustrada sabendo como ela destruiu ele

Ceci 23/06/2018minha estante
Como você disse, a autora não matou ninguém, só pessoas tecnicamente "sem importância". Sem contar a morte do Maven que né, deixou bastante a desejar. Eu te entendo perfeitamente.

Ellen Júlia 24/06/2018minha estante
Pois é Dai, na minha visão ela errou demais no Cal e isso me deixou muito chateada, mas espero que você tenha uma experiência melhor do que a minha na leitura!!

Ellen Júlia 24/06/2018minha estante
Sim Ceci, fiquei muito frustrada com as mortes (ou falta delas) geralmente em conclusões de séries desse gênero no final sempre rola umas tensões maiores, não sei se a autora quis ser diferente nesse ponto, mas o que realmente achei foi que ela ficou com medo... hahaha

Nanda 26/06/2018minha estante
Nossa lindíssima disse tudo

Mariana 28/06/2018minha estante
Comigo foi ao contrário. Eu me senti traída por Maven não ter um fim digno. Ele nunca foi mal, dava pra ver no primeiro livro. E teve uma morte indigna sabe. Ele estava enlouquecido e ninguém tentou curá-lo. O que mais me deixou chateada foi que o final foi muito previsível. E tantas batalhas pra nenhuma morte tão chocante quanto as de A Espada de Vidro. Gostei do final. Mare tem 18 anos. Tantas escolhas. Tantas mudanças na vida. Mas me incomodou demais o final de Maven. Ele era melhor que o irmão, nisso Elara tinha razão.

Ellen Júlia 01/07/2018minha estante
Oi Mariana! Eu também achei o final previsível e a falta de mortes na história me deixou com raiva hahaha. Agora o Maven nunca foi um personagem pelo qual me apeguei, mesmo em sua faze "boazinha", porém eu também queria um final melhor para ele, queria que o Cal não tivesse desistido dele, queria que realmente alguém pudesse ajudá-lo e que a morte dele fosse grandiosa o bastante para redimir o personagem. Mas a autora preferiu deixa-lo como o vilão (que não fez nada nesse livro). Eu gostei do livro, o que me desagradou (por teoricamente ser o último livro) foi realmente a falta de conclusão com os personagens que eu amo e até mesmo daqueles que eu não gostava como o Maven, então consigo entender sua frustração por gostar desse personagem, mas vida que segue né??! haha

Boo 13/07/2018minha estante
Concordo, eu me decepcionei bastante com ele.

ivnalana 01/09/2021minha estante
Usei a última parte da resenha como desabafo já que não tenho ninguém para comentar ?

Palloma 01/09/2021minha estante
Meu Deus sim, não conta pra ninguém mas eu shippei a mare e o tyton

ivnalana 01/09/2021minha estante
Eu shippei muito! Surtava todas as vezes que ele aparecia até perder as esperanças kkkk

Palloma 01/09/2021minha estante
E vale a pena ler os últimos contos de trono destruído

ivnalana 01/09/2021minha estante
Já li os 2 primeiros contos, mas vou começar a ler o resto hoje.

Diana279 01/09/2021minha estante
Mano eu também kkkk fiquei o tempo todo achando que o Cal seria jogado pra escanteio por um tempo kkk

Palloma 01/09/2021minha estante
Você gostou? Porque eu ia abandonar o livro por causa desses contos, achei super chato. Mas vale a pena ler o conto da coriane

ivnalana 01/09/2021minha estante
O da Farley achei um pouco parado, mas o da Coriane gostei muito. Só que não percebi tanto porque terminei os dois em um dia para começar logo Espada de Vidro kkkk não curto muito contos, mas sempre leio tudo.

Giii 19/06/2020

Que história, que livro! Achei justo o final do livro, apesar de saber que não era definitivo, só teve uma coisa que realmente não queria que acontecesse mas tudo bem. Confesso que fiquei com preguiça dos capítulos da Íris mas fora isso curti demais essa leitura. Sou uma mega fã dessa série, super recomendo. Obrigada pela aventura Mare ;)
Zack_Newton 19/06/2020minha estante
Eu AMOOO esse livro da série, pra mim foi simplesmente maravilhoso!

Giii 19/06/2020minha estante
Hahahaha tive uma ressaca literária fora do normal por causa de toda essa história porque simplesmente não conseguia tirar ele da cabeça. Queria muito uma série ??

Cinthia.Hellen 19/06/2020minha estante
Eu quase não leio o quarto livro kkkkkkkkk

Giii 19/06/2020minha estante
Por queeee? Eu terminei o terceiro e já não aguentava de ansiedade kkkkkkkk

Zack_Newton 19/06/2020minha estante
Vai ter adaptação do primeiro livro se n me engano

Giii 19/06/2020minha estante
Amemmm, só espero que não façam como os instrumentos mortais kkkkkk

Cinthia.Hellen 19/06/2020minha estante
Eu tive que comprar o quarto livro pra ler kkk antes eu tava lendo tudo ebook mas não consegui com o quarto

viviansv 15/07/2020minha estante
chorei quando acabou pq eu amei demais essa série